collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Duvidas sobre robots autonomos  (Lida 7928 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Duvidas sobre robots autonomos
« em: 30 de Julho de 2014, 18:28 »
Olá pessoal espero que possam me ajudar.
Estamos criando uma competição no brazil mais para o pessoal se divertir, o objetivo é criarem um robo que ande em uma cidade, a cidade vamos fazer ela dentro de um ginásio esportivo.

Para isso tenho algumas duvidas o robo tem aproximadamente 10cm de raio, e ele tem que saber andar pelas ruas e etc... Para isso pensei em duas maneiras uma com sensor RFID em cada cruzamento exemplo que esta nessa foto: http://prntscr.com/47vei6 ou também pensei em usar GPS em cada robo, mas ele funcionaria direito com o esse robot pois não sei se o GPS teria essa precisão para um robo tão pequeno e vão ser aproximadamente 15 robot

E caso possam postar fotos de robots que seguem esse mesmo modo eu agradeço.
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 18:29 por luisjustin »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2014, 18:37 »
Olá pessoal espero que possam me ajudar.
Estamos criando uma competição no brazil mais para o pessoal se divertir, o objetivo é criarem um robo que ande em uma cidade, a cidade vamos fazer ela dentro de um ginásio esportivo.

Para isso tenho algumas duvidas o robo tem aproximadamente 10cm de raio, e ele tem que saber andar pelas ruas e etc... Para isso pensei em duas maneiras uma com sensor RFID em cada cruzamento exemplo que esta nessa foto: http://prntscr.com/47vei6 ou também pensei em usar GPS em cada robo, mas ele funcionaria direito com o esse robot pois não sei se o GPS teria essa precisão para um robo tão pequeno e vão ser aproximadamente 15 robot

E caso possam postar fotos de robots que seguem esse mesmo modo eu agradeço.

A ideia do GPS é para esquecer. Os melhores gps civis que atualmente existem no mercado (e que são acessiveis, isto é, que não tem um elevado custo) têm uma precisão de 2/3 metros (isto porque os militares são precisos até aos cm). Se o campeonato vai ser dentro de uma infraestrutura, então a precisão não vai ser de 2 metros, vai ser muito menor (o gps tem menor sinal).

Não percebi bem a ideia, qual é o objectivo da cidade? O robot andar por la? Se sim, porque é que não utilizam robots seguidores de linhas (que seguem uma linha, sensores ultrassonicos para se desviarem de obstaculos, encoders nas rodas, entre outros)? Ou então algo como o micro mouse contest?
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, 18:41 por TheDeadLives »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2014, 18:37 »
Mas queres fazer o concurso ou robot?
Existem mil e uma maneiras para ajudar um robot a localizar-se, desde dead-reckoning recorrendo a sensores inerciais e encoders nas rodas, a sensores de ratos ópticos, visão2/3d, coisas estilo kinect, usar marcadores, simplesmente usar sensores de distancia e construir um mapa 2d á medida que se desloca, tanta coisa..
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #3 em: 30 de Julho de 2014, 18:46 »
Mas queres fazer o concurso ou robot?
Existem mil e uma maneiras para ajudar um robot a localizar-se, desde dead-reckoning recorrendo a sensores inerciais e encoders nas rodas, a sensores de ratos ópticos, visão2/3d, coisas estilo kinect, usar marcadores, simplesmente usar sensores de distancia e construir um mapa 2d á medida que se desloca, tanta coisa..
Olá pessoal espero que possam me ajudar.
Estamos criando uma competição no brazil mais para o pessoal se divertir, o objetivo é criarem um robo que ande em uma cidade, a cidade vamos fazer ela dentro de um ginásio esportivo.

Para isso tenho algumas duvidas o robo tem aproximadamente 10cm de raio, e ele tem que saber andar pelas ruas e etc... Para isso pensei em duas maneiras uma com sensor RFID em cada cruzamento exemplo que esta nessa foto: http://prntscr.com/47vei6 ou também pensei em usar GPS em cada robo, mas ele funcionaria direito com o esse robot pois não sei se o GPS teria essa precisão para um robo tão pequeno e vão ser aproximadamente 15 robot

E caso possam postar fotos de robots que seguem esse mesmo modo eu agradeço.

A ideia do GPS é para esquecer. Os melhores gps civis que atualmente existem no mercado (e que são acessiveis, isto é, que não tem um elevado custo) têm uma precisão de 2/3 metros (isto porque os militares são precisos até aos cm). Se o campeonato vai ser dentro de uma infraestrutura, então a precisão não vai ser de 2 metros (o gps tem menor sinal). Não percebi bem a ideia, qual é o objectivo da cidade? O robot andar por la? Se sim, porque é que não utilizam robots seguidores de linhas? Ou então algo como o micro mouse contest?

Senso sim estou a fazer o concurso mas preciso ter um esquema do robot para dar as peças o objetivo é o participante programar o robot as peças vamos dar varias como, Arduino é o principal, Sensor ultrassônico, Sensores IR, Sensor RFID(Não se sabe ainda mas talvez) e algumas outras peças para isto necessito saber um exemplo de robot que faça isso para se basear e saber qual peças teremos que comprar e quantidades.

TheDeadLives sim entendi a parte do GPS suspeitei disto que não iria funcionar.

Vai ser feito certamente dentro de uma instituição de ensino chamada Lasalle e eu estou a organizar junto com mais 2 pessoas, vai ter uma cidade que vamos montar dentro do ginásio essa cidade vai ter varias ruas, cruzamentos e prédios vai ser em miniatura  o objetivo não é o robot seguir uma linha apenas é ele saber andar pela cidade exemplo ir da rua A até a rua D, mas para chegar na rua D você precisa ir A => B => C => D mas existem cruzamentos.

Dai pensei em usar RFID no chão cada cruzamento eles parariam e quando parassem leriam os RFID que dizeriam quais as ruas do cruzamento e as posições delas.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #4 em: 30 de Julho de 2014, 18:55 »
Mas queres fazer o concurso ou robot?
Existem mil e uma maneiras para ajudar um robot a localizar-se, desde dead-reckoning recorrendo a sensores inerciais e encoders nas rodas, a sensores de ratos ópticos, visão2/3d, coisas estilo kinect, usar marcadores, simplesmente usar sensores de distancia e construir um mapa 2d á medida que se desloca, tanta coisa..

é um concurso de 12 horas qual seria a maneira mais rápida de fazer ? Gostei desse 2D com sensores de distancia, ou teria um jeito de darmos um mapa digital preciso para os participantes com todas medidas em CM podia ser impresso e eles teriam de dar um jeito de usar mas para isso precisamos das possíveis peças para comprarmos e entregar a cada equipe as mesmas peças.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #5 em: 30 de Julho de 2014, 20:33 »


é um concurso de 12 horas qual seria a maneira mais rápida de fazer ? Gostei desse 2D com sensores de distancia, ou teria um jeito de darmos um mapa digital preciso para os participantes com todas medidas em CM podia ser impresso e eles teriam de dar um jeito de usar mas para isso precisamos das possíveis peças para comprarmos e entregar a cada equipe as mesmas peças.

12 horas para criar todo o robot do zero programar e fazer o debug?
Se for parece-me um pouco para o "apertado" no mínimo, a não ser que os participante sejam todos como o individuo do video do tópico programação e arte lol.
Atendendo que tu próprio que estás  a "inventar" o concurso ainda não sabes o que usar e qual a melhor maneira de abordar o problema calculo que os restantes participantes estariam na mesma situação ou pior logo 12 horas seria como tentar esvaziar o oceano com uma concha.
Se o concuro for só de 12 horas para implementar todo o robot do zero sugiro um seguidor de linha e provavelmente já vai dar dores de cabeça que chegue aos concorrentes mais fracos, quando muito um maze solver (robot a resolver um labirinto) e sem loops.

P.S.: Caso queiras mesmo tentar a cidade lembra-te que as estradas das cidades também têm linhas a fazer a marcação das faixas, logo um seguidor de linha é perfeitamente possível, quanto à identificação dos cruzamentos a maneira mais simples seria uma linha a simular passadeira em cada cruzamento que o robot usaria para identificar a existência de um cruzamento, a partir daí é o robot saber a posição inicial e guardar o número de cruzamentos porque passou e a direcção que seguiu em cada um, exequível mas obrigaria a meu ver um grande trabalho de preparação para as doze horas serem para debug e apresentação.

P.S.2: Uma maneira relativamente simples e barata idêntica ao RFID seria colocar em cada cruzamento um "QRCode" específico criado de modo a ser possível a leitura por um sensor de linha típico (se alguém quiser que desenvolva a ideia que tenho em mente é só dizer que eu tento explicar).

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #6 em: 30 de Julho de 2014, 22:44 »


é um concurso de 12 horas qual seria a maneira mais rápida de fazer ? Gostei desse 2D com sensores de distancia, ou teria um jeito de darmos um mapa digital preciso para os participantes com todas medidas em CM podia ser impresso e eles teriam de dar um jeito de usar mas para isso precisamos das possíveis peças para comprarmos e entregar a cada equipe as mesmas peças.

12 horas para criar todo o robot do zero programar e fazer o debug?
Se for parece-me um pouco para o "apertado" no mínimo, a não ser que os participante sejam todos como o individuo do video do tópico programação e arte lol.
Atendendo que tu próprio que estás  a "inventar" o concurso ainda não sabes o que usar e qual a melhor maneira de abordar o problema calculo que os restantes participantes estariam na mesma situação ou pior logo 12 horas seria como tentar esvaziar o oceano com uma concha.
Se o concuro for só de 12 horas para implementar todo o robot do zero sugiro um seguidor de linha e provavelmente já vai dar dores de cabeça que chegue aos concorrentes mais fracos, quando muito um maze solver (robot a resolver um labirinto) e sem loops.

P.S.: Caso queiras mesmo tentar a cidade lembra-te que as estradas das cidades também têm linhas a fazer a marcação das faixas, logo um seguidor de linha é perfeitamente possível, quanto à identificação dos cruzamentos a maneira mais simples seria uma linha a simular passadeira em cada cruzamento que o robot usaria para identificar a existência de um cruzamento, a partir daí é o robot saber a posição inicial e guardar o número de cruzamentos porque passou e a direcção que seguiu em cada um, exequível mas obrigaria a meu ver um grande trabalho de preparação para as doze horas serem para debug e apresentação.

P.S.2: Uma maneira relativamente simples e barata idêntica ao RFID seria colocar em cada cruzamento um "QRCode" específico criado de modo a ser possível a leitura por um sensor de linha típico (se alguém quiser que desenvolva a ideia que tenho em mente é só dizer que eu tento explicar).

Realmente artur36, 12 horas é pouco e eu sei cada grupo tem 5 programadores e o robo daríamos uma parte dele montada e outra parte eles usariam a criatividade. Isso foi uma votação entre eles e claro eles poderiam já ir desenvolvendo um mês antes mas na competição eles teriam de por em pratica tudo isso a ideia do RFID foi o que toda equipes pensaram eu ache uma boa ideia sim, só que quis cogitar em usar GPS entende.

Eu coloquei fé em usar RFID, e o principio do seguidor de linha e alguns sensores ultrassônicos para identificar se tem um robô atrás ou  na frente ou um objeto, mas é que preciso ter certeza de peças pois tem 3 meses e em 2 meses eu preciso já estar com todas peças no deposito entende.

Ou caso tenham uma ideia melhor para competição um outro tema eu estou aberto a sugestões ela toda vai ser transmitida ao vivo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #7 em: 31 de Julho de 2014, 01:16 »
Tens muito que bater com a cabeça nas paredes..
Nós (porque falar só em mim seria desvalorizar o trabalho de muitas pessoas), estamos a criar um robot didático de introdução á robótica sob a alçada do NeRD, a ideia é ter algo 100% funcional, com MUITO código, exemplos, instruções, videos, uma wiki recheada, e provas reais de que o mesmo funciona, o robot tem um buzzer, um TSOP para receber comandos via IR, tem um par de motores, e uma barra de sensores QRE1113, estamos a tentar colocar o robot nas mãos dos interessados por uns meros 50€(desafio-vos a encontrar um robot funcional que seja só montar pilhas por esse preço ou abaixo).

Integrado na pcb tem um conversor boost para elevar a tensão das pilhas(4xAA) para 7v para ser usado na ponte H e depois um LDO para gerar os 5v.
Tem um atmega328p e um conversor usb-serial, e sobra-lhe 2 ou 3 pinos(nomeadamente I2C).
Até ver, tem dezenas de horas de trabalho, estudo, modificações em cima, e basicamente ainda só sabe andar para a frente ás cegas.

3 meses, diria que é suicidio, conta para o ano, e mesmo assim podes dedicar-lhe umas horas por dia.

Documentação é extremamente importante e é sempre a primeira coisa a ser ignorada.
Avr fanboy

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #8 em: 31 de Julho de 2014, 07:09 »
Tens muito que bater com a cabeça nas paredes..
Nós (porque falar só em mim seria desvalorizar o trabalho de muitas pessoas), estamos a criar um robot didático de introdução á robótica sob a alçada do NeRD, a ideia é ter algo 100% funcional, com MUITO código, exemplos, instruções, videos, uma wiki recheada, e provas reais de que o mesmo funciona, o robot tem um buzzer, um TSOP para receber comandos via IR, tem um par de motores, e uma barra de sensores QRE1113, estamos a tentar colocar o robot nas mãos dos interessados por uns meros 50€(desafio-vos a encontrar um robot funcional que seja só montar pilhas por esse preço ou abaixo).

Integrado na pcb tem um conversor boost para elevar a tensão das pilhas(4xAA) para 7v para ser usado na ponte H e depois um LDO para gerar os 5v.
Tem um atmega328p e um conversor usb-serial, e sobra-lhe 2 ou 3 pinos(nomeadamente I2C).
Até ver, tem dezenas de horas de trabalho, estudo, modificações em cima, e basicamente ainda só sabe andar para a frente ás cegas.

3 meses, diria que é suicidio, conta para o ano, e mesmo assim podes dedicar-lhe umas horas por dia.

Documentação é extremamente importante e é sempre a primeira coisa a ser ignorada.

Sim tb acho meio que suicido, mas precisamos de algo que de para projetar em 3 meses e colocar a funciona em no máximo 24 horas que é o limite máximo 12 horas de um sábado e 12 horas de um domingo. Pois não estamos pagando pelo local e o máximo que instituição liberou foi 12 horas de um sábado e 12 horas de um domingo. Mas o que vocês acham que da para fazer com 3 meses para projeto e 24 horas para colocar a funcionar no local ? algo que seja difícil que faça as pessoas pensar pois todos que estarão lá são programadores e engenheiros eletrônicos/elétrico, mas que também não seja suicido a eles e que seja divertido, pois a ideia é que o pessoal se divirta e também usar o instinto competitivo de todos eles, queria poder ser algo relacionado a robótica. Pensei em varias coisas a mais simples seria fazer um carrinho de controle remoto pois em menos de 5 horas fizemos um pois estávamos sem o que fazer aqui na madrugada. Mas não sei se isso é simples de mais.
Todas equipes teriam a mesmas peças que seriam cedidas por nós podemos dar peças a mais para eles liberarem a criatividade.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #9 em: 31 de Julho de 2014, 09:59 »
Sinceramente e eu que já leccionei aulas de programação com projecto final em Arduino, posso dizer que 3 meses é pouco para quem não tem noção de programação...

Para quem já e programador, em 24h o máximo que pode fazer e arranjar kits já montados com os sensores, e depois dar códigos exemplo para que quem lá está possa pegar nos exemplos, fazer uma táctica para abordar o desafio, e após isto tentar agregar o código através dos exemplos fornecidos...

Atenção que a parte de Hardware normalmente dá problemas, portanto esses kits devem estar devidamente testado para que quem esta a fazer debug do código ter certeza que o problema nao é de HW...

Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline luisjustin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 161
    • Meu site
Re: Duvidas sobre robots autonomos
« Responder #10 em: 31 de Julho de 2014, 11:20 »
Sinceramente e eu que já leccionei aulas de programação com projecto final em Arduino, posso dizer que 3 meses é pouco para quem não tem noção de programação...

Para quem já e programador, em 24h o máximo que pode fazer e arranjar kits já montados com os sensores, e depois dar códigos exemplo para que quem lá está possa pegar nos exemplos, fazer uma táctica para abordar o desafio, e após isto tentar agregar o código através dos exemplos fornecidos...

Atenção que a parte de Hardware normalmente dá problemas, portanto esses kits devem estar devidamente testado para que quem esta a fazer debug do código ter certeza que o problema nao é de HW...

Sim todos nesse concurso são programadores a bastante tempo no mínimo 2 anos de experiência. Hardware vamos ter no mínimo 3 kits por equipe caso um não funcione tem outro de garantia.

Mas realmente estou pensando em mudar o objetivo pois como todos dizem isso seria pouco tempo e realmente andei pesquisando um pouco mais e é complexo do que pensei realmente, sabia que era complexo mas nem tanto hehe

Vou tentar achar algum outro objetivo caso queiram dar dicas de outros objetivos eu estou aberto a sugestões.