collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Lusorobótica Motor Board  (Lida 85303 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #45 em: 04 de Fevereiro de 2009, 23:13 »
Citar
Relativamente a questão de shield ou board independente, eu prefiro a board, mas dá para fazer isso de maneira que dê ou board, ou shield  mudando apenas os conectores

isso seria altamente  :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #46 em: 04 de Fevereiro de 2009, 23:50 »
E isso é possivel usando a seguinte tipologia:


Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #47 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:04 »
e que tal uns destes



os da esquerda....assim encaixa no arduino e da para meter ainda mais shields por cima....quem nao quiser shield pode sempre meter os que tem os pernos mais curtos e usa como board :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #48 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:23 »
não sabia da existência desses. Sendo assim parece que o problema está resolvido :)
Se a distancia entre os pernos desses e os pernos dos polarized connectors for igual era o dial. Eu estava numa de usar conectores que ficassem mais seguros. Nesses colocas os fios mas pode sair um ou assim...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #49 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:31 »
A ponte utiliza 4 PWM's para controlar os motores. Por cerca de 1€ pode-se comprar dois circuitos integrados com os quais seria possivel reduzir o numero de pwm's para 2. Acham que vale a pena?

O esquema está aqui, espero que seja perceptível que deu-me trabalho lol:

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #50 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:49 »
mesmo assim seria precisos mais fios, vamos la ver, imaginem: 2 motores....motor 1 frente, motor 1 tras / motor 2 frente, motor 2 tras....4 saidas....mas penso que seja uma soluçao util tambem :)

penso que 2 pontes h em vez de uma seria uma soluçao util tambem....podemos "puxar" mais por elas :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #51 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:56 »
Aqui o que estava em questão era reduzir o numero de PWM's a utilizar. Em vez de utilizar 4 PWM's, utilizava-se uma 2 PWM e duas saidas digitais. é só.

penso que 2 pontes h em vez de uma seria uma soluçao util tambem....podemos "puxar" mais por elas :)
Acho que para já fazíamos só uma ponte para dois motores que é para aplicação mais básica que o pessoal precisa. Pode é adicionar-se aos objectivos futuros.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 01:00 por metRo_ »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #52 em: 05 de Fevereiro de 2009, 00:58 »
sim...eu nao disse o contrario, penso que me expliquei mal :P

quero dizer que é uma boa ideia, no entanto seria preciso outro pin do arduino, para controlar o resto....mas claro que é uma excelente ideia pois em vez de utilizar 4 ou 6 pins do arduino utiliza 2 ou 3 ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #53 em: 05 de Fevereiro de 2009, 01:00 »
Mas no desenho meteste apenas 1 PWM e um sinal high/low, estou correcto? Assim só se consegue controlar um motor, pois precisamos de 1 PWM para cada motor para poder ter velocidades diferentes, assim como direcções diferentes.

Logo precisamos de 2PWM e 2 Digitais de controlo de sentido.

Uma solução bem mais fácil seria um mux que recebe o PWM e GND, o Digital como selector, e encaminha o PWM para uma das patas ou a outra conforme o digital, respectivamente irá encaminhar GND para a outra pata dando sinal de activar.
(Duplicava-se para os dois motores)

O que acham?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #54 em: 05 de Fevereiro de 2009, 01:08 »
Ia-se usar na mesma 4 Pinos mas em vez de serem 4 PWM's seriam 2 PWM's + 2 Digitais pois parece-me que normalmente nos projectos é mais fácil sobrarem pinos normais que PWM's.

Uma solução bem mais fácil seria um mux que recebe o PWM e GND, o Digital como selector, e encaminha o PWM para uma das patas ou a outra conforme o digital, respectivamente irá encaminhar GND para a outra pata dando sinal de activar.
(Duplicava-se para os dois motores)

O que acham?
Bem mais directa que a minha ideia. Só que eu isso nunca usei. Podes só explicar um pouco melhor o funcionamento disso? Consegues fazer com que estando 0 sai por um lado e estando 1 sai por outro? é que a ideia que tenho de mux é de algo que tem um entrada e 5 saidas por exemplo. E que le a entrada e coloca na saida 1, le a entrada e coloca na saida 2, e sucessivamente, e que a entrada tinha que estar sincronizada para ir para a saida certa o que queremos, não sei se me expliquei bem, mas é a ideia que tenho disso :S

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #55 em: 05 de Fevereiro de 2009, 01:16 »
Um multiplexer ou MUX é um dispositivo bastante simples, é composto por duas ou mais entradas, uma saída e um selector. Para um MUX  de duas entradas o selector é de apenas um bit/pino, para 3 ou4 entradas é de dois bits/pinos e assim sucessivamente. O que o Tig falou basta ser um mux de duas entradas:



Se o bit ou pin selector estiver a 0/LOW tem a primeira entrada na saída, se estiver a 1/HIGH tem a segunda entrada na saída.

;)
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #56 em: 05 de Fevereiro de 2009, 01:16 »
Penso que estás a falar de um decoder.

Um mux (multiplexor) passa para a saída o valor correspondente à entrada apontada pelo selector.

Na imagem a cima out recebe o valor de I0 ou I1 dependendo do valor lógico de sel, respectivamente 0 ou 1.
Se sel a 0, out tem o que está a I0 (PWM no nosso caso) se sel a 1, out recebe I1 (GND no nosso caso)

Com um mux de 2 entradas a 2 bits e 1 saida a 2 bits, jogamos com o ligar GND e PWM primeiro de uma manira, no segundo por ordem inversa, e conseguimos com sel optar entre passar PWM para cima e GND para baixo, ou PWM para baixo e GND para cima.

Fiz-me entender?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #57 em: 05 de Fevereiro de 2009, 01:48 »
Exacto, estava mesmo a confundir.

Só para concluir seria isto:


Podem-me aconselhar 1 ou dois integrados para dar uma vista de olhos nas datasheets. E de preferência que tenha na aquarionet.com ...
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 02:22 por metRo_ »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #58 em: 05 de Fevereiro de 2009, 17:12 »
A TI disse que só me poderia ajudar se fosse para um douturamento ou o professor a perguntar...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #59 em: 05 de Fevereiro de 2009, 17:22 »
É exactamente isso ;)