collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bom conjunto de entrenagens  (Lida 6654 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline alexpfx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Bom conjunto de entrenagens
« em: 05 de Novembro de 2015, 00:39 »
Pessoal, preciso de ajuda para comprar um bom conjunto base de engrenagens para um projeto de um carrinho que estou construindo.

Eu acabei de fixar a roda em um motor DC de uma impressora. Porém, esse motor rodando a 9v fica com muito pouco torque.
www.design.caltech.edu/Courses/ME72_Archive/1999/handouts/Motor_comparison.pdf

Portanto quero criar um sistema de engrenagens para ele. Pensei em comprar umas engrenagens boas como base e copiar elas com molde de silicone de acordo com a necessidade (pois comprar um kit para cada projeto fica muito caro). Porém, não estou sabendo o que comprar.

O que fiz até agora pode ser visto nas fotos: https://goo.gl/photos/sLqykBP1D2N6UqJF8

Esta roda possui 5cm de diâmetro. O eixo do motor 3 mm.

Quero um sistema jogo de engrenagens que seja adequado.

Penser em adquirir esses da Modelix http://loja.multcomercial.com.br/kit-engrenagens-3-inclui-rosca-sem-fim-025b-modelix.html
Porém são meio caros, mas parecem robustos e de tamanho adequado.

Há outros, como este
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-705516558-49-pecas-engrenagens-polias-correias-pinhoes-cremalheiras-_JM

Porém parecem um pouco frágeis para o tamanho do motor e roda que eu utilizarei.





Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2015, 13:33 »
As engrenagens dependem de muita coisa (material, diametral pitch, teeth height - termos em inglês que agora não me recordo dos em português - e como é claro, da potência do motor).

Estares a comprar umas rodas dentadas que não foram feitas especificamente para um motor, com o rácio correcto, pode levar ao desgaste acelerado das engrenagens. Assim, em vez de estares a comprar engrenagens, seria melhor comprares um motor já com as engrenagens incluídas - encontras inúmeras na pololu - com a potência que precisas (a outra solução é um risco a longo prazo, sendo que podes estar a trocar de engrenagens de x em x tempos, o que pode não ser economicamente viável).

Cumprimentos

Offline alexpfx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2015, 18:50 »
Obrigado pela resposta,
 
Estou criando o projeto de um carrinho robô por puro prazer por hobbie mesmo, então não gosto muito de comprar componentes "prontos", pois quanto mais eu faço isso, menor meu sentimento de realização ao montar um Robô.

Quanto mais eu compro peças e "kits prontos" mais me parece um trabalho de "montar lego" do que de robótica. Isso é claro quando não se está se desenvolvendo um projeto sério. Claro que para um projeto sério a precisão e adequação dos componentes é fundamental  para se ter máxima eficiência e durabilidade, justificando totalmente a compra de peças especiais.
 
Mas como estou montando isso por puro hobbie, acho legal a parte de "garimpar" componentes, por exemplo, conseguindo os motores de impressoras velhas e quem sabe as engrenagens também. Porém, com as engrenagens acho um pouco mais complicado, por isso pensei em adquirir uma engrenagem de uso geral que possa ser adaptada ao meu motor do que reutilizar engrenagens de sucata.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2015, 20:30 »
és donde?
e queres fazer tu mesmo as rodas dentadas?.. que tipo de engrenagens falas? plastico? metal? diametros primitivos? módulo? numero de dentes? racio de engrenagens? e qtas? umas rodas dentadas nao sao uma roda com "picos".. se tens uma 3d printer, mais vale fazeres polias e meteres a transmissao com roda polias..

Mesmo que desmontes brinquedos ou impressoras pra sacar engrenagens, vais ter um problema do dentado nao ser com o mm modulo ou mm tipo.. adaptares os veios e fazer os respectivos suportes.. mais vale comprares motores ja com engrenagens pois fazer dentadas em casa nao é facil..


Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #4 em: 05 de Novembro de 2015, 21:30 »
Isto parece-me mais a invenção da roda, engrenagens é muito bonito mas fica-se sempre na dúvida quanto ao binário ou rotação.
Não pensava duas vezes e ia para um servo de movimento continuo, sabe-se as suas especificações desde velocidade e força.
Assim já se tem mais tempo para pensar nos passos seguintes sem preocupações quanto à mobilidade.

O mais comum nos carrinhos eléctrico são apenas duas engrenagens, uma grande para o eixo das rodas e uma pequena para o motor, funciona.

Offline alexpfx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #5 em: 05 de Novembro de 2015, 23:25 »
Servos continuos não precisam de engrenagem? E quanto ao torque? Será q eh suficiente?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #6 em: 06 de Novembro de 2015, 00:44 »
Todos os servos já trazem engrenagens, podem ser metálicas ou plásticas.
Estão limitados a +-270º mas podem ser modificados facilmente para movimento continuo, basta remover o potenciómetro interno e colocar duas resistências na posição dele, são controlados através de PWM.
Quanto ao torque não é uma das preocupações porque um mini de 8gm tem uma força de 1Kg/cm exe:
http://www.g7electronica.net/pt/servos/78-servo-mini.html

Agora também depende da velocidade que pretendes, isto com engrenagens pode não ficar lá muito rápido, mas se as rodas forem grandes sempre compensa.

Offline alexpfx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #7 em: 06 de Novembro de 2015, 19:19 »
Carrinho feito apenas com sucata

eh isso q eu falo!

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #8 em: 06 de Novembro de 2015, 21:23 »
oh bailhanosdeus

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #9 em: 07 de Novembro de 2015, 14:41 »
Servos continuos não precisam de engrenagem? E quanto ao torque? Será q eh suficiente?

Acho um pouco complicado começares um projecto - sendo um carro rc - sem saberes o binário necessário. O binário necessário para por um carro a mover depende de bastantes aspectos deste mesmo, raio das rodas, peso do mesmo, máximo de inclinação que o carro terá de subir, etc... (tens aqui uma calculadora para isso - http://www.societyofrobots.com/RMF_calculator.shtml).

Após determinares tais factores, e como já foi dito, será mais fácil comprares um motor que consiga fornecer esse binário/velocidade - pode ser tanto servo contínuo como um motor já com engrenages (encontras inúmeros na net).

Cumprimentos

Offline alexpfx

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 8
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #10 em: 13 de Novembro de 2015, 11:04 »
Eu não quero ficar preso a "um projeto". Quero poder desmontar o robo e utilizar em outros projetos quando quiser. Se comprar um motor específico para cada coisa que tentar montar vai ficar caro.

Acho que o Lance é utilizar polias e rodas polias mesmo. Alguém recomenda um jogo desse tipo para servir como base para vários projetos?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #11 em: 13 de Novembro de 2015, 12:36 »
A Lego tem vários conjuntos, basta colocar no google "lego engrenagens"
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-714637510-lego-technic-jogo-engrenagens-diferencial-e-cmbio-40-pecas-_JM

Mas o que não falta por aí são jogos de engrenagens, googlit:
http://pt.aliexpress.com/store/product/lot-DIY-46-styles-Plastic-Gears-All-The-Module-for-toys-0-5-Plastic-components-Gears/812292_606854908.html

A ideia de usar engrenagens de impressoras é boa, os gravadores de vídeo também têm bastantes, claro que não se podem misturar porque os dentes não vão bater certo, como não estás interessado em cálculos ficas com reduções aleatórias e pelo vídeo que postaste parece que foi mesmo para desenrascanso sem nada cientifico.
TODOS os projectos demoram o seu tempo, não é ficar preso como dizes, é aplicar alguma prática nele pois só assim se aprende para aplicar nos projectos seguintes, cometer erros é muito bom, pois saber resolve-los é melhor do que o projecto em si.

Um bom exemplo pelo que referiste ser professor:
A melhor forma de se ensinar não é dizer como se faz, mas dar as bases para que os alunos apliquem e descubram como se faz.
O percurso é mais gratificante que o resultado, mesmo que se falhe.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2015, 13:12 por dropes »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Bom conjunto de entrenagens
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2015, 13:59 »
Eu não quero ficar preso a "um projeto". Quero poder desmontar o robo e utilizar em outros projetos quando quiser. Se comprar um motor específico para cada coisa que tentar montar vai ficar caro.

Acho que o Lance é utilizar polias e rodas polias mesmo. Alguém recomenda um jogo desse tipo para servir como base para vários projetos?

Eu só estou aqui a indicar um motor adaptado à aplicação não para te limitar, mas apenas para não cometeres o erro de depois usares um motor que não tem capacidade para fazer deslocar o teu robot. Como disseste que querias entrar no mundo da robótica, irás ver que este envolve muita física e que cada solução é adaptada àquilo que se pretende.

Cumprimentos