collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Monitorizar frequencia cardiaca  (Lida 7124 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Monitorizar frequencia cardiaca
« em: 09 de Maio de 2014, 20:59 »
Pretendia desenvolver um monitor de frequencia cardiaca. A ideia é a seguinte incorporar uns sensores no volante de um carro de corridas e a partir disso saber a frequencia cardiaca do piloto.
Isso será possivel?
Que sensores terei de usar?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #1 em: 09 de Maio de 2014, 21:27 »
Tem de ser mesmo no volante? Não podes usar um sensor cardíaco comercial como os que há em equipamento de desporto? Não tou a ver nenhum tipo de sensor que seja assim fácil de adaptar a um volante...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2014, 22:21 »
não sei se ajudará muito mas tenta procurar o modo de funcionamento dos sensores das máquinas de ginásio, normalmente são umas placas metálicas incorporadas nas pegas que após serem pressionadas durante algum tempo dão informação do batimento cardiaco.

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #3 em: 09 de Maio de 2014, 22:35 »
não sei se ajudará muito mas tenta procurar o modo de funcionamento dos sensores das máquinas de ginásio, normalmente são umas placas metálicas incorporadas nas pegas que após serem pressionadas durante algum tempo dão informação do batimento cardiaco.

Pois era qualqeur coisa tipo isso que pretendia, só que adaptado para um volante

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #4 em: 09 de Maio de 2014, 22:36 »
Tem de ser mesmo no volante? Não podes usar um sensor cardíaco comercial como os que há em equipamento de desporto? Não tou a ver nenhum tipo de sensor que seja assim fácil de adaptar a um volante...

O meu pbjectivo é fazer uma coisa que ainda não exista :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2014, 22:44 »
Tem de ser mesmo no volante? Não podes usar um sensor cardíaco comercial como os que há em equipamento de desporto? Não tou a ver nenhum tipo de sensor que seja assim fácil de adaptar a um volante...

O meu pbjectivo é fazer uma coisa que ainda não exista :)

Uma coisa é fazer algo que não exista outra é reinventar a roda :)

No ginasio são usados esses sistemas porque caso contrário a pessoa sempre que fosse ao ginasio lá teria que andar a pegar no aparelho e coloca-lo no sitio, depois seria o aparelho guardardod no ginasio, levado com a pessoa? o mais simples é mesmo colocar na maquina de ginasio.

Um piloto de rally já coloca algumas coisas como capacete, transmissores, etc, por isso colocar mais um aparelho que faça medições do batimento cardiaco não é algo que va fazer muita diferença, depois tens o problema dos pilotos usarem luvas, como vais contornar isto? e o facto da pressão que ele exerce no volante estar sempre a variar sera que não vai afectar os resultados?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #6 em: 09 de Maio de 2014, 22:51 »
A variar, e tirar mãos do volante?
Até a conduzir em modo pantufas não dá para colar as mãos ao volante, depois não estou a ver que tipo de competição minimamente legal e bem organizada deixa alguem correr sem luvas..
Avr fanboy

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #7 em: 09 de Maio de 2014, 22:54 »
O que eu tava a pensar era tipo aqueles circuitos tipo isto:http://makezine.com/video/visualize-your-heartbeat-with-this-homemade-pulse-sensor/ depois uma pessoa vê a onda no osciloscopio.
Mas a ideia era aplicar isto no volante de um carro e fazer um conversor analogico digital para por a frequnecia a aparecer nuns displays de 7 segmentos.

PS: dei o exmplo com pilotos de ralis, talvez não seja a melhor aplicação da coisa, mas foi só para se perceber mais ao menos qual seria o objectivo. Mas podia por exemplo arranjar maneira de incorporar os sensores nas luvas e assim estaiãao sempre em contacto com o dedo.
« Última modificação: 09 de Maio de 2014, 22:57 por Bernardo Lucas »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #8 em: 09 de Maio de 2014, 23:03 »
Consegues certificar que isso não vai impalar um dedo em caso de acidente?
Vender material usado para competir profissional e legalmente é um mercado muito rigoroso.
Uma mola na orelha parece-me algo muito mais simples de se usar, led de um lado, sensor IR do outro, feito, ou então pad adesivo com emulsão salgada(o que se usa para ECG's e afins) por exemplo no pescoço, mas esses pads têm tipo de um botão metálico onde se liga o fio, mais uma vez, risco de corte em caso de acidente.
Avr fanboy

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #9 em: 09 de Maio de 2014, 23:10 »

Pois boa ideia, posso adaptar o circuito que pus no link do post anterior para se medir por exemplo na orelha. Achas que com o circuito anterior e depois um conversor analogico digital para os displays de 7 segmentos será uma boa opção para começar?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #10 em: 09 de Maio de 2014, 23:16 »
Sim, é isso, uma entrada adc e siga.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2014, 01:56 »
Não consigo entender a vantagem de um sistema desses sobre um pulsimetro "normal" desportivo, daqueles de usar ao peito apertado com um elástico.
Que já tem aprovações, não incomoda e não tem fios a atrapalhar (na orelha com um capacete? não me parece), e não compromete a segurança do piloto.

Como já foi dito:
Uma coisa é fazer algo que não exista outra é reinventar a roda :)

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2014, 02:51 »
Não consigo entender a vantagem de um sistema desses sobre um pulsimetro "normal" desportivo, daqueles de usar ao peito apertado com um elástico.

Pois eu tambem tinha pensado mais num destes, e não nos que existem nas máquinas do ginásio... Parece muito mais eficaz que ter fios seja onde for :)

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2014, 20:22 »
O moço nao vos pediu opiniao sobre como vender o produto a pilotos de formula 1..ele quer fazer um volante que permita monitorizaçao cardiaca e pronto. A duvida dele é quais os sensores ou maneira de colocar isso no volante.

Se depois vai vender o projecto ou implementar isso em alguns carros, é la com ele. :P

@bernardo: existem sensores cardiacos que funcionam com a luz IR..mas pra isso é preciso ter o dedo smp no sitio certo e imobilidade pra fazer a leitura...acho n seria a melhor ideia.. os sistema de mola do inem/hospitais nao sei bem co funciona aquilo..mas pra teres a noçao, a mola  ainda aperta um dedo dum gaijo e normalmente metem smp no dedo anelar..tvz por conseguirem monitorizar melhor os batimentos cardiacos.. n sei..

Num volante, uma pessoa agarra mais com a mao que com a pontas dos dedos por assim dizer.. pra registar varias medidas instantaneas, o sensor devia estar smp em contacto e a fazer smp  leituras..logo convinha usar uma pulseira, ou ligaçao directa ao corpo..

Existem uns aneis com bluetooth/nfc que acho ja fazem essa leitura cardiaca (n tenho a certeza)...Mas existem os relogios de pulso (que se ligam ao tlm) e pulseiras tipo da samsung e isso que ja fazem isso, bem co alguns telmoveis da 3ª Geraçao..




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Monitorizar frequencia cardiaca
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2014, 20:27 »
Segurança primeiro, invenções depois Hugo..
Avr fanboy