collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Hoje às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[Ontem às 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Lusorobótica Motor Board  (Lida 85265 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #105 em: 17 de Fevereiro de 2009, 10:18 »
A minha opção de colocar o regulador de tensão é por várias razões:
 - No caso de o pessoal usar aqueles arduinos nas breadboards por exemplo, como o caso do guibot que começou a fazer os arduinos nas breadboards para alimentar os robos. Neste caso da jeito.
 - Mete-me confusão ter a bateria ligada ao arduino e aos motores porque com os motores ali a pedirem corrente à bateria e o arduino também a ir lá directamente.
 - Acho que ficava organizado.
 - Outros micros ou placas de desenvolvimento que não tenham um regulador de tensão.

No entanto também acho que utilizar o regulador de tensão do arduino era boa ideia.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #106 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:04 »
A minha opção de colocar o regulador de tensão é por várias razões:
 - No caso de o pessoal usar aqueles arduinos nas breadboards por exemplo, como o caso do guibot que começou a fazer os arduinos nas breadboards para alimentar os robos. Neste caso da jeito.
 - Mete-me confusão ter a bateria ligada ao arduino e aos motores porque com os motores ali a pedirem corrente à bateria e o arduino também a ir lá directamente.
 - Acho que ficava organizado.
 - Outros micros ou placas de desenvolvimento que não tenham um regulador de tensão.

No entanto também acho que utilizar o regulador de tensão do arduino era boa ideia.

Eu diria que todas as pessoas que já tenham um micro ou placa com regulador de tensão (todos os que funcionam precisam de o ter) vão ficar com este em duplicado.

Todos os que não o tem, podem mete-lo na breadboard, isto é uma placa de controlo de motores ou uma placa de controlo de motores com fonte de alimentação?!

Complicar circuito que é para ser standart e encarece-lo.


Imagina todos os membros que já utilizam arduino, ou picaxe, ou outro qualquer MCU (arm, psoc, pic, 8051, etc) já tem que ter o micro a funcionar, logo já tem os 5V estáveis...

Não consigo mesmo entender porque não fazer a alimentação com os 5V do circuito do micro.

Por exemplo este controlador de servos:
http://lusorobotica.com/index.php/topic,11.0.html
Utiliza os 5V TTL, e a alimentação para os servos igual ou externa para evitar complicar o circuito.

DC controler, também sem controlador
http://www.pololu.com/catalog/product/1110
Mais um controlador que também utiliza os 5V do micro..

O que vocês acham? eu acho que estamos a modelarizar pouco e a generalizar demasiado, complicando e encarecendo!
http://www.pololu.com/catalog/product/411

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #107 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:26 »
Eu não sou utilizador de Arduinos, mas tanto concordo com o TigPT como com os outros. Contudo há uma coisa na qual têm que pensar e depois de pensarem nessa coisa, decidir o que fazer. Querem uma placa para controlar motores pequenos?grandes?ambos?

Se querem controlar motores pequeninos então não precisam de regulador na placa, utilizem o do arduino. Contudo, tenham em conta que 1A fornecido pelo 7805 do Arduino dá para pouca coisa.. Se tiverem em conta que um LED consome por exemplo 20mA, 5 LEDs são 100mA... já só sobram 900.. e qualquer motorzinho consome bastante mais que um LED.

Se querem controlar motores grandes, como por exemplo uns DC de 14V tirados de uma impressora velha.. o ideal seria terem um regulador de 12V capaz de fornecer alguma corrente, ou meter uns 7812 em paralelo, se é que isso se pode fazer, nunca experimentei.

Se quiserem para ambos, talvez um regulador de 12V com um selector para funcionamento para 5V ou 12V...

Resumindo.. discutam sobre que tipo de motores querem controlar e em função disso façam a decisão :)

Já agora.. aconselho-vos a meterem uns optoacopladores entre as linhas de interface do Arduino e a placa... Pode evitar muitos Arduinos queimados.. Se por alguma razão os motores começarem a consumir mais do que aquilo que o regulador pode dar, coisas muito más podem acontecer aos vossos Arduinos. Falo por experiência própria, pois foi um dos problemas que tive com o Little Bastard.. ainda queimei uns quantos MCUs quando experimentei a aumentar um pouco a tensão de alimentação. Tudo bem que já falaram por aqui em diodos de protecção, mas nunca é demais jogar pelo seguro :)

Espero ter ajudado com alguma coisa :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #108 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:29 »
Ok, retira-se o regulador de tensão mas para que conste http://www.solarbotics.com/products/k_cmd/resources/ também há quem os tenha :p isso de andar a pesquisar placas sem eles.... isso é seleccionar a informação a nosso favor... lool Estou a brincar...
Sempre fica mais barato.
Os 12V tem que entrar no arduino pelo jack ou pode ser no Vin?

msaleiro, acho que a ideia não é bem alimentar os motores com o arduino. O regulador era para ser a placa alimentar o arduino. Neste caso o que vamos fazer é usar uma bateria, por ex 9V, para alimentar a placa e o arduino. Depois do arduino só sai um PWM e um sinal digital(controlo de velocidade e direcção) para a placa e 5V para alimentar a parte de comando do drive.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2009, 12:36 por metRo_ »

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #109 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:30 »
Os 12V que eu referi?
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #110 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:37 »
Ve o que acrescentei no post anterior. Aqueles 12V vêm da bateria e ligam ao arduino.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #111 em: 17 de Fevereiro de 2009, 12:40 »
Ah ok, pensava que a questão do regulador era para terem o arduino alimentado separadamente da placa dos motores.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #112 em: 17 de Fevereiro de 2009, 13:05 »
Quanto ao regulador dos 16V para alimentar o arduino, já aceito que tenham, assim quem quiser mete, quem n quiser n mete...!

Mas se é para alimentar o arduino, n precisa de ser os 16, pode ser kk coisa entre 6 e 12, e quanto mais baixo melhor, pois as baterias vão baixar a carga, e por isso vai ser mais difícil manter uma tensão alta, ainda mais sem haver necessidade.

O que dizem?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #113 em: 17 de Fevereiro de 2009, 14:38 »
Visto não me parecer haver alguém interessado em alimentar os motores com mais de 12V parece que se pode avançar sem regulador de tensão. Estes 12V têm que entrar pelo jack que o arduino tem ou pode ser também pelo Vin?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #114 em: 17 de Fevereiro de 2009, 14:39 »
Pode ser pelo Vin

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #115 em: 19 de Fevereiro de 2009, 16:03 »
Ontem passei a tarde toda no laboratório a fazer uns testes com o L293D e com o MUX e pode dizer-se que o resultado foi positivo.

Primeiro comecei por ver a PWM do arduino no osciloscópio e têm essa imagem e um vídeo de uma PWM em que o valor do duty-cycle era controlado por um potenciómetro.
Podem ver que a frequência da PWM é de f = 1 / T = 500Hz com T(periodo da onda) = 4 div * 0.5ms = 2ms.





Depois introduzi o MUX e aqui ficam os resultados:





Se olharem com atenção para a ultima imagem podem ver que a PWM depois do MUX não está de 0 a 5V mas sim de 0 a 4V depois de verificar isto fui ao datasheet do L293D e não há problema porque ele aceita sinais a partir de 2V :)

Agora podem ver o resultado final do sinal que entrou no L293D e funcionou  ;)




Tudo e ligado e motor lá andou para a frente e para trás :)

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #116 em: 19 de Fevereiro de 2009, 16:35 »
excelente trabalho metRo_ ;)

Offline papucho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
  • lei@uminho
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #117 em: 19 de Fevereiro de 2009, 17:21 »
laboratório de quê? NASA?  :o
#include <lusorobotica.com>;
int conhecimento;
while(1){
   ver_forum();
   aprender();
   conhecimento++;
   postar();
}

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #118 em: 19 de Fevereiro de 2009, 17:24 »
FEUP, por acaso temos muito boas instalações aqui :)

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #119 em: 19 de Fevereiro de 2009, 17:35 »
pah, isto é meio off-topic meio on-topic, mas acho que é um bom link, por isso posto:

http://www.tritonrobos.com.br/PonteH.htm

serve este para mostrar ao pessoal como é possível montar uma ponte h sem o L293D (ou qualquer outro ic), mas sim recorrendo ao uso de 4 triacs..

posto isto mais para o pessoal que, quer ter a ponte a funcionar mas que n tem por perto o L293D..  ;)