collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]  (Lida 15669 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #15 em: 28 de Julho de 2012, 15:23 »
Fui eu. Sou sempre eu :P Mas eu tinha-te dito para enviares quando recebesses as cenas da mouser e o meu atmega166p-pu p-dip28 ainda não chegou.

De qualquer maneira eu ate tenho urgencia nisso que tenho de testar a placa, se nao o senso mata-me :P

Aproveito para te perguntar se ja tens os bc337?

Abraço
Já foi enviado tdo em azul. Segunda recebes!

Ok muito obrigado Hugo.

Abraço
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #16 em: 28 de Julho de 2012, 17:14 »
Reformulei o topico e vou postar os comps que tenho por casa, que foram pedidos e nao reclamados ou esquecidos de encomendas colectivas (maioritariamente de encomendas @mouser), no primeiro post!...

Novos itens adicionados!

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #17 em: 28 de Julho de 2012, 18:24 »
quem é k me pediu estas pcbs?  ::) (c3dric - ja enviadas!)



Só uma pergunta. As tuas limitações que tens no site da G7 para o fabrico de pcb's nao sao correspondentes às minhas pcbs. Tens la como espaço entre pistas 0.3mm de distancia. Ora eu usei um isolamento de 0.3mm das pistas e componentes em relação ao plano de ground e algumas pistas do plano de ground foram eliminados. Se vires na pcb mais pequena, entre cada terminal do atmega328 nao existe nenhuma pista de cobre, quando no ficheiro que te mandei, existe.

Deveria estar assim:

Isso é uma grellha com 0.3 x 0.3 mm

Sendo assim fiquei com alguns componentes desligados do ground...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #18 em: 28 de Julho de 2012, 19:04 »
Só uma pergunta. As tuas limitações que tens no site da G7 para o fabrico de pcb's nao sao correspondentes às minhas pcbs. Tens la como espaço entre pistas 0.3mm de distancia. Ora eu usei um isolamento de 0.3mm das pistas e componentes em relação ao plano de ground e algumas pistas do plano de ground foram eliminados. Se vires na pcb mais pequena, entre cada terminal do atmega328 nao existe nenhuma pista de cobre, quando no ficheiro que te mandei, existe.


Cedric, se estás a fazer placas de protótipo, baratas e de face simples, o conselho q te dou é o de reduzires as tuas especificações ou aumentar as distâncias, e criar uma segunda face na placa só para o plano de massa, se ele for mesmo necessário.
Provavelmente podes simplesmente tirar o plano de massa que tens em cima e espalhar pistas.
Compreendo que seja mais simples usar um plano mas, depois, no fabrico barato, acontecem destas coisas. Já passei por isso e na altura o que fiz foi acabar com os planos e espalhar pistas. Isto em face simples.

Posso dizer-te que no fabrico profissional, 0.3 mm é uma grande distância :)
Em placas com BGAs uso 0.1mm de espaçamentos, Vias com 0.1mm de buraco e 0.2mm de diâmetro total.
Ficam perfeitas, mas são caras e feitas em fábricas. Estamos a falar de no mínimo 4 layers.


Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #19 em: 28 de Julho de 2012, 20:15 »
Obrigado arsena pelos concelhos. Eu realmente poderia ter usado pistas po ground, mas é como tu dizes, fica mais facil assim :P

Pois vou começar a aumentar o valor das distancias entre pistas, para me prevenir destes acontecimentos. De qualquer maneira so vou ter de colocar um "air wire" para o atmega :D


Txi as distancias que utilizas sao mesmo pequeninas e vias com 0.1mm de diametro é mesmo so um furito eheheh

Eu tenho é de acabar a minha cnc para depois começar a fazer eu as minhas pcb's :D

"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #20 em: 28 de Julho de 2012, 22:11 »
Citar
Só uma pergunta. As tuas limitações que tens no site da G7 para o fabrico de pcb's nao sao correspondentes às minhas pcbs. Tens la como espaço entre pistas 0.3mm de distancia. Ora eu usei um isolamento de 0.3mm das pistas e componentes em relação ao plano de ground e algumas pistas do plano de ground foram eliminados. Se vires na pcb mais pequena, entre cada terminal do atmega328 nao existe nenhuma pista de cobre, quando no ficheiro que te mandei, existe.

Sim, temos o limite de espaçamentos de 0.3mm, mas é mais facil fazer um espaço de 0.3mm do que uma pista, pk basta ter a pcb no banho do percloreto mais um pouquinho e a pista fica mais corroida..é um bocado dificil controlar a parte das pistas, por isso convem que seja 0.3mm acima.

Mas penso ao gerar o layout, o problema tenha sido meu, porque os eagle files n veem com o ground plane gerado, tenho-o de gerar eu mm no meu eagle, e às tantas no meu eagle o ground plane tenha as definiçoes um bocado diferentes do teu e o layout gerado saiu com o ground plane mais afastado e por isso em alguns sitios perdeu-se continuidade ou parte do ground plane...

Mas faço-te outra placas! Envia-me o layout gerado à tua maneira em pdf que mando fazer outras pcbs!..

p.s.: n sei k tipo de cnc vai ser a tua, mas as cncs n conseguem garantir espaçamentos tao finos que quimicamente!...até pode ocorrer saltar/descolar o cobre, por causa das forças de corte em espessuras mto finas...
« Última modificação: 28 de Julho de 2012, 22:13 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #21 em: 28 de Julho de 2012, 22:14 »
O ground plane nunca aparece desenhado, tens de carregar no rats-nest para ele gerar o raster, e as definições do ground-plane fazem parte do ficheiro e não são definidas globalmente, mas sim em cada ficheiro .brd
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #22 em: 28 de Julho de 2012, 22:18 »
O ground plane nunca aparece desenhado, tens de carregar no rats-nest para ele gerar o raster, e as definições do ground-plane fazem parte do ficheiro e não são definidas globalmente, mas sim em cada ficheiro .brd

nao me lembra de ter andado a mexer nas definiçoes do ground plane...por isso acho estranho k o layout k gerei n tenha saido correcto na pcb.. a nao ser k a pcb tenha ficado mto corroida, mas nunca acontecera até hj..
(vou ver se encontro os layouts k gerei e comparar com as fotos das pcbs a ver o k se passou e ja informo!..)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #23 em: 28 de Julho de 2012, 22:27 »
Hugo nao te preocupes é na boa. Eu nao preciso de pcb's novas, so estava a alertar para este facto que pode acontecer. Alem disso so tenho de soldar um fio no atmega e dois no driver de potencia... No problem.

Ate pode ter sido erro meu, mas aqui bate certo... acho eu, que ainda não conheço muito do eagle.

Quanto à minha cnc vai ser uma coisa muito fraquita ehehe :D Provavelmente as pcb's nem vao sair grande coisa, ainda por cima, com o programa para a controlar elaborado por mim :P
Mas vai dar para fazer algumas pcb's, com tolerancias maiores...



"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #24 em: 29 de Julho de 2012, 00:52 »
Já me ocorreu ao aplicar as limitações, perdas de ligação do ground.
Convém fazer sempre o DRC antes de se mandar fazer uma PCB, de preferência com o esquema aberto.

E temos mais um voluntário a realizar uma CNC, boa sorte e força nisso ;)

ps:
- Tenta evitar os ângulos rectos ou ao acaso, realiza sempre em múltiplos de 45º.
- Quando sobra cobre em que não têm ligação a lado nenhum é melhor suprimir.
 
« Última modificação: 29 de Julho de 2012, 00:56 por dropes »

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #25 em: 29 de Julho de 2012, 15:58 »
Realmente aquele cobre nao ta la a fazer nada :P

A cnc ta quase :D thanks...
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #26 em: 07 de Setembro de 2012, 18:13 »
Quem pediu esta pcb? (era sem greencoat mas passei-lhe com o spray pra evitar oxidaçao do cobre!)

ja a tenho por aqui a algum tempo e o dono ainda n reclamou por ela...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #27 em: 08 de Setembro de 2012, 14:21 »
Quem pediu esta pcb? (era sem greencoat mas passei-lhe com o spray pra evitar oxidaçao do cobre!)

ja a tenho por aqui a algum tempo e o dono ainda n reclamou por ela...
hugu não são as minhas de audio que estão à espera de comps

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #28 em: 08 de Setembro de 2012, 17:23 »
hugu não são as minhas de audio que estão à espera de comps
nao artur, as tuas pcbs sao duas destas certo?
http://pavouk.org/hw/usbcodecpcm2912/usbcodecpcm2912brd.pdf

tinhas pedido orçamento com montagem das pcbs, mas falta recebermos os comps (tinhas ficado de nos enviar os comps, certo?..é k nós n temos os comps todos..aliás, precisavamos da lista e dos ics, que supostamente tu ja os tinhas certo?..)

A BOM (os smd 1206 arranjamos, e mais o usb e os leds, agora akeles 2 "diodos" e cond largos e os conectores n temos (e o ic claro!)):
http://pavouk.org/hw/usbcodecpcm2912/en_index.html#compview

Vou organizar nova compra colectiva, posta aqui os comps k keres pedir:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=5310.0#lastPost
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, 18:02 por Hugu »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Perdidos & Achados G7 - [novos comps c dono incerto]
« Responder #29 em: 01 de Janeiro de 2013, 19:26 »
Alguem pediu ou falta enviar os seguintes comps a alguem k me pediu mas nao estou lembrado quem foi.. tb ja foi o ano passado! LOL  8)

Os comps eram estes:
10x CNY70
20x 220R

Quem está à espera deles?...