collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: construção do 1 robo  (Lida 4204 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline and

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 28
construção do 1 robo
« em: 23 de Outubro de 2008, 13:43 »
ola a todos
Eu ando a construir um robo tipo micro rato. Mas este era mais virado para o desenvolvimento de robotica.
Ja tenho algumas peças do robo tipo a base(acrilico de diametro de 25cm),sensores de IR(gp2d120),servos(futaba s3003) e mais qq coisa.
Mas o meu problema é interligar tudo em programação e tb em hardware, do tipo:
como colocar as rodas? onde comprar as "rodas malucas ou giratorias"? devo colocar a onde os sensores?  e por ai.
Mas como eu n entendo la muito de programação tb vinha pedir umas luzes.
Gostava entao de ajuda ou de opiniões... Sendo tb um robo de desenvolviento para o pessoal ...
abraços

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: construção do 1 robo
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2008, 16:57 »
Podes meter aqui umas fotos do material que tens para dares uma luzes ao pessoal?

Na programação não te preocupes já....preocupa-te em teres a base e hardware prontos....depois o pessoal ajuda-te na programação :D ) os sensores metes na frente do  robot e poderás meter na lateral também mas acho desnecessário...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: construção do 1 robo
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2008, 23:29 »
Realmente a melhor solução para começar a fazer um robot é ter 2 rodas motrizes (com tracção independente 2 motores, ou 2 servos) e um terceiro ponto de apoio.

Esta configuração traz inúmeras vantagens e não vou agora explicar porque tenciono fazer brevemente um post a explicar o porque.

Depois tens que começar por fazer um ser estúpido tipo o smalluino V1.0 que apenas anda.. numa ou noutra direcção, em frente, para traz.. com 2 servos, e um microcontrolador podes fazer isto.. (consulta o tutorial do smalluino).

Depois então considero que tens bases solidas o suficiente para começar a implantar sensores nesse robot, e começar a dar-lhe autonomia, e inteligência. Mas considero que sem esta meta atingida, não vale a pena pensar em complicar mais.. uma coisa que não anda não é um robot... (não querendo abusar da frase) Assim só depois de andar é que vale a pena mete-lo a pensar... Até diria mais.. Um bebé aprende a andar antes de falar, ou pensar... é a ordem natural das coisas... é preciso andar para sobreviver ;)

Alguma duvida, posta :)