collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Windows ou linux  (Lida 17951 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Windows ou linux
« em: 28 de Novembro de 2015, 18:39 »
 Boas  :)

Estou a tentar explorar o Linux segundo o que me explicaram é o melhor para projectos de robótica.
Instalei o Ubuntu numa maquina virtual não me pareceu muito complicado como o pintavam.
Gostava de saber qual a vossa opinião? prós e contras

Obrigado pelas possíveis respostas. ;)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Windows ou linux
« Responder #1 em: 28 de Novembro de 2015, 18:45 »
Prepara-te para a confusão, é uma pergunta que muitas vezes pode ser considerada trolar, porque não há uma resposta certa e as opiniões muitas vezes roçam o fanatismo religioso.

Dito isso para mim cada um no seu lugar. Eu para PC prefiro Windows pela compatibilidade de hardware, e pela quantidade de software existente.

O linux é bom para sistemas dedicados (e daí a sua utilização em Android, media centers, sistemas embebidos), e para respetivo desenvolvimento.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2015, 18:48 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #2 em: 28 de Novembro de 2015, 19:31 »
Prepara-te para a confusão
::)

Usa e depois tira conclusoes o que 'e melhor para ti.
Tenta fazer as duas coisas equivalentes ao mesmo tempo nos dois OS e depois reporta ;)

Mas usar um OS em VM :S como plataforma de trabalho base nao 'e muito bom, o ideal era ter duas maquinas ou multiboot.

(podes ter problemas a aceder a hardwares com a VM..)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #3 em: 28 de Novembro de 2015, 19:51 »
Dito isso para mim cada um no seu lugar. Eu para PC prefiro Windows pela compatibilidade de hardware, e pela quantidade de software existente.

O Linux tem um problema: e' desacreditado (ie: nao 'e suportado (ainda)) por a maioria das grandes companhias. Estou aqui a falar de quem faz hardwares para PCs, principalmente placas graficas.

Eu no meu caso, durante muito tempo tive de usar certos softwares porque so corriam em Windows. Quando deixei de os usar ou passaram a suportar no linux, nunca mais tive que voltar ao WinOS.

Um utilizador tipico de PCs, instala o windows, acede ao IE, instala o chrome ou firefox, faz login no facebook.. instala o VLC player.. instala uma cena qq de torrentz e mete a sacar cenas.
Ate aqui tudo isto o Linux tambem faz.

So quando o utilizador tipico comeca a sacar jogos .. so os pode correr no windows.. por causa dos drivers e porque os jogos foram compilados apenas para linux.

A M$ nao se queixa deste tipo de pirataria, porque da jeito aos miudos que usam agora o windows, no futuro so trabalharem com isso e terem de o instalar nas empresas... e tentar criar uma dependencia de solucoes M$.

Felizmente / Finalmente muitas companhias de software e hardware "sonantes" comecam a suportar os dois OS

Sorry.. isto ja foi offtopic.. mas o jm_araujo avisou :)

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Windows ou linux
« Responder #4 em: 28 de Novembro de 2015, 20:32 »
Prepara-te para a confusão
::)

Usa e depois tira conclusoes o que 'e melhor para ti.
Tenta fazer as duas coisas equivalentes ao mesmo tempo nos dois OS e depois reporta ;)

Mas usar um OS em VM :S como plataforma de trabalho base nao 'e muito bom, o ideal era ter duas maquinas ou multiboot.

(podes ter problemas a aceder a hardwares com a VM..)

Estou a utilizar VM para explorar, pode ser que venha a comprar uma maquina para Linux.
Penso que o Linux já tem mais software disponíveis nos dias que correm .
Vou tirar as minhas conclusões.
 Vou ficar mais nabo ;D
 

 

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Windows ou linux
« Responder #5 em: 29 de Novembro de 2015, 09:12 »
Não precisas de uma máquina dedicada. Se tiveres Windows 7 ou inferior o mais simples deve ser o Wubi ( infelizmente não é suportado pelo Windows 8 e 10), é como instalar outro programa qualquer.
Senão pesquisa por dual boot: separas uma parte do teu disco atual para o linux, podes mais tarde voltar atrás.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Windows ou linux
« Responder #6 em: 29 de Novembro de 2015, 09:30 »
Por acaso não curto do  linux, mas já brinquei algumas vezes mas não cativou.
Ao contrário osx desde SL que adorei, mas electrónica não e com ele. Programar com eclipse  e PCB eagle. Pois mesmo lt spice e diferente windows.

Se for para uso mais generalizado são alternativas, ao windows porque muitos grandes programas e só para windows e não envluem em outras plataformas assim como hardware mas aqui ainda pode haver desculpa.

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Windows ou linux
« Responder #7 em: 29 de Novembro de 2015, 09:49 »
Bom dia

@jm_araujo

 Não queria estar a fazer partição do disco, pois estou com windows 8.1 e já está um bocado carregado.
Ter uma maquina dedicada também tem vantagens, mais fácil para mim para não misturar as coisas e mais espaço no disco.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Windows ou linux
« Responder #8 em: 29 de Novembro de 2015, 12:10 »
Podes optar por criar um "live CD" (acho que é assim que se chama) ou pen e arrancas com o sistema Linux e a única coisa que grava no teu disco é as definições e documentos que cries num ficheiro.
É claro que nunca vai ser tão fluido como instalado no disco mas acho melhor opção que em maquina virtual.
PDI

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Windows ou linux
« Responder #9 em: 29 de Novembro de 2015, 22:03 »
Também não recomendo utilizar uma máquina virtual para tirar conclusões definitivas sobre um OS (especificamente a nível da performance e da compatibilidade de drivers).
Os live CDs desapareceram praticamente com a massificação das PEN USB de maior capacidade. Ainda hoje utilizo algumas distribuições do Linux numa PEN (Kali Linux).

Comecei a utilizar Linux na altura do Windows Me, na altura conseguia ter um sistema muito mais estável que no Windows e com alguma segurança extra. No entanto, a Microsoft melhorou bastante o Windows e introduziu um sistema de permissões mais desenvolvido (como em sistemas UNIX) e a estabilidade aumentou sendo raro os famosos BSOD.
Hoje contínuo a utilizar no meu PC pessoal dual boot (as partições do Linux ocupam me cerca de 16/20 GB), algo que para mim está bem desenvolvido na distribuição Ubuntu é a "store" que permite instalar facilmente novas aplicações de uma forma fácil e intuitiva (superior ao Windows na minha opinião). Utilizo muito software que é exclusivo para Windows e estou muito satisfeito com a performance e estabilidade que tenho com o OS da Microsoft. Em Linux tenho menor fluidez geral no sistema, menor desempenho gráfico em dual screen e no caso da duração da bateria num portátil os resultados ainda são piores.
Por isso continuo satisfeito com Windows como OS principal e com o Linux para trabalhos específicos (no caso de web development com ferramentas modernas como a framework Ruby On Rails correm de forma estranha em Windows e tanto o Linux como o OS X estão muito superiores neste sentido).

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Windows ou linux
« Responder #10 em: 30 de Novembro de 2015, 10:39 »
Ah e resta acrescentar que ter umas noções de OS baseados em UNIX é uma excelente mais valia neste meio. Por exemplo, quem quiser "brincar" com os raspberry pi vai ter mais facilidades a instalar o OS e a fazer os respectivos tweaks.
Por isso, em conclusão, instala o Linux numa partição (com 5 GB já dá - caso o espaço seja pouco) para perceberes a performance real do sistema (ou utiliza uma máquina dedicada) e diverte te na aprendizagem :)

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Windows ou linux
« Responder #11 em: 30 de Novembro de 2015, 12:55 »
Boas :)

Obrigado vou explorar todas as possibilidades ;)

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Windows ou linux
« Responder #12 em: 30 de Novembro de 2015, 14:59 »
Boas  :)

Estou a tentar explorar o Linux segundo o que me explicaram é o melhor para projectos de robótica.
Instalei o Ubuntu numa maquina virtual não me pareceu muito complicado como o pintavam.
Gostava de saber qual a vossa opinião? prós e contras

Obrigado pelas possíveis respostas. ;)

Uma vez que o objectivo é fazer projectos de robótica, e sabendo que os projectos do josecarlos são, geralmente, bastante ambiciosos e com muito bons resultados, recomendo vivamente o linux, por diversas razões:
- No que diz respeito a projectos mais simples:  placas como a Raspberry Pi vão ser cada vez mais parte integrante dos mais diversos projectos robóticos. Ter noções de linux vai abrir bastantes possibilidades e facilitar muita coisa
- No que diz respeito a projectos mais complexos: o ROS (Robot Operating System) corre em linux e é certamente aquilo que se quer e deve usar em sistemas robóticos mais complexos.

Aprender a usar linux não invalida usar outro SO que se goste mais para todas as outras coisas que não são projectos de robótica. No entanto, para se aprender a usar linux a sério recomendo que se faça um esforço de tentar sobreviver sem outros sistemas operativos durante algum tempo e evitar seguir o caminho mais fácil (i.e. ir ao windows fazer tarefa X e voltar ao linux). Às vezes o caminho mais rápido no momento não leva a lado nenhum. Contudo, esse esforço de sobreviver sem outros sistemas operativos às vezes tem consequências... no meu caso a consequência foi que há uns 8 anos que só uso linux e o windows não me faz falta para nada  ;D. Tenho programas alternativos para tudo o que preciso de fazer e tenho tudo 100% legal, sem um único programa pirateado :)

Já agora, a Raspberry Pi é uma excelente ferramenta para ir aprendendo linux graças à sua comunidade. Existem tutoriais "à prova de burro" de como fazer tudo e mais alguma coisa ao alcance de uma pesquisa no google :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Windows ou linux
« Responder #13 em: 30 de Novembro de 2015, 15:13 »
Aprender a usar linux não invalida usar outro SO que se goste mais para todas as outras coisas que não são projectos de robótica. No entanto, para se aprender a usar linux a sério recomendo que se faça um esforço de tentar sobreviver sem outros sistemas operativos durante algum tempo e evitar seguir o caminho mais fácil (i.e. ir ao windows fazer tarefa X e voltar ao linux). Às vezes o caminho mais rápido no momento não leva a lado nenhum. Contudo, esse esforço de sobreviver sem outros sistemas operativos às vezes tem consequências... no meu caso a consequência foi que há uns 8 anos que só uso linux e o windows não me faz falta para nada  ;D. Tenho programas alternativos para tudo o que preciso de fazer e tenho tudo 100% legal, sem um único programa pirateado :)

(like) .. para alem de deixares de: ter de ir aqueles sites (que agora sao bloqueados pelo DNS do ISP) fazer o download de programa e respectivo crack.. e ter de instalar um anti-virus por causa dos bixos.. .. e ter de ir ao site dos fabricantes do hardware todo tirar os drivers.. instalar impressora..scanner..

Para quem nao dependa de grandes programas do windows que usem directamente o hardware (ex: graficas, som.. ) entao se calhar, no seguimento do que sugeres, era ter o Linux instalado e o Windows por VM para correr alguma aplicacao "legacy" que ainda nao exista em Linux :P


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Windows ou linux
« Responder #14 em: 30 de Novembro de 2015, 15:31 »
E.....
chegaram os fanboys  ::)

LOL