collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Diferenças entre potenciometro e reostato  (Lida 12067 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #30 em: 23 de Junho de 2018, 14:38 »
Vivemos numa era de fosso entre os que sabem e os que querem entrar na área.
Discordo 100%.
A minha experiencia é a oposta. Quando cresci não havia quase nada. Ou se tinha a sorte do teu caminho se cruzar com alguém com conhecimento, ou esperavas pelo percurso académico te levar lá. A única informação disponível eram revistas da especialidade, e raramente entravam nos fundamentos: ou eram muito básicas, ou assumiam que já dominavas as questões.
Hoje o acesso à informação está a um "enter" no google, e em relação a hardware então não se fala. Com 50€ no ebay compras mais componentes do que algumas vez conseguiria imaginar existir há umas decadas.
Além disso tens forums com pessoal que ajuda, youtube, Edx e (...)

So TRUE!! Eu só tive acesso à net quando fui para a univ aos 18 anos, até aí era o mais completo deserto de informação sobre quase tudo!

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #31 em: 23 de Junho de 2018, 20:07 »
A minha experiência, ainda mais anterior, é um pouco diferente. No fim dos anos 60 e anos 70, havia livros um pouco por toda a parte. Havia livros e muita gente pretendendo dedicar-se ao assunto. Havia, por exemplo, o radio-amadorismo com montagens próprias.

Uns mais caros outros menos caros, mas havia livros. Daí para a frente e até à internet é que me parece que a coisa se complicou, provavelmente por não haver procura suficiente (de outra forma a oferta apareceria). Foi quando começou a sedimentar-se (o início deu-se nos anos 60 com Veiga Simão) a 'ideia' em que trabalhar-se com as mãos é mau. Depois, imediatamente antes da internet, apareceu a mania em que o conhecimento é de abolir, o que interessa é o meta-conhecimento ou meta-informação (Roberto Carneiro).

Não surpreende que a generalidade da malta mais nova ande à deriva misturando potenciómetros e simuladores em tulhas de meta-meta-disparate.



Nesta imagem estão três dos meus mais antigos livros. Em cima à esquerda, o manual de válvulas Miniwatt (sim, o transístor era ainda uma curiosidade). O 4º livro, vermelho, o manual de válvulas RCA. O 3º livro, verde, posterior, fala de montagens com transístores.

A maioria destes livros são de especificações de componentes e ou tabelas de relativa equivalência. Ainda nos anos 80, se compravam livros de equivalência/especificações, caso do gripo de amarelos "ECA", que foram mais tarde substituídos por edições em CD-ROM.

A malta que hoje parece querer aprender tem uma visão idílica desta coisa, como tem uma visão idílica de quase tudo. O ensino de hoje é substancialmente inútil.
« Última modificação: 23 de Junho de 2018, 20:10 por SerraCabo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #32 em: 23 de Junho de 2018, 20:57 »
A minha experiência, ainda mais anterior, é um pouco diferente. No fim dos anos 60 e anos 70, havia livros um pouco por toda a parte. Havia livros e muita gente pretendendo dedicar-se ao assunto. Havia, por exemplo, o radio-amadorismo com montagens próprias.

Uns mais caros outros menos caros, mas havia livros. Daí para a frente e até à internet é que me parece que a coisa se complicou, provavelmente por não haver procura suficiente (de outra forma a oferta apareceria). Foi quando começou a sedimentar-se (o início deu-se nos anos 60 com Veiga Simão) a 'ideia' em que trabalhar-se com as mãos é mau. Depois, imediatamente antes da internet, apareceu a mania em que o conhecimento é de abolir, o que interessa é o meta-conhecimento ou meta-informação (Roberto Carneiro).

Não surpreende que a generalidade da malta mais nova ande à deriva misturando potenciómetros e simuladores em tulhas de meta-meta-disparate.



Nesta imagem estão três dos meus mais antigos livros. Em cima à esquerda, o manual de válvulas Miniwatt (sim, o transístor era ainda uma curiosidade). O 4º livro, vermelho, o manual de válvulas RCA. O 3º livro, verde, posterior, fala de montagens com transístores.

A maioria destes livros são de especificações de componentes e ou tabelas de relativa equivalência. Ainda nos anos 80, se compravam livros de equivalência/especificações, caso do gripo de amarelos "ECA", que foram mais tarde substituídos por edições em CD-ROM.

A malta que hoje parece querer aprender tem uma visão idílica desta coisa, como tem uma visão idílica de quase tudo. O ensino de hoje é substancialmente inútil.

Excelente resposta e ponto da situação!
Estava eu a pesquisar artigo de como ler datasheet, para ver como estão estruturados e qual o seu propósito, e até parei para vir ao pc (onde tenho esta conta) escrever esta mensagem! Excelente reparo! Mesmo num dos pontos onde queria chegar!

Ando sempre à cata em busca de livros antigos para conseguir perceber as coisas! Porque nas formações que tenho, são boas sim, mas apenas se estuda pelos famosos diapositivos. Lá um ou outro professor partilha as referencias e uns livros em pdf do José matias e outros autores. Que são uma maravilha. Consegui arranjar umas revistas da Elektor e outras brasileiras e lá vou fazendo a caminhada.

Sim, tenho que fazer melhor as minhas pesquisas, confesso que não vou tão a fundo quanto devia! Mas isso aprendi com a malta aqui no fórum. Porque como já disse para quem não sabe para onde olhar não adianta de nada ter a solução à sua frente!

Bem, mais tarde completo a resposta. Vou voltar ao estudo! Entretanto agradeço já os link's com a informações que entretanto foram partilhados.
« Última modificação: 23 de Junho de 2018, 20:59 por edeweld »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #33 em: 24 de Junho de 2018, 04:14 »
The art of electronics..

Compra, lê 10 vezes.
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #34 em: 24 de Junho de 2018, 08:40 »
https://artofelectronics.net/

cuidado com as imitações
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #35 em: 24 de Junho de 2018, 08:40 »
The art of electronics..

Compra, lê 10 vezes.

ou, mais uma vez, pesquisar no google... pode ser quer encontres o livro em pdf


EDIT:
Há imitações?
não é este?
https://electricbike.com/forum/forum/main-forum/general-discussions/37951-the-art-of-electronics-3rd-edition-pdf

Administradores do fórum:
Não coloquei o link directo para não infringir nenhuma lei/regra. Se estiver a proceder incorrectamente, informem-me sff, que eu retiro o link de imediato
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, 08:46 por Tech_JA »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #36 em: 24 de Junho de 2018, 09:47 »
De acordo com o site há 'imitações' em papel, com baixa qualidade de impressão, problemas de encadernação, etc...

Este é o tipo de livro que independentemente de se conseguir arranjar em pdf eu compraria sempre em papel, pode ser que o encontre um destes anos numa loja de artigos em segunda mão.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #37 em: 24 de Junho de 2018, 13:46 »
Call me old fashioned..

Prefiro livros em papel, pdf's não me dão vontade de ler.
Avr fanboy

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Diferenças entre potenciometro e reostato
« Responder #38 em: 25 de Junho de 2018, 06:58 »
eu também mas o "€ tempo €" está cada vez mais escasso...