collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: arduino ou pcb?  (Lida 9402 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: arduino ou pcb?
« Responder #15 em: 05 de Agosto de 2013, 15:47 »
estava gora a ver, as veroboards não são muito diferentes das breaborad's pois não?
a outra vantagem é que não são caras :)
fica-te mais barato fazer uma pcb que soldares tudo numa veroboard..mesmo que sejam baratas, dá mto trabalho soldar e colocar os componentes. alem do mais, uma pcb, fica smp uma coisa mais bonita de se ver :)
Se queres uma pcb, contacta-me! (mesmo tendo ja o layout desenhado ou nao!)

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #16 em: 05 de Agosto de 2013, 21:17 »
Sim, fica sempre mais bonito, basicamente, uma PCB já tem as "ligações" feitas, como se fixam os componentes nessas "placas"?
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arduino ou pcb?
« Responder #17 em: 05 de Agosto de 2013, 21:21 »
Soldam-se.
Avr fanboy

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #18 em: 05 de Agosto de 2013, 21:55 »
então, a diferença entre uma PCB ou uma veroboard é que na PCB não temos o trabalho de ligar fios entre os componentes?
Cumprimentos,
Jaime

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: arduino ou pcb?
« Responder #19 em: 05 de Agosto de 2013, 22:15 »
Tens o trabalho de a desenhar, tanto o esquema como depois fazer o routing das pistas.
Avr fanboy

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #20 em: 05 de Agosto de 2013, 22:24 »
desculpem a ignorancia, mas tenho de ser eu a fazer as "linhas "douradas"" ou (pistas?)
Cumprimentos,
Jaime

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: arduino ou pcb?
« Responder #21 em: 05 de Agosto de 2013, 23:58 »
desculpem a ignorancia, mas tenho de ser eu a fazer as "linhas "douradas"" ou (pistas?)
n obrigatoriamente, eu na G7 tb podemos desenhar a pcb no eagle ou software parecido se nos enviares-nos o schematic/circuito.

É tipo isto, veroboard vs PCB:

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: arduino ou pcb?
« Responder #22 em: 06 de Agosto de 2013, 00:20 »
A universidade do Paquistão deve ser onde eles aprendem a fazer os engenhos explosivos  ???

Pessoalmente não gosto de usar solda para unir os pontos e uso fio de cobre.
Ultimamente não tenho usado veroboards, mas para pequenos circuitos serve perfeitamente, perde-se mais tempo e há mais probabilidade de haver enganos, por isso passo do simulador para a breadboard, de seguida para um programa de desenho como o "eagle" e mais tarde para pcb.


Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #23 em: 06 de Agosto de 2013, 10:09 »
quando eu fizer, em principio faço primeiro com uma veroboard, depois quando tiver mais alguma experiência sigo então para a PCB.
Cumprimentos,
Jaime

Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #24 em: 09 de Agosto de 2013, 18:11 »
Boa tarde a todos, venho aqui postar mais umas duvidas, não são muito relativas ao titulo do tópico, mas achei que não havia necessidade de abrir um novo, se estiver errado pffvr digam. por exemplo,

Num circuito com uma fonte de alimentação de corrente continua é necessário usar um diodo?

o máximo de "corrente" que um arduino pode transmitir pelos seus pin's é 5v certo? existe alguma maneira de elevar a diferença de potencial?

ah e já agora, para que o arduino funcione sem ter conexão pelo PC, tem de estar ligado a uma "bateria" de quanto?
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 18:13 por cyberTron »
Cumprimentos,
Jaime

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: arduino ou pcb?
« Responder #25 em: 09 de Agosto de 2013, 22:36 »
Boa tarde a todos, venho aqui postar mais umas duvidas, não são muito relativas ao titulo do tópico, mas achei que não havia necessidade de abrir um novo, se estiver errado pffvr digam. por exemplo,

Num circuito com uma fonte de alimentação de corrente continua é necessário usar um diodo?

o máximo de "corrente" que um arduino pode transmitir pelos seus pin's é 5v certo? existe alguma maneira de elevar a diferença de potencial?

ah e já agora, para que o arduino funcione sem ter conexão pelo PC, tem de estar ligado a uma "bateria" de quanto?

5v não é corrente mas tensão ou diferença de potencial. Para poderes controlar algo com mais, ou menos, tensão podes usar um transistor. Tb não deves "puxar" mais de 20mA dos puns e para isso usas tb um transistor.

Tens de dar 5v ao Arduino para o seu funcionamento normal. Funciona a menos o uMicrocontrolador mas acho que não pode estar a 16Mhz. Podes usar uma pilha de 9v. Na placa de Arduino deve haver uma entrada que liga a um regulador de tensão de 5v.
Atenção que a pilha de 9v vai logo se tentarea usares motores
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: arduino ou pcb?
« Responder #26 em: 10 de Agosto de 2013, 00:09 »
Num circuito com uma fonte de alimentação de corrente continua é necessário usar um diodo?
Um díodo deixa passar a corrente apenas num sentido, usá-lo em CC não faz nada a não ser uma queda de tensão proporcional às características desse díodo.
Pode ser útil coloca-lo num circuito de alimentação para se prevenir que o dispositivo seja alimentado com uma tensão negativa avariando este.

Citar
o máximo de "corrente" que um arduino pode transmitir pelos seus pin's é 5v certo? existe alguma maneira de elevar a diferença de potencial?
Creio que o LuísR.A. explicou resumidamente este pormenor, tirando o facto de 5V ser uma tensão, a melhor forma de se subir é através de uma drive usando um transístor, no google encontra-se bem esse esquema.
A máxima corrente que cada saída do micro Atmega328P suporta é de 40mA, e a soma de todas não pode passar 200mA, isso está escrito na ficha dele.

Citar
ah e já agora, para que o arduino funcione sem ter conexão pelo PC, tem de estar ligado a uma "bateria" de quanto?
A queda do regulador de tensão (7805) de um arduino é cerca de 2V, logo a tensão mínima a alimentar terá de ser de 5V + 2V = 7V.
As pilhas de 9V não devem ser usadas em arduinos mesmo sem o uso de motores, em último caso pode ser usada se for recarregável, recomendaria 6 x 1.5V AA ou um pack usado em modelismo.



Offline cyberTron

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 100
  • it's all about connections
Re: arduino ou pcb?
« Responder #27 em: 10 de Agosto de 2013, 21:44 »
obrigado ;)
Cumprimentos,
Jaime