collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Backups - HDDs  (Lida 6893 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Backups - HDDs
« Responder #15 em: 08 de Setembro de 2017, 00:39 »
Acho que a solução para o individuo é ir acompanhando a tecnologia, mover os dados para suportes mais recentes.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Backups - HDDs
« Responder #16 em: 08 de Setembro de 2017, 09:30 »
Podes sempre montar um NAS em casa, um Pentium de 50€, uma board de outros 50-60€, uma caixa, e vais metendo discos onforme queres, com discos e fonte decente, estás a olhar para uns 500-600€, mas podes meter discos conforme precisas, FreeNas, ou algo do género.

Yep tb já usei e vou montar um sistema Freenas novamente, mas quero manter a forma atual como faço backups.

Se quero guardar as coisas para sempre? Sim.. até quero, fazemos ums seleção e guardam-se. Podemos não andar sempre a ver as fotos antigas mas gosto de manter esses momentos imortalizados  :P

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Backups - HDDs
« Responder #17 em: 08 de Setembro de 2017, 22:20 »
O que tu fazes com um NAS é básico, tens um monte de espaço mapeado em rede, e de X em X horas ou dias corres um rsync das pastas/discos na máquina local, e esstá feito.

Obviamente que deves ter sempre 2 backups, com um offsite..

As minhas coisas realmente importantes estão em 3 pc's, separados por mais de 100km, estão condensados num github e num Google Drive.

Tenho um desktop parado, e já pensei em montar um NAS, mas depois para ter acesso remoto dá mais algum trabalho, um dia, quando realmente vir utilidade na coisa.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Backups - HDDs
« Responder #18 em: 09 de Setembro de 2017, 00:47 »
Ainda nos discos. Uma boa maneira de perder os dados em disco é ter que fazer manutenção ao pc! Já me aconteceu ter que retirar um disco de uma baia para a outra e pela estática o disco ter deixado de funcionar. Tive que o formatar, perdendo todos os dados! Penso que tenha sido pela estática! Pois o deslocamento foi de menos 1 minutos e nem toquei na placa do disco..... :-X :-\ é daquelas coisas que não percebem como acontecem e porque que acontecem!

Excepto em situações muito especiais (local com alcatifa particularmente farfalhuda e ar muito seco) isso é hoje em dia muito raro. Mas é por isso que normalmente se deixa o cabo de power ligado durante a intervenção, sempre ajuda a descarregar cargas estáticas para a terra.
Mas corromper completamente o disco é algo que não deve ter acontecido, um acidente estático mais facilmente queimaria um chip do controlador, mas aí não dava para resolver formatando o disco.
Embora os dados fornecidos sejam mínimos parece-me mais provável que tenha ocorrido algum problema menor (possivelmente ao nível do OS) que não foi resolvido da maneira correta.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Backups - HDDs
« Responder #19 em: 09 de Setembro de 2017, 01:22 »
Isto é um assunto que me deixa triste.
Nós temos informação que civilizações antigas registaram há milhares de anos.
É provável que daqui a outros tantos milhares de anos essa informação ainda exista, mas, o que é que vai sobrar da informação da nossa civilização ? As guerras dos formatos não ajudam absolutamente nada. Mesmo a informação guardada em flash não deve resistir mais do que uns 100 anos (isso está nas datasheet dos Atmel, mas agora não me lembro se são 20 ou 100 anos).
E como foi referido, o problema não é simplesmente a integridade, é a existência de equipamento para aceder à informação.

Imaginem daqui a 3 mil anos, os arqueólogos encontram um arquivo discográfico, a Obra completa de Quim Barreiros, Marco Paulo , Agata e José Cid em Vinil, e tudo o resto (de Beethoven a ZZ Top) em cartões SD. Qual é que acham que vai ser lida ? hummm ???;D
Na sala ao lado está um arquivo informático, de um lado temos uma quantidade de programas COBOL em cartões ou fita perfurada, do outro, disketes, cdrom e dvd... Quais é que vão ser lidos... Pois é... :-)

Neste momento a melhor garantia de integridade está na cloud, informação mais sensível pode sempre ser encriptada. Mas deixar a informação nas mãos de uma empresa que pode desaparecer a qualquer momento não me parece ter grande vantagem a longo prazo.

Imagino que os suportes ópticos sejam mais resistentes que os magnéticos, mas as capacidades são muito mais baixas, qual é hoje em dia o record ? 128 Gb em blu-ray ?
Mas a resposta é sempre a mesma, a conservação de qualquer suporte é sempre melhor num ambiente estável, temperatura constante, sem humidade e com uma atmosfera não reactiva.

Dado que nada disso pode ser conseguido com as caixas disponíveis para o publico não sei se haverá muito que se possa fazer nesse sentido. Portanto não me parece provavel que os nossos bisnetos vejam as nossas fotos.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Backups - HDDs
« Responder #20 em: 09 de Setembro de 2017, 08:30 »
Sim.. tens razão, ainda há pouco tempo pensei nisso. é como guardar as sementes das nossas plantações, livros, etc. mas isso são outros 500  :P

Eu já me contento se conseguir guardar as fotos e assim enquanto por cá andar :)

Problemas com discos a fazer-lhes manutenção nunca tive, não uso pulseira anti estática nem tenho UPS, só um protector de picos. No entanto, estou a pensar em adicionar uma UPS..

As clouds a mim não me dão segurança de rigorosamente nada, não só na privacidade como na perda de informação, claro que deve haver menos probabilidades de se perderem mas nada é seguro.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Backups - HDDs
« Responder #21 em: 09 de Setembro de 2017, 09:12 »
por isso é que eu uso apenas o dropbox para sincronizar ficheiros entre varios dispositivos e pessoas e gravo tudo o que começa a estorvar em dvd's. é mais trabalhoso, porque depois é preciso catalogar tudo mas tambem fica mais barato e dura-me o tempo suficiente ate as informaçoes gravadas se tornarem obsoletas ;)

Musica ou filmes se se perderem entretanto nao me faz muita diferença, depois de ouvida ou vistos é como os livros.
Perdem o interesse, excepto a musica mas isso existem tantos locais diferentes onde a podemos ouvir mais uma vez que nao faz sentido estar a guardar tudo.

Documentos pessoais, tenho copias em papel, alias muitas vezes o original esta no papel e no pc esta uma digitalizaçao. Fotos andam pelo pc e pelos cartoes SD dos telemoveis.
Mas tambem nunca tive queda para fotografo amador por isso se perder algumas fotos por se danificar o dvd ou o cartao ou ter que formatar o disco rigido, tambem é a tal coisa se eu nao me conseguir recordar do momento em que tirei a foto nao me serve de nada te-la religiosamente guardada num qualquer suporte.

Agora guardar fotos e documentos profissionais realmente tem que se medir o quanto pagariamos para nao os perder. e ai procurar a soluçao de backup mais eficaz dentro desse "orçamento" virtual.

Ainda assim tambem nao sou apologista das clouds puras, embora o dropbox seja um bocado nuvem, os ficheiros estao sempre no meu computador. O Google drive tambem faz o mesmo, tem aplicaçao para sincronizar ficheiros entre pc e cloud, mas ficam sempre no pc. nos outros casos nao conheço mas calculo que seja semelhante.
Agora dar tudo a guardar a terceiros sem eu ter copias isso ja nao faço.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Backups - HDDs
« Responder #22 em: 09 de Setembro de 2017, 14:39 »
Dado que nada disso pode ser conseguido com as caixas disponíveis para o publico não sei se haverá muito que se possa fazer nesse sentido. Portanto não me parece provavel que os nossos bisnetos vejam as nossas fotos.

Uma foto em "papel" (não uma impressa, que essas duram pouco) deve durar tempo suficiente para os teus bisnnetos c/ n limitado te conhecerem. Ou uma pintura/escultura, como faziam os ricalhaços antes da fotografia. É verdade que coisas que nos deixaram há milhares de anos perduraram, mas também investiram muito nisso. Mas também no fim do dia não é assim tão importante conheceres a cara de um antepassado teu que nunca conheceste e que se calhar nem os teus pais ou os teus avós conheceram, é apenas mais uma curiosidade...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.052
    • Serra Cabo
Re: Backups - HDDs
« Responder #23 em: 09 de Setembro de 2017, 16:51 »
Aqui está o meu sistema de backups.

https://serra-cabo.blogspot.pt/2017/09/sistema-de-backups.html

Qualquer dúvida, disponham.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Backups - HDDs
« Responder #24 em: 09 de Setembro de 2017, 23:38 »
Tenho um desktop parado, e já pensei em montar um NAS, mas depois para ter acesso remoto dá mais algum trabalho, um dia, quando realmente vir utilidade na coisa.

O NAS da WD já fiz isso tudo, com RAID e discos RED e tem app para telemóvel para termos acesso as nossas coisas.

Compreendo que por vezes ter um PC velho com discos etc compense em termos monetários, mas qualidade/facilidade vs investimento, não sei se compensa andar com a montar esses NAS caseiros..

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Backups - HDDs
« Responder #25 em: 10 de Setembro de 2017, 08:16 »
Tenho disco 1.5tb externo so ligo quando perciso,  e outro 2tb que esta cloud.  E depois +/- 6 meses copio ainda para outro disco que sao 3 no total e que foram reaprovritados, mas sao ide foram dados e estavam.novos.
Para sincronizar e tudo a mao.

A nivel consumos um computador caseiro gastara mais energia equanto NAS consome menos, que no entanto o.investimento  um computador reaprovritado e mais economico. A nivel.de desempenho.podera ser inferior a uma NAS.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Backups - HDDs
« Responder #26 em: 10 de Setembro de 2017, 09:27 »
Uma foto em "papel" (não uma impressa, que essas duram pouco) deve durar tempo suficiente para os teus bisnnetos c/ n limitado te conhecerem. Ou uma pintura/escultura, como faziam os ricalhaços antes da fotografia. É verdade que coisas que nos deixaram há milhares de anos perduraram, mas também investiram muito nisso. Mas também no fim do dia não é assim tão importante conheceres a cara de um antepassado teu que nunca conheceste e que se calhar nem os teus pais ou os teus avós conheceram, é apenas mais uma curiosidade...

Temos cá em casa umas quantas fotos do meu bisavô paterno, embora completamente inúteis sempre têm alguma piada.
Acho que não existem fotos minha dos últimos 20 anos sem ser impressas, portanto não é provável que os meus bisnetos alguma vez saibam como eu era.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Backups - HDDs
« Responder #27 em: 10 de Setembro de 2017, 09:31 »
A nivel consumos um computador caseiro gastara mais energia equanto NAS consome menos, que no entanto o.investimento  um computador reaprovritado e mais economico. A nivel.de desempenho.podera ser inferior a uma NAS.

Já tive por varias vezes um Raspberry Pi 1 a fazer de NAS com 2 discos em caixas USB.
Mas acabo sempre por me chatear e usar o PI para qq outra coisa que preciso na altura.
Pena que o PI não tenha interface eSATA ou USB3, o USB2 é lento demais para ser realmente util.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Backups - HDDs
« Responder #28 em: 10 de Setembro de 2017, 15:27 »
Tenho um desktop parado, e já pensei em montar um NAS, mas depois para ter acesso remoto dá mais algum trabalho, um dia, quando realmente vir utilidade na coisa.

O NAS da WD já fiz isso tudo, com RAID e discos RED e tem app para telemóvel para termos acesso as nossas coisas.

Compreendo que por vezes ter um PC velho com discos etc compense em termos monetários, mas qualidade/facilidade vs investimento, não sei se compensa andar com a montar esses NAS caseiros..

Cumps,
André.

Por "velho" diga-se um i5 haswell,em idle vai gastar meia duzia de watts.
Avr fanboy