collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: comprar MDF, onde?  (Lida 13260 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
comprar MDF, onde?
« em: 23 de Março de 2017, 17:03 »
Viva,

em q tipo de lojas posso comprar MDF (penso q é este o termo técnico para aquele tipo de madeira prensada)

Ja andei no AKI e nao tem nada de mais..
existem muitos tipos e formatos..

ha algum sítio mais específico que possa comprar?


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #1 em: 23 de Março de 2017, 17:07 »
Por norma onde poderás arranjar mais variedade será numa carpintaria/marcenaria. O k procuras em concreto, nos Aki que conheço até têm alguma variedade?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #2 em: 23 de Março de 2017, 17:20 »
Por norma onde poderás arranjar mais variedade será numa carpintaria/marcenaria. O k procuras em concreto, nos Aki que conheço até têm alguma variedade?

e como encontro uma carpintaria / marcenaria? tem pagina na net?

Nao sei o q procuro.. quero uma coisa para ai c 4mm.. 5mm.. espessura q seja barata e resistente (mecanicamente q nao se dobre muito)

no AKI so vi la placas castanhas mt finas ou placas mt grossas (e algumas mt grandes)




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #3 em: 23 de Março de 2017, 17:26 »
Procura contra-placado, mdf de 5mm é melhor usar cartão..
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #4 em: 23 de Março de 2017, 17:38 »
Procura contra-placado, mdf de 5mm é melhor usar cartão..

se calhar 5mm é pouco..
se calhar MDF tb pode nao ser exactamente o que procuro..
contra-placado "desfaz-se muito"

o que procuro sao placas que sao feitas com restos de pinho? e sao planadas/lixadas. é quase como se fossem tábuas de pinho mas é um aglomerado..
as vezes tb ha deste tipo e com uma película..

o contra-placado q estou a pensar é aquele "dos móveis de cozinha" que tem por fora uma película e. por dentro a madeira em farrapos
- mas não é isto que quero..

Senso: onde arranjo isso em Aveiro?

edit:
aqui neste site diz q isto é mdf:
http://www.primepanels.co.nz/products/cores/mdf/sizes/
tem de 6mm.. 9mm

tem aspecto resistente... mas so "vendo com as mãos" ... onde se arranja isto local?

edit2: sugeriram-me que tb existe uma coisa deste genero a que chamaram de "laminado".
« Última modificação: 23 de Março de 2017, 18:01 por KammutierSpule »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #5 em: 23 de Março de 2017, 18:14 »
aqui neste site diz q isto é mdf:
http://www.primepanels.co.nz/products/cores/mdf/sizes/
tem de 6mm.. 9mm

Ya, isso é MDF. São fibras mto finas aglomeradas com uma "cola". Tem a vantagem de não sofrer grande alteração dimensional ou de forma face aos outros tipos de "madeira" mais "pura".

Isso que falas dos móveis de cozinha acho que se chama "aglomerado". Acho que é mais fraco que o MDF e desfaz-se com humidade/água.

Também tens o OSB que parece ser feito de pedaços ainda maiores de madeira, dizem que é muito bom ("a última revolução neste tipo de produto de madeira") mas só vejo placas grandes.

Tens o contraplacado que é feito de madeiras finas coladas em orientações diferentes para compensar as alterações dimensionais. São aquelas que parecem feitas de algumas fatias (deve ser isto o "laminado").

Queres a "madeira" para quê?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #6 em: 23 de Março de 2017, 18:20 »
oks então existe uma troca, o q vulgarmente chamam de "contraplacado" é aglomerado..

esse que falas das ripas ja vi, é usado a fazer divisões ou extruturas em casas de madeira. é mt bom e vende no AKI mas. sao mt grossas as placas.

outra possível solução mas que nao me da mt jeito era usar placas de chão flutuante.. mas sao estreitas

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #7 em: 23 de Março de 2017, 18:28 »
Pelo que vi o chão flutuante parece ser MDF.

É chato cortar MDF porque faz um pó mto fino que aparentemente é tóxico (por causa das colas).

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #8 em: 23 de Março de 2017, 18:32 »
Recomendaram-me esta empresa em Aveiro:
http://www.madeivouga.pt/pt/produtos/derivados-de-madeira

tem site! :o agora é saber se vendem a "pessoas normais como eu" ou se só vendem em quantidades industriais..

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #9 em: 23 de Março de 2017, 21:56 »
Olá novamente
Tudo depende da aplicação final e dos tamanhos. todos os derivados de madeira têm as suas especificidades e utilizações mais adequadas. Vamos lá a tentar fazer um pequeno resumo pelos materiais apresentados no site da madeivouga:
- Aglomerado - Particulas de madeira pequenas compactadas juntamente com cola e sem orientação definida, bom para placas grossas e que não sejam sujeitas a grandes esforços perpendiculares à placa, normalmente usado na estrutura de móveis, relativamente bom de trabalhar com serras e discos mas "come lâminas de fresa ao pequeno almoço" não deve nunca ser exposto a água ou humidade;
- MDF (Medium Density Fiberboard) - Particulas de madeira de muito pequena dimensão compactadas de forma homogénea, boa estabilidade dimensional e bom acabamento de corte, bom em placas com boa resistência a partir dos 5mm mas existe em espessuras maiores no entanto torna-se uma placa bastante pesada com 16mm por exemplo, bom de ser maquinado mesmo com fresas, atenção que apenas a variante hidrófuga é resistente à água, o MDF normal resiste à humidade ambiente mas incha se levar com água directamente, se for necessário uma maior resistência existe o HDF (High density Fiberboard), mas é mais raro;
- Contraplacado - Várias lâminas de madeira coladas com os veios em sentidos alternados para aumentar a resistência e a estabilidade, resistente à humidade e moderadamente resistente à água, boa resistência estrutural mas pode-se tornar pesado em espessuras maiores;
- OSB (Oriented Strand Board) - Várias camadas de aparas de madeira dispostas em direcções alternadas, boa resistência a esforços e humidade;
- Platex - Idêntico ao MDF mas com uma maior resistência ao corte e perfuração, normalmente são placas de 3 mm, pelo que a resistência estrutural é pequena, "come serras, discos, brocas ao pequeno almoço" fresas não aguentam um corte de 1 metro sequer.

Espero que dê para esclarecer algumas duvidas, mas diz lá qual a aplicação para dar uma ajuda melhor.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #10 em: 23 de Março de 2017, 22:44 »
Platex deve ser parecido ás portas de casa de banho, já usei mais de 1m^2 de uma espécie de madeira com fibra epoxy, e sim, aquilo come fresas, mas cortam bem mais de 1 metro se forem decentes, isso, e cheira horrivelmente mal, mas para moldes é fantástico, e convém chanfrar tudo que qualquer quina com 90º é uma faca.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #11 em: 23 de Março de 2017, 22:59 »
Platex é aquele material castanho que se compra em painéis perfurados para pendurar ferramenta.

KammutierSpule, se disseres para que é talvez seja mais fácil de arranjar.

Na minha zona é fácil encontrar esses materiais, sejam em leroys/maxmat/akis, seja em drogarias/materiais de construção maiores que há por cá. Em Vila do Conde (meu concelho) temos a Agal que é 5*, vende MDF (simples ou laminado), aglomerado, policarbonato, acrilico, contraplacado, OSB e sei lá mais o quê ao painel (e fazem-te os cortes que quiseres) e em certas espessuras vendem à peça (dizes que tamanho queres e eles cortam e só pagas esse bocado sem custos extra).


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #12 em: 23 de Março de 2017, 23:06 »
Platex deve ser parecido ás portas de casa de banho, já usei mais de 1m^2 de uma espécie de madeira com fibra epoxy, e sim, aquilo come fresas, mas cortam bem mais de 1 metro se forem decentes, isso, e cheira horrivelmente mal, mas para moldes é fantástico, e convém chanfrar tudo que qualquer quina com 90º é uma faca.

Se forem portas antigas com construção oca (favo de cartão no interior) quase de certeza que a placa que está por baixo da folha de madeira é platex, as fresas continuam a cortar, mas por exemplo nas portas (maquinei largos milhares de portas com todos os derivados de madeira que enunciei acima à excepção do OSB) como tens por norma dois materiais diferentes na mesma superfície de corte (madeira e platex) notas bem a diferença da dureza dos materiais e logo no primeiro corte se fores analisar bem o corte e a fresa consegues ver o desgaste. As fresas que usava eram de lâminas substituíveis em aço ferramenta, a cortar pinho e platex faziam cerca de 250 metros de corte até serem substituídas enquanto que se fosse MDF fazia três vezes mais (isto tudo com um avanço de  20m/min) e eram fresas de muito boa qualidade pois os tempos de mudança de fresas eram tempos perdidos na produção...
O que falas de madeira com epoxi deve ser na realidade HPL sobre HDF, usado nos balcões de cozinha em "pedra artificial".

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #13 em: 23 de Março de 2017, 23:14 »
Platex deve ser parecido ás portas de casa de banho, já usei mais de 1m^2 de uma espécie de madeira com fibra epoxy, e sim, aquilo come fresas, mas cortam bem mais de 1 metro se forem decentes, isso, e cheira horrivelmente mal, mas para moldes é fantástico, e convém chanfrar tudo que qualquer quina com 90º é uma faca.

Deves estar a falar dos painéis fenólicos, que até podem ser feitos de resina e papel, que alem de móveis e casas de banho também são utilizados para forrar alguns edifícios com painéis coloridos ou fingindo madeira.
PDI

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: comprar MDF, onde?
« Responder #14 em: 24 de Março de 2017, 00:37 »
Pretendes que tamanho/dimensoes da placa ou quantas placas? (arranjo-te mdf cortado à medida que quiseres, mas às tantas fica tao caro os portes quanto o mdf..)

Queres depois trabalhar o mdf numa cnc? (tb arranjo esse serviço)

O mdf nos akis e afins, nao ha pra todas a espessuras e se houver na espessura que queres, tens de comprar a placa inteira (podes é pedir o corte gratuito, mas tens de comprar a placa toda).

O mdf sao aqueles placas castanhas...é o material que é usado no chao dito flutuante (ha mdf com proteção contra a humidade e fungos...aí costuma ser meio verde devido ao tratamento ao qual se chama mdf hidrofugo")

Nao é facil trabalhar o mdf numa cnc, mas é possivel.
Tb se corta mdf em laser, mas pra espessuras mais pequenas (tenho experiencia com placas mdf de 3mm e corta e grava bem. Os cortes ficam queimados, dá um efeito giro pelo facto de cortar o mdf numa laser)

Exemplo do mdf 3mm cortado a laser:
http://www.g7electronica.net/pt/cases/1377-caixa-rpi-em-mdf.html