collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estao todos de ferias?  (Lida 18742 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #45 em: 26 de Agosto de 2015, 13:55 »
Quando o desemprego anda nos números que anda, é normal que se recorra primeiro aos "referals" (amigo/ amigo do amigo, etc), porque se metes um anúncio levas com uma avalanche de currículos durante uns meses, e a percentagem dos que realmente se enquadram nas funções é muito reduzida.

Com as percentagens de desemprego que tens na Alemanha e UK já não é bem assim, os referals servem mais para subidas na carreira do que para arranjar emprego.

Nao acho que seja bem assim. Como disse, tenho conhecimento nas empresas (nao em PT) que tem bonus a quem lhes arranjar pessoas para vir trabalhar para a empresa.
Nos UK principalmente, as empresas geralmente recrutam por empresas de recursos humanos / head hunters. Nao tenho conhecimento de empresas recrutarem directamente.(edit: principalmente a estrangeiros que vem pela primeira vez trabalhar fora) Parece que a razao, (e um bocado como dizes) 'e para que isso lhes sirva de filtro e no final, so tenham que escolhem entre 2 ou 3 pessoas.
Um dos probelmas no estrangeiro que me falaram, 'e que ha mts pessoas a procurar trabalho para tentar arranjar visto na europa. Entao as empresas de TI, tem rios de asiaticos a floodar CV.

Portanto os referals, servem tambem como esse filtro (eventualmente sabes mais o menos a historia da pessoa que convidaste para ir para la) e gastam menos dinheiro, pois o teu bonus eh muito menor do que se tivessem de pagar `a agencia de recrutamento.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 14:00 por KammutierSpule »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #46 em: 26 de Agosto de 2015, 15:14 »
Também concordo com o Kammutier que essa ideia de "queimar" o CV por ter trabalhado em projectos/empresas falhadas é na melhor das hipóteses pensamento antiquado e não podia estar mais longe da realidade, na minha experiência. Como há um sem fim de maneiras de as coisas correram mal e apenas "meia dúzia" de as coisas correrem bem, de certa forma até é bom que alguém tenha passado por muitos projectos que correram mal :) . Eu já trabalhei em projectos que foram cancelados, e já fui até escolhido para fazer parte de uma fatia de pessoal a ser despedido quando uma empresa estava mal e precisava de reduzir o staff em 35% (na verdade foi uma das melhores coisas que já me aconteceu profissionalmente :), caso contrário teria hoje uma experiência profissional extremamente mais pobre).

O emprego a desenhar hw é Pt é de facto muito reduzido, e sim, quase todos os EE que conheço (e ainda são alguns) estão a fazer software, embora embebido, pois em certas áreas o conhecimento de um EE é muito útil na produção de sw. Tudo isto também tem a ver com o grande "shift" da produção para o serviço que tem estado a ocorrer no ocidente há 2 ou 3 décadas.

Trabalhar numa startup é óptimo para quem gosta do que faz e não se quer limitar a ter o emprego estável e sem grande chatice, sem grande desafio também. Numa empresa destas, e como o Kammutier já referiu, 1 pessoa pode fazer a diferença, ao contrário de uma empresa grande e, pelo menos para mim, isso é extremamente satisfatório. Agora, pois, novamente, o grosso que há aí de startups são em áreas pouco interessantes para quem gosta de cenas mais hardcore.

Quanto ao curso, senso, deixa-te de merd@s e acaba lá isso, e não penses mais, não queres que isso seja um "handicap" na tua vida. Mesmo que o teu trabalho não seja afectado pelo facto de teres ou não o curso, como tu sabes mtas empresas só contractam licenciados, e isso serve para filtrar logo os CVs à entrada, não vão entrevistar/testar toda a gente só porque "pode haver aquela rara excepção" de alguém que dá conta do recado mesmo sem o canudo. Tipicamente há diferenças de raciocínio entre pessoas que passaram ou não por uma licenciatura, e umas "não fazem o trabalho" das outras - basta observares atentamente.

Nada impede que não se crie o próprio emprego, mas isso requer vários traços de personalidade que nem toda a gente tem, embora isso também possa ser "trabalhado". De qualquer forma, senso, se não queres abrir mão de ficar aí no teu cantinho agarrado ao PC/ferro de soldar, ficas muito limitado no que diz respeito a negócios por conta própria (e emprego em geral também um bocado). Mas se tiveres uma ideia para um negócio podes sempre tentar encontrar alguém que faça a parte de "não-desenvolvimento" do negócio.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 15:46 por Njay »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #47 em: 26 de Agosto de 2015, 15:27 »
Ha de tudo, mas em portugal n é por obra do acaso que ha cada vez mais desigualdade, uns a ganharem mais que outros e outros a ganharem misérias, e aparece no top dos paises onde ha mais corrupçao e cada vez mais é considerado um país de mafia.

Depois tb ha hipocrisia dos outros paises, vem cá mandar no nosso e a dizer que devemos trabalhar mais e que se reduzam mais os salarios... mas depois nesses paises as pessoas trabalham praticamente em part-time ou seja, nem querem trabalhar mais porque com o part-time ganham mais que suficiente pra ter uma vida tranquila, em portugal as pessoas teem de ter 2 ou 3 empregos, fazer horas e horas extras pra ter uma miséria pra poder pagar as despesas basicas e pra ter algo na mesa pros filhos e depois ainda por cima, taxas e impostos mais altos para enchermos os bolsos dos politicos e empresarios "amiguinhos".

Experiencia no trabalho: um colega meu do departamento liga pra um colega tb do grupo multinacional às 10/11h da manhã de sexta feira por causa de assuntos de trabalho relativamente urgente, a resposta do colega alemão era que ja nao queria saber, pois ja estava de fds e que ja nao ia tratar de assuntos de trabalho..que ligasse segunda-feira. E depois sao so portugueses que sao preguiçosos? e que trabalham pouco?.. eu n sei, mas os alemaes ou teem muitos braços ou cagam ouro ou entao sao os portugueses todos uns manetas..

StarRider

  • Visitante
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #48 em: 26 de Agosto de 2015, 15:36 »

... vocês escrevem posts muito compridos 8)


Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #49 em: 26 de Agosto de 2015, 15:39 »
Qual hipócrisia, Hugu? A verdade é apenas uma: eles "fizeram por eles", nós não. E se eles vêm cá mandar fazer isto ou aquilo, nós é que deixamos.
Vamos pegar no exemplo da Alemanha. Arrasada completamente 2 vezes no mesmo século, recuperando por completo e atingindo o lugar de "motor económico da Europa". Podem dizer que no pós-guerra tiveram ajudas dos Americanos e afins, mas nós também as tivémos na forma de "dinheiros da CEE". A verdade é que eles como povo uniram-se, planearam e trabalharam, e colhem os respectivos frutos. Investiram no desenvolvimento, produção e exportação, e nós fomos para o café tomar uns copos, "nos nossos" bons carros alemães que adoramos. Essa é que é a realidade. Não vale a pena ir buscar a história de que eles são maus e coitadinhos de nós. Eles fizeram por eles, nós ficámos só a curtir e comprar as cenas fixes que eles fizeram e a votar no partido que promete mais ou que oferece os melhores jantares na campanha, sem nunca meter os miolos a funcionar e aplicar um raciocínio critico aos programas políticos. E depois, chegou o Inverno...
« Última modificação: 26 de Agosto de 2015, 15:41 por Njay »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #50 em: 26 de Agosto de 2015, 16:30 »
The winter comes XD.

Tá muita coisa mal e vai demorar anos a ser corrigida se for o caso, é muito xico espertismo.

Somo um país de serviços e para passar umas férias essencialmente.

Quanto ao resto acho que se está a banalizar muito o conhecimento em geral e o que importa é ser desenrascado e meter as cenas em produção o mais rápido possível.

Agora até o iefp vai dar curso de programação a licenciados desempregados.



Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #51 em: 26 de Agosto de 2015, 16:47 »
Qual hipócrisia, Hugu? A verdade é apenas uma: eles "fizeram por eles", nós não. E se eles vêm cá mandar fazer isto ou aquilo, nós é que deixamos.
Vamos pegar no exemplo da Alemanha. Arrasada completamente 2 vezes no mesmo século, recuperando por completo e atingindo o lugar de "motor económico da Europa". Podem dizer que no pós-guerra tiveram ajudas dos Americanos e afins, mas nós também as tivémos na forma de "dinheiros da CEE". A verdade é que eles como povo uniram-se, planearam e trabalharam, e colhem os respectivos frutos. Investiram no desenvolvimento, produção e exportação, e nós fomos para o café tomar uns copos, "nos nossos" bons carros alemães que adoramos. Essa é que é a realidade. Não vale a pena ir buscar a história de que eles são maus e coitadinhos de nós. Eles fizeram por eles, nós ficámos só a curtir e comprar as cenas fixes que eles fizeram e a votar no partido que promete mais ou que oferece os melhores jantares na campanha, sem nunca meter os miolos a funcionar e aplicar um raciocínio critico aos programas políticos. E depois, chegou o Inverno...
sim é verdade, nao os culpo a eles, culpo a quem "gera" o nosso país, que n tem t*mates ou se os tem usam apenas pra desviar dinheiro e pra fazer negocios com os amigos.
mas eles tb sabem que a culpa nao é do português que trabalha que nem escravo, porque nao fazem medidas contra os politicos e suas politicas na vez de dizer, olha, ponham os portugueses a trabalhar 12h por dia e ganhar metade.. isso é hipocrisia, ainda pra mais, qdo no passado da alemanha, muitos dinheiros foram doados e perdoados, agora por terem vindo uns dinheiros da CEE onde por trás vinham leis e acordos pra tirarem cotas aos agricultores, reduçoes de vendas e produçao.. por isso é uma hiprocrisia ajudarem co estao a "ajudar" toma lá 12bilioes mas depois vais devolver 15bilioes! a alemanha governa-se é com a crise dos outros! olha que ninguem mete cotas à exportaçao dos BMWs que eles exportam! mas a sardinha portuguesa, o leite ja ha cotas limite de produçao e de exportaçao! E tamanha hipocrisia que até conseguem meter os paises que estao na crise uns contra os outros! Só é pena que os nossos politicos n tenham metade dos t*mates que tem o Varoufakis!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #52 em: 26 de Agosto de 2015, 17:10 »
Mais uma vez, só nos fazem o que deixamos que nos façam!

StarRider

  • Visitante

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #54 em: 26 de Agosto de 2015, 17:31 »
Somo um país de serviços e para passar umas férias essencialmente.
Somos um país com um espirito criativo bastante bom, contudo achamos-nos pequenos e sem capacidade de vender para o mundo pelo que fazemos as coisas a pensar só no nosso mercado.

Temos que começar a pensar em fazer software e hardware para vender globalmente e não apenas por estas bandas.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #55 em: 26 de Agosto de 2015, 17:54 »
Temos que começar a pensar em fazer software e hardware para vender globalmente e não apenas por estas bandas.
Quem ainda não percebeu isso não está a viver neste século :)
O mercado hoje em dia é o mundo.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #57 em: 27 de Agosto de 2015, 23:04 »
Guys, guys, nada de politica  ::)

Caso não tenha dado a entender, o que estou a fazer é virado ás eletrónicas, e tenho estado a criar uns quantos sistemas de automação e teste digamos que industrial, não estou a arrumar cadeiras ou servir num café, não é totalmente um desperdício de tempo.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #58 em: 27 de Agosto de 2015, 23:35 »
porque é que o pessoal nao faz trabalho colaborativo?
é bastante desanimador estar a trabalhar sozinho, mm que gostes muito do que estás a fazer, mas o pessoal era capaz de trabalhar mais ou ter melhor rendimento ou sucesso se trabalhasse em conjunto e em portugal nao se vê la mto isso...nao sei se é por falta de confiança, ou se o português só gosta olhar pro seu umbigo, mas o pouco pessoal que participa em trabalhos de comunidade, é tudo em comunidades e projectos de lá de fora..


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #59 em: 27 de Agosto de 2015, 23:40 »
O Kammutier tem dado bastante do seu tempo para o Kicad, e tens muito mais exemplos
Avr fanboy