collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Algumas perguntas sobre baterias  (Lida 5089 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Algumas perguntas sobre baterias
« em: 21 de Abril de 2014, 18:59 »
Boas, ando com o meu ultimo projecto as cabeçadas com baterias LI-PO com as suas descargas e cargas.
Perguntas:
1 - Qual a tensão mínima a que devo voltar a carregar a bateria sendo esta de 4S, 14.8V.
2 - Como posso ter um mecanismo de aviso/proteção ao chegar ao mínimo da bateria?
3 - Há um parametro no meu carregador que é: Lithium Type - LiPo - 4.20V/C , este valor está aqui, é correcto?
4 - Estou a usar 6 baterias, e gostava de um método de carregar isto entre cada sessão de treino. Dão para carregar em palalelo, ou algo desse genero?
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 19:30 por Kristey »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2014, 19:42 »
1- 14,8v é a voltagem media, deves carregar ate 16,8v
2-Para ter um sistema de aviso sem um micro, podes sempre usar um comparador
3-O parametro está correto, para baterias lipo o voltagem maxima por celula é 4,2v
4- Se as baterias forem iguais dá para carregar em paralelo mas tem que estar todas á mesma voltagem
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2014, 20:35 »
1 - 16,8V sempre? isso causa-nos um problema porque estamos a por 4V a mais do que o recomendado no nosso inversor. :/
14,8V ainda era aceitavel assim nao sei se ele aguenta.
há problema de rendimento durabilidade em carregar so ate 15V?

2 - li aqui pela luso robotica que havia uns circuitos que se soldava na bateria e que protegiam a bateria. Isso serve?

4 - as baterias sao iguais, mas nao devem estar com a mesma tenção uma vez que vao estar a ser usadas separadamente.
Elas são para usar nos fatos, e o objectivo é eles ensaiarem, e depois carregar as baterias durante o almoço. E depois ao final da tarde.
O que me aconselham entao para ter um processo de carregamento nao muito demorado que me rentabilize as horas de trabalho?
É que se demorar a carregar as baterias uma hora, estou lixado nao faço mais do que carregar as baterias :/

Specs: 4S - 14.8V - 25C - 1000mAh - LiPo

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2014, 21:00 »
As baterias têm uma curva de descarregamento destas
Ou seja, se nao a carregares ate ao fim nao vais ter nem 50% da capacidade da bateria, isto porque nunca deves gastar mis do que 80% da potencia armazenada, o que podes fazer é usar reguladores de tençao
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2014, 03:06 »
Só me respondeste a uma pergunta :( loool.

A tensão mínima pelo que vejo no teu gráfico serão 3.5V por célula, ou seja, nestas de 4S é ate 14V.
A tensão máxima é de 4.2V por célula, nesta de 4S é de 16.8V

Gostava que me falasses se souberes dos tais mecanismos de proteção que ate há ha venda no ebay.
Ou de uma possível monitorização por um micro, se houver algo pequeno e de fácil implementação, nesta hipótese ate poderia meter la a parte do regulador.

Sobre o carregamento de todas as baterias vai ter mesmo de ser uma a uma certo?
Isto é que me está a deixar "xateado"

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #5 em: 22 de Abril de 2014, 08:13 »
A placa que tu queres é uma dests http://www.ebay.com/itm/Protection-charge-board-for-14-4V-14-8V-Li-ion-Lithium-Li-po-battery-20A-/181371311977?pt=US_Rechargeable_Batteries&hash=item2a3a929769, e á sempre a hipótese se as descarregares até á mesma voltagem com algum circuito para as carregares em paralelo
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Bernardo Lucas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #6 em: 22 de Abril de 2014, 10:05 »
Aquelas baterias lipoly usadas por exemplo nos quadcopters que cuidados é necessario ter para não danificar a bateria?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #7 em: 22 de Abril de 2014, 14:14 »
Aquelas baterias lipoly usadas por exemplo nos quadcopters que cuidados é necessario ter para não danificar a bateria?
Não deixar descarregar as lipos abaixo de 3.7volt, e não carregar as lipos com baixo valor de C´s acima de 1A.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #8 em: 25 de Abril de 2014, 16:19 »
Nao percebi se é para carregar acima de 1A ou a baixo de 1A

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #9 em: 25 de Abril de 2014, 17:27 »
No maximo a 1A podes tão baixo quanto quiseres
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

StarRider

  • Visitante
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #10 em: 26 de Abril de 2014, 00:11 »
Boas,

As LIPOS PODEM SER CARREGADAS a mais de 1 Amps ! Alguns fabricantes anunciam as taxas de carga
dos seus modelos, em geral todas aceitam cargas e 1C, sendo que 1C corresponde à capacidade do célula,
ou seja se o pack for de 2200mA, por exemplo, pode ser carregado a 2,2 AMPS sem problema algum.

Tenho packs que aceitam mesmo cargas de 4C !!!! Mas o normal é 1C ou 2C na corrente de carga.

Carregar packs (2S, 3S, 4S, etc) em paralelo requer que o carregador/balanceador tenha capacidade de
balancear todas as células de todos os packs e/ou que tenha uma função especial para tal. Ligar as fichas
de descarga em paralelo e carregar pelas mesmas VAI DAR problemas no balanceamento as células e pode
ser até muito perigoso.

Com 3,7v numa célula esta ainda tem perto de 50% de carga ! O mínimo pode ir até aos 3,4v ... em células de
qualidade pode mesmo ir aos 3,0v. Já recuperei células com 2,8v ... mas pelo seguro o melhor é ficar nos 3,4v
como mínimo antes de começarem a "inchar".

A carga de uma LIPO pode ser potencialmente muito perigosa, podem explodir, podem incendiar, podem matar.
As LIPO devem usar carregadores especiais para baterias LIPO com BALANCEADOR, a tensão de carga é muito
relativa, pois de inicio a LIPO deve ser carregada com uma corrente constante até chegar aos 4,2V podendo
mesmo levar com 18V para tal,  somente depois de estar a 4,2v deve ser submetida a uma tensão constante
até a corrente de carga chegar a um valor desprezível ... usem sempre um carregador adequado.

Abraços,
PA
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, 02:11 por StarRider »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Algumas perguntas sobre baterias
« Responder #11 em: 14 de Maio de 2014, 05:58 »
Obrigado  StarRider
Bom texto, com bastante informação e esclarecedor.