collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Covid-19  (Lida 17970 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Covid-19
« Responder #45 em: 11 de Abril de 2020, 19:10 »
Esse litio cheira-me que vai lá morrer, demasiado NIMBY em Portugal, é só arrogância com na minha terra não,mas tudo de telemóvel na mão, devem ter baterias de tijolo só pode  ::) ::)
Ou então vai ser á lá Venezuela e ficamos com meio centimo por tonelada..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #46 em: 11 de Abril de 2020, 23:31 »
Ou então vai ser á lá Venezuela e ficamos com meio centimo por tonelada..

 :o



Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Covid-19
« Responder #49 em: 22 de Abril de 2020, 10:58 »
https://observador.pt/especiais/o-que-a-china-nao-fez-para-evitar-a-pandemia-o-resto-do-mundo-pode-pedir-contas-ao-regime/

(Li o artigo)

Este está a ser um dos assutos que causa mais tristeza, porque apesar de o governo chineses poder ter os seus problemas "tipicos do regime", vejo que, e no que mais diz ao nosso respeito, têm muito mais responsabilidade os governos ocidentais e não estao a ser tao criticadas como deveriam ser.

É dificil para mim ver as acusaçoes serem apontadas ao governo chines, quando ate há tao pouco tempo (e ainda neste momento), vários governos ocidentais, já sabendo "o que isto era", insistiam e queriam optar pela "imunidade de grupo".

O governo chines ocultou informacao? Em vez de 3300 mortos afinal 4600 mortos? (Estamos ainda assim a falar nas mesmas grandezas)
Demorou a passar informaçao?

Vejamos:
Em finais de Janeiro, quando ainda só havia 213 mortos (oks, ou 300 ou 400 nao interessa.., fonte: https://www.worldometers.info/coronavirus/country/china/)
ja se sabia que estavam a contruir dois hospitais gigantes para lidar com o problema:
https://observador.pt/2020/01/30/o-video-que-permite-seguir-em-directo-como-a-china-esta-a-construir-dois-hospitais-em-dez-dias-para-tratar-o-coronavirus/

ja se tinha percebido que ia ser algo complicado de conter, se estaria a espalhar..
O governo Chines teria que ordenar/pedir/deixar fechar voos para os outros paises?

A mim seria mais importante perceber e criticar, é o que é que os outros paises estavam a fazer quando viram que no epicentro do surto tiveram que construir 2 grandes hospitais em dias.

No dia 15 Fevereiro Italia tinha 9 casos, Alemanha tinha 16 casos, Espanha 2, já a China tinha 68500 casos reportados! (fonte: worldometers.info)
Ja se sabia a curva epidemiologica na China, ja se sabia que essa curva estava a ser conseguida por medidas que estavam a tomar de confinamento para a tentar conter.

Recapitulando: 15 dias antes de a Europa ter os primeiros casos, ja sabiamos que a China tinha contruido 2 gigantes hospitais e quando apareceram os primeiros casos na Europa, a China ja ia com 68500 infetados (oficialmente).
Isto para um virus que comecou a ser reportado em finais de Dezembro.


O que é que precisavamos de saber mais?!
A China com menos de 1 mes de inicio do surto, ja a aplicar medidas de contencao bastante restritivas e a construir hospitais.
O ocidente a ver isto e com 15 dias.. a 1 mes de tempo de vantagem, que podia ter usado para preparacao, vem critiar "que ocultaram informacao" ?

E sabendo isso... os governos dos paises ocidentais, demoraram a colocar medidas de confinamento, uns a preferir a "imunidade de grupo", demoraram a preparar a resposta..

Portugal tem sido considerado um "sucesso" porque usou, e podia ou devia ter usado melhor, é aqui que acho que devemos criticar, esse tempo de "estar a ver o filme a acontecer nos outros paises... para se preparar.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Covid-19
« Responder #50 em: 22 de Abril de 2020, 12:45 »
Não podiam adiar os jogos de futebol nem as feiras da moda, porque isso era só uma gripezinha que ai vinha..

Não vês jornalista nenhum em Espanha ou Itália a culpar a bola, porque é a morte deles, que na Europa é só doentes com a porra do futebol..

https://www.bangkokpost.com/world/1886055/feverish-fans-fuelled-virus-at-italy-champions-league-match

Interessantemente os dois piores paises, foram os dois clubes que jogaram, só andaram a espalhar o virus que nem apanhados, porque bola primeiro, o resto não interessa, tivessem cancelado o jogo e não tinha acontecido nada em tal proporção..

Agora a culpa é dos chineses, nossa não, ai credo, a culpa é sempre do outro.

/tinfoil hat
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Covid-19
« Responder #51 em: 22 de Abril de 2020, 13:52 »
Eu ainda estou à espera da indemnização dos EUA pela crise do subprime, que se deveu à sua desregulação.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Covid-19
« Responder #52 em: 22 de Abril de 2020, 14:01 »
A liga de clubes já veio dizer que querem abrir novamente os Jogos e uma das propostas é testarem os jogadores de 6 em 6 dias parece... só para rir!

Isto que sirva de lição, o futebol infelizmente tornou-se rei no desporto e os milhares de milhões que circulam pelo meio é estupidamente revoltante.. espero mesmo que os clubes, os tais 'grandes' deixem assim de ter tanto poder e que os 'mais pequenos' se calhar agora até vão conseguir alguma coisa..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Covid-19
« Responder #53 em: 22 de Abril de 2020, 14:34 »
Eu ainda estou à espera da indemnização dos EUA pela crise do subprime, que se deveu à sua desregulação.

Calma, oil futures a -40 e Standard and Poor 500 a subir, vem ai uma bomba na bolsa que vai ser interessante..
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #54 em: 22 de Abril de 2020, 14:59 »
Em relação ao artigo todo, eu apenas digo que concordo com o termos que nos tornar mais independentes (ou menos dependentes da China). Apenas espero que isto não vá dar numa guerra.
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, 22:40 por Njay »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Covid-19
« Responder #55 em: 22 de Abril de 2020, 21:52 »
Não acredito que a china tenha escondido 30% ou 40%, mas sim muito mais que isso, agora concordo que a demora na actuação dos demais países é que tem a grande culpa e para mim o grande impulsionador da culpa chinesa é o trump que já estava em guerra com eles depois baixou a bolinha quando precisou de equipamentos, e agora está tentando empurrar a culpa dos acontecimentos na América aos chineses.
PDI

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Covid-19
« Responder #56 em: 23 de Abril de 2020, 12:40 »
Deslocalizar a produção de um qq componente essencial na cadeia de produção é tão estúpido como o outsourcing, e tem a mesma raiz...
Por um lado, lucro mais fácil e com menos responsabilidades. Por outro lado, é realmente possível devido à economia de escala produzir um componente qq de forma mais eficiente, e por mais eficiente DEVERIA entender-se com menos recursos, menos impacto, enfim, devia ser uma maneira melhor de produzir esse componente.
Infelizmente todos sabemos que a razão porque esses componentes são mais baratos é não só porque se usa trabalho escravo como também a forma como o componente é produzido tem mais impactos no ambiente.
Duvido que haja aqui algum economista, mas gostava de perceber porque é tão essencial que todos os países tenham crescimento, porque é que num pais como Portugal onde a população até se reduz é uma desgraça de o PIB não aumenta (ainda se fosse o rendimento per capita) ?
Aqui há muitos anos qd eu estava na escola falava-se de uma ciência nova, uma cena chamada ecologia, e dava-se como exemplo as populações de raposas e de coelhos, parece-me lógico. Também me parece natural, uns dias chove, noutros dias faz sol...
Quem é aqui o responsável por esta obrigação de crescimento constante, só me faz lembrar expressões como "fuga para a frente", "correr para não cair" ou numa vertente mais artística "não pense que a cabeça aguenta se você parar".
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Covid-19
« Responder #57 em: 24 de Abril de 2020, 09:54 »
(não discordo em particular contigo, respondo-te porque sintetizaste algumas ideias que vejo repetidas)
Deslocalizar a produção de um qq componente essencial na cadeia de produção é tão estúpido como o outsourcing, e tem a mesma raiz...
Por um lado, lucro mais fácil e com menos responsabilidades. Por outro lado, é realmente possível devido à economia de escala produzir um componente qq de forma mais eficiente, e por mais eficiente DEVERIA entender-se com menos recursos, menos impacto, enfim, devia ser uma maneira melhor de produzir esse componente.
Os menos menos custo já é o que se faz, mas sem olhar para os nacionalismos, fronteiras e afins, que as grandes empresas se estão "borrifando" . Devemos olhar para o futuro de uma sociedade global igualitaria, em vez de estarmos com saudades do "orgulhosamente sós". Já experimentamos na maior parte do século XX, e não foi bonito (exceto para 1% enfiados no regime).
Citar
Infelizmente todos sabemos que a razão porque esses componentes são mais baratos é não só porque se usa trabalho escravo como também a forma como o componente é produzido tem mais impactos no ambiente.
O que tu e muita gente classifica como trabalho escravo, é na realidade a forma que um país pobre está a criar uma classe média, igual ao que se passou por cá. Quando o tuguinha ia(?vai?) para a França, etc trabalhar em fábricas ou na construção porque lá não há ninguém que o queira fazer pelo preço que lhe pagam, é trabalho escravo também, ou foram pessoas a fazer pela vida?
Citar
Duvido que haja aqui algum economista, mas gostava de perceber porque é tão essencial que todos os países tenham crescimento, porque é que num pais como Portugal onde a população até se reduz é uma desgraça de o PIB não aumenta (ainda se fosse o rendimento per capita) ?
Para mim que também não sou economista (nem tenho muita apetência pela área), é uma questão que lhe transcende: é a natureza humana. O ser humano quer sempre mais, acho que deve ser raro o caso de alguém que chegue a um ponto que diga "tenho uma casa, um carro, o que ganho chega-me para as despesas e viagens, vou parar de lutar para conseguir melhor, não preciso de aumentos, de promoções e de aprender mais nada". Há sempre mais alguma coisa que ansiar, como disse é a natureza humana. O comunismo falhou não porque não é economicamente viável ou um modelo "errado", mas porque não tem em consideração essa face da natureza humana (e porque no fim acabou sempre por haver meia duzia no poder que não renegavam dela: "Todos os animais são iguais, mas há alguns mais iguais que outros"). O crescimento é essencial porque está na natureza humana, e os estados e empresas são compostos de pessoas.

E PIB de Portugal aumenta, só que "poucochinho". Essa sede de crescimento que falei acima leva é a fazer querer que seja sempre mais. Se achas que não: quantos carros e televisões tem uma familia hoje e quantos tinha nos anos 80? Férias "à rei" era ir para Benidorm, hoje quem é que nunca foi ao Mexico, Brasil, Republica Dominicana?
Crescemos é menos que os parceiros europeus, e são problemas endémicos da nossa máquina do estado, que mantém ainda a base da implantação da républica, temos um sistema que favorece uma elite que depende diretamente dela.  Mais uma vez se acharem que não, é ler sobre a primeira républica e ver quantos apelidos se reconhecem. O que para mim representa outro excelente exemplo é este: Link. A "nata" no tempo do estado novo são os nossos atuais dirigentes. A grande diferença para a democracia é que aprenderam a esconder-se melhor.

Citar
Aqui há muitos anos qd eu estava na escola falava-se de uma ciência nova, uma cena chamada ecologia, e dava-se como exemplo as populações de raposas e de coelhos, parece-me lógico. Também me parece natural, uns dias chove, noutros dias faz sol...
Quem é aqui o responsável por esta obrigação de crescimento constante, só me faz lembrar expressões como "fuga para a frente", "correr para não cair" ou numa vertente mais artística "não pense que a cabeça aguenta se você parar".
Já respondido: é o que nos define como humanos.


Só não falei da poluição/ecologia. O que melhor representa o real estado atual (e não o mediatizado) vi representado numa suposta citação (não encontrei referencias) de um dirigente ?indiano? que dizia algo do género de "Agora estou preocupado com acabar com 300 milhões de pobres, depois preocupo-me com o ambiente". E já tens um exemplo disso na China, agora que começa a ter uma classe média e os números da pobreza estão a baixar, estão a meter travões a fundo na poluição.
É tudo  uma questão de prioridades. Não vais conseguir mudar o status quo enquanto por um lado tens os estados ricos a querer mais e barato, e do outro lado tem estado pobres a querer sair da miséria. Está do nosso lado (dos ricos) em se calhar pagar mais um bocado e consumir menos (mantendo ou aumentando o cash flow), para se poder exigir do outro lado que continuem a sua luta pelo fim da pobreza com menos poluição(=processos mais caros). Por estupido que pareça o mais difícil de mudar é mesmo o nosso lado, em que toda a gente quer é uma televisão de 100" 4k UHD HDR por 500€ ou uma t-shirt na primark por 1€. As filas forman-se nos dias de descontos, não nos dias do ambiente...
« Última modificação: 24 de Abril de 2020, 09:58 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Covid-19
« Responder #58 em: 25 de Abril de 2020, 04:25 »
Devemos olhar para o futuro de uma sociedade global igualitaria, (...)

Num modelo mais parecido com a democracia ocidental, ou com o comunismo oriental? Pessoalmente acho que esse futuro está extremamente longe, se é que esse dia alguma vez irá chegar (até porque até lá vamos esbardalhar o planeta).

Para mim a questão não é a do "orgulhosamente sós". É a do não nos falta aquilo que é *mesmo essencial*, nem que seja por termos "moeda" de troca suficientemente forte.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Covid-19
« Responder #59 em: 25 de Abril de 2020, 09:36 »
A democracia que 50% da população não vota e quando vota numa alternativa fica os do sistema à rasca ,ou o comunismo totalitário  capitalista de mercado? Não sei :) vejo falhas graves em ambos ,infelizmente faltam alternativas.
Com uma agricultura especializada e mecanizada, esquece lá o *mesmo essencial*. A menos que encontres depósitos de ferro e alumínio, abras umas fundições, e já agora encontres tambem petróleo. Ou então o tal voltar ao orgulhosamente sós e cada um tem voltar a ter uma horta e construir um galinheiro e cortes para gado. Sabes usar uma enxada :D?
Moeda de troca forte? A economia dos países desenvolvidos cada vez depende mais de bens imateriais. Olha o que aconteceu ao nosso turismo "forte" com esta crise, e vai ser sempre assim. O que temos de garantir é qua as uniões são o são de facto, e combater os nacionalismos e isolacionismos de forma mais eficiente do que tem sido feito até agora ,que tem sido um desastre que só os reforça. Cada vez que tratas um Trump, Bolsonaro, lê pen ou ventura como um estúpido que não sabe o que faz, estão marcar pontos. Das poucas vezes que são tratados como um adversário ao mesmo nível, as suas ideias e argumentos desmoronam-se.



« Última modificação: 25 de Abril de 2020, 09:46 por jm_araujo »