collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::  (Lida 7555 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pyterpalooza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
[Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« em: 07 de Outubro de 2009, 22:10 »
Ora viva, minha gente!

Venho com hoje partilhar convosco uma ideia que se apropriou de mim ultimamente. Estou a reunir informação de modo a poder criar o meu medidor LCR + ESR. No entanto, à laia de integração, pensava - em versões posteriores -, integrar outras capacidades - voltímetro, amperímetro, osciloscópio, captura de dados e interface com PC, etc. Todavia, sou apenas um aprendiz de engenheiro electrotécnico.

Neste momento, estou a consultar projectos já implementados para basear a minha ideia. Encontrei este - http://electronics-diy.com/lc_meter.php - que me parece muito fiável e até com um design muito simpático. Quanto ao medidor de ESR, a Elektor publicou, em Janeiro de 2006, um modelo muito interessante. A minha ideia era fundir ambos num só e dar-lhe um design robusto. Daqui por várias iterações, gostava que se parecesse com os multímetros da Fluke (upa, upa). Exequível? Que acham?

Tenho um portátil Acer aqui em casa - com uns 5 anos - que sobreaqueceu e morreu. Há umas semanas estive a tentar reanimá-lo e coloquei a motherboard no forno (woohoo!) para forçar o refluxo da solda em torno dos ICs. No entanto, ao tentar girá-la para uniformizar o processo (a placa é impressa dos dois lados, claro) acabei por tirar uns condensadores SMD (0603, creio) do lugar e perder alguns.
Poderia substituí-los, se soubesse os valores, por isso enviei um mail para a Acer a pedir esses dados (ainda não me responderam; nem conto com isso, infelizmente - Acer sucks). Mas, enfim, também não tenho maneira de medir os valores dos SMDs que reciclo das PCB que apanho cá em casa - daí a ideia de cima.

Alguém me sabe dizer se existe alguma maneira de ter acesso a um manual de reparações de modelos da Acer (oficial ou menos oficial, lol)?

E, já agora, LCDs OLED... parece-me que começam a compensar mais que os comuns de 16x2, por exemplo, ou não?

Abraços calorosos e viris =P !
Pedro

(v1.1 - parágrafos dão jeito :P)
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 22:12 por pyterpalooza »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #1 em: 08 de Outubro de 2009, 12:55 »
Quanto ao pc só se pesquisares por manual acer <modelo> de resto não sei.

Conheces PIC's, AVR's ou outros microcontroladores? Se sim, está a pensar utilizar qual?

Offline pyterpalooza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #2 em: 08 de Outubro de 2009, 14:51 »
Lol, o manual de utilizador arranjas sem problemas. A questão é que o manual de reparações só vai para os serviços de assistência técnica. Esse é que é o pincel. Acho que vou ter de usar muita social engineering para o conseguir, lol.

Quanto ao projecto em si, estava a pensar em utilizar um PIC no primeiro protótipo. Aliás, acho que iria utilizar o Atmel do Arduino, no início, para testar tudo. Mas quando for altura de colocar a placa num invólucro, acho que vou optar pelo PIC.

Não vale a pena fazer grandes investimentos se a experiência em construção não é muita. Acho que a despesa maior deve ser mesmo o LCD, sem dúvida. O resto arranjo cá por casa, salvo o material para fazer PCB e uns condensadores e bobines de precisão mais elevada.

Mas tenho muitas ideias a fermentar...  8)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2009, 18:31 »
em relação ao manual referia-me a tipo "service manual acer" ou "confidencial manual acer" normalmente encontro sempre os da Nokia :)

Offline joacardoso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2009, 11:04 »
Desde já os meus parabéns a LusoRobotica pela iniciativa e antes de mais bom dia!

Em relação a construção de tão sofisticado equipamento de medida, parabéns pela coragem e boa sorte.

Sobre o manual do pc existe um site que tem muitos manuais de reparação e esquemas de diversos equipamentos mas não sei se poderei colocar aqui o link.

Caso me esclareçam sobre isso colocarei aqui o link ou o enviarei por email.


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #5 em: 16 de Outubro de 2009, 15:42 »
Bem-vindo joaocardoso,

Não sei o tipo de conteúdo mas se for dúbio o melhor é enviares o link por mensagem privada para os interessados.

Offline joacardoso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2009, 22:45 »
Obrigado pela recepção!

No meu ponto de vista não é dúbio é antes uma boa feramenta de trabalho "esquemas e projectos" e como tal aqui vai.

http://www.eserviceinfo.com/

Espero estar a ajudar ;D

Offline pyterpalooza

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 27
Re: [Brainstorm] :: Medidor ESR+LCR+lava-loiças+tira cafés ::
« Responder #7 em: 20 de Outubro de 2009, 10:21 »
Viva, minha gente!

Obrigado pela sugestão, João! Dei uma olhadela por lá e pareceu ter algumas pérolas úteis para outras andanças. Infelizmente, não encontrei nada relacionado com este caso particular. Finalmente, recebi o mail da Acer (passadas mais de 2 semanas), com um número de telefone de um centro de reparações de material fora da garantia, no Porto, para onde deveria ligar. Vamos lá ver se me dão uma ajuda de jeito ou me dizem "ah e tal, mande-o para cá que logo se vê" e dá cá uns €200. É logo  .!.  para eles! =p


Quanto ao projecto, está mais ou menos em stand-by porque não consigo arranjar bobines de 82 uH em lado nenhum - mandar por correio é um bocado manhoso, não compensa, por enquanto.

Enquanto isso, estou a fazer esquemáticos no Eagle e a testar valores no Spice (quando há dúvidas). Mas ainda vai dar pano para mangas...

Roadmap:

v.1 - Medidor LC a bombar + Fonte de Alimentação (até Dezembro)

v.2 - LC + Ohmímetro + Voltímetro + Amperímetro + Detector de Continuidade (Janeiro)

v.3 - ESR + Teste díodos + transístores (Fevereiro)

v.4 - Ecrã LCD / OLED (c/ touchscreen era bacaníssimo) (Fevereiro)

v.5 - Frequencímetro + Osciloscópio (Março)

v.6 - Ligação USB + captura de dados + interface c/ LabView, Matlab, you name it (Abril/Maio)

v.7 - Muitas funçõezecas; se o AVR não der conta do recado, vai um MSP ou assim; uClinux a bombar? (Maio/Junho...)

v.8 - World Domination

v.9 - Deportar o Ronaldo, o Cláudio Ramos e a Merche para a Antárctida


Planeamento sujeito a alterações conforme o entusiasmo / guito / tempo disponível! =)