collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fio/Barra de latão 1mm  (Lida 25693 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #15 em: 12 de Outubro de 2012, 15:18 »
O máximo que deves ter conseguido foi que a solda "entrasse" pelas ranhuras do aluminio e criasse alguma fixação apenas mecânica.

Nunca experimentei mas cá fica uma forma aparentemente acessível de soldar aluminio, o alumiweld: http://www.alumiweld.com
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 15:21 por Njay »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #16 em: 12 de Outubro de 2012, 15:54 »
No AKI existia uma solda para alumínio para soldar com o ferro e depois agarrava o estanho por cima, li que o problema é o alumínio oxidar com o ar e o calor, no site em baixo dão uma dica como soldar alumínio com estanho, ainda não tive a oportunidade de experimentar, se alguém fizer as honras que se acuse.

http://www.py2bbs.qsl.br/solda_aluminio.php
Alfredo Garcia

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #17 em: 12 de Outubro de 2012, 16:47 »
Obrigadão PDI, essa vou experimentar mesmo e já reporto  ;D

http://www.youtube.com/watch?v=rcXybxASO1E&feature=player_embedded#!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #18 em: 12 de Outubro de 2012, 17:05 »
Boa dica PDI!

De qualquer forma, só pa esclarecer, o alumiweld é uma solda bastante mais forte que o estanho, mas não tão forte como TIG/MIG.

Já agora, o aluminio oxida "instantaneamente" quando entra em contacto com o ar.

Marmelo

  • Visitante
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #19 em: 12 de Outubro de 2012, 19:39 »
No meio desta conversa já me confundi todo
O melhor é então o aluminio ou o latão ?
Para soldar , só me convinha usar o ferro de soldar estanho será que existe maneira de soldar aluminio ou latão so com o ferro de soldar pequeno?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #20 em: 12 de Outubro de 2012, 20:00 »
Latão, cobre ou ferro.
Alumínio não dá com ferro de soldar normal, mesmo os anteriores tem de ser com ferro superior a 30W.

Fiz um teste marado e tenho muitas coisas para limpar em cima da bancada... há fumo por todo o lado e estou a ficar um pouco atordoado, cá vai:



obs: desculpem os palavrões, espero que isto não prejudique a minha reputação, mas é com os erros que se aprende...cof cof
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 20:05 por dropes »

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #21 em: 12 de Outubro de 2012, 20:08 »
Dropes acho que o problema foi mesmo o maçarico... a solda mesmo antes de tocar no alumínio já estava liquida...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #22 em: 12 de Outubro de 2012, 20:16 »
Pois, tentem várias vezes mas sem sucesso, estava a tentar com que o alumínio não apanhasse ar colocando cera sucessivamente, é um material lixado para se soldar e foi mais na desportiva.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #23 em: 12 de Outubro de 2012, 20:20 »
A mim parece-me que o "truque" é que tens que raspar a superficie do aluminio quando ela está embebida na parafina. A superficie oxida instantaneamente, por mais que lixes nunca vais ter a superficie sem óxido. Daí eu diria que o que é preciso é espalhar a parafina para criar uma barreira de isolamento aluminio/ar mas que depois é preciso lixar/raspar o aluminio por baixo da parafina removendo o óxido e então aí sim a solda agarra porque não se volta a formar novo óxido enquanto a parafina impedir o contacto com o ar. Repara como o tipo do video se fartou de raspar a lata de aluminio com a ponta do ferro (a lata até ficou toda amachucada); eles próprios não devem ter bem a noção que a solda pega por rasparem o aluminio enquanto está protegido do contacto com o ar pela parafina.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #24 em: 12 de Outubro de 2012, 20:23 »
Então aqueço 1º o alumínio derreto a cera e raspo de seguida enquanto a cera ainda está liquida?
Para isto, também tenho de aquecer o canivete ou arrefece em contacto.
Posso tentar de novo mas só amanhã, já ouvi criticas aqui em casa não sei porquê  :-\
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 20:26 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #25 em: 12 de Outubro de 2012, 20:34 »
Acho que a temperatura não é problema. Eu diria que é preciso raspar e soldar o aluminio "afogado" na parafina; exagerando, era arranjar um balde cheio de parafina derretida, submergir o aluminio, raspá-lo submergido para remover o óxido (que não tornará a formar-se enquanto estiver submergido e sem contacto com o ar) e soldá-lo ainda submergido. A raspagem da superficie do aluminio e a seguir a soldadura têm que ser feitas com o aluminio sempre submergido em parafina (ou qualquer outro material liquido e resistente ao calor do ferro que não oxide o aluminio). A soldadura a tig/mig é basicamente isso que faz, mas em vez de usar um liquido usa um gás, que é muito mais prático.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 20:37 por Njay »

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #26 em: 12 de Outubro de 2012, 20:45 »
Ouviste criticas, porque será.
Njay, o truque é mesmo esse, segundo o que dizem no site onde descobri isso, referem que o alumínio oxida ainda mais com o calor.
Dropes, experimenta raspar com um pouco de fluxo e depois derretes a parafina em cima, embora ache que o maçarico não é de todo o indicado para essa função, alem de que a barra que utilizaste acho muito grossa para uma experiência, mais valia a base da vela.
Alfredo Garcia

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #27 em: 12 de Outubro de 2012, 20:50 »
Tens razão, nem me lembrei da base da vela, vou tentar com um ferro de 60W...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #28 em: 12 de Outubro de 2012, 20:56 »
A temperatura provavelmente é apenas a necessária para derreter a solda, por isso nesse aspecto solda como se fosses soldar cobre, a potência do ferro só depende da quantidade de metal que é preciso aquecer.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fio/Barra de latão 1mm
« Responder #29 em: 12 de Outubro de 2012, 21:14 »
Desisto, soldar com cera é muito sujo e tóxico.
Coloquei na base da vela bastante cera e derreti-a com isqueiro por baixo, mantendo-a quente todo o processo, depois raspei bem a zona a soldar, coloquei solda dentro da cera e derreti-a com o ferro de 60W, por mais que tentasse não deu em nada, ela até derrete bem mas não adere.

Mais ninguém experimentou?