collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: CNC-Construção  (Lida 6728 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline BrunoAlb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
CNC-Construção
« em: 13 de Abril de 2016, 19:04 »
Olá a todos

Eu e um amigo meu estamos a pensar construir uma CNC de 3 eixos para usar em aeromodelos e outras coisas que surjam. Neste momento projectamos uma máquina versátil que vá desde a madeira ao alumínio. Apesar de não ser um projecto barato decidimos avançar e logo se vê.
A possibilidade que surgiu foi a de tentar rentabilizar a máquina com projectos variados de outras pessoas. Entre o pessoal aqui do fórum alguém faz ideia se é possível e "fácil" rentabilizar a maquina e qual o preço usual deste tipo de serviço?

Desde já agradeço

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: CNC-Construção
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2016, 20:42 »
depende dos trabalhos que vcs consigam fazer nela que depende da precisão da cnc, ds tipos de material que podeis maquinar, e dos pedidos e respectivos orçamentos  ::)


Offline BrunoAlb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC-Construção
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2016, 02:08 »
Pelo projecto que estamos a desenvolver será uma máquina de 1000mm *600mm * 250 mm de área de trabalho, capaz de maquinar alumínio, madeira, plásticos, carbono, fibra de vidro entre outros possivelmente. Quanto à precisão ainda é um bocado cedo para ter a certeza mas não queríamos ultrapassar os 0.01mm. Em relação aos preços gostávamos de tornar este tipo de serviço bem mais acessível a qualquer pessoa.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: CNC-Construção
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2016, 10:52 »
Viva,

Eu faço prestação de serviços com uma CNC e 2 Impressoras 3D e depende da área que vá aplicar o seu serviço, além disso vai depender do seu tempo livre para estar na CNC a fornecer serviços. Se o fizer como Hobby digo-lhe que é mais difícil.

Se entrar na área de maquinação de Madeira/Aluminio é mais fácil rentabilizar.
Se se vai colocar na área de modelismo que é a área que estou digo-lhe que cada vez é mais dificil rentabilizar por 2 motivos, primeiro porque há muita gente já com CNCs/Impressoras, e segundo é porque ha muita gente a "oferecer" serviços, ou então não estão colectados e não pagam impostos e conseguem fazer preços muito mais acessíveis.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline BrunoAlb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC-Construção
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2016, 11:08 »
A questão do acessível é que é a grande dúvida aqui e que tenho tido dificuldade em perceber. Pode ser acessível para um e não para outro. Disseram me que em média um serviço deste se cobra a 60€/hora sem material incluído. Ando aqui para a frente e para trás a perceber de que maneira se pode descer um preço deste que a meu ver não é acessível.
Por exemplo à uns tempos tinha um plano de um aeromodelo, escala 1:6 super detalhado. Um daqueles aviões à escala da WWII complexos com 2m de envergadura, trens retracteis etc... Falei com algumas pessoas que me disseram que iria pagar uma autêntica pipa de massa por isso e acabei por deixar o projecto em suspenso.  Se por exemplo tivesse arranjado o corte das peças a 30 euros e eu tivesse posto o material nem tinha pensado duas vezes e andava com isso para a frente.
Claro que corte de peças em contraplacado não é o mesmo que maquinar alumínio mas o acessível é bastante subjectivo.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CNC-Construção
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2016, 12:50 »
30 minutos na CNC podem precisar de umas horas no PC.
Uma das partes mais complicadas de trabalhar com CNCs é o CAD/CAM. Além de ter uma curva de aprendizagem complicada, perde-se muito tempo a desenhar tudo direito, e mais ainda a delinear as estratégias melhores para maquinar dentro dos limites da CNC e do software usado.
Ainda por cima tratando-se de uma solução comercial os preços de software mais evoluído upa upa. O Fusion 360 veio mudar isso um bocado, ainda está na infância mas parece muito promissor.

Já agora, este é uma das CNCs melhorzinhas que vi pelo youtube, com atenção cuidada a pormenores por vezes descuidados como por exemplo o alinhamento: (1ª parte de uma série)


Offline BrunoAlb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: CNC-Construção
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2016, 14:09 »
Em relação a essa curva de aprendizagem, no meu caso e do meu colega ambos estamos a concluir cursos de engenharia e temos bases sólidas de cad, no meu caso específico em mais do que um software restando fazer a ponte para o cam. Essa ponte continua a ser muito complicada mesmo para uma pessoa com bases como as nossas?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: CNC-Construção
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2016, 14:23 »
Viva,

Não sei onde se informou, mas esses nao sao os preços praticados para Hobby/Modelismo, posso lhe garantir que se cobrasse a 60€ a hora estava rico neste momento. :)

60€ a hora são cobrados sim por empresas especializadas na área com CNCs tipo TechMacal etc...

A minha CNC tem uma área util de 50x35cm +- e dependendo do serviço cobro entre os 20-40€ à hora, a parte de computador também é contabilizada pois dependendo das peças pode ser a mais demorada.

Se estão a tirar um curso de engenharia aconcelharia  a pelo menos tirarem um curso de CAD/CAM para perceberem de Feeds, etc..

Cumps,
Andre Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CNC-Construção
« Responder #8 em: 18 de Abril de 2016, 14:43 »
Tendo bases sólidas de CAD é uma boa ajuda.
Os problemas do CAM são semelhantes aos do CAD: tens muitas opções no mercado, e é difícil saber o que se quer antes de começar a trabalhar e descobrir qual é que se adequa melhor aos resultados pretendidos.

A minha experiência é em hobby com a minha CNC caseira a fazer moldes para chumbadas e cabeçotes para pesca. No inicio o sketchup parecia altamente, mas em geometrias mais complexas e com cotas a coisa complicava muito. Experimentei o Solidworks e não tinha comparação, mas quando comecei a trabalhar de forma pesada com curvas e subtração de sólidos, encontrei muitas limitações ou problemas. Acabei no Rhinoceros. No total tive de me aventurar em 3 CADs de forma mais que superficial para acabar com o que funciona melhor para mim.

Com CAMs acontece a mesma coisa: quando é para cortes 2D qualquer um serve (até inkscape com plugins). Mas com 2.5D ou 3D a coisa complica muito. Os mais básicos para 3D faltam-lhes as estratégias de roughing e de finishing mais complexas e eficientes, que poupam muito tempo de corte. Experimentei perto de uma dezena de CAMs até encontrar um que a relação entre a complexidade de trabalho e qualidade dos resultados era a que me satisfazia. E essa é outra questão: alguns dos CAMs mais poderosos e populares (tipo MasterCAM) são intragáveis, ou um gajo se especializa quase profissionalmente neles ou não consegues fazer nada, nota-se que foi feito adicionando ferramentas a uma base já muito antiga, sem tentar quebrar com as funcionalidade legacy. Felizmente há alguns mais recentes que são mais amigáveis a quem está habituado a interfaces mais intuitivas.


E já que o André falou de feeds&speeds, espreitem o "G-Wizard", faz milagres a ajudar descobrir até onde conseguem chegar com a vossa máquina (a intuição não é de fiar).

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: CNC-Construção
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2016, 15:33 »
Também instalei o Solidworks mais para simular mecanismos, entretanto não me consegui entender lá muito bem com a interface e acabei por deixar, alguma falta de vontade também contribuiu para isso.

Em CAD tenho um óptimo conhecimento de AutoCAD, seja para fins pessoais ou profissionais, acredito que uma pessoa autodidacta não consiga tirar proveito do programa, demasiados pormenores como variáveis e atalhos acabam por desmoralizar qualquer um, trata-se de um programa relativamente complexo e mesmo o curso  de 1 ano serve apenas para dar o arranque dos procedimentos mais básicos em 2D.
Agora em 2D ou 3D estou à vontade e recomendo fortemente o AutoCAD caso haja interesse, mas se for para algo mais simples como modelação de peças então iria para outro programa mais leve como o jm_araujo referiu.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: CNC-Construção
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2016, 18:18 »
Esses valores à hora mais altos tenho visto a serem aplicados por empresas com CNCs profissionais e que maquinam sem problemas metais ferrosos e ligas de alumínio mais fortes.
Numa CNC DIY com uma área de trabalho como essa, ainda vão ter de investir bastante dinheiro para garantirem sempre essa precisão em todos os eixos ao longo de toda a mesa e a cortarem um material mais difícil. É muito raro ver numa cnc caseira com dimensões maiores uma precisão tão alta (há sempre algo que falha no conjunto e afeta a precisão da máquina).
 É que quando a pessoa paga esses valores, exige uma qualidade de topo.

Jm_araujo por acaso também conheço esses vídeos, e achei bastante interessantes. Quando os vi pela primeira vez fiquei logo a pensar que se não conseguir arranjar um serviço de retificação para as vigas metálicas, posso mesmo esquecer fazer uma estrutra de uma cnc em aço.

Experimentei recentemente o fusion e fiquei maravilhado com a facilidade de utilização do software (estou habituado a usar o Inventor). Apenas segui o tutorial de CAM do software e deu para ver que vai revolucionar no campo mais amador

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CNC-Construção
« Responder #11 em: 18 de Abril de 2016, 23:35 »
Ultimamente não tenho mexido muito em CAD/CAM e na CNC (life got in the way :) ), mas concordo que o Fusion tem muito potencial.

É impressionante o que a Autodesk fez. Comprou algumas das ferramentas (plug-ins) mais populares da concorrência, o T-Splines (esculpir de forma muito orgânica no Rhino) e o HSMWorks (CAM para o Solidworks) e meteu-as no Fusion 360 que é gratuito para hobby e startups. Acho que foi um golpe de génio de uma empresa que era vista como meio "quadradona" e que vai revolucionar completamente o CAD/CAM tornando-o acessível para quem antes por caraterísticas equivalentes tinha de largar umas milenas em licenças. E mesmo a versão paga do Fusion (25€ mensais se pago anualmente) é bastante em conta para quem não pode usar a versão gratuita.

Já agora costumo ver este canal com tutoriais do Fusion, gosto muito dele: https://www.youtube.com/playlist?list=PL9tn9rGywKUUGyeBWX5Alt9yzBIp84sD8

Offline redvisage

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: CNC-Construção
« Responder #12 em: 02 de Junho de 2016, 11:16 »
Olá pessoal
fiz uma cnc e estou a trabalhar com UNIVERSAL GCODE SENDER 1.0.9, funciona bem mas tenho dois problemas
1º - nos círculos e curvas fica lenta  e muito ruidosa
2º - ao fazer cortes de por Ex. 10mm de profundidade, programo afundar de 1 em 1mm e não consigo que faça os cortes de seguida, entre cada 1mm levanta sempre a fresa o que demora muito tempo.

Se alguém poder ajudar agradeço

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: CNC-Construção
« Responder #13 em: 02 de Junho de 2016, 11:37 »
Post duplicado (qual a necessidade?)

Respondido no outro lado..-.