collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Router MEO ads, saídas do telefone não funcionam  (Lida 2530 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Router MEO ads, saídas do telefone não funcionam
« em: 22 de Junho de 2018, 19:46 »
Boa tarde gente,
tenho um problema e muitas dúvidas com o meu router da meo. Ainda tenho adsl e tenho apenas dois fios a chegar ao router Thomson (TG787), ele tem duas saídas para telefone e tenho um telefone sem fios da meo que nao consigo pô-lo a funcionar em nenhum das duas saídas do telefone. Como não entendia o porquê de não me dar o telefone, comecei a abrir as tomadas.

O telefone estava ligado noutra divisão e ia buscar sinal a um outro par de fios (do mesmo cabo, que tem 4 fios, dois pares, donde vem também o sinal adsl). Ou seja tenho apenas o par de fios Branco/Laranja a entrar no router pela entrada adsl e depois o outro par de fios (branco2/azul) estava directamente para o telefone (dois cabos diferentes para os dois aparelhos a partir de duas ligações diferentes, mas ambos os aparelhos usam os pinos 2 e 3 do cabo telefónico/RJ11 de 4 pinos).

Agora queria ter um telefone (pelo menos o da meo) ligado a uma das saídas do router, as saídas de telefone do router nunca tiveram telefones lá ligados, mas queria que o telefone fosse buscar sinal do telefone na saída telefónica do router.

O sinal adsl está no pinos 2 e 3 (Laranja/Branco) da ficha RJ11, poderei ligar o outro par de fios (Azul/Branco) nos pinos 1 e 4 do cabo adsl que entra no router para ter as saídas do telefone do router a funcionar? Se sim, qual será o que vai para um o outro pino? Posso ligar, à vontade, até dar sem trazer problemas ao router? Ou a configuração é apenas via software/zonhub?

« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 23:29 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Router MEO ads, saídas do telefone não funcionam
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2018, 22:18 »
As saídas do router acho que costumam ser para voip, por exemplo para quem tem serviço fixo na fibra. Não sei se ligando POTS na entrada ADSL faz pass-thru, até porque costuma ter um filtro para separar os dois à entrada de casa (e os fios que encontraste diferentes devem ser provenientes desse filtro)

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Router MEO ads, saídas do telefone não funcionam
« Responder #2 em: 22 de Junho de 2018, 23:45 »
As ligações são antigas, mas quando vieram instalar as cenas, não estava presente e como ando a mudar os moveis por andar em pinturas, só agora é que ando a descobrir os cabos e ligações manhosas que andavam escondidas atrás dos armários. E então quero aproveitar para meter isto um pouco melhor, reduzir cabos e colocar umas tomadas certas para cada situação.

Encontrei a caixa de derivação por onde entra o cabo da meo e tem lá uma caixinha com duas saídas. Deve ser o tal derivador/filtro/separador de sinais que falas. Então devo continuar a usar o mesmo par de fios para os telefones.. Já foi um bico de obra descubrir tomadas com RJ45 e RJ11 para a mesma tomada, agora ter mais uma RJ11 a juntar ao par RJ11 e RJ45 vai ser impossivel.. acho que vou ter de inventar com uma tomada com dois conectores RJ45 e inventar uns cabos manhosos, porque quer o sinal adsl no router quer o sinal de telefone, usam as mesmas entradas dos conectores RJ11..  :-\
« Última modificação: 22 de Junho de 2018, 23:47 por brunus »