collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?  (Lida 9601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« em: 28 de Fevereiro de 2014, 16:07 »
Ola, ora "chutem " lá as vossas opiniões sobres este assunto.

Alguém faz microgeração ou miniprodução? Se sim que sistema usa EDP ou outro, e como esta a correr a experiência?

Também já tinhas pensado no assunto? a que conclusão chegas-te? Solar, eólico ou um híbrido dos 2? ou nenhum dos 3 e o melhor é estar sugadito  ;D ;D ;D

Peço as vossas opiniões pois pretendo instalar algo para assim tornar a minha futura habitação mais eficiente, estou muito perto de um parque eólico e logo a partida pensei no eólico, mas não quer dizer que seja viável no ponto em que estou.

No inicio estava no ar a ideia de se aos poucos se fazer um sistema homemade mas disseram-me que tinha de ser equipamentos certificados e tal, e que sistemas destes eram mais instáveis.

Abraço. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.948
  • NERD!
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2014, 16:14 »
Depois de ler alguma opiniões, fico com a sensação de que a microgeração em Portugal é para esquecer.
A legislação e modos de produção permitidos são feitos exclusivamente para proteger o status quo da EDP.
Este foi um dos melhores escritos que li sobre o assunto:
http://prius-pt.com/cafe/forums/t/4823.aspx
Lê os posts do "João Prates", com experiência nessa área.
O cumulo para mim foi a seguinte conversa com uma pessoa do DGGE:
Citar
"Mas você já viu que se agora de repente toda a gente se virasse para o autoconsumo o déficit tarifário ficava por pagar?"

Como!?!?!? Diga lá outra vez!?!?!

"Pois, se cada um produzir a sua energia quem é que paga o déficit tarifário? Isso não pode ser assim só chegar e andar!"

Eu se investir em renováveis, será em termo-solar que por enquanto ainda podes aquecer água à vontade e usar para aquecimento ou fins sanitários.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, 16:16 por jm_araujo »

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2014, 19:29 »
Eólica> Depende do local e do tipo de aerologia para que o vento não seja afectado.
Solar(Fotovoltaica)> Acho ser a que dá mais rendimento actualmente. Mas apenas só para venda.
A fotovoltaica para consumo próprio apenas em situações em que não haja postes de electricidade.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #3 em: 01 de Março de 2014, 14:56 »
Boas,

Pois pelo que percebi desse link ....é ilegal produzir energia, esta bonito isto esta é que isso é novo para mim  :( , a não ser que se esteja agarrado a um contrato durante 25 anos, isto tem alguns pontos favoráveis mas em outros é para esquecer.

Mas vou dando noticias pois isto é um projecto para longo prazo ( espero que esteja concluído para o final do ano)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #4 em: 01 de Março de 2014, 16:27 »
Não li nem estou com pachorra, mas é proibido produzir energia, e quem compra um gerador tem de tirar um a licença, mesmo que sejam daqueles pequenos?
PDI

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #5 em: 01 de Março de 2014, 17:33 »
Citar
Não li nem estou com pachorra, mas é proibido produzir energia, e quem compra um gerador tem de tirar um a licença, mesmo que sejam daqueles pequenos?

Não, acho que não lolol

Mas sim o que eu queria fazer....que é o que muitos querem  ;D mas vou tentar explicar

A ideia era instalar um sistema hibrido (solar e eolico) para reduzir a electricidade gasta da rede, mas logo aqui isto não pode ser feito, ao que parece só pode ser solar ou eólico, se usar um sistema da EDP ( por ex.) o min. é 4,5KW, injectas directo na rede( não tem baterias) e pode custar entre 10000~15000€ e estas agarrado a eles durante 25 anos, mas isto dá que pensar por 10000€ em energia ui ui da para muito tempo....e valores destes a sair assim de uma vez no dias de hoje ui 

Para evitar valores altos logo no inicio pensava em começar com 500~1000W e ir fazendo upgrades quando possivel, isto a injectar na rede e aqui sim é ilegal, para fazer teria de recorre as baterias e isso tras mais custos ( manutenção das mesmas ) o que pode tornar o projecto inviável.

Mas se virar moda aqui o que se esta a passar em espanha.... parece que nem a produzir energia para baterias se pode, se produz tem de ter licença se não vai multa.

A lei também é muito fragmentada e confusa, mas a ver o que encontro.
 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #6 em: 01 de Março de 2014, 18:38 »
Eu acho que controlar a produção para consumo próprio é complicado, senão qualquer dia até as lanternas tem de pagar imposto.
O que me parece viável de inicio, para casa é com uma pequena bateria mesmo de auto, daquelas que já não aguentam o arranque do motor mas que mantém carga ( para evitar o investimento inicial numa nova).
Teres os circuitos de iluminação independente dos outros e com baixa voltagem, que no caso da bateria ficar com a carga baixa ser alimentado da rede, tipo uma UPS invertida e a partir dai já estás a poupar e a fazer estudos com base em testes reais e ver com o é que podes contar.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #7 em: 01 de Março de 2014, 20:14 »
as lanternas nao, mas pelas pilhas ja pagas uma taxa, nos discos rigidos idem e aspas, um dia destes até o ar que respiramos é taxado!..

mas regressando ao tema: produzir energia pra vender é complicado porque só instalando coisas certificadas e pelas poucas empresas que o podem fazer, alem do mais, é mais caro produzir energia electrica que produzir calor com agua quente... por isso acho mais viavel os termo-acumuladores (nada te impede de fazer tu mm ou comprar o termo-acumulador que aches mais em conta), pode nao conseguires ter agua a ferver, mas se consegues aumentar uns graus no inverno, logo depois precisas menos de electricidad eou gas para aquecer os restntes graus!..
O sistema fotovoltaico tem pouco rendimento e depois é preciso uma infraestrutura mto grande e cara, e só empresas certificadas e com equipamentos certificados é que podes instalar em tua casa.
e a eolica podes adicionar um sistema electrico à parte, 12Vold dc, pra iluminçao de presença ou de rua/escadas/antros, tb pra bombas de agua e tirar agua de poços ou bombares aguas das chuvas pra depositos e assim poupares no uso da electricidade da edp...

Acho mto complicado conseguir produzir completamente energia electrica com as renovaveis "caseiras/privadas" de modo a nao consumir da rede electrica qto mais produzir prá rede-electrica, ja que uma casa media tem consumos muitos altos.


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #8 em: 01 de Março de 2014, 21:40 »
Citar
Acho mto complicado conseguir produzir completamente energia electrica com as renovaveis "caseiras/privadas" de modo a nao consumir da rede electrica qto mais produzir prá rede-electrica, ja que uma casa media tem consumos muitos altos.

No caso desses contratos com a EDP é isso mesmo que se passa, podes ver por aqui http://www.microgeracaoedp.com/ alias nunca deixas de consumir da rede o que se passa é que a energia que vendes tem um preço diferente daquela que compras isto nos 1ºs anos depois fica igual a que compras, esta parte a meu ver é boa pois a baterias deixa de ser um problema.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #9 em: 01 de Março de 2014, 21:43 »
Basicamente é proibido ficar off-grid com paineis solares  ::)
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #10 em: 01 de Março de 2014, 21:49 »
Basicamente é proibido ficar off-grid com paineis solares  ::)
co assim? n entendi o que quiseste dizer..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #11 em: 01 de Março de 2014, 21:57 »
Viver com energia gerada por exemplo por solar e eólica e não estar a pagar nada a nenhuma empresa tipo EDP.
Se queres uma licença de habitabilidade tens de lá ter o contador da EDP na parede.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #12 em: 01 de Março de 2014, 23:02 »
A micro produção neste momento compensa (embora menos do que o aquecimento da agua).
E funciona da seguinte maneira por algumas razoes logicas (e por lobbys tambem como é obvio).

Produzes e injetas na rede, e a electricidade que produzes é deduzida no valor da tua fatura.
Sendo que o kW consumido da rede, tem um preço mais baixo do que eles te pagam pelo kW que produzes.

Isto do auto consumo é um pouco demagogico, pois muitos sitios nao se conseguem manter o ano todo a auto sustentarem-se electricamente nem com um telhado cheio de paineis. (ok depende do tamanho do telhado  ;D )
Acrescentando que o custo de armazenar energia electrica sobe forma de baterias de alto rendimento é CARISSIMO, e daí o solução mais viavel é vender e comprar à propria EDP ou outro operador.


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #13 em: 02 de Março de 2014, 01:05 »
Citar
Acrescentando que o custo de armazenar energia electrica sobe forma de baterias de alto rendimento é CARISSIMO, e daí o solução mais viavel é vender e comprar à propria EDP ou outro operador.

É mesmo muito caro, se pensarmos que 50% do valor investido é só para isso ficamos com uma ideia, e se as baterias forem como as dos carros que muitas das vezes nem duram 4 ou 5 anos.....então nem quero pensar

Citar
Basicamente é proibido ficar off-grid com paineis solares  ::)


Parece que estas dentro do assunto ( mais que eu ) então é possível começar com simples tipo 1000W e depois ir aumentando ate ao que eles premitem? isto sempre a injectar na rede?
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Microgeração: Solar vs Eólica ou ambos?
« Responder #14 em: 02 de Março de 2014, 02:14 »
Pensava que ja nao compensava e o que oferecem ja n era tao bom co no inicio do programa microproduçao que o estado abriu, na altura havia apoios e incentivos que entravam nas reduçoes do iva e acho que isso ja nao acontece (como era tb a deduçao no iva, na substituiçao das janelas normais para vidro duplos, acho que agora isso ja n ha esses apoios..).

Quanto aos preços que a edp paga ou pagava, tb tinha a ideia que ja nao eram os mm valores e na altura fala-se que o investimento ficava pago ao fim de 6 ou 7 anos...agora nao sei como andam essas médias... Na altura tb a lista de empresas ou produtos certificados eram apenas dois ou 3 ou duas ou 3 empresas, agora tb deve haver mais e com maior concorrencia os preços tb podem ter baixado.

Quem daqui ja aderiu a esses programas, devia deixar um feedback com alguns valores e numeros reais para aqueles que estenham nemos a par e que tb estejam interessados em aderir.
Para quem tem de construir uma casa, é obrigado pela lei ja meter um sistemas desses, mas penso haver outras soluçoes a ponderar aqdo da construçao da habitaçao, porque portugal tem ou teve ate aos dias de hj, mto deficiencia em habitaçoes com melhores rendimentos e que possam baixar custos de energia para aquecer no inverno a casa. Ha soluçoes até mto baratas que podem fazer maiores diferenças em custos e consumos energeticos e que nao construçao da habitaçao nao fique mais cara. E claro está, tb é preciso adquirir habitos de poupança energetica, porque para estar a poupar de um lado e depois gastar no outro, senao vai tudo dar ao mm.