collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Votação

Do you Liked it?

No.
0 (0%)
YES.
1 (100%)

Votos totais: 1

Autor Tópico: PLC open source com RTC e USB  (Lida 47714 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #15 em: 27 de Outubro de 2009, 18:09 »
explica melhor para que seria o RTC.

Ora o RTC servirá para eu poder programar tarefas com ciclos diários e semanais.

Imagina que numa dada aplicação existe uma tarefa que precisa de ser efectuada por exemplo três vezes por semana e da primeira vez durante 30 minutos, da segunda 1 minuto e da terceira 20, poder escolher em que dias da semana vai ser executada e a que horas ( por exemplo para aproveitar o ciclo horário em que a energia é mais barata). Ou até penso que deve de ser possível mais mais complicado poder programar uma tarefa para o dia xx/xx/2010 às 15h20m30s.

Para o ciclo diário e semanal penso que usando o RTC sugerido pelo trif@sico (http://loja.lusorobotica.com/modulos/21-rtc-real-time-clock-module.html)
basta usar  a saída (só li o data sheet na diagonal) de 1HZ ligada a uma entrada digital do microcontrolador e depois em ladder criar as variaveis dos minutos, horas e dias e  fazendo o reset dos contadores quando completar a semana.

O grande problema é o Software que estou a propor para programar LDmicro http://www.cq.cx/ladder.pl
 não tem a função para comunicar por I2C que penso que é o que usa o RTC por essa razão vai ser complicado por exemplo usar datas.

Alguém sabe como ultrepassar este obstáculo? 

jp_
« Última modificação: 27 de Outubro de 2009, 19:06 por jp_ »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #16 em: 27 de Outubro de 2009, 19:14 »
E não há nenhum gratuito que tenha essa função?
Pode ser sempre implementado por software.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #17 em: 27 de Outubro de 2009, 21:48 »
E não há nenhum gratuito que tenha essa função?
Pode ser sempre implementado por software.

Pois, eu ando à procura da resposta a essa pergunta à muito tempo e até agora não encontrei outro compilador de ladder para PIC/AVR open source.

Mas como dizes que pode ser implementado por software também pode ser acrescentada essa função ao compilador. Sendo de código aberto a fonte está disponível e pode ser alterado por alguém que o saiba fazer, mas infelizmente essa pessoa não sou eu, mas estou certo que teremos a ajuda necessária.

jp_

Offline trif@sico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 25
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #18 em: 28 de Outubro de 2009, 01:06 »
Sugestão, em vez de usarmos ladder poderíamos criar um programa em c# ou mesmo em labview, e assim poderíamos criar código a vontade para o PIC ou AVR até mesmo criar o protocolo de comunicação, é só uma ideia.
Digo isto pela simples razão o compilador sugerido pelo jp_ em ladder cria logo o ficheiro hex dai a partida já é um obstáculo  em edita lo

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #19 em: 28 de Outubro de 2009, 11:07 »
Mas o objectivo de um PLC é programares numa das linguagens que estejam presentes na norma e assim seguir uma norma que todos as pessoas que usam PLC conhecem.
Assim qualquer pessoa pode utilizar, tudo o que for protocolos de comunicação têm que ser criados por nós (desenvolvedores). Depois quem for programar tem lá em ladder uma função(neste caso não sei se se pode chamar função) para executar um determinado protocolo de comunicação, era esta a minha ideia mas posso estar errado.

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #20 em: 28 de Outubro de 2009, 21:58 »
Sugestão, em vez de usarmos ladder poderíamos criar um programa em c# ou mesmo em labview, e assim poderíamos criar código a vontade para o PIC ou AVR até mesmo criar o protocolo de comunicação, é só uma ideia.
Digo isto pela simples razão o compilador sugerido pelo jp_ em ladder cria logo o ficheiro hex dai a partida já é um obstáculo  em edita lo

Se o que pretendes dizer é criar um codigo em c# ou em labview para para compilar código ladder com as funções que já estão implementadas com o ldmicro e ainda as que necessitamos para melhorar... a minha pergunta é:
Porque não complementar o trabalho já feito?

No caso de estares a sugerir fazer o código dedicado a cada aplicação...

a resposta é a que te deu o metRo_ 

Citar
Mas o objectivo de um PLC é programares numa das linguagens que estejam presentes na norma e assim seguir uma norma que todos as pessoas que usam PLC conhecem.
Assim qualquer pessoa pode utilizar, tudo o que for protocolos de comunicação têm que ser criados por nós (desenvolvedores). Depois quem for programar tem lá em ladder uma função(neste caso não sei se se pode chamar função) para executar um determinado protocolo de comunicação, era esta a minha ideia mas posso estar errado.

metRo_, não estás errado, estás completamente certo.
é mesmo essa a ideia de PLC, qualquer pessoa que conheça um pouco de ladder com mais ou menos treino, ser capaz de programar este ou outros PLC's.

jp_
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 22:56 por jp_ »

Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #21 em: 28 de Outubro de 2009, 22:23 »
Olá Fifas, de certo que servirá, com a ajuda de todos de certo que sairá daqui um PLC que se possa mostrar.

Mas em relação ao teu projecto se só precisares de entradas e saídas digitais é so aguardares mais um pouco que irei postar os circuitos que já estão testados e a funcionar e é, só montar e progarmar...
vai passando por aqui e "opina" eu diria antes "opinem"



Sim, eu sei que há maneiras mais simples. Mas agora pensa tu se nao será mais simples ter uma plataforma que possa testar em varias maquinas, etc...Fazendo depois uma versao final adaptada a cada uma delas, mas para testes, penso ser melhor um PLC nao? :)

Olá Fifas,

Sim claro que sim, mas é isso mesmo que eu queria dizer...

como já referi eu tenho tres mini PLC a funcionar em ambiente industrial (só um aparte não é o mesmo que a nossa bancada em casa ou na UNIV.) mas o que que te queria dizer é que apenas podes contar (para já ) com entradas e saídas digitais, porque não considerei entradas e saídas analógicas.
Mas isso vai mudar aqui com este PLC open source.

jp_

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #22 em: 29 de Outubro de 2009, 01:05 »
tenho testado com algumas electrovalvulas e alguns sensores/micros mas tudo digital.... :D

(nao tem mesmo nada a ver com a bancada em casa ;D )

Uma sugestao: Um dos PLC que usei em tempos da mitsubishi tinha um lcd que dava para imensas utilizaçoes, do tipo debug, etc....até podiamos fazer isso nao?

Outra coisa (confesso que ando um pouco desatento), em vez do lcd, poderia-se usar um PC para analise/controlo do circuito nao? :)

Cumprimentos

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #23 em: 29 de Outubro de 2009, 18:42 »
Em relação ao processamento interno do PLC, por mais voltas que andem a dar, e se querem fazer alguma coisa que se possa mostrar/usar/vender, então não pensem em usar nenhum micro anterior à série 18, se se chegar ao concenso de PIC.

Eu apostaria mesmo na série 24. Não faz sentido usar menos que isto, numa aplicação que é um PLC, que tem que fazer o processamento continuo de tanta coisa, e ainda por cima com várias formas de comunicação.

Eu já fiz PLCs com séries 16, 18, 30 e agora estou a fazer para a 24. É maravilhoso trabalhar com estes.


Em relação a características que o mesmo poderá ter, isso agora é fazer uma lista delas, e ir a votação.


O meu tempo é limitadissimo, por isso só posso dar palpites.
No entanto, se alguém quiser pegar no touro, as coisas a definir são (por ordem):

- os requisitos,
- as especificações,
- escolha de hardware,
- prototipagem do hardware,
- prototipagem do firmware,
- testes em campo...
- ...

Se houver trabalho contínuo, preparem uns bons meses. Talvez por esta altura no ano que vem, haja já protótipos no campo.


Como vos digo, têem o meu apoio em palpites, dicas e afins, mais não posso dar. Sou directo neste ponto.

Mas no fim bato palmas se tiverem isso a trabalhar ;)


Offline jp_

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 188
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #24 em: 29 de Outubro de 2009, 21:28 »
Citar
Outra coisa (confesso que ando um pouco desatento), em vez do lcd, poderia-se usar um PC para analise/controlo do circuito nao?

PC ou mesmo uma consola comercial, se implementarmos um protocolo de comunicação tipo Modbus, será fácil comunicar com outros equipamentos.



Olá asena, seja muito bem vindo.

Citar
Eu já fiz PLCs com séries 16, 18, 30 e agora estou a fazer para a 24. É maravilhoso trabalhar com estes

Os PLCs que fizeste são reprogramáveis?
Em ladder?
O compilador foste tu que o desenvolves-te?


O problema maior para já para mim não está no hardware, mas prende-se nas limitações do compilador de ladder que conheço (ldmicro).

Citar
Em relação ao processamento interno do PLC, por mais voltas que andem a dar, e se querem fazer alguma coisa que se possa mostrar/usar/vender, então não pensem em usar nenhum micro anterior à série 18, se se chegar ao concenso de PIC.

A minha intensão em relação a este projecto não passa por vender nada, simpesmente quero enriquecer os meus conhecimentos. Por isso lhe chamei de open source.

A minha primeira ideia foi começar com um micro PLC mas com algumas comodidades a nível de entradas e saídas analógicas assim como implementar possibilidade de comunicação, mas neste caso usar protocolos compatíveis (usados pelos equipamentos comercias) por forma a facilmente integrar este num qualquer ambiente.

Pois eu também queria ir para a serie 24 mas e o compilador?

Eu sou da área de electrónica dou uns passos em BASIC entendo Assembler mas criar um compilador não está ao meu alcance (para já).

Se aproveitarmos o que já existe feito e o aperfeiçoar-mos?
 


jp_
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 22:25 por jp_ »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #25 em: 31 de Outubro de 2009, 00:09 »
- os requisitos,
- as especificações,
- escolha de hardware,
- prototipagem do hardware,
- prototipagem do firmware,
- testes em campo...
- ...

Tal como asena referiu e eu já te tinha dito numa mensagem é necessário definir bem os objectivos.
Neste momento parece-me importante começarmos por definir as especificações como por exemplo numero de entrada, saídas, nº de digitais e analógicas, comunicações, etc. Para já era importante definir quais os pontos que devem ser especificados e para já fica a minha opinião:
  • Numero de entradas Digitais/Analógicas
  • Numero de saídas Digitais/Analógicas
  • Saídas em rele e/ou transístores
  • Comunicações

Para já é o que me estou a lembrar.

Entretanto criei um tópico para discutir-mos os compiladores existentes para as diferentes arquitecturas. http://lusorobotica.com/index.php/topic,1603.0.html

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #26 em: 31 de Outubro de 2009, 10:44 »
Boa.

Tenho estado um pouco ausente por falta de tempo mas lá me consegui por a par deste tópico e gostei da ideia.

Agora estou como o metRo_, temos que traçar muito bem os requisitos para podermos ver como atacar a solução e traçar roadmaps.

Uma questão:
Um PLC fica a funcionar em modo autónomo e corre o código nele contido (género aqueles mini controladores que se mete no quadro dos disjuntores de nossa casa) ou está sempre ligado a um computador e serve meramente de interpretador i/o do hardware para o pc e o código principal encontra-se a nível do computador?

Quanto ao RTC, se for para se fazer de modo autónomo, o ideal será criar um código de controlo género sistemas operativos em que quando uma aplicação pretende acordar a uma determinada hora. Essa operação vai para um priority queue em vez de ficar obsessivamente a perguntar ao RTC se já está na altura.
Este software que controla todos os lançamentos a partir de tempo encarrega-se de libertar as tarefas quando chega a hora para a qual estas se inscreveram.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #27 em: 31 de Outubro de 2009, 11:10 »
Uma questão:
Um PLC fica a funcionar em modo autónomo e corre o código nele contido (género aqueles mini controladores que se mete no quadro dos disjuntores de nossa casa) ou está sempre ligado a um computador e serve meramente de interpretador i/o do hardware para o pc e o código principal encontra-se a nível do computador?
Um PLC tem capacidade de processamento própria, só usas o computador para o programar :)

Quanto ao RTC, se for para se fazer de modo autónomo, o ideal será criar um código de controlo género sistemas operativos em que quando uma aplicação pretende acordar a uma determinada hora. Essa operação vai para um priority queue em vez de ficar obsessivamente a perguntar ao RTC se já está na altura.
Este software que controla todos os lançamentos a partir de tempo encarrega-se de libertar as tarefas quando chega a hora para a qual estas se inscreveram.
Isto parece uma boa solução.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #28 em: 31 de Outubro de 2009, 11:17 »
Um PLC tem capacidade de processamento própria, só usas o computador para o programar :)
Assim sendo, que tal começar a descriminar todas as instruções necessárias de executar para podermos pensar como implementar.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: PLC open source com RTC e USB
« Responder #29 em: 31 de Outubro de 2009, 13:03 »
Quanto ao RTC, se for para se fazer de modo autónomo, o ideal será criar um código de controlo género sistemas operativos em que quando uma aplicação pretende acordar a uma determinada hora.

Quanto a essa parte deixo uma sugestão: http://www.freertos.org/