collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O futuro dos UAS na europa  (Lida 1814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
O futuro dos UAS na europa
« em: 09 de Outubro de 2016, 15:38 »
Pessoal não sei se estão a par a Lei Protótipo da EASA em relação aos UAS, mas o futuro neste momento não esta muito brilhante, por esse motivo decidi criar o post.
È assim, mesmo que não diretamente, isto acaba por influenciar todos nós ligados à robótica por isso peço que leiam o que vou aqui deixar (Desculpem ser inglês mas eu escrevi isto para partilhar em grupos do facebook, mas vocês percebem).


I don't know if all of you know, but this week is the last chance that we have available to pronounce our thought about the new Prototype rule of EASA regarding UAS.

If you do not know, this law is proposed the following:
1. DIY aircraft restricted at 250g and lower.
2. DIY aircraft max speed of less than 54km/h.
3. DIY aircraft must remain within 100m of pilot.
4. DIY aircraft limited to max height of 50m.

(You can read all of the 72 pages here https://www.easa.europa.eu/system/files/dfu/UAS%20Prototype%20Regulation%20final.pdf )

So we need everyone to send their opinion to: UASPrototypeRule@easa.europa.eu
(Please don't use a template e-mail)

You can also watch a video about the subject here:


P.S. You can also join a petition at:
https://www.change.org/p/https-www-easa-europa-eu-improve-europe-s-uas-prototype-rule?recruiter=605060645&utm_campaign=signature_receipt&utm_medium=email&utm_source=share_petition
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: O futuro dos UAS na europa
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2016, 19:27 »
Infelizmente tenho de concordar com as restrições, na minha zona estou farto de ver enormes atentados à segurança quer dos "pilotos" quer das restantes pessoas que na maior parte dos casos nem sequer se apercebem do risco que estão a correr. Desde voos a baixa altitude sobre eventos desportivos e grandes ajuntamentos de pessoas até voos a 2 metros de altura no passeio de uma avenida muito movimentada e com bastantes pessoas (incluindo crianças a sair da escola) a passar ao lado quer do quadcóptero quer do "piloto" (com este a olhar para o ecrã do feed de video em vez de prestar atenção ao quadcóptero e ao seu redor.
Enquanto as pessoas não se mentalizarem que os quadcópteros e afins não são brinquedos para usar de ânimo leve deve-se regular o seu uso e punir fortemente quem não cumpre e coloca em sério risco a segurança dos outros. Prefiro as limitações a que algum dos meus filhos seja gravemente ferido em quanto brinca no parque por causa da irresponsabilidade de alguém.
Dito isto e voltando-me para a robótica acho que se irá criar um problema pois a investigação ficará certamente esquecida e será atirada para o mesmo saco dos usos profissionais com licenças e condições que a maior parte dos investigadores não conseguiram alcançar.
Eu próprio tenho uma ideia relacionada com aeronaves não tripuladas que gostava de um dia poder tornar num "proof of concept" e para tal penso que o ideal seria que existisse uma licença especial para investigação ao alcance de qualquer aluno de um curso técnico\superior e que pudesse existir um protocolo global com o exército português para que com alguma regularidade e de forma "simples" se pudessem realizar voos e testes de aeronaves autónomas em espaço aéreo fechado, sim porque para mim o voo de forma autónoma ou em "FPV" deveria ser apenas permitido em espaço aéreo restrito até que a plataforma mostra-se provas de fiabilidade.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2016, 19:36 por artur36 »