collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Consumo de água  (Lida 6202 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Consumo de água
« em: 24 de Janeiro de 2018, 14:04 »
A minha última fatura da água (Nvembro-Janeiro) sofreu um aumento para mais do dobro do que aquilo que costumava pagar. Nomeadamente de uma média 4-5 metros de água por fatura entre 11 Novembro a 11 de Janeiro faturaram 17 metros cúbicos de água. Sinceramente os hábitos são os mesmos, não houve nada que pudesse justificar este consumo de água..

Fiz recentemente um teste de tirar uma foto, pois durante o fim de semana não se usou água, a foto da esquerda foi tirada na sexta à noite e a foto da direita no domingo à noite:


Não sei como nem porquê aparece um consumo de 18 litros.  :-\ 

O SMAS diz que o contador deverá estar mesmo bom, em caso de avaria deixaria de contar em vez de contar a mais  ::) de qualquer das formas vou aguardar mais 1 mês para ver o que acontece.

Abri as tampas\caixas de água de casa e parece-me tudo bem:

WC1


WC2


Cozinha


esta torneira é que tinha uma pinga por baixo e o cimento\azulejo\chão tinham de facto água, mas não era nenhuma poça.. é como se vê na imagem.. não deve ser isto!

As sanitas não deitam água nenhuma. Já colei o ouvido e não se ouve mesmo nada. não verifico nada de mal..  Acredito que se fosse uma fuga nas paredes o vizinho de baixo já devia de ter notado.. digo eu.

Ontem desde que cheguei monitorizei o contador, de gastos maiores foram 2 banhos e 1 máquina de roupa. Depois o consumo normal, lavar loiça e afins. Resultado:

A diferença da noite para manhã são descargas do autoclismo e assim.

Reparo que isto tudo que fiz gastei uns 300 litros.. como não tinha a noção dos litros que se gastavam antes, acham que 300 litros é muito ou normal? 

Atenção que tenho imenso cuidado para poupar água e não desperdiçar, a máquina de lavar gastou uns 100litros parece, acho que é normal. de resto foi utilização mais ou menos normal.. não sei se dá para uns 200 litros, se calhar sim..
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 14:06 por almamater »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Consumo de água
« Responder #1 em: 24 de Janeiro de 2018, 14:36 »
Fiz recentemente um teste de tirar uma foto, pois durante o fim de semana não se usou água, a foto da esquerda foi tirada na sexta à noite e a foto da direita no domingo à noite:
Não sei como nem porquê aparece um consumo de 18 litros.  :-\ 

Podes fechar o passador para ver que nao ha mesmo saida de agua?
Comparas com o passador fechado 1 fim de semana e depois outro com ele aberto.

A factura não tera sido uma leitura / acerto?

Eu sei que num dos meus casos, quando criei o contrato eles perguntaram "para quantas pessoas é a casa?" e isso é que serviu para a média deles de facturaçao.
Agora não sei se fazem medias pelas leituras que vamos enviando... ou se mantem esta "média das pessoas que estao na casa"


Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Consumo de água
« Responder #2 em: 24 de Janeiro de 2018, 14:53 »
pelo meu conhecimento pratico visto que muitas vezes ja a desconfiança das estimativas e das leituras das empresas de agua me obrigaram a verificar tambem estes dados, posso dizer que as vezes os fulanos que vao contar a agua enganam-se a escrever o valor ou de proposito ou por incompetencia nao sei...
mas que fazem leituras erradas fazem.
Mas basta ver na factura a data que indicam para enviar a leitura do contador e os valores a pagar mantem-se dentro do esperado.

Agora se mesmo sem estar ninguem em casa o contador mexeu assim tanto quer dizer que pode haver uma fuga de agua nalgum dos canos, pode ate ser num cano enterrado numa parede, basta um pingo por segundo para dar muitos litros ao fim do mes.

Quando eu vivia sozinho ha uns anos atras nunca ultrapassava um metro cubico (1000 litros) de agua por mes.
Maquinas de lavar roupa antigas sei que em cada carga de agua sao 21 litros, normalmente estas maquinas fazem 3 cargas de agua por lavagem, portanto pode-se arredondar para 60 litros por lavagem. Um autoclismo deve andar na ordem dos 15/20 litros de agua cheio.
A lavar loiça no lava-loicas com a torneira sempre aberta ainda se gastam umas boas dezenas de litros...

Se se gastar 300 litros de agua por dia ao fim do mes sao praticamente 1 metro cubico de agua...
ainda esta dentro dos parametros ditos normais acho eu.

ha muitos anos atras tive um contador de agua que avariou e em vez de contar agua a mais descontava consumo. nao sei por que carga de agua, passe o pleonasmo, começou a rodinha dos numeros a andar para tras. so o mudaram ao fim de +pelo menos duas visitas do homem da contagem da agua.
foi porreiro porque depois nao puderam cobrar nada do que tinha sido consumido quando puseram o contador novo. Isto ja la vao uns 40 anos.
mas os contadores mecanicos nao mudaram muito entretanto, continuam a ser iguais aos que sempre tive...
Por isso pode muit bem ser anomalia do contador.

Almamater verifica na factura se a contagem que deu origem á mesma se foi feita por estimativa ou por leitura da empresa.
As facturas baseadas em estimativas sao sempre muito acima do consumo real.

Ainda agora tenho esse problema com a GALP ON por causa da electricidade aqui da oficina. Facturaram so 200 Quilowatts a mais por terem mudado de sistema informatico e as estatisticas de consumo terem sido reiniciadas. Depois da reclamaçao que fiz tenho 3 meses de consumo pelo mesmo valor da factura que me mandaram so para o mes passado...

"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Consumo de água
« Responder #3 em: 24 de Janeiro de 2018, 15:10 »
Obrigado.

Na fatura de Dezembro foi feita estimativa (de acordo com o mês anterior) e paguei 3 metros cúbicos. Agora em Janeiro vieram contar (normalmente mês sim mês não) e pimbas, acertaram porque verificaram que houve um consumo de 17 metros de Novembro até Janeiro.

Não digo que não tenha consumido, mas é que nunca paguei uma fatura com 17 metros3 e mesmo em 2 meses não estou a ver como tenha gasto tanta água.. são 17 mil litros! até bebo mais vinho qdo estou em casa  ;D

A leitura que o homem tirou em Janeiro foi de 540, isto no dia 11, neste momento tenho 543.. vou ver como corre e fazer mais experiências
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 15:12 por almamater »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Consumo de água
« Responder #4 em: 24 de Janeiro de 2018, 15:28 »
se em em 13 dias tens 3 metros cubicos em 30 dias deveras ter uns 7 metros por ai...

se nao tiveres isso pelo menos, no maximo dos maximos 10 metros, poderas ter uma fuga algures
ou o contador avariado, mas para provar aos smas que o contador esta avariado é uma carga de trabalhos
principalmente se o contador estiver a contar a mais a e nao a menos.

a menos que metas um caudalimetro entre o contador e a tua canalização para comparares contagens...

edit:
olhando para as minhas contas por alto e para as contas que descreveste antes os SMAS sao capazes de estarem certos mais coisa menos coisa.
Quantos dias no total abrange a factura? de novembro a janeiro podem ser dois meses ou mais de contagem...
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2018, 15:31 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Consumo de água
« Responder #5 em: 24 de Janeiro de 2018, 15:32 »
Sim, vou ver como corre até ao fim do mês e com a próxima fatura.

Para verificar o contador, dizem que tenho de pedir por escrito uma aferição ao mesmo e pagar 80€, aquilo vai para a fábrica, se estiver com defeito devolvem o € caso contrário não..

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Consumo de água
« Responder #6 em: 24 de Janeiro de 2018, 15:38 »
Sim, vou ver como corre até ao fim do mês e com a próxima fatura.

Para verificar o contador, dizem que tenho de pedir por escrito uma aferição ao mesmo e pagar 80€, aquilo vai para a fábrica, se estiver com defeito devolvem o € caso contrário não..

vai para a fabrica e ficas sem contador?
quem deveria pagar a aferiçao deveriam ser eles. cambada de gatunos que nao tem outro nome.
ja com a Aguas de Cascais é a mesma coisa...
cada contador que se deixe roubar e nao se participe á psp sao 82 euros que se paga...
se for com participaçao na psp é de borla.
para terminar o contrato de abastecimento paga-se 52 euros e o contador fica no sitio porque é propriedade da AdC...
So para arquivarem a ficha do contrato no sistema informatico...

ja agora aproveito para corrigir uma conta que apresentei antes:

300 litros por dia sao cerca de 9 metros cubicos por mes e nao 1 metro cubico como tinha dito.

àparte:

Tentei responder pela mesma via e houve alguem que preferiu voltar a bloquear a porta... ;)
Estou inclinado a fazer algo semelhante...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Consumo de água
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2018, 23:48 »
Se tiveres uma fuga no autoclismo tem de ser já razoável para a ouvires, uma técnica que vi utilizar para verificar fuga é por um borrão de cinza de cigarro no fundo da sanita que se houver fuga vai criar um arrasto da cinza, ou quando fores sair por algumas horas fechas o autoclismo e vê o consumo.
 
PDI

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Consumo de água
« Responder #8 em: 25 de Janeiro de 2018, 00:25 »
Uma vez tinha uma fuga em que só dei conta porque ele vez em quando ele abria a torneira para entrar mais um pouco de água.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Consumo de água
« Responder #9 em: 25 de Janeiro de 2018, 09:26 »
Paguei mais de 100€ por causa de uma fuga no tubo que traz a agua do contador para dentro de casa. Cortesia da qualidade do material que os nossos construtores usam, nem tinha 20 anos e tinha graves problemas de corrosão.
As AdC ainda me fizeram um desconto com base em fotos da reparação.
É claro que isto é numa casa e não se aplica à situação reportada aqui, seria difícil num prédio o OP ter uma fuga neste cano e ninguém reparar, mas ás vezes a água segue caminhos estranhos, movimentos anómalos do contador indicam necessariamente uma fuga em qq lado.

Alguém sabe como provocar a avaria que faz as rodinhas andarem ao contrario ? :-D
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Consumo de água
« Responder #10 em: 25 de Janeiro de 2018, 09:58 »

Alguém sabe como provocar a avaria que faz as rodinhas andarem ao contrario ? :-D

isso gostava eu de saber ;)

ja nao me lembro, ainda era puto quando isso me aconteceu, ainda nao tinha queda para imaginar como fazer dessas coisas.

ha-de ter sido alguma das peças que se partiu la dentro eventualmente devido a ma qualidade do material.
Nos contadores de agora é capaz de ja nao ser possivel isso acontecer, digo eu...
so abrindo um para ver como funciona.


edit:
entretanto numa pesquisa no google, descobri um video no "you tubus" muito interessante.
o mecanismo nao deve ser bem igual, porque o meu so tinha o contador mecanico e uma rodinha preta
que rodava quando havia fluxo de agua.

« Última modificação: 25 de Janeiro de 2018, 10:10 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Consumo de água
« Responder #11 em: 25 de Janeiro de 2018, 17:40 »
Tive um contador que morreu após ter trabalhado uns 350 anos ininterruptamente. Veio cá a câmara instalar um novo que cumpre todas as maravilhosas normas. É este:


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Consumo de água
« Responder #12 em: 25 de Janeiro de 2018, 17:57 »
Estou a ver que é à prova de água :D

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Consumo de água
« Responder #13 em: 25 de Janeiro de 2018, 18:01 »
esse trabalha a agua destilada. ;)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Consumo de água
« Responder #14 em: 03 de Fevereiro de 2018, 09:54 »
Viva,
reparei que o contador de agua "anda para a frente e para tras" ligeiramente.
Supo que existam variacoes no fluxo na rede e que com a minha instalacao (tem cilindro) haja uma "compensacao" dessas quebras de pressao.
Agora a questao e relacionado com esse topico eh: sera que aquilo conta sempre bem para tras e para a frente? Ou vai perdendo para um dos lados...?

Vou ter de medir durante um periodo sem utilizacao a ver se ha diferencas ou "fugas"