collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estao todos de ferias?  (Lida 18934 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #15 em: 24 de Agosto de 2015, 22:59 »
Faço das minhas palavras a de alguns membros do fórum.... A saga continua....

E já agora, qual foram as tuas palavras?  ;) ;D ;D ;D ;D ;D
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #16 em: 25 de Agosto de 2015, 18:49 »
Ena, tantas crianças  :o
Parabéns a todos vocês.

Eu ando um bocado chateado com a minha pessoa, mas pronto, é o que dá as boas decisões, basicamente andar a brincar na universidade deu direito a ficar prescrito, graças a um projectinho estou a trabalhar actualmente em Viseu(mesmo assim não me posso queixar, estou a receber praticamente 900€ sem ter sequer a licenciatura acabada), mas tenho pensado muito no que fazer agora, e sinceramente não chego a conclusão nenhuma..

O hardware em Portugal parece-me uma coisa muito parada, para mais agora com a compra da PT por parte da Altice ainda menos se vai fazer por cá, uma área interessante é a micro-eletrónica, mas lol, SE alguma vez acabar o mestrado vou ter 30 anos, não me parece que alguma empresa me vá querer com essa idade, é um mundo onde se quer gente nova, entrar num estágio aos 30 anos parece-me que seria visto de lado por muita gente..

Por outro lado conheço montes de gente que acaba o curso de electrónica e como sempre acaba numa consultora a programar, pelo menos por cá a progressão de carreira sempre me parece mais risonha, mas dou em maluco só de pensar num futuro a programar, uma coisa é embedded, outra é back-end, BD's, web(uhhhh...), tretas do género, não sei se não mude o curso para uma treta de programação, pelo menos sempre é mais facil acabar em modo trabalhador-estudante, não tenho praticas estupidas que basta um iluminado não aparecer e ardeu a barraca(já me aconteceu, é triste).

Sim posso ir lá para fora, sou a pessoa mais anti-social á face da terra, em 6 meses em Viseu nunca fui a um unico café, não me faz grande diferença conhecer ou não gente onde estou, desde que haja internet decente e um pc funcional estou servido.
Mas lá para fora, Alemanha bem o meu alemão é inexistente, não acho grande piada a francês, com inglês acho que me safo bem, mas UK deve estar a ficar saturado de engenheiros, e como sempre a procura é sempre muito maior para software que para hardware.

Apoio moral, ideias, por mais descabidas que sejam, ou não digam nada, é normal eu matar todos os tópicos em que posto  ::)
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #17 em: 25 de Agosto de 2015, 18:59 »
Deixa lá que não és o único a fazer uma retrospecção da tua vida e procurar o que pretendes fazer do futuro não veres claramente o que pretendes fazer.

Há quem diga que deves de experimentar e fazer coisas novas, quanto mais depressa as fizeres, mais depressa sabes se é isso que pretendes ou não e podes passar para a seguinte.

Mas também me sinto como tu, e quanto mais o tempo passa (ok, há outros projectos pessoais que vão andando para a frente) mas em termos de projectos profissionais, mais pensas, o que quero fazer daqui a 5 anos, daqui a 10, ou 20 anos, e onde quero estar.

Como dizia o meu pai, ninguém enriquece a trabalhar por contra de outrem, irão sempre pagar-te apenas o suficiente para continuares onde estás a gerar dinheiro para eles.

Pensa no que te faz feliz, o que te dá prazer e faz isso, depois de tentares fazer isso, vê como é que isso te pode trazer alguma fonte de rendimento. Com o tempo irás te especializar tanto nisso porque realmente gostas de o fazer, que irão querer pagar-te bem para o fazeres para terceiros.

my 2 cents.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #18 em: 25 de Agosto de 2015, 19:02 »
Mas aqui o meu problema não é tanto o ser pago(tambem, digam o que disserem, mas sem dinheiro não se faz nada), é mesmo não saber para onde me virar, mas lá está, é uma decisão totalmente pessoal.

E faltou a punchline: estudasses meu menino  ;D
Avr fanboy

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #19 em: 25 de Agosto de 2015, 19:09 »
Já agora, para inspiração fica o episódio que estou a ouvir agora.

The Tim Ferriss Show: The “Wizard” of Hollywood, Robert Rodriguez
https://overcast.fm/+BmGVl2Ax4

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #20 em: 25 de Agosto de 2015, 19:28 »


;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #21 em: 25 de Agosto de 2015, 19:36 »
memes everywhere

Pois, mas continuo indeciso entre hard vs soft, já ando a pensar nisto á meses.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #22 em: 25 de Agosto de 2015, 19:36 »
concordo co o que o Tigpt diz e pensa.

Tb ja tive montes de discussoes com a famelga porque pra eles o que é bom é trabalhar por conta de outrem, dizem que é dinheiro certo ao final do mês bla bla ..isso era antigamente qdo havia quadros nas empresas e as empresas aguentavam anos e anos a laborar, hj em dia, uma empresa tao depressa está a gerar mega lucros como no ano seguinte está na banca rota, e os "contractos" hj em dia é tudo às prestaçoes ou por empresas de trabalho temporario e prestaçao de serviços e no estado actual, as poucas empresas fazem tudo pra usar pessoas ao menor custo possivel, e co o estado permite certas gigajogas por parte das empresas, mandam as pessoas embora e metem outra co estagio profissional ou por empresas de prestaçao de serviços, e sempre que puderem, nunca fazem um contrato certo com a pessoa, mandam embora e depois vem outra empresa que o chama passado um ano, voltam a fazer contractos a meia doze, durante 3 ou 4 vezes co a lei permite e depois mandam-no embora porque entretanto ha mais uma fornada de alunos que saem das universidades e o onde estado paga metade do salario.

E qdo sao poucas empresas e mta gente à procura, ter ou nao canudo nao faz mto diferença, mas entao a idade e o tempo de desemprego isso é quase logo um motivo pra exclusao e filtragem dos candidatos, porque depois os apoios dos estado tb só é pra alguns e se tiverem os requisitos minimos que eles estipulam..

Olha que começar a ganhar logo 900€ e n teres a licenciatura (agora diz-se mestrado..) e nos dias de hj é obra! Uma coisa tb é trabalhar com motivaçao ou nao, e ao trabalhar por conta de outrem, tens de fazer o que eles pedem, quer gostes ou nao e nao aquilo que gostavas de fazer.

Mas o português tb n é mto de arriscar, ou de tentar investir em projectos pessoais, smp acha que o outro está a li pra lhe roubar o merito ou o projecto, parcerias nas pessoas e empresas trazem bons resultados e trabalhar por prestaçoes ou por merito/objectivos tb devia ser mais popular nos dias de hoje, ja que ninguem anda com os bolsos cheios e quem anda nao vai dar dinheiro a quem precisa (o mais provavel é emprestarem e depois cobrarem mega juros) se as pessoas se juntassem e fizessem pequenos sacrificios por todos, poderiam depois ter bons retornos .. agora tb pequenos projectos podem ir buscar apoio aos crowdfunding e virar sucesso.

Uma coisa é certa, ninguem enriquece a trabalhar, mas eu prefiro ganhar menos e trabalhar em algo que goste do que receber um pouco mais e estar num sitio com pouca motivaçao pra ir trabalhar e trabalhar.
Hj em dia tao arriscado é tentar a solo como estar a trabalhar por conta de outrem.

Qto ao hardware ou software, e porquê nao as duas? :P
« Última modificação: 25 de Agosto de 2015, 19:39 por Hugu »

StarRider

  • Visitante
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #23 em: 25 de Agosto de 2015, 19:36 »
Boas,

O meu "problema" foi ter passado tantos anos a programar, se fosse hoje nunca me
tinha agarrado tanto à programação, andei 20 anos a marcar passo numa empresa
sem qualquer futuro, e apesar de ganhar muito bom dinheiro isso nem sempre é o
mais importante na vida.

Abraços,
PA

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #24 em: 25 de Agosto de 2015, 20:29 »
Não é bem de ferias mas é quase. Andei algum tempo aqui de volta de um projecto. Já acabei e agora sim tenho mais tempo livre para as minhas aventuras.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.482
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #25 em: 25 de Agosto de 2015, 21:33 »
Citação de: senso
é mesmo não saber para onde me virar, mas lá está, é uma decisão totalmente pessoal.

Se nao acabares o curso 'e mais facil decidir: ficas com menos opccoes!  :-\
... e isso 'e mau. Podem dizer aquilo do curso nao servir para nada etc, mas nao ter curso fecha muitas portas, principalmente as portas burrocraticas.
Exemplos: empresas so podem colocar mestrados com certos apoios em certos projectos financiados (estagios etc). Qualquer candidatura publica (bolsas, estado, etc) precisa de mestrado. Ha empresa que usam a condicao de nao ter curso, como mais uma descculpa para nao pagar tanto o ordenado.

Eu conheco varios casos (e ate na area de hardware) que as pessoas nao acabaram o curso. Isso nao fez delas melhores ou piores do que ja eram, mas nao tinha ficado mal tirarem algum tempo da vida,... uma pausa.. para o ter acabado.(por muito que gostassem ou nao gostassem dele)

Citação de: TigPT
Deixa lá que não és o único a fazer uma retrospecção da tua vida e procurar o que pretendes fazer do futuro não veres claramente o que pretendes fazer.

Eu trabalho ja vao la quase 10 anos e ainda nao sei o que fazer da vida ...


graças a um projectinho estou a trabalhar actualmente em Viseu(mesmo assim não me posso queixar, estou a receber praticamente 900€ sem ter sequer a licenciatura acabada)

Essas coisas sao aliciantes.. aliciante.. mas depois "andas a brincar com isto" com a universidade, depois "Estudasses!".
Porque nao arranjas maneira de fazer o projecto part-time ou que?


O hardware em Portugal parece-me uma coisa muito parada

As opcoes sao poucas, ha algumas, mas tambem as pessoas sao poucas, principalmente as boas.
Conheci muito pouco gente que tivesse mais de 2.. 3 anos experiencia a desenhar hardware.

Portugal 'e muito limitado no que diz respeito a "areas de hardware", o que tu fazes de projectos pessoais nao 'e muito mais do que as empresas precisam em Portugal.
Por exemplo, nao tens nenhuma empresa em Portugal a desenhar placas para processadores e altas frequencias .. RF.. (a nao ser eventualmente em IT's e afins)

Normalmente nas empresas que trablhei, colocam 1 pessoa com varios anos de experiencia em hardware e se for preciso, metem estagiarios ou 1ou 2 anos experiencia a trabalhar nas restantes tarefas ou desenhos de hardware.. dps o senior valida ou diz como eh.

Portanto uma pequena empresa em PT nao tem espaco para mais do 1, 2 seniors a fazer hardware.

Em Portugal, AFAIK, tambem nao ha empresas a fazer investigacao ou coisas muito complicadas, por exemplo, sao muitos raros os casos que me lembro de alguem que tivesse que desenhar um filtro com OPAMPs ou andar a fazer muitas contas e simulacoes...
o normal 'e copiar circuitos da datasheet ou "baseados em arduino" :P

Citação de: senso
SE alguma vez acabar o mestrado vou ter 30 anos, não me parece que alguma empresa me vá querer com essa idade

Isso'e nonsense.. ou nonsenso :P
Com 30's ja estas na reforma eh? :)

Citação de: senso
Por outro lado conheço montes de gente que acaba o curso de electrónica e como sempre acaba numa consultora a programar

'E verdade, mas isso era outro topico.
'E preciso notar que a maior parte das pessoas que vao para cursos de electronica mestrados (ex: Porto,Minho,Aveiro,Coimbra,Lisboa) nao gostam ou nao sabem ou nao se interessam por electronica. O mesmo quem vai para informatica / software.
Por outras palavras: nao sao g33ks. Sao apenas bons alunos que aprendem o que lhe dizem e depois executam o que lhes dizem.

Ja expliquei aqui que tive que explicar a um colega meu no terceiro ano do curso, que um LED, era um diodo que emite luz.. e que "sao aquelas luzinhas verdes dos PCs e das TVs"..

Para finalizar este topico, as pessoas com melhores notas e capacidades que tiram o curso de elctronica / software nem vao para software, vao para consultoria daquele de andar de fato e gravata em reunioes.. as ferramentas deles sao o word, powerpoint e outlook.. exel para fazzer uns graficos..
Acabam por tirar depois o MBA.

Citação de: senso
Sim posso ir lá para fora, sou a pessoa mais anti-social á face da terra, em 6 meses em Viseu nunca fui a um unico café, não me faz grande diferença conhecer ou não gente onde estou, desde que haja internet decente e um pc funcional estou servido.

Fazia-te bem..para tirar essas manias :P ... mas para isso precisas de curso :O


Citação de: senso
Mas lá para fora, Alemanha bem o meu alemão é inexistente, não acho grande piada a francês, com inglês acho que me safo bem, mas UK deve estar a ficar saturado de engenheiros

A Alemanha nas camadas mais jovens esta muito mais aberta aos extrangeiros e `a europa. Agora as pessoas com os 50s..60s.. nao sabem falar ingles nada. Experiencia propria.
Na Holanda, em praticamente todas as fachas etarias falam ingles na perfeicao. Experiencia propria.
Na Franca, so podes falar Frances, contaram-me.
UK, ha muitas oportunidades, mas aquilo tambem 'e uma selva "com muitos macacos", nao esta saturado, mas vem muita mao de obra de fora.. indias..etc
Espanha, Italia, 'e um bocado como a Franca.

Citação de: senso
e como sempre a procura é sempre muito maior para software que para hardware.

O hardware 'e dificil e complexo, o software d'a muitos mais problemas e 'e muito mais complexo. Principalmente porque 'e feito por muitas pessoas que nao tem experiencia / capacidade para o que lhes metem a fazer.
Isso criam muitos bugs.. que precisam de developers e testers para corrigir os problemas.. a coisa aumenta de complexidade e 'e preciso mais developers para resolver o problema...

Btw, ir para o estrangeiro nao 'e facil em varios aspectos.
Uma das coisas, que difere em portugal, 'e que la nao procuram "jovem recenlicenciado / primeiro emprego para estagio profissional"
La procuram principalmente "Senior 5 a 7 anos de experiencia que esteja a trabalhar numa empresa a fazer EXACTAMENTE  o que pretendemos e que venha fazer o mesmo para a nossa, e pagamos mais"


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #26 em: 25 de Agosto de 2015, 23:15 »
O projectinho foi o que me permitiu ter emprego, agora no emprego, são muitos projectinhos lol, é ligado com eletrónica, e já desenhei umas quantas pcb's e inventei umas quantas coisas e mais estão para vir, eu tenho perfeita noção que não ter curso é um tiro nos pés, e na futurologia da carreira profissional, nesse ponto, concordo plenamente.

Simplesmente acabo por ver o mundo do software, apesar de toda a sua complexidade, mais "fácil", por outro lado, gosto de eletrónica, mas há dias que não suporto isto nem por nada, e sempre que estou a fazer uma sauna de fumos de fluxo, a queimar-me com o ferro/solda/na board(esqueço-me sempre que a mesa aquecida faz maravilhas), e que podia estar de fatinho(ou como já li algures, manada de cinzentos lol) sentado a martelar código numa sala com AC.

Quanto ao resto, acho que não tenho resposta/concordo com o que dizes, obrigado pela resposta completa.  :D
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #27 em: 25 de Agosto de 2015, 23:39 »
A Alemanha nas camadas mais jovens esta muito mais aberta aos estrangeiros e à Europa. Agora as pessoas com os 50s..60s.. não sabem falar inglês nada. Experiência própria.
True.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #28 em: 25 de Agosto de 2015, 23:41 »
(Começado a escrever antes de algumas das respostas anteriores e às pinguinhas, é o tempo que tenho :) )

Tenho opiniões diferentes da tua Senso e de outros.

Em primeiro lugar com 30 anos ainda tens muito lugar no mercado de trabalho. Em PT é complicado, mas é para todos, independentemente de idade ou estudos. A PTInovação tal como a Efacec (devem ser as empresas mais conhecidas que trabalham em eletrónica por cá) não são grande coisa, tenho colegas de curso que por lá passaram e mesmo no tempo das vacas gordas (<2002) eram dos mais explorados em termos de horas e €€, não conheço muitos que tenham aguentado muito tempo por lá.

Quando aos estudos, alguns dos meus colegas com uma carreira de sucesso não acabaram o curso. Um com a mania dos hacks a consolas (dos primeiros desassemblar a bios da PS1, sem a consola e só com acesso ao binário), passou por um fabricante de acessórios para consolas para a Sony UK e daí saltou para a Sony JP. Tenho outros colegas que ficaram por cá sem curso acabado que já passaram em programação por bancos, auto-estradas, e sempre a saltar e a subir.

Quanto a línguas, se falas inglês estás safo. Inglaterra tem um mercado de trabalho muito saudável (desemprego nos 5.6% e economia a crescer), há sempre qualquer coisa. Alemanha também tem uma taxa baixa(4.7%), tenho lá um colega que foi para lá (já com mais de 30) sem saber uma palavra, saltou da Nokia para a Microsoft, e lá dentro já saltou de engenharia para gestão.


Quanto a seguir a paixão ou o €€, no meu primeiro emprego (1998) arranjei o meu trabalho de sonho: desenvolvimento embebido de um produto "inovador", numa equipa pequena (2 + boss no início), em que era preciso fazer de tudo, sw (PC e 8051), hw(de esquema a PCB), sensores, imagem, dados GSM, tinha de tudo um pouco. Tudo o que desejava, só não tratei do SW do PC e parte dos sensores, o resto tive de fazer quase tudo de raiz.
Um sonho que se tornou um pesadelo, não aguentei 9 meses, Decidi vir-me embora quando dei por mim numa 2ª às 9h00 da manha a pensar "nunca mais é 6ª à tarde".
Com medo por ter perdido quase 1 ano em relação aos meus colegas, arranjei um emprego numa grande empresa de telecomunicações e desde então que sou um "engenheiro de Excel". Eletrónica=0, Programação=VBA e Python para evitar tarefas repetitivas. Paga bem e a horas, é estável e não chateia muito. Em termos de realização pessoal é fraquinha, mas sustenta-me os hobbies e tiro aí toda a satisfação que quero e preciso!
Se algum dia perder a estabilidade que tenho prefiro fazer as malas e mandar-me lá para fora do que ficar cá e ter de ir trabalhar para Lx ou ir ganhar salário minimo e horas máximas noutro lado qualquer. Se não fores apegado ao país e à família, Austrália parece muito fixe também :)

PS: Acabei de ter uma filha com 40 anos. Nunca é tarde para dar uma reviravolta na tua vida :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Estao todos de ferias?
« Responder #29 em: 25 de Agosto de 2015, 23:49 »
Austrália infelizmente nunca na vida, tenho um medo de morte de aranhas(podem gozar), é instintivo e bloqueio ao ver uma aranha, só de saber que posso abrir uma porta do carro e saltar para lá uma huntsman, que posso ter uma funnel spider num sapato ou um escorpião em casa, para não falar em muitos outros bichos desses, impossivel, tenho as mãos a suar só de escrever isto  :-[

Basicamente tenho aproveitado para ir aprendendo coisas novas e meter experiência nas mãos, nada de revolucionário ou fora de normal, o mais atrofiante é provavelmente Zigbee e LWMesh e chamar nomes ás datasheets dos ARM's da Atmel(SAMR21 que desgraça de documentação, dava um rant de 15 dias)..
Avr fanboy