collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF  (Lida 69656 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Tens a ligação tal e qual como esta http://lusorobotica.com/index.php/topic,885.msg8817.html#msg8817 ?

Estás a testar o RF12demo?
Tens ambos os módulos na frequência 868?
Leste o readme e fizeste o teste que está lá?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Sim tenho essa ligação e ainda meto o RES e o DATA a 1...

Pois quanto ao código não, não estou a usar arduinos...

Estou com um attiny26 e atmega8 para emissor e receptor, respectivamente... a maneira que tenho para debug como não tenho porta série a funcar é com led's e o atmega8 tmb vai mandando para um lcd o que recebe...

Sim tenho 868 ambos, já tentei várias configurações, do guia hoperf, de um zip que foi aqui postado e mesmo de outros sites...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #77 em: 01 de Agosto de 2009, 17:19 »
Fiz um adaptador e depois um cabo para simplificar a ligação dos módulos ao RFM12. Como podem ver na primeira imagem aqueles 5pinos juntos encaixam no Arduino todos seguidos :D
Tem também um foto de uns testes de transferência de um texto de um lado para o outro.





« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 17:36 por metRo_ »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #78 em: 02 de Agosto de 2009, 17:27 »
Como vai em termos de software? Temos que começar a descascar isto à séria :D

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #79 em: 02 de Agosto de 2009, 18:16 »
Tá fixe  ;D

Eu ainda não saio da cepa torta lol

Ontem consegui apanhar qualquer coisa, mas dava caracteres estranhos, mas tmb não enviava sempre, mas como eu tava a enviar número hexadecimais à sorte até pensei ser disso... então desfiz a breadboard toda e voltei a montar, desta vez com todo o cuidado... e agora a linha de nIRQ não volta a baixar de novo loool, mas verifico os contactos todos e tal e tá tudo como devia estar estar acho...

quando ganhar mais paciência vou rever de novo o código todo lol embora pense não ser disso, pelo menos a parte 'técnica' tenho a enviar os comandos igual ao guia de programação excepto na freq que meti a 868...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 18:18 por Tyran »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #80 em: 02 de Agosto de 2009, 18:18 »
Tu estás-te a referir ao facto do pino 13 estar sempre ligado, ne?

Eu quando isso acontece desligo a fixa da USB(isto é o mesmo que desligar a alimentação) ligo e dá.

Se calhar algum daqueles pinos que não ligamos deviam estar ligados algures.

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #81 em: 02 de Agosto de 2009, 18:31 »
O módulo não tem só 12 pinos?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #82 em: 02 de Agosto de 2009, 18:41 »
eu queria dizer o led do pino13 do Arduino estar ligado, não era por ai que vias que a nIRQ estava em baixo ou nao?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #83 em: 02 de Agosto de 2009, 19:00 »
Ah!!! não, eu não tenho um arduino... vejo que essa linha não baixa pelos dados que vejo no lcd que servem de output da zona do programa onde estou...

mas o problema pode ser do emissor, se não enviar nada a linha de irq provavelmente não se encontra numa situação de descer a low...

mas tenho notado que por vezes o no módulo emissor a linha não baixa tal como dizes e tenho de desligar e volta a ligar... mas isso acontece logo ao ligar a energia e por acaso ultimamente não tem ocorrido....

EDIT: hmm estou a analisar o conteúdo do número de 16bits que recebemos ao enviar em comando 0x0 e estou a tirar conclusões... o sinal forte suficiente e fifo empy vem sempre ambos a 1 (estou a verificar isto mesmo antes de do wait_irq_low...) mas é estranho porque mesmo sem o outro modulo ligado ele detecta sempre sinal forte?? :S
e mais, aparentemente a linha irq acaba por baixar, é preciso é esperar um bocado bem bom lol só que ao mostrar isto como 0's e 1's depois nao consigo ver qual a letra recebida lool, vou ter de limpar o lcd antes, depois vê-se no que dá...
« Última modificação: 02 de Agosto de 2009, 22:34 por Tyran »

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #84 em: 04 de Agosto de 2009, 15:25 »
já dá lol :D :D

Já ao fazer o código emissor tinha a ideia da maneira usada pela application note da atmel para spi por usi era de duvidar.... e o problema era mesmo de lá lol

EDIT: mas.... só me recebe 2 bytes aquilo loool tipo envio 'T' ''i' 'a' 'g' 'o' e tou smp a receber 'T' 'i' 'T' 'i' lol mas já foi um começo receber algo :)
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 15:34 por Tyran »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #85 em: 04 de Agosto de 2009, 20:46 »
Tu estás a fazer o código de novo em vez de usares a biblioteca jee-lab, certo?

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re:[Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #86 em: 04 de Agosto de 2009, 20:56 »
Sim, guiei-me pelo guia de programação, as diferenças notórias que tenho em relação a esse guia são o facto de usar o protocolo spi implementado por hardware spi no atmega e por usi no attiny e depois as funções de lidar com os dados fiz as minhas próprias tipo usar union's para poder aceder ao byte directamente para transparência e tal de resto a estrutura óssea está lá...

Mas penso que já topei o problema, ao mudar a velocidade que se define com o comando C6xx em vez de C606 ->57.6kb/s meti C647 -> 7.2kb/s e já recebo 'T''i''a''g',  terá sido só coincidência?? Não alterei mais nada no código!! Vou fazer mais testes... E sim tenho definida a mesma velocidade em ambos os módulos...

EDIT: Usei agora C671 -> 4.8 Kb's e já recebi 'Tiago!', só ficou o checksum perdido pelo caminho hehe, mas tira-se o '!' e resulta xD vou ver se descubro porque acontece isto :S
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 21:04 por Tyran »

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: [Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #87 em: 22 de Setembro de 2009, 00:08 »
Ora finalmente já dá!!!!!!

Agora que recebi o programador avrisp mkII, verifiquei mesmo que o attiny afinal estava bom de saude lol, o programador caseiro é que já falhava, então também meti o cristal (baixo, tou a usar de 4Mhz que era um valor pequeno para tentar a programação com o programador caseiro) no receptor e não é que deu logo looool

Afinal o código estava direito, tantas dores de cabeça ao matutar naquilo hehe

Cumprimentos

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #88 em: 22 de Setembro de 2009, 15:07 »
Isto quer dizer que tens o teu próprio código para fazer comunicar os módulos? Será que dava para utilizar em C? é que o outro esta muito martelado para o que o gajo quer fazer com eles e se calhar o teu está melhor para quem quer perceber o código e coisas mais simples como enviar e receber dados só.

PS: Parabéns ;) É que eu uma vez tentei fazer o meu código e nada :(

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: [Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF
« Responder #89 em: 22 de Setembro de 2009, 15:34 »
Obrigado  :)

Deves estar a fazer alguma coisa mal, às vezes até pode ser na própria inicialização do módulo ou assim, se quiseres posso dar uma olhadela a ver se tá tipo o meu.

O meu está feio e sem comentários quase lol já tantas voltas lhe tinha dado à conta de não funcionar xD

Vou ver se sei colocar aqui um rar...