collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: php  (Lida 13494 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: php
« Responder #15 em: 01 de Julho de 2011, 21:51 »
Tem de ser em PHP? Porque não .NET? É compilado e tens mais liberdade para criar...

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: php
« Responder #16 em: 01 de Julho de 2011, 23:09 »
Claro que pode ser feito em PHP.

Desde que percebas que tudo o que é PHP é corrido no SERVIDOR, percebes que o dispositivo que queres ligar ao PHP por série, tem de estar ligado ao PC que tem o servidor do PHP a correr.
A partir daí são fread() e fwrite() para a porta COM* ou /dev/*, caso estejas a usar linux.

Eu percebo a vantagem de usar PHP, podes facilmente interagir remotamente, porque tens um servidor a correr logo à partida.
Ao usar coisas tipo .NET ou Python, sim talvez seja mais fácil comunicar por série, mas tens sempre de fazer 2 programas, um a correr no servidor, e um cliente. Isto partindo do pressuposto que queres ter algum tipo de ligação remota.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: php
« Responder #17 em: 01 de Julho de 2011, 23:43 »
microbyte: dois programas porquê? Um cliente?

Usas o .NET da mesma forma como usas o PHP.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: php
« Responder #18 em: 02 de Julho de 2011, 09:24 »
microbyte: dois programas porquê? Um cliente?

Usas o .NET da mesma forma como usas o PHP.

Se correres um servidor apache, por exemplo, consegues correr um script PHP a partir de um computador remoto.
É o que fazes cada vez que abres uma página aqui no LusoRobótica. Abres a página no browser em tua casa, e no servidor, algures no mundo, são executados centenas de scripts php.

Se quiseres fazer algo parecido com .NET tens de usar um programa servidor e um programa cliente.

Agora, se for para fazer tudo no mesmo PC é igual... O cliente e o servidor são o mesmo computador, não precisas de 2 programas, basta 1.
Eu não faço ideia o que é que o rapaz quer fazer, por isso deixei a minha ideia.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: php
« Responder #19 em: 02 de Julho de 2011, 11:32 »

Citar
Se correres um servidor apache, por exemplo, consegues correr um script PHP a partir de um computador remoto.

Mas isso é o que acontece sempre... afinal é para isso que servem os servidores web. Que confusão que vai para aí... :)

O PHP é igual ao .NET. Tens um servidor web a correr numa determinada máquina (normalmente Apache para PHP e IIS para .NET) e a máquina remota (computador do cliente) faz pedidos http. O servidor executa o código correspondente e envia o HTML para o cliente.

Passa-se exactamente a mesma coisa para um caso ou para outro.

De uma forma geral a unica diferença entre o PHP e o C#.NET, por exemplo, é a sintaxe e uma é compilada e a outra é interpretada, de resto o principio é exactamente o mesmo.




Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: php
« Responder #20 em: 02 de Julho de 2011, 15:42 »
Não é confusão nenhuma, amigo. Estamos os dois a dizer o mesmo.
Por .NET pensei que estivesses a falar de aplicações GUI e não .NET para Web. ;) Mas .NET não é uma linguagem, é uma framework.

PHP não se compara com .NET, podes quanto muito comparar com ASP.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: php
« Responder #21 em: 02 de Julho de 2011, 16:17 »
ele está a falar de asp, asp.net, que por sua vez é escrito em c# ou vb

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: php
« Responder #22 em: 02 de Julho de 2011, 20:03 »
Evidente! Quando se fala em .NET (que é uma framework) subentende-se uma das linguagens dela: C#, VB, ASP, C++, etc.

Se queres fazer o paralelo exacto entre uma coisa e outra, sim, de facto PHP equivale a ASP. Só que hoje em dia ninguem programa um site em ASP(.NET) apenas, mas recorre sempre ao codebehind que pode ser uma das linguagens que disse em cima.

Citar
ele está a falar de asp, asp.net, que por sua vez é escrito em c# ou vb

ASP tem a sua propria sintaxe e nao é escrito em c# ou vb, o codebehind é que é.


Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: php
« Responder #23 em: 02 de Julho de 2011, 20:44 »
ASP tem a sua propria sintaxe e nao é escrito em c# ou vb, o codebehind é que é.

não me fiz entender bem mas era exactamente isso que eu queria dizer, só não o conhecia como codebehind

btw asp (linguagem de programação) foi descontinuada à algum tempo
« Última modificação: 02 de Julho de 2011, 20:47 por CBX »

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: php
« Responder #24 em: 02 de Julho de 2011, 21:08 »
Evidente! Quando se fala em .NET (que é uma framework) subentende-se uma das linguagens dela: C#, VB, ASP, C++, etc.

Se queres fazer o paralelo exacto entre uma coisa e outra, sim, de facto PHP equivale a ASP. Só que hoje em dia ninguem programa um site em ASP(.NET) apenas, mas recorre sempre ao codebehind que pode ser uma das linguagens que disse em cima.

Citar
ele está a falar de asp, asp.net, que por sua vez é escrito em c# ou vb

ASP tem a sua propria sintaxe e nao é escrito em c# ou vb, o codebehind é que é.

Está certo. Não uso .NET para desenvolvimento web, e por isso pressupus (erradamente) que falavas de .NET para aplicações gráficas.
Mas pronto, está esclarecido de ambas as partes, já chega de off-topic ;)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: php
« Responder #25 em: 02 de Julho de 2011, 21:17 »
Citar
btw asp (linguagem de programação) foi descontinuada à algum tempo

ASP sim, ASP.NET não :)

Voltando à vaca fria: tiagosilva, podes fazer isso em PHP ou ASP.NET (com o que quiseres por trás). Mas o user tem de estar sempre a refrescar a pagina ou entao usas ajax.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: php
« Responder #26 em: 02 de Julho de 2011, 21:44 »
Sim, é verdade, se correr pelo browser dá time-out.
Ou se for para correr PHP directamente no PC servidor, podes iniciar o script na consola do PHP que com um while infinito ele não se queixa.

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: php
« Responder #27 em: 02 de Julho de 2011, 21:59 »
Podes usar o .net em rede.

Offline tiagosilva510

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
Re: php
« Responder #28 em: 04 de Julho de 2011, 19:09 »
boas novamente.. o que eu pretendo fazer é para estar disponivel apenas no meu computador... é uma pagina que vai interagir com uma base de dados mysql..

mas integrar o programa pra ler a porta serie e facil de inserir n que ja tenho...

imaginem que tem um 'sensor' ligado a porta.. e ele é activo so de vez enquando... dessa vez que é activo ele envia um conjunto de dados.. o que eu queria era ler esses dados...

neste momento so estou a tentar receber esses dados.. ja tentei com php mas n consegui.. muito provavelmente porque nao sei se funcionara assim.. pois so vou ter dados de vez enquando...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: php
« Responder #29 em: 04 de Julho de 2011, 19:54 »
esse computador é o mesmo que tem o dispositivo ligado na porta série?