collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: fonte alimentação 0-16v 0-2.5A  (Lida 78015 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
fonte alimentação 0-16v 0-2.5A
« em: 04 de Agosto de 2013, 15:48 »
Boa tarde,
Como prometido venho postar aqui o meu projecto de fonte de alimentação, que demorou  2 anos, porque foi feito aos bocadinhos, mas que no entanto funciona.

Em resumo a fonte usa um LM358 que compara a tensão na saída da fonte e trata de manter sempre a mesma tensão estável independentemente da corrente.  Assim como a corrente, compara com a saída de modo a manter sempre a mesma corrente, e se for necessário mais corrente do que esta limitado(por nós), acende um led.
Em caso de curto circuito o led da corrente acende.
O único componente que aquece é 2n3055, como é obvio, pois é por ele que passa toda a corrente, no meu caso alem do dissipador 15x15 que aguenta bem 2.5A acrescentei-lhe uma ventoinha que está sempre ligada a meio gas 8v, de modo a manter 2n3055 mais fresquinho.  A ventoinha esta ligada ao transformador pequeno independente do circuito da fonte.

Ora quanto ao leitor corrente e tensão cheguei a fazer um projecto com atmega 8 sem usar software arduino, ficou pronto na breadboard, mas acabei por não passar pcb, porque comprei no ebay uns módulos que le corrente e tensão e custa 4€ e são super pequenos.

Como é sabido não tenho grande conhecimentos de eletrónica, sou apenas um bom curioso, que vou aprendendo aqui no fórum e pelo Google fora, tento ajudar quando sei, e partilho aqui o que faço. Quem quiser fazer e melhorar, é partilhar.

Depois hei-de tirar umas fotos a fonte em si, no entanto uma saída 5v fixo faz muita falta e vou ter de acrescentar.

E prontos é isto,

Posso enviar a pasta completa do projecto a quem quiser.



 
« Última modificação: 08 de Outubro de 2015, 20:55 por dio123 »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: fonte alimentação
« Responder #1 em: 04 de Agosto de 2013, 23:32 »
Achei o esquema indicado muito interessante, a parte de ter um potenciómetro com ajuste mais preciso.
Eu também estou interessado em reformar a minha fonte de alimentação de bancada que construí quando tinha uns 17 anos e utiliza este esquema (na altura não conhecia as vantagens do controle de corrente).


Citar
Resistências
R1 1,8 K
R2 3,9 K
R3 8,2 K
R4 120 R
P1 potenciómetro linear de 4,7 K

Condensadores
C1 condensador de poliester de 100 nF
C2 - condensador eletrolítico de 10 pF 35 V
C3 condensador de poliester de 10 nF
C4 condensador eletrolítico de 470 uF 40 V
C5 condensador eletrolítico de 4700 uF 63 V

Semicondutores
D1 1N4004
D2 1N4004
IC1 regulador de tensão LM338K (encapsulamento TO3)
PR1 ponte de díodos de 200 V, 5 A

Diversos
FRF transformador de alimentação, primário de 220 V, secundário de 12 V-o-12 V / 2 A
SW1 duplo comutador de alavanca, contactos de 5 A
INT - Interruptor isolamento de 250 V

Caso consiga aproveitar alguns destes componentes (especificamente o LM338K) na fonte de alimentação nova seria óptimo.
Fico a aguardar sobre os conselhos do pessoal entendido no fórum.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: fonte alimentação
« Responder #2 em: 05 de Agosto de 2013, 14:43 »
No entanto numa vista de olhos no google esta chamou-me atenção http://www.electronics-lab.com/projects/power/001/
Eu fiz essa fonte há uns tempos atrás e, até agora, estou satisfeito com o projeto

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #3 em: 05 de Agosto de 2013, 15:23 »
Antes de tudo precisas de pensar para que é que queres a fonte, quais as suas specs, de corrente, tensão, potência, precisão, estabilidade e funcionalidades (limitação de corrente? controlo a partir dum PC? etc). Só depois vale a pena procurar um circuito...

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #4 em: 05 de Agosto de 2013, 21:26 »
O que precisava era de uma fonte:
Muito mais percisa, nesta é  difícil colocar tensão certa 5v fica 5.3v ou 4.7v, e preciso dar um movimento minúsculos  até acertar, e a tensão oscila um pouco.

Ter limitação de corrente, protecção anti curto circuito, voltimetro e amperimetro, são funcionalidades que quero por na nova fonte.
Neste momento a tensão maxima que tenho é de 21.7v e a corrente maxima não sei e nem tem nada a dizer qual é. Mas gostaria de saber.

Vai ser principalmente  para brincar com os atmegas, fazer pequenos projectos, coisas de iniciante.

E que nao tenha ruido, porque na fonte actual ao ligar o arduino o pinos analogicos atrofiavam-se todos.

desde já agradeço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #5 em: 05 de Agosto de 2013, 21:29 »
Isso do ajuste é por usares um potenciometro normal, compra um potenciometro de 10 voltas, problema resolvido, ou então adiciona outro pot normal, mas de forma a que seja um trim e não ajuste de toda a gama de voltagem.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #6 em: 05 de Agosto de 2013, 22:21 »
A precisão com que consegues definir a tensão resolve-se facilmente como te indicou o senso, adicionando um 2º potenciómetro em série com o original, e de valor menor (experimenta vários para veres qual gostas mais).

Para estabilidade tens que usar um circuito regulador com uma tensão de referência (não um regulador da série 78xx ou o LM317).

Se vais trabalhar essencialmente com circuitos microcontrolados, ou seja, baixas tensões, não te aconselho uma fonte de 0..30V, a não ser que uses um esquema do género do que tem o circuito que deixou aí o samc, que tem um comutador 12V/24V (as fontes prós tb têm, mas fazem a comutação automáticamente com relés). Porquê? Imagina que tens um circuito de 5V e 1A, que é fácil se tiveres por exemplo um robozito com um microcontrolador e 2 servos standard. Para teres uma fonte de 0..30V a tensão que chega ao regulador da fonte tem que ser digamos uns 2V acima, digamos 32V. Agora, se a tua saída está regulada para 5V, isso quer dizer que o regulador na fonte está a dissipar (desperdiçar!) uns fantásticos 27W (32V - 5V) x 2A) para obteres apenas 5W  (5V x 1A). Isto na prática quer dizer que nem vais conseguir ter a fonte a funcionar neste regime em contínuo, o regulador aquece demais; um transístor a servir de regulador iria queimar a não ser que a fonte tivesse um sensor de temperatura e protecção ou um bruta dissipador e ventoínha, um LM317 não queima desta forma mas começa a fazer cortes na saída.
Portanto, eu recomendo ou uma fonte regulável até um valor baixo como 10V máximo, um esquema com comutação de bobinas de transformador como no esquema do samc, ou uma fonte com 2 transformadores se quiseres ter uma saída regulável até tensões mais altas e baixa corrente e uma tensão baixa com "alta" corrente.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2013, 22:26 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #7 em: 07 de Agosto de 2013, 21:49 »
Boa noite,

Como posso saber a corrente maxima que o transformador pode fornecer, nao tendo nada que o identifique nem se quer o  datasheet.

A unica coisa que tem é um autocolante diz: 39SI100.
 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #8 em: 07 de Agosto de 2013, 21:53 »
Pelo tamanho dá para fazer uma estimativa.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #9 em: 11 de Agosto de 2013, 22:43 »
Boa noite,
O ideal para mim é  uma fonte com saida maxima 12v e 1.5A . Não preciso de mais.
Njay grande parte do circuitos que vi foi com o LM317 ou 78xx.
Depois vi alguns lm338 mas muito simples.

Um colega meu vai fazer esta, apesar de ser um esquema muito antigo de uma revista de  96, ele diz que é boa.
http://paja-trb.cz/konstrukce/zdroj/zdroj_schema.png

e gostei  muito do resultado final deste sitehttp://diyfan.blogspot.pt/2013/03/adjustable-lab-power-supply-take-two.html#more

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: fonte alimentação
« Responder #10 em: 13 de Agosto de 2013, 12:04 »
Esta (imagem) é a tal fonte que construí há uns anos com o esquema acima. Agora vejo que é limitada para uma aplicação mais avançada.

Para mim uma fonte ideal de bancada deveria ter as seguintes características:
- 0-30 VDC (valores próximos dos 0 V são difíceis de regular, mas pode dar jeito os 0,5 V, assim como os 24 V dão jeito nalgumas aplicações)
- 3 A (no mínimo dos mínimos)
- Proteção contra curto circuíto, aquecimento, etc.
- Controle de corrente
- Dois canais de alimentação (são úteis para alimentar um microcontrolador a 5V e outros componentes a 12 V).
- Boa estabilidade e baixo ruído

A ligação ao PC parece-me algo que não iria utilizar...

Será que financeiramente compensa construir algo do género? Tendo em vista que alguns dos componentes mais caros como o transformador, potenciómetros, condensadores e os dissipadores dos integrados ficariam a custo zero (teria de comprar os reguladores caso o LM338K não servisse).

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: fonte alimentação
« Responder #11 em: 13 de Agosto de 2013, 12:28 »
Vou meter-me neste assunto pois tambem ando a pensar em algo do género...

Para a generalidade da utilização que lhe darei, acho muito importante ter 2 canais, um deles de "potência", do tipo 5v-25v e uns 4/5A e outro de 0v-25v com 1A ou algo deste género.

A minha ideia é tambem mais cedo ou mais tarde construir algo do género, mas ainda tenho alguns pontos por decidir, entre eles limite de corrente. Qual a principal utilização?

Cumps

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #12 em: 13 de Agosto de 2013, 12:52 »
já vi alguns esquemas, mas pelo o que vi no vblog a fonte 0-30v 3A tem problemas.

As outras 2 do site diyfan nao encontrei info  se fuinciona bem ou nao

Depois a net esta sempre a cair não consigo procurar em condições.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: fonte alimentação
« Responder #13 em: 13 de Agosto de 2013, 14:05 »
A minha ideia é tambem mais cedo ou mais tarde construir algo do género, mas ainda tenho alguns pontos por decidir, entre eles limite de corrente. Qual a principal utilização?

O limite de corrente é bastante útil para circuitos que exigem corrente constante (CC), como por exemplo: alimentar alguns LEDs de alto brilho; etc.

No eevblog existe uma fonte que foi desenvolvida ao longo de um tutorial, mas acho-a demasiado complexa e pouco potente para as minhas necessidades. O esquema de uma das revisões está aqui: http://eevblog.com/uploads/uSupplyBenchRevB.pdf

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #14 em: 13 de Agosto de 2013, 14:48 »
Não queimares tudo por causa de um curto circuito por exemplo.

Esquece essa fonte o LT3080 tem um monte de defeitos, queima por mil e uma razões, entre elas teres mais de 10v de diferença entre o out e o set, ou seja passas a vida a queimar chips, é muito fragil, oscila, etc..
Tenho uma pcb inspirada nesse esquema e já queimei dois lt3080.
Avr fanboy