collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: fonte alimentação 0-16v 0-2.5A  (Lida 78330 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #135 em: 23 de Julho de 2014, 13:18 »
o sleep mete-te o micro a dormir, ou seja, basicamente desligado.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #136 em: 23 de Julho de 2014, 13:29 »
O codigo consegui resumir um pouco mais, mas o problema dos valores estarem a oscilar presistem.
Basicamente é acordar o adc para ler e depois desligar para nao "acumular ruido" certo?

Quanto ao codigo do Njay consegui por a funcionar, mas penso que é assim.
No arranque   SREG |= _BV(SREG_I); para ligar interrupts
                   set_sleep_mode(SLEEP_MODE_ADC); define o modo do sleep
                   sleep_enable();  liga o sleep.
                   inicia o adc

depois no adc_read é onde uso o codigo do Njay.

Penso que nao fiz nada de errado.
                   
anexo codigo completo.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #137 em: 23 de Julho de 2014, 13:45 »
Então possivelmente a oscilação está mesmo lá; 90mV de ripple na verdade parece-me muito para ruído. Assumindo que não tens um osciloscópio à mão, podes fazer este teste, que é meter o AVR a ler uma bateria de 12V (ou plha de 9V, ou...). A tensão de uma bateria é sempre bastante estável (partindo do principio que não tem lá nenhuma carga a dar "puxões" na corrente) e assim ficas a saber se a oscilação continua. Faz 2 testes, 1 com o circuito do AVR alimentado pela tua fonte e outro com ele alimentado pela bateria.

p.s. Ah! Tb podes experimentar baixar R1/R2 por um factor de 10, usar 8K2 e 1K
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, 13:47 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #138 em: 23 de Julho de 2014, 14:28 »
1-  pilha 9v --lm317 -- divisor ligado ao 5v e gnd do atmega . pino analogico varia entre 212 e 213.
2-  pilha 9v --lm317 -- divisor ligado ao vcc e gnd da fonte alimentacao  pino analogico varia num intervalo entre 500 e 520
3-  fonte de alimentação 5v - atmega e divisor ligado a uma pilha 9v  com gnd partilhado pino analogico varia entre 308 e 311

mudei as resistencias para 8k2 e 1k

4-  fonte de alimentação 5v - atmega e divisor ligado há uma pilha 9v  com gnd partilhado pino analogico varia entre 345 e 350 mas a variação é mais fixa  350.
5-  fonte de alimentação 5v - atmega e divisor ligado há fonte alimentacao  pino analogico varia entre 518 e 522 mas e a variação é mais fixa  para 522.

Estas resistencias são de 5% , mas quando estive numa calculadora online dizia-me que 82k e 10k era melhor em termos de erro  e ratio que a de 8k2  e 1k.




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: fonte alimentação
« Responder #139 em: 24 de Julho de 2014, 00:35 »
- Tudo o que é digital gera muito ruído nas linhas de alimentação.
- Se estás a fazer a montagem em breadboard ainda mais se agrava esse fenómeno.
- Quando é em pcb deve ser de dupla face e separar as massas de analógico e digital.
- Mesmo em breadboard não devias ter uma variação tão grande, ou o modo sleep não está a ser usado.
- Quanto menor as resistências de entrada ao ADC melhor, menos ruído apanham por interferências eletromagnéticas.
- Como o refrescamento que pretendes não é alto, sempre podes colocar delays entre cada leitura, assim não são feitas as medições todas seguidas para achares a média.
- É bom que estejas longe de fontes eletromagnéticas como lâmpadas economizadoras, PCs ou transformadores.
- Aumenta a capacidade de filtração da fonte do micro, melhor seria alimentar este micro com uma resistência +-10ohms e colocar um condensador directamente no micro, assim as interferências à linha de alimentação atenuam bastante,
- Já foi aqui referido que a soma das leituras é através de um nº inteiro, a divisão pelo nº de leituras para se achar a média já pode ser fracionário.

Desculpa tanto palavreado, já tive várias vezes problemas com interferências e sei como é frustrante descobrir soluções.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #140 em: 25 de Julho de 2014, 22:36 »
Bem peguei no TL431 meti a fazer referencia a 2.49v e troquei a referencia interna do atmega8L  pela a externa e o resultado foi maravilhoso. Tenho o resultado da porta analógica estabilizada 538. As vezes abana 537 e 538, o que é perfeitamente normal isto sem fazer  médias com resultado directo.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #141 em: 26 de Julho de 2014, 00:22 »
Atira-lhe um LM4040 de 2.048v, assim cada LSB corresponde a mV's certos a não a valores decimais, acaba-se logo os floats, poupas 2K de flash sem as bibliotecas float.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: fonte alimentação
« Responder #142 em: 26 de Julho de 2014, 01:29 »
eu ja tenho os lm317 em stock...

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #143 em: 23 de Agosto de 2014, 20:55 »
Boa noite,
uma vez que nao tenho em mãos o material para testar, resolvi desenvolver as coisas na teoria e aplicar na pratica quando estiver em casa. 
A controladora fiz o seguinte:
DIVISOR RESTRITIVO: GND --- 1K ---A2---8K2------VCC
A2 = 2.5V  quando vcc = 23v.  A fonte em aberto é 21v, fiquei com margem de segurança.

Medição de corrente:  RShunt= 0,47R  ao passar  2.5A pela resistencia, a tensão máxima é  1.175v  depois meti um lm358 alimentado a 5v e tenho um output entre 0- 2.48v.

Agora tenho as seguintes duvidas.
1- Usar o LM35 metendo por cima do 2n3055,com massa termica para medir a temperatura, ligado por um cabo de 20cm de distancia do atmega. Pode funcionar? a distancia do cabo nao vai trazer problemas nas leituras?

2- input 20v usando 7812 para 12v e ligar as 2 fans, isto dá mais ou menos 500mA será perciso dissipador? ou é melhor usar um regulador que permita mais corrente tipo 5A e assim evito dissipadores.

 




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: fonte alimentação
« Responder #144 em: 23 de Agosto de 2014, 22:10 »
Boa noite,
uma vez que nao tenho em mãos o material para testar, resolvi desenvolver as coisas na teoria e aplicar na pratica quando estiver em casa. 
A controladora fiz o seguinte:
DIVISOR RESTRITIVO: GND --- 1K ---A2---8K2------VCC
A2 = 2.5V  quando vcc = 23v.  A fonte em aberto é 21v, fiquei com margem de segurança.
Os valores estão correctos, mesmo com tensão de referência exterior, deve ser calibrado no programa para se ter um valor preciso.

Citar
Medição de corrente:  RShunt= 0,47R  ao passar  2.5A pela resistencia, a tensão máxima é  1.175v  depois meti um lm358 alimentado a 5v e tenho um output entre 0- 2.48v.
Esta é uma parte crítica, fizeste ao menos simulação?

Citar
Já se tinha comentado por aqui que um divisor resistivo não é das melhores soluções quando se quer fazer leituras porque
Não era a melhor solução quando se queria monitorizar a pequena variação de uma bateria, não é o caso.

Citar
Agora tenho as seguintes duvidas.
1- Usar o LM35 metendo por cima do 2n3055,com massa termica para medir a temperatura, ligado por um cabo de 20cm de distancia do atmega. Pode funcionar? a distancia do cabo nao vai trazer problemas nas leituras?
Sem problemas em relação ao cabo, medir a temperatura é que é um pouco desprovido numa fonte, já pensaste em colocar um NTC em série com a ventoinha, funciona perfeitamente?

Citar
2- input 20v usando 7812 para 12v e ligar as 2 fans, isto dá mais ou menos 500mA será perciso dissipador? ou é melhor usar um regulador que permita mais corrente tipo 5A e assim evito dissipadores.
20V - 12V = 8V x 0.5A = 4W
Aconselhava dissipador, não é por usares um regulador que suporte mais corrente que estes 4W desaparecem, a não ser que seja por comutação e aí estás a introduzir ruído no circuito.


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #145 em: 23 de Agosto de 2014, 22:28 »
Boa noite,
Sim cheguei a fazer a simulação da Medição de corrente no isis proteus, e irei fazer na breadboard.

O divisor restritivo de facto nao é a melhor solução, até tenho o icl7107 do multimetro em DIP  só que nao quero usar porque vai-me obrigar a usar o display 7 segmentos em vez do lcd que leva mais informação e ocupa menos espaço.

Tenho um transformador de um relogio, e poderá dar, mas só testando.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #146 em: 10 de Setembro de 2014, 11:21 »
Bom dia,
A fonte já está a trabalhar,  finalizada e montada numa placa de madeira.  Só falta fazer umas correcções no eagle, tinha problema nas massas,  para partilhar aqui .  foto: http://cl.ly/image/271h461H432I

Agora  só falta um volmeter e ammeter.
Chego a conclusão que vai ser bastante dificil medir voltagem com o atmega, isto porque a medição não é tão  linear.
Estou a medir 12v acertos da fonte e o atmega está a medir 12 certos. Dentro da gama 11 e 13v bate certo um erro minimo nos extremos, mas se baixar a fonte para 5v o atmega já me le 4V  já é um erro grande.

Agora podia criar um array com todos os erros de 0 a 20v e a partir dai dar a voltagem final mas vai subcarregar imenso e não me parece que fique alguma coisa decente.

Estou a ponderar sériamente nisto, é só ligar e nao percisava de preocupar tenho as 2 coisas, mas tenho receio que não preste.
http://www.ebay.com/itm/New-100V-100A-DC-Digital-Voltmeter-Ammeter-LED-Amp-Volt-Meter-Current-Shunt-/291079963241?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item43c5b7c269

aceita-se sugestões.

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #147 em: 10 de Setembro de 2014, 15:16 »
1v ao lado, estás a alimentar o micro por onde?
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #148 em: 10 de Setembro de 2014, 16:03 »
Parabéns!, foi preciso persistência para chegar até aqui :)
É mto estranho, tens aí gato em qq lado, dá perfeitamente para fazer uma leitura dessas com um mega ou qq outro micro com um ADC. Esquema e código?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #149 em: 10 de Setembro de 2014, 17:07 »
O divisor resistivo estou a usar 2 resistencias 1/4  5% que veio no kit resistencias velleman.
Eu estou alimentar o atmega por um 7805 que meti na fonte. Por usb do pc o resultado é igual.

O esquema é este http://cl.ly/image/1S2I2t3j162p
O codigo em anexo.

Será que metendo 2 resistencias 1% a coisa melhora?