collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual estação de soldadura indicam?  (Lida 29125 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #15 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:34 »
o plunger da seringa em portugues é embolo. no fundo uma seringa nao é dieferente mecanicamente dum pistão... ;)

eu sempre usei fluxo da jbc em frascos iguais ao do verniz usados pelas senhoras e afins,
http://www.servelec.pt/client_files/products/fl9582.jpg
dá-me muito mais jeito pincelar a area a soldar porque nem preciso de largar o ferro para o fazer, e nem o fio de solda na outra mao. mas isso sao habitos de trabalho pessoais. faz um bocadito de fumo mas nada de especial quanto a mim. e na empresa onde trabalhei era um ambiente fechado sem ventilaçao. nao era possivel abrir janelas por causa da ventania, so alguns segundos por dia se fazia isso para renovar o ar, nunca me fez diferença o fumo da solda ou dos fluxos ou pastas de soldar. mas se calhar é porque sou fumador ;)

usar fluxo ou pastas durante 15 minutos por semana tambem nao é isso que vai envenenar o ar lá de casa ó senso...
sempre que o esquentador ou o fogao demoram mais a incendiar o gas quando os ligamos, envenenamos muito mais o ar ambiente, parece-me...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #16 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:42 »
Se nunca usaste IF 6000 não fazes ideia do cheiro e fumo que aquilo faz, é um fluxo extremamente activo e agressivo.

Não se deve incitar más práticas aqui no fórum, e seja 5 minutos ou 3 horas, o fumo do fluxo não faz assim tão bem quanto isso, e á pessoas que são praticamente alérgicas ao fumo do fluxo, no mínimo uma ventoinha a tirar o fumo de cima enquanto se solda..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #17 em: 24 de Fevereiro de 2017, 15:57 »
eu nao incitei mas praticas, apenas falei da minha experiencia pratica.
Sei por experiencia pratica que ha pessoas bem mais sensiveis aos fumos de produtos como soldas e fluxos e que nem sequer conseguem soldar devido a isso. mas tambem sei por experiencia de vida que nos intoxicamos muito mais com os fumos da via publica expelidos pelos carros e afins e ninguem nunca poem isso em causa, porque dá jeito andar de carro para todo o lado.

a sensibilidade ao fumo de produtos toxicos bem como a capacidade de regeneraçao dos seus efeitos é diferente de pessoas para pessoa, dai eu dizer que no meu caso nao me faz muita diferença exposiçoes curtas por ja ser fumador a muitos anos...

se usas um produto assim tao toxico deverias mudar para um menos toxico nao? mesmo que seja mais caro. digo eu...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #18 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:01 »
Os fumos da via publica, se vais de carro é só meteres-lhe um filtro de habitáculo de carvão activado, custam mais 2-3€ que os normais de papel.

Uso esse, porque tem de ser esse, porque é muito mais efectivo, e quando estás a reparar uma board que já foi chanatada por 3 sapateiros antes não podes abusar da temperatura, então usas um fluxo mais activo para que a solda faça o weting dos pads mais depressa..
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #19 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:10 »
e ja que estamos nessa, fui pesquisar as caracteristicas desse fluxo. :)

mas antes disso, posso dizer-te o que é reparar placas chanatadas por muitos sapateiros/engenheiros...

tens aqui o datasheet desse fluxo: http://interflux.com/sites/default/files/documents/en/TD%20IF%206000.pdf

confirma s.f.f se é esse que usas.

diz lá numa parte do datasheet isto:
F 6000 is absolutely halogen
free. Residues are very safe, also
in an unconsumed state.

tambem diz isto:
Physical and chemical properties:
Density at 20°C:0,870 g/ml  ± 0.01
Colour: Amber
 Odour: Aliphatic Alcohol
Solid content:35%
Halide content:0,00%
Flash point (T.O.C):
13°C (55°F)
Total Acid Number:
59,5 mg KOH/g ± 2
IPC/ EN:
RO L0

nao me parece fugir ás normas ambientais em vigor, logo nao é assim tao toxico como fizeste crer...

fui tambem ver que tipo de alcool é este. apareceu-me isto:
http://medical-dictionary.thefreedictionary.com/aliphatic+alcohol

pois, nao sei mas nao me parece nada que faça esse mal estremo que dizes...
e mais uma vez bato na mesma tecla, eu nao aconselhei mas praticas. a unica pratica de que falei foi a de usar um fluxo em frasco de vidro com pincel que permite nao termos de largar o ferro de soldar nem o fio da solda para manter uma certa continuidade e rapidez no trabalho. ao passo que uma seringa implica largar o ferro ou a solda para pegar nela e usa-la. foi essa a unica pratica a que me referi.
é má pratica, anular tempos mortos e procedimentos inuteis no trabalho diario? boa... ;)

pá nao vou traduzir porque acho que todos compreendemos o que diz...

fui ver tambem que   
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #20 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:13 »
Não, é um bocado má ideia dizer que pode usar o que lhe der na telha em sitios fechados.
Se está a pedir ajuda, recomenda-se o melhor e não o que calhar...

Compra um frasco e usa-o então.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #21 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:17 »
Citar
Uso esse, porque tem de ser esse, porque é muito mais efectivo, e quando estás a reparar uma board que já foi chanatada por 3 sapateiros antes não podes abusar da temperatura, então usas um fluxo mais activo para que a solda faça o weting dos pads mais depressa..

 e ainda te digo mais uma coisa em relaçao a isto:
Tenta reparar placas com 20 anos de uso sem nunca terem sido mexidas, especialmente desoldar integrados DIP. nem chupa soldas nem estaçoes de dessoldadura te ajudam...
e em pistas muito finas assim que encostas o ferro elas descolam do pcb.

se tentas desoldar os integrados o metal do interior do furo vem atras...
sabes que má pratica tive que começar a usar?
foi primeiro ter a certeza que o integrado ja nao seria aproveitavel, o que implica um grau de exactidao no diagnostico o mais perfeito possivel para nao onerares a reparaçao sem necessidade.
depois cortar as patas do IC com um x-acto todas. a seguir aqueces a solda do buraco co o ferro e com uma pinça puxas as patas de dentro da solda, depois pegas em malha metalica de desoldar e limpas a solda do furo sem grandes aquecimentos. porque senao o pad vai ao ar e depois tens que andar a fazer remendos nas pistas.
foi essa as minha smas praticas durante muito tempo a reparar placas dos paineis de preço a pagar das portagens... ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #22 em: 24 de Fevereiro de 2017, 16:19 »
Não, é um bocado má ideia dizer que pode usar o que lhe der na telha em sitios fechados.
Se está a pedir ajuda, recomenda-se o melhor e não o que calhar...

Compra um frasco e usa-o então.

pá, todos os pordutos deste tipo a venda no mercado, pelo menos em teoria, seguem as normas anbientais nao?
logo qualquer um deles faz tanto mal como qualquer outro...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #23 em: 24 de Fevereiro de 2017, 17:07 »
Cortar patas de IC's para os remover em placas sensíveis é comum, a questão é que isso é um fluxo formulado para BGA's, e não para DIP's, nem SMD's tipo TQFP's, DFN's e por ai fora, é para BGA's..

Se não entendeste a parte da má prática, desculpa mas também não te vou explicar porque respondes como uma criança a quem lhe tiraram o chupa chupa.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #24 em: 24 de Fevereiro de 2017, 18:42 »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #25 em: 24 de Fevereiro de 2017, 21:25 »
Na mesma moeda:

Avr fanboy

Offline StrikerofDeath

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 104
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #26 em: 25 de Fevereiro de 2017, 00:00 »
este forum estava tao pacato...

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #27 em: 25 de Fevereiro de 2017, 01:47 »
Bem pessoal antes de mais obrigado pela vossa excelente discussão. No meio da vossa "batalha" aprendi um monte de termos novos e li e vi uma data de produtos que não conhecia.
É deste tipo de ambiente que gostava de ter na vida real. Onde infelizmente as pessoas não gostam de errar e nem gostam de ser criticadas (nem que seja de forma construtiva). Nota: Não estou a dizer que vocês são assim na vida real, até porque não vos conheço!

Acontece que esta falta de sentido critico e vontade de aprender, pois ambos tiveram que puxar dos seus conhecimentos técnicos, faz com que muitos grupos de trabalho não andem para a frente. O que acaba por dar a oportunidade a uma cambada de engenheiros ou técnicos burros de subirem ao pódio e governarem equipas. O que resulta em equipas estagnadas e com fraca inovação e crescimento pessoal e técnico.
Nota: Estou a generalizar! Mas acho que todos concordam, pelo menos aqueles que ajudam aqui no fórum, que hoje em dia não se pode dizer nem mostrar que sabemos. As pessoas estão muito pouco receptivas a criticas.

Em relação ao fluxo! Bem, não morri!  :P
Gosto deste fluxo https://www.aquario.pt/product/fluxo-de-solda-if-6000-100ml. Lembro-me que o utilizei no meu curso de microsoldadura no Cinel, há dez/doze anos atrás. E o professor referiu que este fluxo era bom e que era altamente prejudicial para a saúde. Mas é um bom fluxo!  ;D Se é!
Como era caro optei por comprar este: https://www.castroelectronica.pt/product/flux-liquido-p-ferro-soldar--15ml#
Já o utilizei e gostei! Estou a soldar uma placa que não aquece nem por nada! É esquisita o raio da placa. Encosto o ferro, conto até dez e quando coloco a solda ela foge toda para o ferro. A muito custo lá consigo fazer uma solda de jeito.
Nota: Para este trabalho em causa estou a utilizar o mesmo ferro que utilizei para este trabalho: https://drive.google.com/drive/folders/0BzJ2AtyPGEWsalVFVUJxRGEzbGs?usp=sharing

Quando acabar o serviço posto as fotos do trabalho para verem!
Entretanto muito obrigado pelo conhecimento que foram passando e continuem assim  ;D
Também no entretanto fiquem de bem um com o outro  ;D ;)

Obrigado mais uma vez!

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #28 em: 25 de Fevereiro de 2017, 11:51 »
sempre ás ordens edeweld ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #29 em: 25 de Fevereiro de 2017, 23:38 »
Lembro-me que o utilizei no meu curso de microsoldadura no Cinel, há dez/doze anos atrás. E o professor referiu que este fluxo era bom e que era altamente prejudicial para a saúde. Mas é um bom fluxo!  ;D Se é!
normalmente é assim, o que é bom faz mal à saúde! lol

Citar
É esquisita o raio da placa. Encosto o ferro, conto até dez e quando coloco a solda ela foge toda para o ferro. A muito custo lá consigo fazer uma solda de jeito.
10 segundos?! Isso nao é mo tempo? lol 1 ou 2 segundos é o suficiente claro quando ja tens o ferro quente pra começar o trabalho...mas ou o teu ferro está regulado a uma tempª muito baixa ou entao tens a ponta do ferro suja. Vai limpando com uma escovinha de arame de latao de vez em qdo durante o processo de soldadura.
E porque nao usar fio com fluxo? Assim evita-se usar fluxo à aparte..a nao ser que a PCB seja mto dificil de soldar com o fluxo do proprio fio.

off-topic: deixem-se das postagens que só sao pra gozar. Andamos todos mto stressados e cheios de problemas e o mais fácil é descarregarmos nos outros, mas fica tao mal e dá tao mau ambiente ao fórum.
Se querem falar mal de alguem, falem mal do trampas! lol
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 00:00 por Hugu »