collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay  (Lida 5546 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Viva,
recentemente comprei um destes módulos baratos no eBay (5 USD) e decidi partilhar as minhas opiniões sobre esta compra. Espero que sirva de referência para alguém que compre um módulo semelhante e tenha dificuldade em compreender todas as funcionalidades e espero também aprender alguma coisa com os membros mais experientes do fórum.

Características
Module Properties: non-isolated step-down module
Rectification: Non-Synchronous Rectification
?Input voltage: 5V-30V
Output voltage: 0.8V-29V

Output Current: 5A (over 3A should enhance heat dissipation)
Conversion efficiency: 95% Maximum
Switching frequency: 300KHz
Output ripple: 50mV (max) 20M Bandwidth
Load regulation: ± 0.5%
Voltage regulation: ± 2.5%
Working temperature: -40 ? to +85
Size: 51 * 26.3 * 14 (L * W * H) (mm)

Features of Meters: current and voltage meter
Accuracy: 0.1%
Refresh rate: about 200ms time
?Display: Dual 4 0.28 "digital tube
Current Range: 0A-5A?
Voltage Range: 5V-30V
Operating current: less than 15mA
Display color: red
Storage temperature: -10 ? to +65
Input impedance: 50 milliohms
Size: 51 * 26.3 * 10mm

Communication protocol description:
This module has the computer communication function. Computer can be easily read data of the module's current and voltage.
As the module output is TTL level, if you want to achieve the communication with computer, you need to change the TTL level to the RS232 level which can be recognized by computer.
Protocol as follows:
Citar
Baud Rate: 9600 Bps
BB CC ADDR 00 XX XX CRC (current return command)
?BB CC ADDR 01 XX XX CRC (voltage returns to the command)
Among?
BB CC for the header (2 bytes)
ADDR for the module address (1 byte)
00 to read the current command (1 byte)
01 is a read voltage command (1 byte)
XX XX arbitrary value (2 bytes)
CRC CRC checksum (1 byte)


Detalhes/comentários
Usa condensadores originais da Sanyo com baixo ESR (não tenho como verificar esta afirmação).
A entrada tem de ser 1V mais alta que a saída.
A tensão mínima de saída é de 0.8V.
Necessita de dissipação adicional caso a corrente de saída seja superior a 3A.
Boa precisão do voltímetro e do amperímetro.
Não consegui testar a estabilidade do módulo com a corrente máxima de saída (tenho um transformador de apenas 30 W o que limita os meus testes)
Gráfico com a curva da carga em anexo.

Nalgumas fotos do eBay aparece um exemplo do carregamento de uma bateria da Dell (computador portátil), estive a pesquisar sobre a possível pinagem dessa bateria e coloquei os resultados na imagem em anexo.
No entanto, não consegui encontrar nenhuma descrição sobre a função dos dois pinos de comunicação. Não sei se este módulo suporta uma comunicação I2C com a bateria.
Liguei diretamente este módulo a um CP210x USB to UART para analisar a comunicação série e não consegui ler nenhuns resultados no terminal. Procuro sugestões de como posso testar essa funcionalidade.

Quem quiser fazer uma "fonte de bancada de pobre" consegue o fazer com este módulo a um preço praticamente imbatível. É claro que terá de arranjar um transformador de 24V e uma ponte rectificadora para ligar à entrada (atenção que este módulo não tem díodo de proteção por isso não se pode inverter a polaridade na entrada). Caso decida ajustar os potenciómetros mais facilmente pode trocar os trimmers por 2 potenciómetros de painel de 10 kOhm.
Antes que comecem as críticas, é claro que não se pode comparar com uma fonte de laboratório, esta fonte é comutada e tem muitas limitações. No entanto, por cerca de 5 USD dificilmente consegue-se arranjar um buck converter com o voltímetro e o amperímetro integrado!
« Última modificação: 21 de Agosto de 2015, 18:38 por samc »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #1 em: 21 de Agosto de 2015, 18:20 »
Como carregar baterias
1- Verificar a tensão e a corrente de carga da bateria (cada bateria tem as suas características que devem ser respeitadas, caso contrário existe o risco de danificar ou diminuir o tempo de vida útil da bateria).
2- Ajustar o potenciómetro de saída para cerca de 5V.
3- Ligar em "curto" um multímetro na escala de 10A CC e ajustar o potenciómetro da corrente de saída para o valor de corrente de carga suportado pela bateria.
4- Ajustar o potenciómetro de saída (V) para a tensão de flutuação (float voltage) da bateria. Exemplo: Numa bateria de ácido de 12V este valor é de cerca de 13.4 V (6 células).
5- Ligar a bateria respeitando a polaridade (o LED vermelho indicador da carga completa acende quando a corrente é menor ou igual a 50mA ou 0.05A conforme aparece no amperímetro)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #2 em: 21 de Setembro de 2015, 15:57 »
Uma das recentes alterações que fiz a este módulo, foi começar a transformá-lo numa "mini fonte de bancada" de baixo custo.
Pretendo ligar este módulo a um transformador de 24VDC ~5A junto com um outro módulo linear (para ligar circuitos mais sensíveis ao ruído de fontes comutáveis).

Como todos nós já sabemos que é impossível competir com os preços de um módulo já montado da china (comparar preço da PCB profissional + preço dos componentes a retalho + tempo gasto a soldar tudo) estou inclinado para comprar um destes módulos baseados no LM338K ( http://www.ebay.com/itm/New-LM338K-High-Power-Adjustable-Power-Supply-In-3-36V-Out-1-2-30V-5A-Converter-/261443387644?hash=item3cdf3d80fc ) que tem uma saída de 3A.

Caso pretendesse mais potência poderia investir num módulo baseado no LT1083CP (como este http://www.ebay.com/itm/LT1083CP-Linear-adjustable-voltage-regulated-DC-power-supply-kit-DIY-/201352936200?hash=item2ee191fb08 ) com uma saída máxima de 7A.

Com estes dois módulos (linear e comutado) ficaria com uma fonte dupla bastante polivalente (opção para limitar a corrente e carregar baterias e saída com uma corrente ou "amperagem" considerável).

O primeiro passo foi substituir os trimmers por potenciómetros de painel. Podia utilizar dois potenciómetros com valores diferentes (um de baixo valor para coarse), mas após ponderar a respeito do espaço ocupado por ambos/diferença de preço, decidi optar um potenciómetro multi volta (10 voltas, bobinado).
Comprei 2 potenciómetros de 10K no eBay por cerca de 5$ USD ( link aqui: http://www.ebay.com/itm/191673437644?_trksid=p2057872.m2749.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT ).

Como "review" aos potenciómetros, deixo a nota que os pinos não estão marcados corretamente e é necessário trocar o perno central por um das extremidades. A linearidade dos potenciómetros é aceitável mas não perfeita (quero dizer que perto do fim de curso do potenciómetro a linearidade entre a rotação e o valor da resistência não é muito precisa). No entanto, estou satisfeito com o resultado final.
Soldei uns LEDs externos de 3mm para fixar no painel frontal (para substituir os 3 LEDs SMD do módulo) e só me falta fixar tudo à caixa metálica.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #3 em: 21 de Setembro de 2015, 16:04 »
Outro pormenor, para o qual solicitava a vossa ajuda.

Já experimentei ligar alguma carga ao módulo e ele debitou cerca de 5,7A no máximo.
No caso de uma carga bastante resistiva (lâmpada auto H4 12V), consegui uma saída de 3,5A a 13,8V mas com algum "humming"/ruído do módulo.

Como seria natural, o módulo aqueceu. Gostaria de saber como recomendam acoplar-lhe um dissipador de alumínio?
Deveria o fixar no topo do integrado ou criar um que cobrisse a camada inferior da PCB (ver fotos nos primeiros tópicos)?
« Última modificação: 21 de Setembro de 2015, 17:22 por samc »

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2015, 17:46 »
Na minha pesquisa por um módulo linear barato encontrei este: http://www.ebay.com/itm/New-DIY-Kit-LT1083-Adjustable-Regulated-Power-Supply-Module-Parts-and-Components-/391126725718?hash=item5b10f83456

é baseado no LT1038 (componente reciclado) e o módulo vem em kit. Comparando com os outros módulos que apresentei, as vantagens são a de um preço mais baixo e um IC com uma potência maior (7A... embora este valor seja de desconfiar na prática com uma dissipação passiva/encapsulamento TO-3P).

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #5 em: 21 de Setembro de 2015, 23:18 »
3.5A se nao aquece-se é que era bom.  Agora tens de ver o quantos ºC é que e esse aquecer.
Mesmo que não precise e se tiveres podes sempre um dissipador sempre ajuda e com mini fan . (isso arranja se com facilidade.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Review ao módulo CC/CV (c/voltímetro e amperímetro) do eBay
« Responder #6 em: 21 de Setembro de 2015, 23:20 »
Na caixa (de uma fonte ATX antiga), vou ter acesso à típica ventoinha de 80mm
No entanto, procurava adicionar também um dissipador passivo. A minha dúvida é sobre qual a melhor forma de o instalar nesse módulo (sob ou sobre o integrado)