collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O meu Arduino morreu?  (Lida 15244 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
O meu Arduino morreu?
« em: 20 de Novembro de 2010, 18:29 »
 :'(

Estou com o famoso erro:

avrdude: stk500_getsync(): not in sync: resp=0x00
avrdude: stk500_disable(): protocol error, expect=0x14, resp=0x51

E não é a porta que está mal escolhida nem a versão do Arduino (328 Duemilanove) no programa de upload (versão 0021): .

Já reinstalei os drivers, liguei/desliguei N vezes e nada... com o mesmo cabo e no  mesmo PC consigo programar outro Arduino que tenho!

Este comprei-o aqui na loja Lusorobita e sempre funcionou bem, aliás a última vez que o arrumei tinha acabado de o programar, não percebo o que se passou que agora não consigo!

A luz de Power está ON e detecta sem problema, qdo vai a fazer o upload a luz pisca como é normal mas depois as luzes RX TX não piscam.. e passado uns 20 segundos dá o tal erro na aplicação! Posso fazer alguma coisa mais?

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #1 em: 20 de Novembro de 2010, 19:32 »
Bom.. já comprei outro Arduino aqui na Loja, agora vem um UNO  ::) grrr agora é esperar que chegue! mas deve ser rápido e eficaz segundo a boa experiência que tenho com a Lusorobotica.

Estive a tarde toda a fazer um projecto e qdo ía testar pimba... o Arduino não voltou das trevas  :'(

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #2 em: 20 de Novembro de 2010, 21:31 »
Troca o atmega de um arduino para o outro, se fizer o mesmo no arduino bom é o atmega que se foi, se não é o ftdi e podes guardar o atmega para fazer um breaduino ou assim.
Avr fanboy

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #3 em: 20 de Novembro de 2010, 21:55 »
Aconteceu-me uma coisa semelhante recentemente.
Primeiro, a placa USB estava com problemas (soube isso porque ela estava a aquecer muito :S) e para confirmar que era só isso, tentei programar directamente o atmega com um programador que tenho.
No entanto, o meu erro foi pensar que o bootloader permaneceria, visto que foi apagado :S.
Por alguma razão estranha, a placa USB já voltou a funcionar em o.O
Mas não fazia upload para o arduino, visto o bootloader ter sido apagado ...
Tentei reprogramá-lo, mas ao fazê-lo, copiei directamente da internet uns comandos que alteravam os fuses, respectivamente o clock source, e puseram para um clock interno, que o atmega do arduino não tem :S Visto que não tenho um programador em paralelo, nem porta paralela para fazer um, "matei" o atmega xD
No entanto, sei que a porta USB funciona, visto conseguir usar outros atmega na placa do arduino e comunicar por série ...
Para saberes se o problema está na porta ou no atmega, podes fazer o seguinte: vê se tens alguma coisa a sobreaquecer; se tiveres, então o problema deve estar nesse componente. Senão, vê se quando tentas fazer upload para o arduino, a luz de RX pisca por uns breves momentos (é o programador a enviar dados para o atmega). Se piscar, ou o atmega perdeu o bootloader por alguma razão, ou morreu. Se o problema estiver no atmega, podes tentar fazer upload do bootloader (se tiveres um programador), ou podes tentar arranjar um atmega328 com o bootloader do arduino (vendem-se a cerca de 4,5€ ... infelizmente não há na lusorobótica, mas existem outras lojas com eles).
Outra forma de testares se o problema está no atmega ou não é colocar o do arduino UNO no teu antigo.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #4 em: 20 de Novembro de 2010, 22:27 »
Para quem está com problemas no Arduino, nomeadamente Bootloaders que "estoiraram":

Flashar Bootloader no Atmega, atraves do Arduino
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2010, 22:48 »
Aconteceu-me uma coisa semelhante recentemente.
Primeiro, a placa USB estava com problemas (soube isso porque ela estava a aquecer muito :S) e para confirmar que era só isso, tentei programar directamente o atmega com um programador que tenho.
No entanto, o meu erro foi pensar que o bootloader permaneceria, visto que foi apagado :S.
Por alguma razão estranha, a placa USB já voltou a funcionar em o.O
Mas não fazia upload para o arduino, visto o bootloader ter sido apagado ...
Tentei reprogramá-lo, mas ao fazê-lo, copiei directamente da internet uns comandos que alteravam os fuses, respectivamente o clock source, e puseram para um clock interno, que o atmega do arduino não tem :S Visto que não tenho um programador em paralelo, nem porta paralela para fazer um, "matei" o atmega xD
No entanto, sei que a porta USB funciona, visto conseguir usar outros atmega na placa do arduino e comunicar por série ...
Para saberes se o problema está na porta ou no atmega, podes fazer o seguinte: vê se tens alguma coisa a sobreaquecer; se tiveres, então o problema deve estar nesse componente. Senão, vê se quando tentas fazer upload para o arduino, a luz de RX pisca por uns breves momentos (é o programador a enviar dados para o atmega). Se piscar, ou o atmega perdeu o bootloader por alguma razão, ou morreu. Se o problema estiver no atmega, podes tentar fazer upload do bootloader (se tiveres um programador), ou podes tentar arranjar um atmega328 com o bootloader do arduino (vendem-se a cerca de 4,5€ ... infelizmente não há na lusorobótica, mas existem outras lojas com eles).
Outra forma de testares se o problema está no atmega ou não é colocar o do arduino UNO no teu antigo.


Yep, a luz RX pisca umas 3 vezes mas a TX nem sinal, será que vale a pena tentar fazer o processo que o tr3s referiu?  Neste momento o outro Arduino que tenho e a funcionar é um ATMEGA 168, posso testar este ATMEGA328 nele a ver se acontece o mesmo?

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #6 em: 20 de Novembro de 2010, 22:51 »
sim

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #7 em: 20 de Novembro de 2010, 23:15 »
Faz isso, mas para matares dois na mesma cajadada poe o 164 na placa : vez se a placa tá boa ou se
é o mcu.


Cumps :D

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #8 em: 20 de Novembro de 2010, 23:21 »
prefiro meter o 328 (supostamente estragado) na placa do 168 que está boa  :P

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #9 em: 20 de Novembro de 2010, 23:40 »
Pouca sorte.. é mesmo o MCU, pelo menos na board boa tb não funcionou e devolveu o mesmo erro e as luzes portaram-se da mesma forma.

Não sei se quero arriscar em meter o MCU 168 bom na placa onde estava o 328 estragado  ::) é melhor estar quieto! Tb já comprei um arduino é esperar que para a semana chegue! Raios

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #10 em: 20 de Novembro de 2010, 23:44 »
não tens nada a perder em tentar flashar o bootloader no 328...

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #11 em: 20 de Novembro de 2010, 23:47 »
Se tiveres um programador à mão, tenta colocar o bootloader no MCU .. só não faças o mesmo erro que eu e ponhas os fuses configurados para clock interno xD
Senão, e quiseres recuperar esse arduino, encomenda um atmega com bootloader incluído. Coloca o atmega168 na placa do atmega estragado. Se este funcionar, então o atmega novo que receberes vai pôr o teu arduino a funcionar. Se não funcionar, o atmega que encomendares dá para substituir o 168 xD.
É um risco, mas no máximo gastas uns 5€+portes ...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #12 em: 21 de Novembro de 2010, 01:21 »
Ainda tenho mega328 com arduino (5,40€ c/ portes). Mas a questão é que se o LED do arduino (o do pino 18) pisca quando se faz um reset, o bootloader do mega deveria estar bom.

Ah, e o mega tem clock interno, e isso não impede que se programe o chip. O teu problema Cynary, se realmente o há, deve ser outro.

Dá para fazer um teste simples ao FTDI, fazendo um "loopback". Isto consiste em retirar o mega e pôr um fio a ligar o TX com o RX (nos pinos do socket do mega). Aí é abrir o hyperterminal e configurar a COM do arduino para 8 data bits, 1 stop bit, no parity, flow control none, 9600 bps. Depois, ao escrever no terminal e se o FTDI estiver bom, o que se escreve deve aparecer. Repetir o teste sem o fio ligado entre o TX e o RX só para garantir que não há "coisas estranhas" no procedimento de teste. Se o arduino passar este teste é muito provavel que o FTDI esteja bom, pelo menos a parte de TX/RX série (podem ao menos usá-lo como conversor USB<->série). O FTDI tem outros pinos que poderão estar estragados; o único que me lembro agora que pode fazer com que não consigam gravar programas no arduino apesar de passar o teste da porta série que descrevi é o de reset, mas sempre dá para fazer um reset manual e continuar a usar o arduino.
« Última modificação: 21 de Novembro de 2010, 01:32 por Njay »

Offline Cynary

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 182
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #13 em: 21 de Novembro de 2010, 13:14 »
Isso é estranho ...
É assim, antes de colocar os fuses para usar o clock interno de 8MHz, ele funcionava (dava para programar com o programador que tenho).
Depois, deixou de dar resposta.
A placa FTDI não é o problema visto conseguir utilizá-la para comunicações série, e até o pino de reset funciona.
Eu lembro-me de ler algures que o atmega usado no arduino não tem um clock interno de 8MHz ... e não estou a ver que outro problema tenha (nem como resolvê-lo, visto o arduino não responder ao programador :/)

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: O meu Arduino morreu?
« Responder #14 em: 21 de Novembro de 2010, 13:22 »
ao configurar os fuses, por acidente não desactivaste o isp?