collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Monitor Avariado  (Lida 15021 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Monitor Avariado
« em: 28 de Abril de 2012, 03:19 »
Boas

Ofereceram-me agora um monitor avariado, é fujistu siemens L22W-3. deixo aqui uma foto do bixo,



Diziam-me que ele nao ligava... entretanto veio para casa, andei a liga-lo e ele afinal liga aparece a luz azul como se tivesse ligado, e está, mas nao aparece imagem nenhuma, pelo menos era o que eu pensava ate estar sentado feito de parvo a olhar para a aquilo quando reparo que ele dá imagem sim, mas é como se nao tivesse "iluminacao de fundo", até tenho aqui uma foto tirada de um determinado angulo com flash que dá para ver a pagina do google aberta:



portanto ele liga, dá imagem apenas nao tem "iluminacao de fundo" ou "retroiluminacao", a 1 foto ele ja estava com a pagina do google aberta, mas como se vê está tudo escuro, mas visto de determinados angulos e com luz forte focada em cima conseguimos ver a imagem... é dificil de explicar...

O que é que pensam que isto é ? tem solucao ? este monitor já tem muitas horas de utilizacao em cima...

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Monitor Avariado
« Responder #1 em: 28 de Abril de 2012, 12:21 »
Provavelmente são os condensadores do inverter. Abre isso e vê se está lá algum/alguns com a "tampa" esquesita e troca-o por outro/os/os
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #2 em: 30 de Abril de 2012, 00:04 »
Há lá dois condensadores que nao me convencem muito, parece que estao inchados ... entrentato tive a pesquisar mais gente com o mesmo problema e li que tambem poderá ser de um componente chamado: SPI 8TC00332, que nunca vi tal coisa, o que é ? e onde comprar um novo ?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Monitor Avariado
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2012, 00:33 »
Primeiro troca os condensadores. Provavelmente resolverá o problema :) Se não resolver, logo pensas no componente.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2012, 17:24 »
Acabei de lhe trocar os condensadores da fonte e o problema nao ficou resolvido :( continua tudo igual ... e agora ?

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Monitor Avariado
« Responder #5 em: 05 de Junho de 2012, 11:54 »
Estou com um problema parecido ao do nosso amigo Bony :P (Desculpa o roubo do topico)

O meu monitor lembrou-se que estava cansado, e agora nao dá luz. Liga e passado 1 segundo desliga.

Já troquei todos os condensadores electroliticos da board e continua igual. Alguma sugestão do que poderá ser?


Edit: Esqueci-me de dizer, é um SAMSUNG 2243SN

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Monitor Avariado
« Responder #6 em: 05 de Junho de 2012, 13:18 »
O inversor e/ou a lampada do LCD?

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #7 em: 07 de Junho de 2012, 23:03 »
Boas

Acabei agora de lhe trocar o inversor (finalmente chegou depois de quase 3 semanas) e o problema ficou igual :( :( possaaa... este esta a dar luta :|

isso da lampada, desconhecia... mas se fosse da lampada talves nao se apagasse passado alguns segundos nem chegava a acender... digo eu... isso da lampada é algum componente onde isso esta localizado normalmente nos monitores ?

e que mais sugestoes podem ser ?

cumps

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #8 em: 07 de Junho de 2012, 23:05 »
Estou com um problema parecido ao do nosso amigo Bony :P (Desculpa o roubo do topico)

O meu monitor lembrou-se que estava cansado, e agora nao dá luz. Liga e passado 1 segundo desliga.

Já troquei todos os condensadores electroliticos da board e continua igual. Alguma sugestão do que poderá ser?


Edit: Esqueci-me de dizer, é um SAMSUNG 2243SN

Fifas ja resolves.te o teu problema ?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Monitor Avariado
« Responder #9 em: 07 de Junho de 2012, 23:31 »
Boas,
Citar
isso da lampada, desconhecia... mas se fosse da lampada talves nao se apagasse passado alguns segundos nem chegava a acender... digo eu... isso da lampada é algum componente onde isso esta localizado normalmente nos monitores ?

Normalmente fica nas laterais, onde incidem luz num acrilico, mas pelo que descreve isso foi as lampadas que foram a vida, visto que nem ligam mas dá a img

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #10 em: 07 de Junho de 2012, 23:39 »
Ligam sim... aparece a marca do monitor e aparece a imagem do pc mas dps apaga.se !

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #11 em: 08 de Junho de 2012, 01:08 »
Ja confirmei e é mesmo das lampadas... tanto trabalho e dinheiro ja gasto para nada :|

onde é que posso comprar lampadas para este monitor ?

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Monitor Avariado
« Responder #12 em: 08 de Junho de 2012, 01:28 »
E como chagas-te a ai? Se dizes que dá no inicio pode nao ser das lampadas, é que eu não tinha visto essa parte a dizeres isso.

Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Monitor Avariado
« Responder #13 em: 14 de Junho de 2012, 11:55 »
Bony, ja testaste com outras lampadas?

No meu caso, foi o transformador do Inverter que morreu...Resolução bem mais simples que trocar as lampadas.

E creio que as lampadas nao queimam facilmente...:)

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Monitor Avariado
« Responder #14 em: 14 de Junho de 2012, 22:02 »
Boas

Ja lá cheguei porquje já desmontei a parte onde estao as lampadas da tela, e liguei directamente ao circuito que alimenta aquilo e testei, elas ligam.se e fazem tipo "curto circuito" (ate se ve alguma faisca) e dps desligam.se, isto tudo em 2/3 segundos.

Ainda nao esperimentei com outras novas pk nao faco a menor ideia onde comprar isso :S
onde se pode comprar ?

P.S - já troquei todos os condensadores electroliticos e o Inverter (SPI 8TC00332).