collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Desenho de filtros analógicos passivos  (Lida 5974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Desenho de filtros analógicos passivos
« em: 24 de Outubro de 2012, 12:16 »
Bom dia, algum de vós sabe se por acaso existe algum tipo de software capaz de desenhar filtros passivos a partir de um gráfico de Bode.
Basicamente queria desenhar um filtro com uma mudança de fase expecifica ao longo de DC-250Hz, mas andar a mudar valores "á sorte" no LTSpice não é muito produtivo, quer dizer tenho quase a curva que quero, não consigo é que dos 180Hz para cima estabilize num valor de phase-shift.

Como uma imagem é bem mais simples de entender, aqui fica, a verde é o que consegui fazer, e a azul era o resultado ideal.
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2012, 12:41 »
Filtros passivos? Não pode mesmo ter ampops? (ou querias dizer filtros analógicos?)

Para filtros analógios tens o Filter Pro da TI: http://www.ti.com/tool/filterpro
Metes as especificações do filtro e ele constroi-te o circuito consoante a tipologia que desejares.

edit: reparei agora que tens no titulo "analógicos passivos". só para "passivos" não sei :-\

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2012, 12:59 »
É para um CDI analógico que ando a tentar desenhar com uma curva de ignição á medida, a unica voltagem que existe são 400v para carregar o condensador que ao ser descarregado na bobine gera a faisca e uma voltagem que varia entre os 30 e os 40v que vem do pick-up, não tem corrente suficiente para alimentar nada, e sei que é possivel de ser feito por maior parte dos 2 tempos usam cdi's assim, meia duzia de condensadores e resistências para definir a curva de ignição.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2012, 13:41 »
É para um CDI analógico que ando a tentar desenhar com uma curva de ignição á medida, a unica voltagem que existe são 400v para carregar o condensador que ao ser descarregado na bobine gera a faisca e uma voltagem que varia entre os 30 e os 40v que vem do pick-up, não tem corrente suficiente para alimentar nada, e sei que é possivel de ser feito por maior parte dos 2 tempos usam cdi's assim, meia duzia de condensadores e resistências para definir a curva de ignição.

Se tiveres tempo faz aí uma explicação para dummies pois não percebi nada lol CDI? Pick-Up?! é mais por curiosidade :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2012, 15:28 »
CDI é sigla para capacitive discharge ignition, ou seja, uma ignição que funciona por meio da descarga de um condensador, o esquema tipico é algo assim:



No prato de bobines que está montado no motor e que tem um volante com imans dentro são geradas várias voltagens, entre elas, 400v AC que serve para carregar o condensador, e depois tens uma bobine pequenina que é o pick-up que te dá o impulso para fazer o disparo, e depois tens um pequeno filtro para aplicares atraso nesse disparo e assim tens uma ignição de ponto variavel, ou seja, o sitio/momento em que se dá a faisca varia conforme a rotação.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2012, 19:50 »
Eu não percebo muito de mecanica lool
Essa ignição faz o que?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2012, 19:57 »
Faz uma vela dar faisca que mete a mistura de ar/gasolina que está dentro da camera de combustão a arder e é isso que faz o motor funcionar.
Avr fanboy

Offline Mike

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 91
    • Robot Gecko
Re: Desenho de filtros analógicos passivos
« Responder #7 em: 24 de Outubro de 2012, 20:12 »
No meu projecto final tivemos de calcular uns quantos filtros de vários tipos e ordens e se bem me lembro tínhamos um prog que nos ajudava a fazer, isso, mas eu não estive encarregue dessa parte, não me lembro do nome do prog, vou ver se descubro ou na pasta da dropbox ou com os meus colegas. Se arranjar serás o primeiro a saber.

Filter solutions, da Nuhertz.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2012, 22:11 por Mike »