collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Deslocamento em veio  (Lida 13030 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Deslocamento em veio
« Responder #15 em: 08 de Novembro de 2013, 22:54 »
Esse mecanisco seria para as extremidades do varao certo? Não tem nada a ver com a peça onde os dois varoes passam e que faz movimentar o objecto em xy?

O velhogordo aconcelhou-me aço prata para esta aplicação.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Deslocamento em veio
« Responder #16 em: 08 de Novembro de 2013, 23:48 »
Isso faria os teus "carrinhos", assim dá para fazer uma peça de baixo perfil.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Deslocamento em veio
« Responder #17 em: 08 de Novembro de 2013, 23:50 »
Isso faria os teus "carrinhos", assim dá para fazer uma peça de baixo perfil.

mas referes-te a parte que anda nas extremidades, certo?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Deslocamento em veio
« Responder #18 em: 09 de Novembro de 2013, 01:06 »
Refiro-me á parte que tem a porca fixa que se move quando rodas o varão roscado.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Deslocamento em veio
« Responder #19 em: 09 de Novembro de 2013, 01:35 »
Não vou ter varões roscados.


O meu problema é a parte a vermelho neste momento.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Deslocamento em veio
« Responder #20 em: 09 de Novembro de 2013, 02:13 »
Então como é que vais acoplar os motores aos carrinhos(não estou a ver o nome técnico da peça que se move)/ás peças que têm os rolamentos lineares e que se deslocam nos veios polidos?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Deslocamento em veio
« Responder #21 em: 09 de Novembro de 2013, 03:02 »
isso a vermelho nao é mais que um patim com uma chumaceira de teflon pra deslizar sobre o veio e com uma cremalheira de borracha cravada no mesmo para mover o patim dum lado pro outro. Nas pontas tens umas rodas/pinhoes e uma dela tem o motor pra puxar ou empurrar o patim... é tipo como nas impressoras...

Chumaceiras de teflon arranjas na igus. assim co os rolamentos lineares e varoes... sai caro pk aquilo vende pra industria...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Deslocamento em veio
« Responder #22 em: 09 de Novembro de 2013, 11:47 »
Então como é que vais acoplar os motores aos carrinhos(não estou a ver o nome técnico da peça que se move)/ás peças que têm os rolamentos lineares e que se deslocam nos veios polidos?

Eu já tenho o sistema de motores e correias a andar. Agora a minha duvida é como a peça que esta no centro onde os veios se cruzam de forma a que a peça não tenha mais de que uns 12/12mm.

Vou tentar em teflon.

EDIT:
Esta foto explica melhor o meu caso, o meu sistema de motores e correias é identico(correias em vez de fio) a este:

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Deslocamento em veio
« Responder #23 em: 10 de Novembro de 2013, 12:13 »
Bem te tinha dito que não eram necessário 2 tópicos, os posts já estão a ser trocados.

Hugo, tinha referido drive de CDs e não de disquetes em que o mecanismo da cabeça é por passos.

Posso fazer-te a peça em teflon, tinhas referido 12mm³ se não me engano, já sabes que qualquer coisa que queiras prender a teflon tem de ser com parafusos, não é necessário criar rosca, basta furar com menor diâmetro. Por isso é bom escolher uma face em que a dilatação criada pelos parafusos não interfira com o veio.

Neste caso também fiz com veio de 3mm e slider em teflon:

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Deslocamento em veio
« Responder #24 em: 11 de Novembro de 2013, 04:49 »
sim cd driver.. estes veios que aparecem la dentro:


Eu já tenho o sistema de motores e correias a andar. Agora a minha duvida é como a peça que esta no centro onde os veios se cruzam de forma a que a peça não tenha mais de que uns 12/12mm.

Vou tentar em teflon.
Aquilo foi feito, n se compra, pq na impressora 3D aquilo sao 2 ou 3 blocos com a respectiva furaçao pros casquilhos e depois a furaçao prás tubagens (top to down) e aparfusados entre si.
O do watercolorbot ou la co se chama, parece ser um cubo de madeira e com as paredes furadas pra meter a manga/casquilho..
Isso tens de fazer!
Na lanema estive a ver, veios nao teem a baixo dos 5mm, mas teem casquilhos/tubos de teflon com diamtero 5 int e 10ext.. por isso podes usar veios de 5mm com esses casquilhos e mandas fazer um cubo em aluminio com 2 furos crusados em dois planos diferentes com 10mm e assim ja enfias la os casquilhos 5 por 10 no comprimento que quiseres..
Mas é um coiso que podes fazer simplesmente com um cubo logo de teflon e entao furas ou mandas furar logo com dois furos de 3mm.. O proprio cubo ja n precisa de levar depois casquilhos anti-atrito.. e até deve ficar mais barato.
Contacta a lamena e pede orçamento pra essa peça, vês no site a ver se eles teem barras ou placas que permita cortar num cubo de 12x12x12mm co tu queres, e depois pedes a furaçao de 3mm! Fazes um desenho no autocad a explicar a peça e com as cotas e pede orçamento!

(Eu até te via isso na empresa onde corto acrilico, mas eles trabalham mais com acrilicos, mas posso perguntar se arranjam o teflon e se fazem a peça na cnc.. mas se n teem em stock, estar a pedir uma mega placa pra fazer uma micro-peça, eles n vao comprar a placa de preposito, a n ser que o fornecedor deles arranje um bocado solto..)
« Última modificação: 11 de Novembro de 2013, 05:03 por Hugu »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Deslocamento em veio
« Responder #25 em: 18 de Novembro de 2013, 16:59 »
para teflon, se não estou em erro, não podes usar qualquer varão, tem de ser cromado(?), mas vai acabar por se desgastar de qualquer forma, outra opção são buchas de bronze



em resposta ao outro tópico, veio de 3mm é "arame", facilmente se dobra

se a finalidade for a da imagem, no mínimo 6mm, e de pequenas dimensões, para essas aplicações o normal é 8mm e por vezes 10 ou 12mm

http://www.igus.pt/iPro/iPro_02_0017_0000_PTpt.htm?ArtNr=JFM-0608-04&c=PT&l=pt isto tem o mesmo efeito que uma bucha de bronze?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Deslocamento em veio
« Responder #26 em: 21 de Novembro de 2013, 17:28 »