collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Motores com Encoder e Baterias  (Lida 3004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Motores com Encoder e Baterias
« em: 04 de Novembro de 2017, 22:50 »
Boas pessoal!

Estou à procura de motores com encoder para futuros projetos. Controlo de velocidade e posição, tal como desenvolver um bom controlador por mim serão alguns deles. Assim, gostaria de saber a vossa opinião para decidir que tipo de motor comprar.

Tenho procurado por motores de 6V ou 12V pelo Ebay, AliExpress pois em lojas como a Pololu e afins os motores passam bastante o meu orçamento atual, de ~10/15€ por motor. O meu grande problema está na resolução dos encoders que não me parece ser mais alta que 11 impulsos por revolução do motor e noutros nem sequer é mencionado.

https://www.aliexpress.com/item/6V-100-210-300RPM-Encoder-Motor-DC-Gear-Motor/32826765244.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.xfeD2W
Este motor foi um dos que vi, na configuração de 100rpm apresenta uma resolução de 823.1 impulsos por revolução do eixo.

Alguém sabe onde encontrar este tipo de motores, com encoders de boa resolução e relativamente baratos?

Outra pergunta que tenho é se nos automóveis existe algum componente (vidros elétricos, limpa para-brisas, etc) que use este tipo de motor e que se possa arranjar facilmente numa sucata.

Quanto às baterias, queria também fazer uma questão:
Queria comprar algumas baterias para os meus variados projetos e até agora estou indeciso entre duas opções:

Várias baterias 18650 + carregador:
+ Mais flexível
+ Barato

Baterias LiPo "normais" + carregador:
+ Carregador mais flexível pois consegue carregar vários tipos de bateria (Algo deste género: https://www.gearbest.com/rc-parts/pp_27707.html)
- Mais caro

As baterias 18650 não sei onde comprar, baratas e de qualidade... As 18650 provavelmente compraria na Gearbest.

Se precisarem de mais alguma informação não exitem em perguntar.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motores com Encoder e Baterias
« Responder #1 em: 05 de Novembro de 2017, 09:16 »
Porque não steppers?
Motores baratos, drivers baratos (A4988 ou DRV8825),   não tem encoder mas se fizeres um homing e não abusares para não perder passos, sabes sempre onde estão, como acontece por exemplo nas impressoras 3D.
Encoders absolutos de resolução elevada nunca serão simples e baratos. Podes por exemplo ver no Mechaduino que é opensource.

18650 compram-se na gearbest (mas ver reviews da escolhida primeiro, e fugir das ultrafire e trustfire e do gênero).
Lipo compram-se na Hobbyking.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2017, 09:19 por jm_araujo »

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Motores com Encoder e Baterias
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2017, 12:49 »
Eu queria mesmo motores DC, para testar vários tipos de controlo (PI, PD, PID, etc). Mas vou continuar a minha pesquisa por motores!

Quanto às baterias, cada vez estou mais inclinado para as 18650. Aqui pelo fórum encontrei uma loja mencionada pelo senso (nkon.nl) que vende baterias originais a preços excelentes, tal como os carregadores (estou inclinado para o XTAR VC4 pois permite carregar também as pilhas AA e AAA que cá tenho por casa). Estou é em dúvida quanto às baterias, há tanta marca e tanta escolha...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Motores com Encoder e Baterias
« Responder #3 em: 05 de Novembro de 2017, 15:44 »
Se é só para experimentar não precisas nada "fancy". Dá uma vista de olhos ao canal youtube "Homofaciens" (cuidado que tem os mesmo vídeos em inglês e em alemão)

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Motores com Encoder e Baterias
« Responder #4 em: 07 de Novembro de 2017, 09:59 »
Boas malta!!
Acabei por comprar um par destes motores: https://www.banggood.com/12V-320rpm12V-107rpm6V-160rpm-DC-Gear-Motor-Encoder-Motor-with-Mounting-Bracket-and-Wheel-p-1059966.html?rmmds=myorder&cur_warehouse=CN e este carregador (com um cupão de 20% pois ficava mais ou menos ao preço do que falei anteriormente): https://www.banggood.com/NITECORE-Digicharger-D4-LCD-Display-Universal-Smart-Charger-p-928155.html?rmmds=myorder&cur_warehouse=CN

Acho que face ao outro motor que postei foi uma boa aposta, pois tem uma resolução maior, é de 12V e já tem rodas para o caso de querer fazer um pequeno robot móvel.