collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Vídeo sobre ferramenta e melhoramentos na oficina + uma playlist trab. antigo  (Lida 7282 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Olá a todos.

Muito embora possa parecer ter estado pouco activo estive na verdade à lufa-lufa para resolver ou pelo menos diminuir substancialmente os problemas de calor na oficina. Para poder começar a isolar a fonte mais marcante de calor, o portão, tive que resolver o problema da arrumação dos materiais que impediam o acesso ao dito.

Demorei um fim-de-semana e algumas noites a arrumar os materiais e um fim-se-semana a isolar a metade inferior do portão. Falta resolver a metade superior mas terei que ter acesso pelo piso superior da garagem (na verdade uma mezzanine ( https://en.wikipedia.org/wiki/Mezzanine ) que se encontra tão ou mais atravancado que o acesso pelo piso inferior.

Quando o espaço de que se dispõe é pequeno, tudo se torna imensamente complicado.

Operacionalizei ainda a utilização de um compressor de ar que tem tido pouca utilização, equipado com um motor de 1.5HP. Experimentei-o com resultados dúbios. numa pistola de projecção de areia também recentemente adquirida. Mais tarde falarei eventualmente do assunto.

Fui, entretanto, Domingo passado, a uma feira de tralhas de onde trouxe alguma ferramenta sobre a qual fiz um vídeo que inclui ainda um breve apontamento inicial sobre a abordada resolução dos problemas de calor na oficina e um apontamento final sobre uma adaptação a um alicate de rebitar.

O vídeo sobre a ferramenta:


Configurei entretanto uma playlist com 3 vídeos mais antigos (Janeiro 2015) sobre a execução de umas anilhas para fixação de um torno, novinho à altura:
https://youtu.be/z8XrTbluoPs?list=PLqszwNKrhubb15VW9xvpqCSDaY6DLx51R

Um abraço a todos,
Serra Cabo
« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 22:42 por SerraCabo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Estive a ver os 3 vídeos, muito trabalho tiveste para fazer 4 anilhas mas ficaram com bom aspecto.

Quanto ao alicate de rebitar, costumo usar um dos chineses e mesmo com os rebites maiores o prego acaba por partir, claro que não é à 1ª que se coloca o alicate e aperta-se, tem de se ir abrindo e encostando até que o prego parta.
Quando é em plásticos tem de levar uma anilha do lado oposto para que a bola não passe pelo plástico.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Essa ferramenta que não sabes o nome é um mandril.
O escareador parece ser para tirar rebarbas aos tubos de cobre, antes de se fazer os abocardados.
PDI

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Caro Alfredo Garcia, muito obrigado pelas indicações.

Eu tenho um tremendo problema com os nomes das ferramentas em português. Não é que tenha vivido emigrado ou equivalente, mas tenho visto milhares de horas de Youtube de canais em inglês e estou perfeitamente à nora relativamente aos nomes de ferramentas mais especializadas em português.

Quanto ao mandril, essa para mim é novidade porque eu pensava que mandril era o nome dado a dois veios cónicos que deslizam um no outro abrindo o de fora que é ranhurado, ... este tipo de coisa:

http://www.micro-machine-shop.com/lathe_mandrel_4.jpg

Estes veios de diâmetro ajustável usam-se, por exemplo, para segurar (prender firmemente) uma roda dentada ou algo que convenha ser agarrado pelo respectivo furo. Se calhar este veio a que chamo mandril ... não é mandril...!!!

Quanto ao escareador, o que refere faz sentido. Vou experimentar.

Obrigado pela atenção.
SC
« Última modificação: 30 de Junho de 2015, 23:22 por SerraCabo »

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Tanto um como o outro são mandris, o do vídeo é fixo, utilizei muitos na TAP na reparação dos aviões, mas também existem os ajustáveis que são mais habituais( normalmente para montagem de veios ou casquilho) já que cada um dá uma gama de medidas variada, mesmo mais caros, tornam-se mais económicos visto não serem precisos muitos para uma serie de medidas.
Os fixos são bastante utilizados na TAP para que os furos fiquem com a medida que o fabricante recomenda para determinado parafuso( ou qualquer outro elemento de ligação) e sendo fixos não correm o risco de serem mal calibrados.
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Denoto ai uma pinta de Oxtool, ou nem por isso?  ;D
Avr fanboy

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Tanto um como o outro são mandris,

OK. Temos então dois tipos de mandris. Uns são usados como veios ajustáveis para fixação de peças por um eventual furo central, outros são uma espécie de brocas usados para dar um bom acabamento, calibrado, a furos previamente existentes.

E quanto às fresas (ferramenta)? Já lhes ouvi dois nomes: fresas de topo (end mill)...

http://fab.cba.mit.edu/classes/MIT/961.09/people/jonathan/img/4flute-endmill.jpg

...e brocas de escatelar.

Um abraço
Serra

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Denoto ai uma pinta de Oxtool, ou nem por isso?  ;D

É bem provável. O canal dele é muito bom como, do ponto de vista da explicitação, é bom o do Keith Fenner, o Tubalcain (MrPete222), o Shadon HKW (melhorou a olhos vistos e faz excelentes reportagens), James Kilroy ... e mais meia dúzia deles, todos veteranos.

Em CNC o canal NYC CNC é excelente.

Em madeira o canal de Paul Sellers é imbatível.

SC

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Ainda bem que temos grandes mestres a deixarem o seu legado em vídeo, já que hoje em dia a função de aprendiz praticamente desapareceu.
PDI

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Deixem-me ainda que vos indique um canal para quem gosta de coisas pequenas aparentemente impossíveis de fazer:

https://www.youtube.com/user/spahlow/videos

Neste canal Steffen Pahlow, num dos vídeos, faz uma demonstração de um micro torno absolutamente embasbacante:



Olhem esta substituição de um par de dentes de uma roda dentada de um ... relógio.



SC



« Última modificação: 01 de Julho de 2015, 22:44 por SerraCabo »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Fiz a subscrição no canal dele para ir acompanhando.

O vídeo do torno em que ele faz uma rosca, fiquei parvo com o tempo que demorou a colocar todas as engrenagens e calibrar aquilo, vai lá vai, tudo bem que é possível mas não terá uma forma mais prática de o fazer?! se forem várias roscas está tramado.

Não é para todos trabalhar com relógios, minucioso é favor, é preciso ter uma calma extrema para se lidar com aquilo e gosto é claro.
Hoje já não se vê muitos relojoeiros e é quase tudo descartavel, ainda há um ou outro que merecem reparação mas esses também têm um custo elevado.
É uma arte a manter que aprecio bastante :)