collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções  (Lida 37106 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« em: 17 de Julho de 2013, 22:39 »
Boas noites, já que isto anda algo parado, vamos aqui postar as nossas ideias e divagações, seja um led e uma resistência, ou o Skynet beta.
Começo eu então.

Uma das invenções, muito simples, mas nada como montar e ver a funcionar, um simples driver de corrente constante e um led branco de 350mA, que vai ser usado futuramente em conjunto com o próximo projecto para fazer uma pistola estroboscópica para medir o avanço/atraso de ignição de motores.


Próximo projecto é um conta-rotações com sensor capacitivo(simplesmente um fio enrolado á volta do cabo de alta voltagem), tem tambem neste momento um MAX6675 para leitura de um termo-par de tipo K, e tem um simples divisor resistivo para ler as mais tipicas resistencias NTC/PTC usadas como termometro em maior parte das motas de origem, futuramente(em passando para pcb) vou usar um ADS1118 para puder ler dois termo-pares e para cortar bastante nos custos.





A próxima invenção é um pet-project já com alguns meses, que me tem chateado um bocado para meter o TLC5940 a funcionar decentemente usando timers para gerar o GSCLK, é muito simplesmente uma matrix de 4x4 leds RGB, com um atmega e um transceiver RS-485, tem conectores nos 4 lados para se puder construir matrizes maiores(uma versão mini) de um ecrã gigante.
Falta ainda meter duas placas dessas a falarem via rs-485, e ainda desenhar um dongle para mandar dados via usb para as placas.
Usa leds PLCC-4 da Cree, neste momento a 40mA cada um, com um consumo máximo de 290mA quando todos os leds estão ON.
A bola de cola quente, foi porque precisei de serial directamente do chip, então toca de caçar duas vias.





E já agora, precisava de umas ideias para a minha zona de trabalho  :-[
Queria meter uma prateleira por cima, tanto para meter parte das coisas, como para ter uma área de fixação para meter uma dúzia de leds brancos para ai de 1w para ter uma iluminação mais distribuída e porque aquele candeeiro é um comilão, 50w para um foco de luz é muito desperdício, as minhas maiores duvidas são se faça algo com duas ou três pernas de suporte pelo meio, se é melhor pendurar tudo á parede e não ter pernas no meio, porque possivelmente vão atrapalhar, e bem, gostava de ouvir opiniões sobre arrumações das vossas zonas de trabalho..



E já me estava a esquecer do meu err, robot, que está com um bocado de falta de atenção  ::)


Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2013, 22:44 »
Muito bom  ;D Tens ai uma mão cheio de projectos.

Tenho de postar aqui algumas coisas que tenho feito.
Tudo muito mais simples que o que fazes senso mas prontos
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #2 em: 17 de Julho de 2013, 22:45 »
Tudo o que ai está é bastante básico, ainda tenho aqui mais uma coisa enfiada numa gaveta, o primeiro projecto mais a sério, uma fonte de alimentação regulavel com limite de corrente, na altura parei com ela por falta de um multimetro decente para a conseguir calibrar, actualmente com a fonte de mesa que tenho, talvez consiga meter aquilo a funcionar decentemente.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2013, 22:48 »
Muito fixe! bons trabalhos.

Quando construi a minha primeira bancada de trabalho, usei daqueles L's aparafusados na parrede para segurar as prateleiras. Ganhei automaticamente muito espaco pois os aparelhos de medida passaram para cima e libertaram a mesa p o resto das tralhas.

Podes ateh montar uma 2a prateleira +pequena por cima, so p ter componentes e coisas leves. Essas caixas de plastico q tens podes elevar tudo e poupar espaco na mesa. Quica usar uns SMD Storage Boxs pequenas com tampinhas de mola. Sao espectaculares, baratas e mt uteis.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2013, 22:52 »
A minha fonte de bancada agora é uma fonte de um computador fixo que arranjei hoje. Muito simples, 12v e 5V. tenho depois de arranjar um buck e um boost regulavel com um potenciometro para ela.

Tenho aqui um pequeno projecto que neste momento não está completamente operacional. Falta soldar os fios que se partiram e fixa-los. Tambem 1 dos LEDs está mal isolado da calha.
A ideia era iluminar o quarto ou a sala mas dá pouca luz estes LEDs. Agora é uma luz de bancada de trabalho. Usa o mesmo regulador de corrente que o senso usa
São 2 series de 5 leds cada e é alimentado de um carregador de portatil


tava a tentar meter a imagem a meio. como se faz? edit: meti anexo e meti o endereço do anexo.

Tambem fiz um candeeiro de LEDs RGB, primeiro como prenda e mais tarde disseram-me para entrar num concurso.
O primeiro era manual o controlo de cores. Algo que já postei no forum
http://lusorobotica.com/index.php?topic=6087.msg68506#msg68506

O segundo era automatico e mudava de cores em comando.


Depois alterando esse a pedido fiz um que em vez de usar flores de origami estava dentro de um frasco. Esse frasco era completamente selado e sem botões. Ao vira-lo ao contrario o circuito era alimentado e começava a mudar de cor...este foi desmontado...ya preparar qualquer coisa para os mostrar...mas não encontrava o envelope dos LEDs RGB...tinha o levado para o clube para testar como sensor de cor, tava no meio de uns papeis que mandei para o lixo hoje. Se não tivesses postado isto senso tinham ficado lá  :-[
Mas aqui está uma pequena demonstração do efeito assim numa breadboard com a luz vermelha


Tambem tenho os do clube:https://sites.google.com/site/roboescm/projectos
Falta informação dos de este ano que vamos adicionar agora nas férias

Para o clube como usamos MSP430 porque simplesmente sim e porque são baratos fiz esta placa já que a launchpad não tem grande coisa para os robôs. A placa tem interface I2C para 3.3V e 5V, led RGB, botão reset e botão geral, regulador 5V e 3.3V e tem entradas de energia para 2 baterias diferentes (a dos motores e a da logica) com led de indicação de energia
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 23:27 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2013, 23:03 »
Esses leds não são de 1w?
Tenho cá igual, ou muito parecido.
Se não estou em erro, os leds estão completamente isolados do substrato dessa pcb em estrela, logo não precisas de os isolar outra vez, até porque estás a introduzir resistência térmica,como é que os estás a prender á calha?

Pois, futuramente tambem queria comprar umas caixinhas dessas que falas Asena, isso e fazer um vaccum pick-up, para passivos fazia um jeitão, andar com a pinça a pesca-los não dá jeito nenhum e com o OCD que tenho, que tem sempre de ficar todas as resistências com o texto no mesmo sentido e orientação..
Duas prateleiras sobrepostas não é má ideia não, por agora tenho maior parte dos componentes nas gavetas(5 de cada lado com 35-40cm de largura por 60cm de comprimento, e 15cm de altura.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2013, 23:22 »
Esses leds não são de 1w?
Tenho cá igual, ou muito parecido.
Se não estou em erro, os leds estão completamente isolados do substrato dessa pcb em estrela, logo não precisas de os isolar outra vez, até porque estás a introduzir resistência térmica,como é que os estás a prender á calha?


Era o que eu pensava. Testei com o multimetro e há conexão entre a calha e os negativos. Estes são do ebay de 8 dolar cada 10 (pois são muito fracos)
Prendo com parafusos com anilhas de nylon
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2013, 23:26 »
Só tens de ter atenção se os parafusos não tocam em nenhum terminal, de resto isso é isolado.
Estás a usar quantos mA?
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #8 em: 17 de Julho de 2013, 23:30 »
Só tens de ter atenção se os parafusos não tocam em nenhum terminal, de resto isso é isolado.
Estás a usar quantos mA?

Penso que por volta de 500mA +-. Uso uma resistencia de 1ohm na base do transistor. Aquela de de regulação de corrente.

PS: meti mais coisas em cima

Testei e há contacto entre o negativo e a parte de trás dos LEDs. Não é isolado
« Última modificação: 17 de Julho de 2013, 23:56 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #9 em: 17 de Julho de 2013, 23:59 »
A minha bancada de trabalho esta assim...



A luz que se vê são 10 Leds de alto brilho brancos de 5mm da digikey com 2 series de 5 acho...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #10 em: 18 de Julho de 2013, 01:06 »
A minha bancada de trabalho esta assim...



A luz que se vê são 10 Leds de alto brilho brancos de 5mm da digikey com 2 series de 5 acho...

Tambem quero!! Ca em casa não tenho espaço para ter um espaço dedicado para isto por isso dependo do que estou a fazer vou mudando as tralhas lool

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #11 em: 18 de Julho de 2013, 01:39 »
ehehe isto foi aos poucos metro_...

Tenho um quarto/escritorio que dediquei a isto...tem mesas a toda a volta...ao todo são 3 mesas...faz tipo um L....

Mas a outra metade e para estudo, etc etc...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #12 em: 18 de Julho de 2013, 09:44 »
Tudo tão limpinho e arrumadinho... mas tu alguma vez usas isso :)?



Ah, mas isto era sobre projectinhos, então fica aqui uma brincadeira que fiz há uns tempos, é para ser uma espécie de "jóia" tecnológica:


Foto do André Sier.

Isto tem um tiny, um LED de mega alto brilho, um LED normal vermelho, um LDR, resistências e condensadores q.b., e está tudo montado e soldado num disco piezo. Por trás tem uma pilha das redondas.
Tem 2 modos de funcionamento, um deles está aceso e se sopras a luz tende a apagar, como se soprasses numa chama. Se ele ficar completamente às escuras, começa a fazer uns sonzinhos "cri cri". Num outro modo, a luz acende com o barulho ambiente ou com alguém a falar nas redondezas, e a luz acende bastante se ele ficar às escuras. Se os sons em volta forem muito altos ele também começa a "refilar".

Cá está um bom tópico :)
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 10:12 por Njay »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #13 em: 18 de Julho de 2013, 10:31 »
Isto tem um tiny, um LED de mega alto brilho, um LED normal vermelho, um LDR, resistências e condensadores q.b., e está tudo montado e soldado num disco piezo. Por trás tem uma pilha das redondas.
Tem 2 modos de funcionamento, um deles está aceso e se sopras a luz tende a apagar, como se soprasses numa chama. Se ele ficar completamente às escuras, começa a fazer uns sonzinhos "cri cri". Num outro modo, a luz acende com o barulho ambiente ou com alguém a falar nas redondezas, e a luz acende bastante se ele ficar às escuras. Se os sons em volta forem muito altos ele também começa a "refilar".


Isso eh excelente para a miudagem. Aqueles que gostam de brinquedos tech.
Soh precisa de ser "embalado" de modo a os componentes nao estarem directamente acessiveis. Para nohs estamos bem pois temos cuidado, mas os "comuns" mortais transportam isso no bolso das moedas ateh deitar fumo :D

E ateh parece uma plataforma q pode servir para variados fins, alterando apenas o firmware. Muito interessante. Gostei.

Excelente ideia!

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Projectos e projectinhos, postem as vossas invenções
« Responder #14 em: 18 de Julho de 2013, 11:03 »

Isto tem um tiny, um LED de mega alto brilho, um LED normal vermelho, um LDR, resistências e condensadores q.b., e está tudo montado e soldado num disco piezo. Por trás tem uma pilha das redondas.
Tem 2 modos de funcionamento, um deles está aceso e se sopras a luz tende a apagar, como se soprasses numa chama. Se ele ficar completamente às escuras, começa a fazer uns sonzinhos "cri cri". Num outro modo, a luz acende com o barulho ambiente ou com alguém a falar nas redondezas, e a luz acende bastante se ele ficar às escuras. Se os sons em volta forem muito altos ele também começa a "refilar".

Cá está um bom tópico :)

Ta muito porreiro esse da moeda  ;D
Como fazes isso do soprar e de ouvir as pessoas? É o piezo que dá para ver que se está a soprar?


Epá concordo com Njay, usas isso? :P
Eu cá tenho apenas uma secretária e 2 caixas para arrumar tudo...não há dinheiro para coisas de arrumação. Ando agora a pedir caixas de cartão para cortálas e mete-las com formas utilizaveis.

Vejo as vossas oficinas com tanta coisa  :o
As unicas ferramentas que tenho é uma chave de fendas, 1 x-acto, 1 ferro de soldar e um multimetro daqueles de 5 euros. Ainda tenho muito para chegar ai ao que vocês fazem
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 11:05 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/