collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Reciclagem???  (Lida 11255 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Reciclagem???
« em: 27 de Maio de 2012, 03:52 »
Boas pessoal.
Venho lançar aqui um tema social controverso sobre a reciclagem. As vezes gosto de pensar sobre estas coisas  :P


Vamos la analisar o processo de fabricação de uma tala de refrigerante.

Bem primeiro que tudo, a empresa precisa de obter a matéria prima, neste caso o aluminio.
Como tal precisa de gastar dinheiro em explorações de aluminio, extração, transporte, etc. Ou entao compra a materia prima directamente a uma empresa que trata deste processo.
 
Depois precisa de agarrar na materia prima e transforma-la. Volta a precisar de gastar dinheiro, energia, ect... ate chegar ao cliente.

Supostamente os custos da lata de refrigerante, estão relacionados com os custos de obtenção da materia prima, da sua transformação, transporte, taxas, mão de obra, custos energeticos, etc...


Entao e qual é o nosso papel?
Compra-mos a lata, da qual pagamos os seus custos de produção mais a margem de lucro, usamo-la e voltamos a entrega-la num ecoponto.

Acabamos por entregar materia prima, que pagamos!??
Será que isto leva a uma economia socialmente estável?
Ainda por cima, as empresas de reciclagem so têm de pegar nas "minas" de matérias primas espalhadas pelas localidades do nosso país, trata-las, triagem e tal e vender.
Então e os custos de exploração, extração, descontaminação, etc?

Imaginem la uma empresa de exploração de materia prima, encontrar um buraco no chao, com milhoes de latas de aluminio? Não era muito bom para a empresa, pois diminuia muito os custos de processamento da materia prima???


Então e porque o sistema de reciclagem nao é reformolado?
Porque nao pagar uma quantia correspondente ao nosso trabalho de recolha de materia prima e deslocação?

É que é estranho estar a comprar metal e depois oferece-lo, aumentando os lucros sucessivos deste sistema!!!!!!!



O que acham pessoal? Será que ta certo? Será que ta errado? Opinem  ;D

Abraços

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2012, 04:18 »
Boas, pois isso é muito relativo,depende muito do local onde estas.....isto digo eu......., mas aqui na zona é assim, tudo quanto é contentor de reciclagem é de uma empresa privada.....bem, alias isto passa-se em grande parte do país.......eu por aqui se tiver espaço, tempo e paciência para juntar 1t de latas posso eu mesmo vender ao posto de reciclagem, mas agora pensa assim, para se fazer esse valores a quantidade de latas que precisas...... :o depois transporte e tal nem vale o esforço.......só se realmente tiver acesso a uma grande quantidade todas as semanas.

Agora pode é fazer uma colecção de latas hehehehehehe na brinca

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Reciclagem???
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2012, 14:05 »
Presumo que tenhas ideia que as latas não andam até ás empresas de reciclagem, nem que as pessoas que lá trabalham o fazem de graça, nem a energia que é usada é oferta da edp.

O aluminio é um dos metais que vale muito a pena reciclar porque gastas muito menos energia a reciclar do que a reclamar o aluminio do óxido em que ele se encontra em estado natural.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Reciclagem???
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2012, 15:35 »
eu entendo o pto de vista do cedric... nós na factura da agua pagamos tratamento de residuos e mais uma cambada de impostos e dpx obrigam à gente fazermos reciclagem pra que outras entidades ganhem lucros com o nosso trabalho em separaçao e consumo de residuos! já k pagamos vazilhames, as camaras deviam pagar o trabalho de reciclagem que a gente faz! porque è às custa das pessoas k separam o lixo e entregam nos ecopontos que essas empresas de reciclagem teem materia prima de graça!

Eu concordo que houvesse um certo retorno ou contrapartida na reciclagem indivudal...só assim era mais justo pra todos e a reciclagem melhor funcionaria!


Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2012, 17:44 »
Boas sim eu também compreendo a ideia do c3dr1c, dai ter respondido da forma anterior, só que é como disse, aqui podes fazer isso juntar e ir levar ao pontos de reciclagem ele lá pagam-te por isso mas só recebem 1t no minimo......é muita lata, e não podes levar nada mais misturados como outro tipo de lata que não seja de aluminio.

Agora Hugu....

quando dizes 
Citar
dpx obrigam à gente fazermos reciclagem pra que outras entidades ganhem lucros com o nosso trabalho em separaçao e consumo de residuos!
epa ninguem te apontou um pistola a tola a dizer que tens de reciclar ou apontou ?

depois....
Citar
as camaras deviam pagar o trabalho de reciclagem que a gente faz! porque è às custa das pessoas k separam o lixo e entregam nos ecopontos que essas empresas de reciclagem teem materia prima de graça!

A camara não o faz, pelo menos que eu saiba, mas essas ditas empresas sim, pode é não ser muito mas pagam

e aqui....

Citar
nós na factura da agua pagamos tratamento de residuos

Sim é verdade, o que se paga por isso tem a haver com o teu consumo de agua, ora se gastas muita agua tens de pagar por isso, não só o valor da agua mas também o que é "provocado depois" essa agua depois de sair da tua torneira quando vai para o esgoto já vai com resíduos logo tem de ser separados certo, ou queres que da proxima vez que abras a torneira saia de la um objecto não identificado?

Caso não estejas contente com isso podes sempre mandar instalar um fossa séptica em tua casa, depois só tens de pagar para ser limpo e fazer o despejo desses mesmo resíduos.


Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Reciclagem???
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2012, 18:22 »
Citar
Presumo que tenhas ideia que as latas não andam até ás empresas de reciclagem, nem que as pessoas que lá trabalham o fazem de graça, nem a energia que é usada é oferta da edp.
Senso eu acho que nao é por ai.....


Epá o que me preocupa aqui é o seguinte:

Podemos considerar dois conjuntos. O conjunto das empresas transformadoras, extracção e venda e o conjunto dos clientes. O conjunto dos clientes é um conjunto enorme, comparando a todo o pessoal que trabalha no conjunto das empresas.

E olhem la o ciclo que acontece milhoes de vezes por dia:


Eu sinceramente vivo num mundo tao mau e tao competitivo a niveis monetários, tanta ganancia, tanta preocupação com o dinheiro, tanto passar por cima uns dos outros, que acho isto um autentico roubo à sociedade. Cada vez que esse cilclo dá uma volta, o conjunto dos clientes perde dinheiro de forma directa. E o conjunto das empresas enriquece.

Sinceramente, a analogia que fiz de uma empresa de extracção encontrar "um buraco com milhoes de latas", não era um optimo acontecimento em termos de redução de custos???


Claro que este debate era completamente escusado, se vivessemos num mundo em que nao temos de pagar ao governo por tudo o que fazemos.

Mas eu que tou a entrar no mundo do trabalho, começo a questionar-me muito sobre o sistema em que vivemos, que nos foi imposto desde que nascemos e está de tal forma tao enraizado em nós, que esquecemo-nos de questionar se estará correcto. É um pouco como pensar em viver sem dinheiro. Torna-se praticamente impossivel e inquestionavel, pois ja estámos tao habituado. Mas faz bem esse tipo de reflexão.
É isso e o povo nunca acreditar nos politicos e desconfiarem deles e da sua riqueza, mas eles continuam la a governar o nosso pais... Porque sempre foi assim...


Ha é verdade, ninguem nos obriga a fazer a reciclagem e ate podemos juntar a materia prima e vender a sucatas ou sei la...
Mas é nos incutido que o mundo está cada vez pior em termos ambientais e que devemos reciclar para o nosso bem. E é bastante verdade. Até porque os recursos sao esgotaveis.

Mas em vez de o fazerem de forma justa para todos, fazem da forma que conhecemos. É que se nos pagassem alguma coisa a reciclagem ganhava muito mais poder.


PS: O pior disto tudo é quando a pensamos na reciclagem de material electronico e dos metais todos preciosos que pagamos para depois devolver. Pagamos ouro, prata, cobre, aluminio, etc e depois oferece-mos. Eu nao ofereço o meu ouro a ninguem :P  ;D
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 18:29 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2012, 19:28 »
Boas, o que falas sim é verdade, tens mais um ex. nos estados unidos é pago $0,03 por lata mas isso é lá, o governo deles chegou a conclusão que sai mais barato dar esses ,03 do que estar a ter depesa da recolha, assim quem não tem trabalho sempre pode fazer uns trocos com isso e .....

Citar
Eu nao ofereço o meu ouro a ninguem :P  ;D

Pois se tens, claro que não o vais oferecer como é obvio ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Reciclagem???
« Responder #7 em: 27 de Maio de 2012, 21:15 »
É um tema de moda e fica bem ser a favor, melhor ainda é aproveitar para fazer fortuna.

Parece que se esqueceram dos três "R", Reduzir, Reutilizar e por ultimo Reciclar, mas só da lucro reciclar.
Porque é que as fiscalizações não andam nos restaurantes a verificar se utilizam recipientes reutilizáveis ou descartáveis e o incentivo a reutilização, não se ouve ou vê nada, mas o governo gasta uma fortuna em publicidade para reciclar, mas quem fica com os lucros são empresas que nem sabemos de quem são.

Eu por mim NÃO RECICLO se quiserem matéria prima que paguem a quem precise de emprego e separem eles o lixo.

Conheci muitas pessoas que fizeram pequenas fortunas com a recolha de materiais para reciclagem, hoje até dificultam a venda de material de particulares já que andam a acabar com as antigas sucatas e as exigências para manter ou abrir uma é proibitiva, uma maneira soft de acabar com a concorrência.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #8 em: 27 de Maio de 2012, 22:02 »
Boas, PDI penso que não eu pelo menos não me esqueci disso sei bem o que é essa politica dos 3 R's

Quando disse:

Citar
Porque é que as fiscalizações não andam nos restaurantes a verificar se utilizam recipientes reutilizáveis ou descartáveis e o incentivo a reutilização

pois mas isso já eles fazem, nem imaginas o que tenho de pagar de 3 em 3 messes só para isso, e com os gajos la a chatear todas as semanas.......e isso para que, em um dos estabelecimentos para o poder fazer ainda tenho de carregar com tudo e ir levar a eco ponto mais proximo, que ainda fica 5km, podes dizer....." mas porque nao pedes um ecoponto para essa zona?" eu so te digo isto, já o pedi centenas de vezes, ate me propus a pagar e ate agora nada e isto já la vai alguns 8 anos


Aqui tenho de concordar.......
Citar
Eu por mim NÃO RECICLO se quiserem matéria prima que paguem a quem precise de emprego e separem eles o lixo.

Cada um é livre de fazer o que bem entender e não condeno ninguém que não o queira fazer, eu enquanto o poder fazer irei fazer, assim o é a mais de 15 anos ( nessa altura só se via o ecoponto do vidro) é claro que podem e deviam dar emprego, mas como este pais ainda paga fortunas a pessoas para não fazerem nada.......encontras coisas tipo isto " .......quem eu!!!!!! Porra se estou a ganhar para não fazer nenhum por que raio devia aceitar esse trabalho e para mais a mexer em lixo....." ....eu feito estupido ainda me pergunto, mas qual é a vergonha??? ao menos esta-se a ver "produtivo" não andam ai a coçar a micose, mas para muito isso é uma vergonha.....

E so mais uma coisa, quando disse:
Citar
Conheci muitas pessoas que fizeram pequenas fortunas com a recolha de materiais para reciclagem, hoje até dificultam a venda de material de particulares já que andam a acabar com as antigas sucatas e as exigências para manter ou abrir uma é proibitiva, uma maneira soft de acabar com a concorrência.

Pois se estão a fechar é porque falta alguma coisa, certo? Das que eu conheço aqui perto uma fecharam outras ainda estão abertos, os que fecharam só o fizeram porque não quiseram fazer obras para isso, acharam que se já o faziam porque não podem agora?? Simples leis, ora se formos a ver só neste caso, sucata de carros, quantos estão ali a mercer do tempo, a pingar oleo e outros recidos, só que conste basta uma simples pinga de oleo para matar a fauna e flora de um rio/lago, por isso concordo que se uma sucata não tiver o requisitos minimos tem de fechar, assim como eu se não o fizer no restaurante também me o fecham, por isso concordo se fizer mal a saúde publica pois ta claro que tem que fechar seja que negocio for.

E não me interprete mal ;)

Abraço.


 
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 22:23 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Reciclagem???
« Responder #9 em: 27 de Maio de 2012, 22:40 »
Não interpreto mal, estamos cá para trocarmos ideias.

Os três "R" é no geral que me referia, só se fala em reciclagem em qualquer programa o tema reutilizar ou reduzir não é citado.

Quando falei em restaurantes, não queria na verdade referir os restaurantes em si só apenas, mas principalmente as distribuidoras e as enchedoras, já que os caminhões vão cheios e voltam vazios, podiam trazer de volta o vasilhame para reutilizar, mas isso reduzia os lucros as recicladoras.

Sobre os sucateiros poluírem concordo plenamente que tenham de seguir regras e evoluir, aqui por Loures fecharam alguns apenas porque tinham de estar longe e não tinham um palmo em terra (tudo cimentado) e era sucata sem fluidos.
Em compensação em certas zonas continuam sucatas de carros a céu aberto espalhando fluidos pelo solo sem punição, desde que estejam longe dos olhos em geral já se pode.

Atenção que sou a favor da reciclagem e acho extremamente necessária, só que a maneira como as coisas são feitas é que me revoltam, alem de estar farto de encher o dito cújo a gulosos.
Alfredo Garcia

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #10 em: 28 de Maio de 2012, 00:12 »
Boas, claro PDI, neste caso:
Citar
Quando falei em restaurantes, não queria na verdade referir os restaurantes em si só apenas

Claro, eu englobo isso na hotelaria/restauração

Citar
Quando falei em restaurantes, não queria na verdade referir os restaurantes em si só apenas, mas principalmente as distribuidoras e as enchedoras, já que os caminhões vão cheios e voltam vazios, podiam trazer de volta o vasilhame para reutilizar, mas isso reduzia os lucros as recicladoras.

Sim isso é feito, por ex. cerveja, aguas, sumos,....tudo o que tenha tara eles recolhem quando vierem levar a proxima encomenda, só realmente as latas, e recipientes de plastico é que não.

por exemplo no caso lo oleo, temos um empresa que faz a recolha, não tenho de pagar nada, todo esse oleo que me vem buscar, dali é feito cosmetica, sabão entre outros, ate combustivel como sabes.

quando disse que:
Citar
(tudo cimentado)

Pois só isso não chega, tem muito mais requisitos e não são poucos, é claro que muitas sucatas ( as que falamos ) muitas trabalham com peças de sucata e não com todo o material que isso envolve, como é obvio essas estão a levar com a mesma moedas das outras, nisso a lei devia ser revista, porque afinal de contas um local de venda de peças usadas não é propriamente uma sucata.

Citar
Atenção que sou a favor da reciclagem e acho extremamente necessária

Claro, concordo, eu faço porque que gosto de o fazer, sei que estou a encher o c. a muitos mas.....que posso fazer eu.......se não o fizer habilito-me a ver um filho ou neto meu a ter que usar mascara ou outra coisa para ter que andar na rua, sei que se for só eu a fazer pouco ou nada muda, mas o pouco que mude já é bom.

Abraço.
 
 
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 00:14 por LoneWolf »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Reciclagem???
« Responder #11 em: 28 de Maio de 2012, 01:55 »

que posso fazer eu.......se não o fizer habilito-me a ver um filho ou neto meu a ter que usar mascara ou outra coisa para ter que andar na rua, sei que se for só eu a fazer pouco ou nada muda, mas o pouco que mude já é bom.


Ai está o problema. O problema é que eles fazem o que querem e nos é sempre a mesma coisa... o que posso eu fazer.

É que estes problemas de governos e politicas sao complicados de resolver a nivel pessoal, que a gente nao faz nada. A unica forma de se resolverem, é haver uma massa de pessoas que intervenham e que sejam muito unidas. É o problema passar do que eu posso fazer... a o que nós podemos fazer...

Pronto e o país continua na mesma miséria.
Mas atenção ate eu que penso bastante nestes temas, penso o mesmo que o LoneWolf. O que posso eu fazer....


Agora que tocaram num ponto interessante, as sucatas, fizeram-me reflectir sobre mais um assunto que vai em concordancia com o que digo... Então as sucatas, têm pilhas de materia prima que recolhem de vários sitios e a vendem a sectores de transformação. Então e nao é praticamente o mesmo que a gente faz?????????????????????????

Por acaso, quando andei a procura de apoio para o meu projecto da CNC, entre sucatas e empresas de reciclagem, deparei-me que as sucatas que eu conhecia, a maior parte estavam fechadas ou então sem materia prima (neste caso aparelhos electronicos).
Procurei saber o porquê e explicaram-me que as empresas de reciclagem, agora pagam bem pelos aparelhos electronicos e entao despacham tudo. E com estas novas politicas em relação aos aparelhos electronicos, muitas ja nem lhes compensa continuar no mercado. Atenção falando em sucatas de aparelhos electronicos, como materia prima principal.

Interessante que aqui em Évora, tentei contactar uma empresa de recolha de aparelhos electronicos, das superficies comerciais (aqueles novos ecopontos que encontra-mos no pingo doce, etc), escolas, bombeiros, etc... e eles cagaram pra mim à grande. E pelo que percebi, eles recolhem os aparelhos, metem-nos numa pilha num barracão e depois vendem como materia prima. Eu ate tive la no barracao deles e nao faltavam la fotocopiadoras. Eu so precisava de uma, das carradas que la havia. Eles praticamente nem me dirigiram uma palavra, eit...

Bem como a amb3e. Que fartei-me de lhes dar vantagens a niveis ambientais, em me ajudarem com uma fotocopiadora, no meu projecto e tambem foi uma tristeza. Ate argumentei as minhas vatagens, com exemplos de campanhas televisivas que passaram na TV, da amb3e. E nada... Reutilizar nao existe neste sistema que so interessa o dinheiro.

Mas o PDI tem toda a razão quanto aos 3R's. Reduzir e reutilizar nao existe, de maneira nenhuma. Então o reduzir é um absurdo. E o problema tambem é desta sociedade consumista que foi criada.
Voces que mexem em electronica, nao concordam todos que as nossas pilhas de lixo electronico, sao muito preciosas? :P ehehe


Enfim, o que posso eu fazer.... eheheh  ;D

Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Reciclagem???
« Responder #12 em: 28 de Maio de 2012, 07:35 »
Citar
Enfim, o que posso eu fazer.... eheheh  ;D

heheheheh Ora estas a ver já somos 2, só precisamos de mais uns 20000 para começar a fazer-nos ouvir lol
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Reciclagem???
« Responder #13 em: 28 de Maio de 2012, 10:40 »
De facto é muito difícil viver sem dinheiro, a não ser que se queira viver de caridade e dormir "debaixo da ponte". Neste aspecto a minha grande crítica vai apenas para o famoso imposto "IMI", que na minha opinião deveria ser considerado anti-constitucional. Qualquer pessoa que tenha 1m^2 de terreno mesmo que no cimo de um monte sem acessos paga IMI. Daí que "propriedade privada" é uma mentira, ninguém tem. Se tiverem um terreno grande o suficiente para serem auto-suficientes em *todos* os aspectos (água, esgotos, energia, comida, ...), ainda assim não podem viver sem dinheiro, têm que pagar IMI.

Quanto à reciclagem, não há nada de mal com o conceito de haverem umas empresas que fazem a recolha e lucram com isso. É um serviço que nos fazem e evita-nos ter que juntar o "lixo" que fazemos e reciclá-lo nós mesmos. A alternativa não é bonita:



É onde vai parar o que não entra nos eco-pontos. É matéria-prima deitada fora e um problema ambiental de várias maneiras.

Enquanto não interferirem com a minha liberdade de dar aos meus "resíduos" electrónicos o fim que eu entender (desde que não tenha um impacto negativo no ambiente, obviamente), não me preocupam os lucros das empresas de reciclagem. Como já aqui foi referido há locais em que pagam por esses residuos, mas temos que ser nós a ter o trabalho de os armazenar temporariamente, fazer alguma triagem (essas empresas triam o material mesmo quando vem do eco-ponto, porque é sempre preciso fazer separação de tipos de material e porque seriam malucos se acreditassem que as pessoas metem sempre os materiais correctos nos caixotes correctos do eco-ponto) e transportar o material até lá. Alguns aparelhos electrónicos têm componentes químicos perigosos e precisam de ser desmantelados da forma correcta (veja-se um caso extremo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_radiol%C3%B3gico_de_Goi%C3%A2nia).
Para os que querem arranjar um aparelho ou outro para desmantelar para peças, peçam-no às pessoas antes de elas o entregarem para reciclagem. O que não falta por aí é material para ir "pó lixo". "Somos" tão poucos que as empresas de reciclagem nem vão dar por isso nos seus lucros (essas recentes queixas que elas têm feito têm a ver com grupos que recolhem regularmente esse "lixo" dos pontos de reciclagem, de onde aliás é proibido retirar o que quer que seja, para garantir que há valor nesse lixo de modo a manter o negócio da reciclagem - que implica manter a reciclagem, se não houver lucro não há empresas dispostas a fazer).

Quanto a Portugal estar sempre na mesma também é verdade. Uma das coisas que mais me faz confusão é que, sabendo que pelo menos na última década fomos governados pelos mesmos 2 partidos PS e PSD e estando como estamos, as pessoas continuam a pôr o seu voto nestes. Pensem sobre isso. E pensem também sobre a vossa postura face à política. Eu durante a maior parte da minha vida não queria saber nada da política, mas concluí nos últimos anos que é melhor andar mais inteirado do lá se passa do que deixar a coisa ao "deus-dará", já que quem lá está não anda decididamente a fazer um bom trabalho. O Povo somos nós, se não andamos em cima das coisas, eles fazem o que querem, é esse o estilo Português.
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, 10:42 por Njay »

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Reciclagem???
« Responder #14 em: 28 de Maio de 2012, 11:08 »
É muito comum noutros países receber dinheiro quando levas grandes quantidades de material reciclável directamente aos gajos que tratam disso, mas aqui na tugalândia tens de PAGAR para fazer o mesmo, lol!  :-X