collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linguagem C (ajuda)  (Lida 11648 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #15 em: 07 de Janeiro de 2015, 16:59 »
Boas,

Vou ser muito sincero,e depois de ver o tipo de questões que levantas ... penso que no teu (vosso) estado de
conhecimento actual não merecem passar a cadeira.

Como pensas fazer a defesa de algo que não estás minimamente a perceber ?

Peço desculpa mas é o que a minha consciência me obriga a dizer.

De qualquer forma, boa sorte.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2015, 17:07 por StarRider »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #16 em: 07 de Janeiro de 2015, 17:28 »
O mais grave da situação é que não é uma cadeira, é o curso, é uma prova de Aptidão Profissional.
Neste caso ainda não percebi onde está o problema, se nos alunos que se baldaram (e nesse caso concordo plenamente com o Star e não devem passar) se no professor que pediu o "impossível" (vá-se lá saber porquê), ou o que é que está a acontecer. Também não entendo onde é que 8€ fazem assim tanta diferença à escola. De qualquer forma é o tipo de situação que considero grave do ponto de vista de ensino. "Tá tudo doido" e nós como país continuamos a deslizar pó buraco.

Papao, esse projecto não é nenhum papão e não precisas de seguir o plano de estudos do kammutier (embora só te fizesse bem). Instala o Energia e vê os exemplos, quase não é preciso saber programar em C, deves conseguir fazer o projecto quase todo só com copy&paste da net, tendo em conta que dentro do vosso grupo deve existir pelo menos um vestígio de conceitos básicos de programação. Ponham o Energia a bombar e a gravar um sketch de LED a piscar, e a partir daí dividam o trabalho entre vocês por funcionalidade, um faz o contador de tempo, o outro o de golos etc.

Alternativa b): deve haver aqui pelo fórum alguém que pelo preço certo gaste 2h do seu tempo a fazer-vos o projecto. Já lá diz o velho ditado, "quem não sabe, paga", e vivemos no capitalismo.

Alternativa c): se vocês têm a certeza de que foi uma ideia "descabida" do prof, então "revoltem-se", digam-lhe que o curso não fornece os conhecimentos suficientes para a implementação pedida, e levem o caso às instâncias superiores da vossa escola (concelho directivo/pedagógico?) caso ele não retroceda. Se é por cause de 8€ que não se consegue arranjar entre a escola e os membros do grupo, tentem arranjar um patrocínio de alguma empresa/clube de futebol da vossa zona.

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #17 em: 08 de Janeiro de 2015, 09:56 »
O mais grave da situação é que não é uma cadeira, é o curso, é uma prova de Aptidão Profissional.
Neste caso ainda não percebi onde está o problema, se nos alunos que se baldaram (e nesse caso concordo plenamente com o Star e não devem passar) se no professor que pediu o "impossível" (vá-se lá saber porquê), ou o que é que está a acontecer. Também não entendo onde é que 8€ fazem assim tanta diferença à escola. De qualquer forma é o tipo de situação que considero grave do ponto de vista de ensino. "Tá tudo doido" e nós como país continuamos a deslizar pó buraco.

Papao, esse projecto não é nenhum papão e não precisas de seguir o plano de estudos do kammutier (embora só te fizesse bem). Instala o Energia e vê os exemplos, quase não é preciso saber programar em C, deves conseguir fazer o projecto quase todo só com copy&paste da net, tendo em conta que dentro do vosso grupo deve existir pelo menos um vestígio de conceitos básicos de programação. Ponham o Energia a bombar e a gravar um sketch de LED a piscar, e a partir daí dividam o trabalho entre vocês por funcionalidade, um faz o contador de tempo, o outro o de golos etc.

Alternativa b): deve haver aqui pelo fórum alguém que pelo preço certo gaste 2h do seu tempo a fazer-vos o projecto. Já lá diz o velho ditado, "quem não sabe, paga", e vivemos no capitalismo.

Alternativa c): se vocês têm a certeza de que foi uma ideia "descabida" do prof, então "revoltem-se", digam-lhe que o curso não fornece os conhecimentos suficientes para a implementação pedida, e levem o caso às instâncias superiores da vossa escola (concelho directivo/pedagógico?) caso ele não retroceda. Se é por cause de 8€ que não se consegue arranjar entre a escola e os membros do grupo, tentem arranjar um patrocínio de alguma empresa/clube de futebol da vossa zona.

Em primeiro lugar obrigada pela tua opinião, percebo perfeitamente que digas que nós não devemos passar, mas é o seguinte o que nós aprendemos neste foi a trabalhar com Picaxe, Sprint Layout, Twid Sweet, Cade Simu, e um programa de pneumatica, isto de programação. Nós temos as faltas e os golos feitos no Picaxe e trabalha perfeitamente, mas acho que o stor quer que nós utilizemos menos material no projeto para não ficar tão grande, aqui não falando em preços. Usando o Picaxe teriamos de usar o Pic 28x1 e tambem o integrado 7447 para descodificar os numeros para os displays, simplesmente queriamos uma ajudinha, porque neste nós deviamos estar a fazer as placas de circuito impresso. No entanto custa-me muito ver os projetos dos meu colegas avançar e o meu estar encalhado por causa disto, já falei com o stor varias vezes e eles diz para ir procurar na net, mas como é que sei que o programa que esta na net é util para o que quero, se não percebo nada dele?! Pois, talvez eu vou optar pela tua alternativa B, porque nao vejo ninguem que queira ajudar fazendo isto de borla, mas é a vida. Quero acabar o Curso como é obvio, e ter o 12º, não tenho outro remédio

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #18 em: 08 de Janeiro de 2015, 10:03 »
só precisavamos disto em C, por preferencia do Stor.

Parece-me que aqui o "Stor" também não sabe o que esta a pedir.
Picaxe e C, são duas coisas que não tem nada a ver uma com a outra.

É como dizer que "o projecto foi feito em LEGOs" e agora pedir para ser feito em "plastico ABS".

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #19 em: 08 de Janeiro de 2015, 10:12 »
Boas,

Vou ser muito sincero,e depois de ver o tipo de questões que levantas ... penso que no teu (vosso) estado de
conhecimento actual não merecem passar a cadeira.

Como pensas fazer a defesa de algo que não estás minimamente a perceber ?

Peço desculpa mas é o que a minha consciência me obriga a dizer.

De qualquer forma, boa sorte.

Nós só aprendemos a trabalhar com o Picaxe, Twid Sweet, Layout e um de pneumática

Offline papao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 10
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #20 em: 08 de Janeiro de 2015, 10:17 »
Se é mesmo só pelo orçamento e queres usar o MSP430G2553, usa o Energia mesmo!
Não tens tempo para andar a aprender com registos e C pelo que dizes.
O Energia permite programar como o Arduino.

http://forum.43oh.com/topic/5839-new-energia-release-0101e0013-09052014/

O energia tambem não é com Linguagem C?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #21 em: 08 de Janeiro de 2015, 15:35 »
o Energia é C ou C++ não sei exactamente.

A vantagem é que já tem grande parte das funções "preparadas" é só chamar.

Antes da linguagem C, sabes como é que se programa um MSP? Deram isso? É que vão ter de fazer o circuito todo de suporte para esse micro controlador antes de começares a programar.

Se queres andar com isso compra um Arduino Nano que podes programar por USB -> http://www.ebay.co.uk/itm/Compatible-Nano-V3-0-ATmega328-Mini-USB-Controller-Board-Cable-For-Arduino-/191257218511?pt=UK_BOI_Electrical_Components_Supplies_ET&hash=item2c87d18dcf

Depois pesquisa na net o que queres fazer e escreve também Arduino. Vais ver que alguém já fez algo parecido. E tenta ver a explicação do código deles.

O teu curso não te dá aptidões para programar em C. Não tiveste uma disciplina de Assembly? Isso podia ser uma maneira...

PS: Diz ao teu professor que só deram Picaxe... usa Picaxe ele se quiser que comece a ensinar C.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #22 em: 14 de Janeiro de 2015, 08:54 »
Meus amigos,
vou manifestar-me em defesa do papao, que não o conheço, mas o meu filho está numa situação identica: 12º ano de um curso técnico de gestão de equipamentos informáticos e tem de apresentar um projecto de final de curso - a dita PAP. Acompanhei de perto toda a matéria que deram e posso dizer-vos que o que deram em programação não serve para nada. Em electronica fundamental, por exemplo, estão na recta final do curso e a matéria que estão a dar é Instalações electricas com os respectivos trabalhos práticos e está de acordo com o plano de curso do Ministério de Educação. Estou farto de reclamar mas em vão...
Por isso vos digo que o papao, foi corajoso ao pedir ajuda aqui no fórum:
- Assumiu que o não tinha conhecimentos em C;
- Pediu ajuda para a resolução de um problema que não sabe como solucionar.

Não é isso que todos fazemos aqui no fórum?  O Lusorobótica não é um fórum de entre-ajuda?

Paulo e Nuno,
eu percebo perfeitamente os vossos comentários e, até há uns meses pensava da mesma maneira que vós, mas não fazem ideia de como está o ensino e a culpa cai sempre nos alunos e nem sempre coincide com a realidade.

Peço a todos vós que se manifestaram neste tópico que orientem o papao de modo a que possa encontrar a ajuda necessária para efectuar a sua PAP mas o trabalho escusado será dizer que deve ser efectuado pelo grupo de alunos. Pessoalmente, não tenho conhecimentos para ajudar o papao, senão eu proprio o ajudava. Mantenham este topico como ajuda ao projecto do papao. Se acham que o Energia é uma opção, então optimo! Dêem-lhe apenas a ajuda necessária para eles poderem fazer o projecto mas ajudem-no - não o critiquem sem conhecerem a realidade actual do ensino técnico.

papao,
Cabe a ti e aos teus colegas fazerem a PAP e não peçam a terceiros para a fazerem. Aproveita toda a informação que obtiveres aqui no fórum para a efectuação do respectivo projecto.

Peço desculpa por este off-topic

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #23 em: 14 de Janeiro de 2015, 09:23 »
Na minha opiniao, a melhor resolucao para este caso é uma "resolucao diplomatica".
Isto acontece porque (como ja referi) o prof. deu-lhe na cabeca pedir determinado objectivo sem pensar ou entender o esforco e capacidades necessarias para o que está a pedir.

Por outro lado, os alunos, tambem nao tem capacidade de entender o que lhes esta a ser pedido e nao tem forma de contra-argumentar.

Percebendo que estes alunos ja fizeram alguma coisa e esperando que até tenham tido bom aproveitamento de conhecimentos do que fizeram, entao, deveriam negociar algo que pudessem bem fazer e entender para a proxima fase do trabalho em vez de fazerem e nao aprenderem nada (ou neste caso mandarem fazer ou pedir ajuda).

Nao sei o que ja foi feito ou pode ser feito ou o que tem de ser feito, mas podiam negociar um outro tipo de trabalho no sentido que va futuramente aos mesmos objectivos.
Isto é: porque em vez de "meter la a cena a trabalhar em C", nao trabalham a fazer um estudo das plataformas que existem.. ferramentas de desenvolvimento.. comparacoes.. etc que sirva como preparacao a futuros trabalhos a fazer (na escola?).. assim para a proxima, outro grupo, vai iniciar a programacao em C desde inicio baseado nesse estudo (como um tutorial por exemplo). E o prof. ate ficava mais contente e a saber quais as opcoes que existem e ja com um trabalho de preparação para o futuro.

Ha passos no desenvolvimento que nao se podem saltar.
Acho que é preferível fazer passos pequenos e que assimilem bem e ajudem ao desenvolvimento das pessoas.

@Tech_JA
IMO: Do ponto de vista técnico e de ensino, acho que não é possível ajudar em nada relativamente a programação (em C) com o tempo que ele diz que tem. Na universidade, existe por exemplo a primeira cadeira de programacao durante um semestre.. e muitos alunos tem dificuldade ganhar alguma experiencia com isto.. existe mais cadeiras de programacao no segundo semestre.. e mesmo assim nao conta como experiencia... mais os conhecimentos tecnicos da plaforma a usar que sao necessarios para fazer o projecto, nao me parece que seja possivel alunos do 12ano fazerem em 2 meses a começar com conhecimento zero e a fazerem um bom trabalho e aprender alguma coisa.

A minha ajuda nos "casos papao" é que os alunos e professores definam objectivos e planeamento realista com vista a desenvolver as suas capacidades de aprendizagem e conhecimento dos temas!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #24 em: 14 de Janeiro de 2015, 11:50 »
Entendo a situação mas não se resolve compactuando com ela. Então "lixam" o ensino e nós aqui no fórum, como somos bons samaritanos, é que vamos desenrascar a malta?... O papao e o seu grupo vão ter que fincar o pé com o prof, negociar como diz o Kammutier ou levar o caso às instâncias superiores (qualquer uma destas ok, seria ter coragem; vir pedir ajuda num fórum para fazer o trabalho, não envolve coragem nenhuma *). Peçam informações / aconselhamento noutra escola da vossa zona se não quiserem levantar já ondas na vossa, só para se informarem. Um prof não pode fazer o que quer só porque sim!

A ajuda que eu podia dar era na forma de um "parecer" de alguém que é formado e profissional na área caso precisem de colocar a questão por escrito, mas a distância fisica impede-me de ficar a par do caso com o detalhe necessário. Em todo o caso se surgirem aqui no fórum dúvidas técnicas concretas não deixarei de dar o contributo que se revele necessário dentro do meu conhecimento e disponbilidade, como habitualmente.


* não é uma critica

StarRider

  • Visitante
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #25 em: 14 de Janeiro de 2015, 15:15 »
Não é isso que todos fazemos aqui no fórum?  O Lusorobótica não é um fórum de entre-ajuda?

Boas,

Por vezes parece mais um "helpdesk" do que um "fórum" ... e pelo que tenho notado muitas das pessoas
que normalmente ajudam já estão a ficar cansadas, é que uma coisa é a troca de ideias e partilha de
informação, outra coisa é o forum ser constante bombardeado com "pedidos de papa feita".

Uma coisa é ajudar a esclarecer uma duvida ou dar uma ajuda numa matéria em que alguém esteja menos
à vontade, outra coisa TOTALMENTE diferente e ajudar alguém que aqui chega com o normal:
"Copiei este código da net, e não percebo nada e quero que me metam isto a funcionar" ... já não existe
pachorra.

Não estou a dizer que seja o caso desde tópico ... mas anda lá perto, e diga-se em abono da verdade que
são situações que simplesmente não têm solução, pois , e temos que ser muito objectivos e sinceros, existe
um mínimo dos mínimos de conhecimentos necessários para se poder entender o que hipoteticamente aqui
alguém possa disponibilizar como ajuda.

Neste caso especifico, e como já disse, para o objectivo em causa seria necessário que o papão tivesse
um nível de conhecimentos mais elevado para perceber as sugestões que alguém aqui possa oferecer.

Não nos podemos estar a substituir ao Ministério da Educação, nem as pessoas podem pensar que se
não sabem o que significa um "delay" possam chegar aqui e pedir que lhes ensinem a meter um servo
a rodar com velocidade variável ... por exemplo.

Abraços,
PA
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2015, 16:16 por StarRider »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #26 em: 14 de Janeiro de 2015, 20:54 »
O problema do ensino é um pau de dois bicos, retornarei à escola o ano passado após 8 anos para fazer um curso profissional de nível 5 (para quem não sabe é algo entre o 12 ano e a licenciatura actualmente) e senti isso mesmo na pele.
Da parte dos professores temos a pressão dos resultados positivos que levam alguns professores a fazer de tudo para que os alunos completem a cadeira (cheguei ao cúmulo de ver alunos a disporem de 4 exames de recuperação a uma única cadeira), além dos casos que sempre houve e sempre haverá de professores que não sabem para eles quanto mais para ensinar.
Do lado dos alunos vi uma clara falta de interesse em aprender, falta de humildade para assumir que não sabem, não existe nos jovens de hoje um mínimo de responsabilidade.
Tive neste curso alguns dos melhores professores que encontrei em 14 anos, mas também tive a pior "professora", e mesmo esses não conseguiram que quem não queria aprender aprendesse, no entanto foram obrigados a passar esses mesmos alunos. É este o estado da educação neste país, não se exige nada aos alunos logo de início nas disciplinas de introdução e de conceitos fundamentais (no meu caso introdução à programação e análise de circuitos) e quem vem a seguir por muito que tente dificilmente consegue recuperar essas falhas de bases.
Eu sei que uma cadeira de microcontroladores com apenas 50 horas é puxado, ainda para mais em blocos de 4 horas duas vezes por semana, para estar a aprender o que é um microcontrolador, programar em assembly e programar em C, no entanto metade da turma chegar ao fim e não saber fazer piscar um led a 1 hz é demais, e foi com um dos melhores professores que apanhei. É claro que se esses alunos não chegassem uma hora atrasados para depois sair uma hora mais cedo talvez aprendessem alguma coisa.
Tudo o que escrevi atrás é fruto da minha experiência própria num curso ministrado por uma instituição de ensino superior de referência na área de engenharia em Portugal e não do caso deste tópico.
Acredito na boa vontade do user, mas também sei que se apanhou uma turma como a minha e um professor menos bom por muito boa vontade que tenha teve serias dificuldades em aprender algo de jeito.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #27 em: 14 de Janeiro de 2015, 21:19 »
Agora respondendo directamente ao tópico:
Pelo que falas os conhecimentos de microcontroladores e programação são quase nulos, sinceramente se te aplicares um mês dá perfeitamente para aprenderes o que precisas, mas tens de te aplicar, penso que não respondeste ainda mas deduzo que a programação foi no tal ambiente gráfico, se fosse basic o algoritmo já estava feito era só adaptar a sintaxe da linguagem para C e depois usar Arduino ou similar para não ter de mexer em registos e afins.
A melhor ajuda que te posso dar é decidires se cais mudar de micro ou não e se sim aprenderes o mais rápido possível como fazer o seguinte:
1 - Activar uma saída para acender um led, é isto que vai ligar ao descodificador BCD para acender os displays tal como com o picaxe.
2 - Ler uma entrada digital, é com isto que vais ver se foi carregado em algum botão.
3 - Guardar dados em memória e fazer operações matemáticas com eles, é isto que te vai permitir contar.
4 - Estruturar um algoritmo simples que procure um botão carregado e execute a ação pretendia.

Enquanto não Souberes minimamente fazer os 3 primeiros pontos de nada serve pedir ajuda, a partir daí penso que irás ter ajuda nas dúvidas que possas ter.

Penso que tens sempre uma boa opção que é remar contra a corrente e apostar no projecto que já tens, adicionares funções extra que tragam valor acrescentado ao mesmo e aprenderes a arte da retórica para não seres cilindrado pelos profs quando apareceres com um projecto bom mas com o picaxe e com a linguagem que aprendeste na escola.
Assumindo que és avaliado por um "júri" e a apresentação aberta a quem quiser assistir usas os argumentos certos, para que fiquem provas pedes a alguém que grave em vídeo a apresentação, duvido que te reprovem, parece que é o teu medo. É claro que isto para funcionar bem tens de ter um projecto bom, de preferência bastante acima da média da turma.

Offline MRData

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Linguagem C (ajuda)
« Responder #28 em: 16 de Janeiro de 2015, 11:20 »
Boas,

O que posso fazer para vos ajudar é o seguinte :

Se quiserem/puderem podemos combinar um dia ou outro em que voces venham a Lisboa,  me expliquem o que pertendem efectivamente fazer, e eu dou-vos a ajuda com C.Aqui pelo forum tambem seria possível mas nem sempre tenho tempo para consultar e a s respostas nao são muito em tempo real, para alem de dificultar a compreensão em alguns aspectos.
Se estiveres interessado diz qualquer coisa.
"We are legion"