collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Self-balancing Arduino Robot  (Lida 9678 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Self-balancing Arduino Robot
« em: 04 de Novembro de 2008, 19:27 »
Não consegui ainda fazer um, mas também ainda não perdi a esperança, deixo um Self-balancing Arduino Robot, e espero que mais tarde vos possa postar o meu :P



http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1225283209
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 11:39 por TigPT »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2009, 00:24 »
Não consegui ainda fazer um, mas também ainda não perdi a esperança, deixo um Self-balancing Arduino Robot, e espero que mais tarde vos possa postar o meu :P

e eu todo feliz, pensando que era um tutorial  :-[

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2009, 02:49 »
oh tiago, por acaso n te esqueceste de nd nesse post? um video, um tutorial, alguma coisa.. sei lá..

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2009, 11:38 »
Ui... pela data calculo que com a migração este post se tenha perdido... vou dar voltas à minha cabeça para me tentar lembrar e corrigir ;)


Já corrigi, peço desculpa pela perda de info.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 11:40 por TigPT »

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2009, 14:55 »
n tinha reparado na data.. :P só vi k tinha kk coisa de novo.. 

Offline andnobre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 402
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #5 em: 01 de Março de 2009, 16:24 »
bem construir um destes deve ser demais.
curiosidade alguem sabe alguma referencia dos motores que usam no robo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #6 em: 01 de Março de 2009, 16:26 »
Acho que são dc, ele postou no lets make robots os motores e a placa controlador, se não estou em erro...

http://letsmakerobots.com/node/1505

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #7 em: 01 de Março de 2009, 20:09 »
Não, não estás em erro!  ;D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2009, 23:52 »
Continuando a "cumbersa" do topico das pontes H... aqui vai.

Mas um sistema destes é algo complexo de fazer e não o aconselharia de todo para quem está a iniciar-se, a não ser que encontre código de controle já feito (o que perde a piada) ou esteja à vontade com electrónica, software e métodos de controlo.

A nivel de controlo estava a pensar utilizar um controlador PID. Alguem que esteja familiarizado ou que já tenha mesmo usado este controlador?

Já andei a pesquisar e a Atmel tem um AVR221 que me pareceu uma coisa bestial. Já têm o código praticamente todo feito, é só mandar para lá os valores Kp,Ki,Kd (que, nesta parte, me parece ser o mais complicado de "sacar") e fazer código para as funções Get_Measurement, Get_Reference e Set_Input. Isto tudo em C.

Para os valores de Kp,Ki,Kd estava a pensar fazer assim: teria de arranjar um modelo físico/matemático para o robot (conto com a ajuda da net e de alguns pdf's que tenho praqui), depois, através de simulações no Matlab, encontra-se o valor Kp máximo (para Ki=kd=0) em que a resposta é estável e a partir desse valor tiro os restantes K's (existe uma tabela para isso). São esses K's que introduzo no codigo. Tambem é necessario um "Tu" que é o período das oscilações. Esse valor tirava-o tambem das simulações do matlab.

Quanto à tal função Get_Measurement, estou a pensar em usar duas destas coisas (ou ambas) para leitura de valores analógicos: acelerómetro e, pelo que ja li, talvez seja necessário um giroscópio (mas tambem pelo que ja vi, são muito caros, pelo que se acelerómetro fosse suficiente para desenrrascar era o ideal).

Quanto ao uC a usar, ou Arduino, ou então, mais "arrojado" (:D) pegar num ATmega "qualquer" e tentar fazer upload de código através do AVR Studio e ficaria assim uma coisa mais "definitiva".

No entanto, isto é só teoria pois o tempo para a prática vai ser próximo de nulo  ;D Mas pelo menos, se arranjasse tempo, gostava de já ter umas ideias sobre o que fazer...
Como tenho muito pouca experiência, de certeza que vou encontrar montes de problemas em cada etapa, mas depois venho-vos cá chatear :D

Ainda assim, que me dizem?


Edit: Encontram toda a documentação (muito boa por sinal) e código do AVR221 aqui:
http://www.atmel.com/dyn/general/tech_doc.asp?doc_id=10615
« Última modificação: 14 de Abril de 2009, 23:57 por msr »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #9 em: 15 de Abril de 2009, 00:39 »
Epa não me leves a mal mas acho que te vais meter num bicho de 7 cabeças :P Não sei porquê mas a solução MCU + acelerometro parece-me mais simples.. mas isto é só a minha opinião :P
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #10 em: 15 de Abril de 2009, 01:02 »
Se não tens muito tempo, pior ainda. Era preferível começares com um projecto mais realista (mais simples). É que depois ainda acabas por deixar o projecto a meio, começa a ser difícil, tens problemas, e depois acabas por perder a pica para o fazer, e quem sabe perdes também a pica pela robótica. É por isso que é melhor começar por algo simples, que conseguimos fazer sem grande esforço, mas que nos permite terminar um projecto em "tempo útil" e assim ter alguma satisfação em ver algo que se construiu, o que nos motiva então ainda mais para nos lançarmos em projectos mais complexos.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2009, 01:35 »
O Njay tem toda a razão. Não é que não seja realizável mas é preferível ganhar experiencia e alguma satisfação primeiro! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #12 em: 15 de Abril de 2009, 11:41 »

ahah obrigado pelas respostas!
msaleiro, alem das rodas e motores, era nisso que estava a pensar: uC + acelerometro. Aquela confusão toda do "PID controller" era acerca do código a enviar para o uC. Como já estudei este tipo de controladores entusiasmei-me mas ainda assim tou a ver que não é fácil implementar a coisa. Este semestre tou a ter modelação e simulação na univ, a ver vamos se passo a cadeira ahah
Concordo com vocês e acho que vou por os bois à frente da carroça outra vez :P

Por agora vou ver de uns motores e rodas, fazer a placa controladora e ver se consigo mexer bem com eles. Depois logo se vê.

Obrigado!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re:Self-balancing Arduino Robot
« Responder #13 em: 15 de Abril de 2009, 11:46 »
Por agora vou ver de uns motores e rodas, fazer a placa controladora e ver se consigo mexer bem com eles. Depois logo se vê.

A very very wise decision :)!