collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: amplificador duvida  (Lida 23270 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #30 em: 21 de Novembro de 2010, 22:14 »
Sim, se tiveres colunas de 8Ohm não é tão mau como com colunas de 4Ohm, mas 1w será sempre apenas 1w.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #31 em: 22 de Novembro de 2010, 18:31 »
para isso basta juntar uma resistência de 4 ohm em serie na coluna de 4 ohm e já fica de 8ohm, pelo menos foi uma dica que um stor de electrónica me disse

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #32 em: 22 de Novembro de 2010, 19:36 »
E dissipas metade da potência na resistência...
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #33 em: 22 de Novembro de 2010, 19:53 »
e o que achas de fazer um com um tda2005?

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #34 em: 02 de Dezembro de 2010, 23:34 »
boas,


 fiz este circuito para 20W:

datasheet do tda2005:
http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/stmicroelectronics/1451.pdf
e estou a usar fusíveis na entrada do circuito para proteger de sub-cargas, já usei um de 1.5A e queimou, usei um de 2A e também queimou, qual será a corrente que o circuito puxa?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #35 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:02 »
Considerando um sistema ideal, se a coluna for de 8Ohm precisa de 1,936A, arredonda para 2A e mesmo assim não deve chegar nos picos mais agrestes da musica, se for de 4Ohm precisa de 2,738A, arredonda para 3A e junta-lhe uns condensadores ai de 10000uF, não te esqueças que atingir os 20W só deve ser possivel com colunas de 16Ohm e só com certos sinais pois o integrado aquece muito com tanta corrente.
Avr fanboy

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: amplificador duvida
« Responder #36 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:15 »
Off-topic:

Já que estão a falar de amplificadores de áudio gostaria que me respondessem a uma dúvida, sabem se é possível substituir as colunas de áudio por motores? controlando a velocidade do motor pelo sinal na entrada de áudio? é que tenho alguns circuitos integrados deste géneros, que retirei de televisões velhas, e que neste momento não me são úteis, e o que preciso era de um CI para controlar motores, e os transístores que tenho são fracos...

PS: os motores são fracos de potência, são desses que são usados nos carrinhos(brinquedos) eléctricos...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #37 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:16 »
Poderes podes, mas não tens qualquer controlo sobre a direção ou a velocidade e não me parece que durem muito agarrados a um motor.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #38 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:30 »
Considerando um sistema ideal, se a coluna for de 8Ohm precisa de 1,936A, arredonda para 2A e mesmo assim não deve chegar nos picos mais agrestes da musica, se for de 4Ohm precisa de 2,738A, arredonda para 3A e junta-lhe uns condensadores ai de 10000uF, não te esqueças que atingir os 20W só deve ser possivel com colunas de 16Ohm e só com certos sinais pois o integrado aquece muito com tanta corrente.

boas,

as colunas que tenho são de 4 ohm e na entrada tenho um condensador de 3300uf 35v, visto que no datasheet do tda2005 dizem la esse valor, amanha vou comprar fusíveis de 5A e vou ver os resultados:P

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: amplificador duvida
« Responder #39 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:30 »
Poderes podes, mas não tens qualquer controlo sobre a direção ou a velocidade e não me parece que durem muito agarrados a um motor.

então mas os sinais de entrada/saída são só positivos? ou também dá para negativos, mudando o sentido de rotação dos motores?

um dos CI que tenho é este TDA2616 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/TDA2616_Q_CNV_2.pdf

que tem duas saídas de 2 x 12W, que era o essencial para controlar dois pequenos motores

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: amplificador duvida
« Responder #40 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:38 »
Poderes podes, mas não tens qualquer controlo sobre a direção ou a velocidade e não me parece que durem muito agarrados a um motor.

então mas os sinais de entrada/saída são só positivos? ou também dá para negativos, mudando o sentido de rotação dos motores?

um dos CI que tenho é este TDA2616 http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/TDA2616_Q_CNV_2.pdf

que tem duas saídas de 2 x 12W, que era o essencial para controlar dois pequenos motores

que ideia é essa de por motores a rodar ao som da musica?



Considerando um sistema ideal, se a coluna for de 8Ohm precisa de 1,936A, arredonda para 2A e mesmo assim não deve chegar nos picos mais agrestes da musica, se for de 4Ohm precisa de 2,738A, arredonda para 3A e junta-lhe uns condensadores ai de 10000uF, não te esqueças que atingir os 20W só deve ser possivel com colunas de 16Ohm e só com certos sinais pois o integrado aquece muito com tanta corrente.

já senso que cálculos fizeste para chegar a esses valores?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: amplificador duvida
« Responder #41 em: 03 de Dezembro de 2010, 00:42 »
Mas podes aumentar o condensador que está ai como um meio de armazenar energia para as notas mais graves terem mais energia.
Acho que a ideia é mesmo usar os amplificadores como ponte H, vendo a datasheet podes ver se esses integrados suportam fontes simétricas, mas não me parece que vá correr bem, para controlar os motores usando um amplificador audio precisas de gerar pelo menos um sinal de onda quadrada, e se for single ended terás de usar um filtro para colocar o 0v do sinal em 0,5v e depois jogar com pwm e mais qualquer coisa para mudar a polaridade do sinal para mudar o sentido de rotação e depois alteras a amplitude do sinal para aumentar a rotação, acho que vale mais gastar uns e em transistores melhores e fazer uma ponte H.
Avr fanboy

Offline vicardosof

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 223
Re: amplificador duvida
« Responder #42 em: 05 de Dezembro de 2010, 00:46 »
Peço que esse tópico seja movido para a secção Lista de componentes.