collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Plotter Vertical  (Lida 6260 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Plotter Vertical
« em: 04 de Abril de 2014, 12:37 »
Já alguém tentou ou construiu algum plotter vertical??
Sei que existem muitos exemplos por essa internet fora, mas ainda não consegui encontrar nenhuma exemplo que esteja a funcionar a 100%. Alguém tem alguma referencia?

  • Para quem não sabe o que é, a ideia é +/- esta:


Trate-se de uma impressora que imprime na vertical.

A estrutura da impressora é simples. Dois motores de passo nos cantos superiores da folha, um fio e uma caneta, à mistura com alguma eletrónica.

O complicado neste projeto (no meu ponto de vista) é o software, de uma forma resumida, é necessário ler uma imagem e enviar para o microcontrolador as coordenadas para o movimento dos motores.

  • No Final temos algo assim:



Alguma ajuda??

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Plotter Vertical
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2014, 13:09 »
O complicado neste projeto (no meu ponto de vista) é o software, de uma forma resumida, é necessário ler uma imagem e enviar para o microcontrolador as coordenadas para o movimento dos motores.

Essa parte não me parece complicada, já tens varias ferramentas do género para quem trabalha com CNCs e corte a Laser. A única diferença é no drive dos motores, em vez de trabalhares em coordenadas cartesianas tens de meter um pouco de trigonometria ao barulho para fazer a transformação.

A parte mecânica apesar de simples, tem uns "gotchas": Tens de garantir que os fios não deslizam nos steppers, que o diâmetro de enrolamento é constante (senão é mais uma variável) e parece-me que é preciso algum cuidado com o homing para o resultado não ficar distorcido.
E tens de ter algum controlo sobre a caneta para não aparecerem os riscos de ligação entre as partes que se quer desenhadas, o que implica passar no mínimo 2 fios que vão ter de acompanhar o movimento e uma mecânica para subir e baixar a caneta.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Plotter Vertical
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2014, 13:13 »
O complicado neste projeto (no meu ponto de vista) é o software, de uma forma resumida, é necessário ler uma imagem e enviar para o microcontrolador as coordenadas para o movimento dos motores.

Essa parte não me parece complicada, já tens varias ferramentas do género para quem trabalha com CNCs e corte a Laser. A única diferença é no drive dos motores, em vez de trabalhares em coordenadas cartesianas tens de meter um pouco de trigonometria ao barulho para fazer a transformação.

A parte mecânica apesar de simples, tem uns "gotchas": Tens de garantir que os fios não deslizam nos steppers, que o diâmetro de enrolamento é constante (senão é mais uma variável) e parece-me que é preciso algum cuidado com o homing para o resultado não ficar distorcido.
E tens de ter algum controlo sobre a caneta para não aparecerem os riscos de ligação entre as partes que se quer desenhadas, o que implica passar no mínimo 2 fios que vão ter de acompanhar o movimento e uma mecânica para subir e baixar a caneta.

O complicado está em encontrar um software que esteja a funcionar para aplicar ao projeto.
Quanto a esses pormenores do hardware, ficam para mais tarde, para já o importante era desenhar alguma coisa.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Plotter Vertical
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2014, 14:12 »
Precisas de treinar o teu google-Fu.
5 minutos de pesquisas para encontrar:
http://www.instructables.com/id/Polargraph-Drawing-Machine/?ALLSTEPS

Instructable com HW, Eletrónica, FW e SW...

http://www.instructables.com/id/100-Mural-drawing-robot-also-works-as-a-giant-et/?ALLSTEPS
Outro instructable, menos detalhado mas também com tudo, incluindo SW interpretador de gcode (usado para CNCs, gerado por qualquer CAM, ou mesmo o inkscape)


Tenho dificuldades em entender quem esbarra nos projetos pelo SW. Há muita coisa open source e muitas comunidades a ajudar para quase qualquer linguagem. Nunca foi tão fácil colar blocos de código para fazer um programa como hoje em dia (stackoverflow.com ;)). E depois de ter o HW, o SW dá sempre para ir melhorando.

Fazer HW bem feito, fiável, sem folgas, etc, é um cabo dos trabalhos. E muito mais trabalhoso.





« Última modificação: 04 de Abril de 2014, 14:18 por jm_araujo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Plotter Vertical
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2014, 15:30 »
É engraçado de ver a trabalhar, lentinho mas desde que fique bem é o que interessa.
Já vi alguns vídeos em que usavam cordas para movimentar uma caneta, apenas didático.
Não sei o que pretendes, colocar letras ou imagens em vitrines não é feito desta forma, o máximo que se pode fazer é colocar uma impressora horizontal com ventosas no vidro... talvez sabendo o propósito se consiga arranjar uma solução mais prática.

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: Plotter Vertical
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2014, 16:41 »
Obrigado jm_araujo, eu já tinha encontrado algum SW mas ou o programa que trata da imagem não funciona ou a programação do Arduino dá erro de compilação e não consigo perceber porque.

Primeiro quero ver isto funcionar e depois tentar criar eu o SW, assim pelo menos tenho um guia.

Quanto ao HW, neste projeto posso ter uma coisa básica e depois ir melhorando.

dropes para já é algo só para umas brincadeiras. Que outros mecanismos sugeres então para este tipo de projetos??

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Plotter Vertical
« Responder #6 em: 01 de Junho de 2014, 15:09 »
Não andaste mais com isto? :P