Caros membros e visitantes,
Para quem esteja interessado em desenvolver jogos tipo ATARI / NINTENDO, e queira fazê-lo em ambiente de linguagem C/C++ de
Arduino, a Aliatron acaba de disponibilizar um kit de desenvolvimento, o XGS AVR 8-Bit que é mesmo um
Arduino melhorado.
O processador do kit é Atmel AVR644P. Este processador foi escolhido entre o topo da linha de Atmel 8-bit MEGAs, porque oferece uma óptima mistura de memória e velocidade (FLASH 64K, SRAM 4K, 20+ MIPS).
O kit vem com um manual impresso de 350+ páginas, com tudo que diga respeito a hardware, software, e numerosos tutoriais de programação. O manual inclui também tudo que é necessário para aprender sobre micorcontroladores, e dar o passo seguinte o de desenvolver jogos.
O DVD incluído vem com numerosos exemplos e uma completa biblioteca de drivers assim como aplicações de gráficos, sons, teclado, placa SD, comunicações série, mecatrónica, e muito mais!
O link directo para o kit de desenvolvimento é:
http://aliatron.com/loja/catalog/product_info.php?products_id=640Estará em stock a partir do dia 11 de Fevereiro de 2009. Pode-se já encomendar o kit.
Para quem está interessado em simplesmente desenvolver jogos para o PC, e não para plataformas tipo ATARI/NINTENDO, pode descarregar o software lite-C que é totalmente gratuito para uso não-comercial.
Com o software lite-C, baseado em C/C++ podem-se também desenvolver apresentações, simulações etc. O link seguinte serve para descarregar o software, e lá estão também links de tutoriais, exemplos,etc.:
http://aliatron.pt/forum/viewtopic.php?f=20&t=3A ideia da Aliatron é promover o desenvolvimento de jogos em Portugal, e espera que com o fornecimento de ferramentas para o desenvolvimento, se formem também em Portugal os próximos grandes programadores de jogos.
Existe uma carência especial em Portugal de programadores de jogos. Acho que, com poucos recursos naturais que o país tem, devemos apostar na massa cinzenta. Uma das empresas portuguesas que procura programadores de jogos é Dot Link:
http://www.dotlink.pt/v2/index.aspTalvez, no futuro, se promovam concursos de criação de jogos, e porque não um Festival de Desenvolvimento de Jogos? Porque não no futuro, vermos aqui em Portugal fazerem bichas agências estrangeiras de recrutamento de programadores de jogos? Não se trata de um sonho, acho que é possível que um dia deixaremos de ser meros consumidores de jogos.
Tayeb
(Imagens adicionadas por TigPT)