collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss  (Lida 1926 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss
« em: 04 de Junho de 2022, 07:59 »
Bom dia a todos,

Hoje gostava de partilhar com todos vós um vídeo muito interessante de algo que já uso há muitos anos e que confirmo que ajuda a melhorar a nossa capacidade de pensar sobre todos os assuntos. Ele permite uma melhor organização dos pensamentos e melhorar iterativamente os nossos pensamentos, pois permite trabalhar sobre eles ao longo de muito mais tempo sem necessitar de uma grande working memory. Ao longo das diversas revisões, vamos refinando cada ideia subjacente ao nosso pensamento ou raciocínio.  Para que andemos sempre, em direção a uma visão mais clara e precisa do que realmente pretendemos pensar e no que estamos a pensar.

How to Use Writing to Sharpen Your Thinking - Tim Ferriss



Cumprimentos, votos de um bom sábado,
João
« Última modificação: 04 de Junho de 2022, 08:12 por blabla »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2022, 15:47 »
« em: Hoje às 07:59 » isto é que é madrugar

Gostei do tema,
expõem a escrita como um caminho em que nada fica em esquecimento,
propor a outras pessoas, advogados ou profissionais para analisar o texto, já depende do objectivo.

Por mim, pouco escrevo, minha caligrafia é má e prefiro desenhar, mesmo que sejam esquemas.
Detesto folhas soltas, postites ou rascunhos que vão ficando espalhados sem ordem alguma.

O que me tem ajudado faz tempo, é escrever alguns dos problemas pessoais, não adianta estar a acumular e fica exaustivo, depois de escrito fica "arrumado", de certa forma não preciso de me estar constantemente a lembrar e posso-me concentrar noutros assuntos.

Bom fim-de-semana
 :)

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2022, 16:40 »
Boa tarde @dropes,

Obrigado,

Sim o pedir a outras pessoas para ler, também considero um pouco um exagero e não o faço.

Bom fim-de-semana.

Nota: Hoje ando às voltas com um less_fp, um comando less simplificado  que mostre o texto paginado com fixation points e que seja melhor para os olhos ou seja nada de texto branco. É um texto esverdiado a fugir para o amarelo seco. Mas lê-se bem e é isso que interessa, faz-me lembrar os antigos terminais Sintra das caves do IST na RNL que os alunos usavam. Estou a usar cross_terminal em Rust, por isso isto deve funcionar em pelo menos Linux e Windows, não sei se vai funcionar em Mac. O texto em modo terminal com resizes e cores certas já está a funcionar, o texto a bold para o fixation points a funcionar como o exemplo da página da Bionic Reading também já está a funcionar, agora só falta arranjar uma forma simples de paginar e depois acho que fica só a faltar um search simples e prontos. Sai um less_fp, less com fixation points :-) O que parece ser a opinião mais unânime é que se consegue ler mais rapidamente desta forma e que é de leitura mais fácil para os disléxicos. Depois tenho de fazer uns testes com o texto normal e com o texto com os bolds (fixation points) e medir os tempos de leitura, a ver se noto diferença nos tempos.

Cumprimentos,
João
« Última modificação: 04 de Junho de 2022, 16:44 por blabla »

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2022, 23:09 »
Boa noite a todos,

Acabei de publicar a primeira versão do tal programeta engraçado de que tinha falado, é uma espécie de less muito simples com paginação, com fixation points e com dark mode com cores com a aparência dos terminais verdes Sintra das caves do IST, que emulavam VT100, onde os alunos há 25 anos atrás faziam os trabalhos e a catadupa de diretas.

Fun fact: Este programa emula o redraw lento que esses terminais também tinham quando se fazia um prev_page ou um next page.

Coloquei screenshots no repositório do github.

less_fp - Simple less with fixation points.
https://github.com/joaocarvalhoopen/less_fp_-_Simple_less_with_fixation_points

In principle it's is supposed to help read a little bit faster.

Eu testei em Linux, talvez funcione em Windows, em Mac não sei.

Obrigado,

Cumprimentos,
João

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: How to use writing to sharpen your thinking - Tim Ferriss
« Responder #4 em: 05 de Junho de 2022, 07:15 »
Bom dia @dropes,

A ver se eu hoje consigo implementar o que ainda me falta no programeta do less_fp.

TODO
Implement simple Search keys / + text_to_search + enter, with next and previous key bindings, the found words will be negative highlighted. The pages will automatically jump to the next or the previous page to go to the nearest word.

Cumprimentos,
João