Procura pela AMRAD -
http://www.amrad.pt/. Foi ligado a ela que eu desenvolvi muito trabalho
A AMRAD em Portugal tem know-how para fazer este tipo de trabalhos, bebendo das experiências anteriores e das pessoas que por lá passam.
Em relação às autorizações, o impedimento começa aí.
Sei que há uns "desafiadores" da sorte, que lançam balões sem dar cavaco a alguém. Ora isso é completamente ilegal e põe em perigo as aeronaves que andam no espaço aéreo. Se os balões ou o payload vão para dentro de um motor, rebentam com aquilo e o pássaro cai. Morre gente, etc.... tem que haver culpados depois.
Por isso, ponham uma pessoa só a tratar disso, juntem os galões e a malta importante que tiverem, para vos ajudar a dar conta da coisa.
Aconselho o lançamento ao sábado, que é quando a força aérea não voa. Durante a semana só se pode lançar a partir das 17h. Nesta altura do ano já começa a escuridão, e depois não dá para caçar o payload.
Lançamentos às 6h ou 7h da matina, revelaram-se os melhores. Não há ventos fortes a essa hora, e têem mais probabilidade de o balão ficar numa área geográfica próxima.
Não apontem só 5km de altura porque, se usarem balões meteorológicos insuflados correctamente, facilmente chegam aos 12km de altura.
O que é fenomenal em termos de experiências cientificas que podem ser desenvolvidas.
O payload que lançámos em 2003, foi mal dimensionado em termos de balões, e foi lançado num dia de chuva em Coimbra.
Ora... tivemos reports dele na galiza, ao fim de 24h
Os balões molhados ficam mais pesados, e qd chegavam a uma certa altitude congelavam a humidade e não subiam mais. Não rebentavam com a pressão, porque não era suficiente para expandir os balões. Ora os gráficos que fizemos da altitude, mostravam uma "onda" sinusoidal
eheh...... andava cima-baixo-cima-baixo, e deu-nos a possibilidade de testar algumas electrónicas mais "caseiras" com sensores e telemetria.
Foi muito interessante toda a experiência. Recomendo a quem tiver coragem de embarcar num projecto que dura muitos meses.
Entidades a quem contactar :: NAVE, ANA, Aviação Civil, Força Aérea. (todas têem que dar o OK para o sábado escolhido)
Ei... depois avisem quando vai ser, que é para ficar com os rádios à escuta! temos estação seguidora de satélites, por isso as antenas apontam exactamente para onde o balão anda