collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telescopio  (Lida 18988 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Telescopio
« em: 23 de Setembro de 2012, 15:13 »
Boas pessoal.

Como eu tenho muito interesse pelo que se passa la por cima, gostaria de construir um telescopio.

Ora bem pelo que andei a ver, os telescopios dobsonianos sao faceis de construir e permitem ver o espaço com grande clareza.



O problema, neste caso, é o preço dos espelhos parabolicos. Como sao muito caros estava a tentar arranjar outra solução.
Existe uma pelicula chamada mylar, que reflecte 90 e tal porcento da luz. Talvez criando uma superficie parabolica e colando essa pelicula, dê para ver alguma coisa.

Agora como hei-de arranjar uma superficie parabolica com uma grande distancia focal?
Antenas parabolicas nao servem, distancia focal muito pequena.
Tinha aqui uma tampa de uma panela que parecia mesmo fixe, mas distancia focal pequena outra vez.

Ja pensei em usar a cnc que ando a construir, para criar uma superficie parabolica em madeira e depois passava-lhe uma lixa fininha.

Alguem tem ideias melhores ou conhece objectos do dia-a-dia que possam ser uteis?

Abraços
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Telescopio
« Responder #1 em: 23 de Setembro de 2012, 16:27 »
parece-me que estás a tentar poupar €€€ onde não deves ... se queres ver alguma coisa de jeito ....

O que é que queres observar com o telescópio ?
« Última modificação: 23 de Setembro de 2012, 16:34 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Telescopio
« Responder #2 em: 23 de Setembro de 2012, 16:33 »
Acho que o queres fazer não é trivial. Em tempos tb ja pensei nisso...

Achares a equaçao que te descreve a superfice 3D que queres é muito fácil... a questão é depois passar isso para a prática. Com uma CNC talvez consigas... mas basta alguma imperfeiçao e o foco deixa de ser onde é e passa a ser ligeiramente ao lado...

Mas é um projecto interessante, sem duvida!

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Telescopio
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2012, 17:08 »
Boas,

...se pesquisares um pouco tens bons sites que vendem telescópios muito bons e em conta ;) mas se o que queres é fazer um.....então

é como o kast diz:
Citar
parece-me que estás a tentar poupar €€€ onde não deves ... se queres ver alguma coisa de jeito ....

isto se realmente queres ver algo com definição nao deves poupar nos espelhos.....mas isto tem sempre muitos mas heheheeh  ao comprares os ditos espelhos ao minimo erro podes meter os espelhos no lixo e lá se vai o que querias poupar.

Fazer um telescópio não é assim muito fácil ou ate trivial, mas podes tentar, então aqui vai umas ideias que tenho em mente já algum tempo ;)

Citar
Agora como hei-de arranjar uma superficie parabolica com uma grande distancia focal?

Pois bem os espelhos bons são caros e muito caros, arranjar uma superfície parabólica sem "erros" não é fácil, então nada melhor que fazer uma hehehehe  e para isso é arranjar um recipiente e aplicar essa película mylar e submete-la a vaco ;) e criar assim o raio parabólico ;) ( tipo tambor se é que me estou a fazer entender )  agora vem a pior parte, o mylar será que aguenta temperaturas altas? sim porque aquilo vai aquecer e não é pouco, por esta razão é que ainda não tentei fazer também.....mas tenta lá e depois posta os resultados ;)

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Telescopio
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2012, 17:45 »
Colar mylar vai ficar sempre com imperfeições, a cola ocupa uma volume que não é zero, logo altera a superficie..
Se queres uma superficie parabólica barata, arranjas uma panela, furas o fundo e metes um encaixe rápido de compressor, arranjas uma bomba de vácuo, colas mylar em cima e começas a reduzir a pressão até teres a forma que queres, podes jogar com a tensão inicial do mylar para alterar as dimensões, e é claro podes e deves jogar com a pressão.

Mas olha que o mylar tambem não é barato, e se for dos chineses não me parece que a qualdiade seja o seu forte..

Tudo o que envolva óptica é caro, porque maior parte das lentes são quase feitas á mão, por serem coisas de precisão.

Sei que existem projectos de pessoal que fez lentes em casa, e até havia um programa sobre isso no Discovery ou no NatGeo.
Avr fanboy

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2012, 18:42 »
Eu tenho mylar em casa de boa qualidade, acho eu. Eu tinha montado um terrario para plantas carnivoras com ele e no fim do construir, olhei la para dentro e aquilo é mesmo espelhado eheheh
Nao sei é qual será o seu efeito num telescopio, mas pode ser algo interessante.

Bem, a ideia do vacuo é interessante e elimina alguns problemas. É que colar uma folha de mylar numa superficie parabolica é complicado. Tinha de ser tipo ás tiras, se nao ia ficar todo enrrugado.
Essa da cola tambem é verdade.

Acho que será a melhor solução, vou ver o que ha por ai na net sobre isso.

Eu sei que poupar nos espelhos pode sair caro, mas nao tenho dinheiro para espelhos parabolicos. Isto é todo um processo muito simples de construir, mas muito sensivel.
Mas gostava de experimentar com algo mais barato e quem sabe se nao dará um bom resultado ao fim de bastantes tentativas.

Agora so nao percebi uma coisa. O mylar vai aquecer LoneWolf? Porquê? A luz que vai do espaço é assim tao forte para aquecer a pelicula?

Abraços e obrigado.


"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Telescopio
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2012, 18:59 »
Boas,

sim penso que sim, que a ideia do vácuo seja o melhor pois assim eliminas imperfeições e com mais ou menos vácuo crias o raio que desejas ;)

A parte do calor....não sei explicar....mas vou tentar, é porque por ex: quando a lua esta muito brilhante e a espreitas pelo telescópio esse brilho intenso aquece as lentes, ( o mesmo pode acontecer com outros astros) pelo menos é o que acontece no meu, por vezes ate me faz diferença ao olho e ao fim de uns minutos ui já não sou capaz de olhar para a lente, pode ser do meu olho ou do telescópio reles que tenho, mas lá esta não te sei explicar bem, talvez esteja por ai algum que consiga explicar ;)

Abraço.   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #7 em: 23 de Setembro de 2012, 19:21 »
Eia alta cena. Se calhar é preciso ter cuidado com os telescopios e o que observamos, nao quero queimar um olho :P eheheh

Mas a minha ideia tambem era poder ligar uma camara ao telescopio e depois fazer um programa em labview de recolha de imagens e monitorização do espaço, movimentos, etc



Se este metodo funcionar, criar espelhos parabolicos grandes será muito barato.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2012, 19:22 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Telescopio
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2012, 19:49 »
Não sei que experiência tens com telescópios ... ou se percebeste o que o senso disse ... mas qualquer imperfeição que tenha vai criar aberrações no que vais ver ... no fim não vais conseguir ver quase nada ....

E não compares o video do youtube que colocaste aí com fazer um espelho parabólica para um telescópio ... não tem nada a ver ....

Mas se tens vontade força .... já estou a ver é outra aplicação para isso ...
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Telescopio
« Responder #9 em: 23 de Setembro de 2012, 19:50 »
Boas,

Citar
Eia alta cena. Se calhar é preciso ter cuidado com os telescopios e o que observamos, nao quero queimar um olho :P eheheh

Não é se calhar, é mesmo ;) tem que se ter muito cuidado para onde se aponta o telescópio, pode causar danos irreversíveis a retina, dai se usarem filtros para se olhar objectos mais brilhantes ;)

Também já vi alguns vídeos desses...ui tem alguns onde a malta queima barrotes de  7cmx7cm  :o mas é como dizes se funcionar é 5*

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Telescopio
« Responder #10 em: 23 de Setembro de 2012, 20:29 »
Nao tenho experiência nenhuma. Eu tenho noção disso, ate porque se aquece provavelmente o mylar mudará o seu comportamento, como tambem o vácuo.

O video é so a ideia que falaram. Mas será mesmo com uma montagem dessas por onde vou começar. A partir dai, ver os resultados e talvez partir para outro tipo de montagem e melhorar a ideia, etc...


Esta pelicula é interessante para projectos solares. É muito simples criar uns espelhos convexos para incidirem a luz num tubo com oleo e o aquecer, por exemplo. Mas provavelmente degrada-se muito rapidamente.

Este gajo maluco, tem por ai uns videos com ideias fixes, usando uma pelicula parecido com mylar.


A 3M tambem tem uma pelicula solar reflectora muito boa para este tipo de trabalhos.

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Telescopio
« Responder #11 em: 23 de Setembro de 2012, 21:21 »
Num episódio dos caçadores de mitos utilizaram esse sistema de vácuo para um mito de Arquimedes.
Alfredo Garcia

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Telescopio
« Responder #12 em: 23 de Setembro de 2012, 21:34 »
O problema é a concentração de luz/energia num certo ponto, o foco. NUNCA se deve apontar um telescopio para o Sol pois a luz que vem dele é muito intensa (nem sequer conseguimos olhar para o Sol a olho nu directamente) e se entra na lente de um telescopio e dps é concentrada num certo ponto causa cegueira.

Quem nunca acendeu fosforos com lupas ou queimou formigas (brincadeira estupida!!) quando era puto? O principio é o mesmo. Muita luz concentrada num ponto é uma cena potente!

Eu tenho um telescopio... custou-me uns 400 euros na FNAC ha uns anos. É um modelo médio. Consigo ver muita coisa mas é preciso conhecer e estudar o ceu. Apontar por apontar nao se ve porra nenhuma. Ver a Lua é fixe tb... vale a pena e aconselho a quem gosta destas coisas.

Em tempos fiz uma cena engraçada: tinha um sistema de rotação elevaçao/azimute que apontava o telescopio para a Estação Espacial Internacional. Quando esta era apanhada pelo telescopio uma camara filmava e detectava-a controlando assim o resto do acompanhamento da estação. Há quem a tenha fotografado com sistemas destes mas eu nunca o fiz. Ela ve-se a olho nu e é muito muito giro porque parece um aviao muito brilhante e de repente manda uma grande flashada que é quando os paineis solares reflectem o Sol na nossa direcção... Vejam que vale muito a pena... e ve-se a olho nu....

Bom, agora ficava aqui a falar das minhas experiencias todas nesta area que me fascina imenso................ :)

Quem é muito bom nisto é um tipo chamado Miguel Claro que anda por aí pela Net.

Já estou um pouco off topic, sorry :)

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Telescopio
« Responder #13 em: 23 de Setembro de 2012, 22:16 »
Citar
NUNCA se deve apontar um telescopio para o Sol pois a luz que vem dele é muito intensa

Isso não é bem assim ... é verdade que não se deve olhar para o sol nem com os olhos e muito menos através do telescópio ... mas se quiserem observar os "pontos negros" do sol só o conseguem ver se apontarem o telescópio para ele ... claro que não vão olhar através do telescópio ... mas podem ver a imagem projectada numa folha.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Telescopio
« Responder #14 em: 23 de Setembro de 2012, 22:35 »
Num episódio dos caçadores de mitos utilizaram esse sistema de vácuo para um mito de Arquimedes.

Também vi  ;D