collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Percepção de profundidade  (Lida 4016 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Percepção de profundidade
« em: 08 de Março de 2010, 18:19 »
Boas,

Estou a finalizar o meu "weekend project" (durante esta semana ja o coloco aqui) já com 3 fds em cima.

No decorrer do projecto deparei-me com alguns problemas e este é um deles. Como, apenas com uma camara, saber a distancia de um objecto do qual as dimensões são conhecidas.

Ou seja, atraves do processamento de uma imagem, saber a que distancia esta um objecto. Como ja era tarde e tinha pouco tempo, utilizei uma fita metrica, uma tradução pixel - cm mto "manhosa" e depois calculei as distancias e a escala com a ajuda do teorema Pitagoras...

Isto ate parecia bater certo mas o angulo da hipotenusa com a adjacente era "grande" demais para aquilo que eu estava a testar... para o utilizar tinha de o dividir por 3 e bate + - certo.

Fiz aqui um diagrama no paint:



Portanto  o circulo preto é o "objecto", as linhas verdes são os angulos de visão da imagem e as linhas vermelhas o triangulo de onde preciso de calcular o angulo. O X/Y são conhecidos o Z é deduzido atraves da tal conversão manhosa.

Ha alguma forma mais "cientifica" de fazer isto?
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Percepção de profundidade
« Responder #1 em: 08 de Março de 2010, 20:35 »
Tens de trabalhar em 3d, com x,y,z e usar normas e essas coisas assim, pois teorema de pitágoras só funciona a uma dimensão, ai não garantes um angulo de 90graus entre os catetos
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: Percepção de profundidade
« Responder #2 em: 09 de Março de 2010, 02:11 »
Por que não tentas lei dos Senos, que serve para todo triângulo?
Com esta lei, se tiveres um ângulo e o valor do lado oposto ao mesmo, podes com ajuda do lado aposto do ângulo desejado calcular o ângulo.


Li o problema de outra forma e pensei: Para que estás a calcular todos esses angulos? Podes fazer isso apenas com escalas! Escala real x Escala da imagem.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Percepção de profundidade
« Responder #3 em: 09 de Março de 2010, 12:09 »
Obrigado pelas sugestões.

Tens de trabalhar em 3d, com x,y,z e usar normas e essas coisas assim, pois teorema de pitágoras só funciona a uma dimensão, ai não garantes um angulo de 90graus entre os catetos

Pois tenho de fazer essa aproximação 3D, mas da forma como coloquei esta a funcionar + - com um erro minimo.

Por que não tentas lei dos Senos, que serve para todo triângulo?
Com esta lei, se tiveres um ângulo e o valor do lado oposto ao mesmo, podes com ajuda do lado aposto do ângulo desejado calcular o ângulo.


Li o problema de outra forma e pensei: Para que estás a calcular todos esses angulos? Podes fazer isso apenas com escalas! Escala real x Escala da imagem.

Vou tentar a lei dos senos assim que tiver um pouco de tempo, ver se o erro é inferior.

Preciso dos angulos para indicar qual a posição correcta de um servo, dai esta trabalheira toda. Em relação ás escalas é isso mesmo que preciso de fazer mas não estou a conseguir muito bem. Vou investigar mais.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Percepção de profundidade
« Responder #4 em: 09 de Março de 2010, 14:30 »
que tal steppers? têm resolução maior  :)