collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: 100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos  (Lida 17051 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #15 em: 17 de Julho de 2009, 22:48 »
 Olá não conheces nenhum electricista, nem que seja do ramo automóvel, que de certeza te arranjam algum desperdício e ate com algumas cores diferentes para que não tenhas trocas quando tiveres a montar alguns circuitos.
 Se tiveres algum cabo velho tipo de alguma impressora que já não te faça falta podes descarna-lo e aproveitas os fios.
Alfredo Garcia

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #16 em: 17 de Julho de 2009, 23:43 »
Compra um cabo de rede no chinês e descarna o cabo.. já deves ficar com fios suficientes para as primeiras experiências e com várias cores :P Até têm um bom tamanho para usares em breadboards. Se quiseres fios fininhos mesmo para soldar pequenas coisas podes destruir um cabo IDE...
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #17 em: 18 de Julho de 2009, 01:14 »
Quanto a portes da Sparkfun, eles tem uma modalidade bastante barata que serve para valores baixos e podes ficar bem servido, tem o senão de não ter seguro ou tracking number o que para encomendas grandes desaconselho, muitas vezes as alfandegas aproveitam-se destas encomendas nesse formato para desviar material. Existe um membro no fórum que já teve o azar de comprar lá um arduino e nunca ter chegado. Eu por exemplo já comprei várias coisas e umas paguei alfandega, outras não mas chegou sempre tudo.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #18 em: 18 de Julho de 2009, 15:16 »
na aliatron tem 60 metros de fio de varias cores por 7€, mas com portes fixos de 9€ mais vale comprares mais outras coisas...

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #19 em: 18 de Julho de 2009, 16:37 »
na aliatron tem 60 metros de fio de varias cores por 7€ (..)

Eu devo ser muito burro  :-[. Ja corri o site todo e ainda nao encontrei la nada dobre esses fios. Ou nao estao la? :-X

Existe um membro no fórum que já teve o azar de comprar lá um arduino e nunca ter chegado.

É preciso ter azar :-X

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #20 em: 21 de Julho de 2009, 22:38 »
Bem pessoal, estou a pensar em mandar vir o material, mas não sei se o material que andei a ver é bom. Andei a ver varias lojas on-line.
Como disse quero começar com o Smalluino mas nao quero encomendar so material para o isso, quero mandar vir mais alguma coisa para depois não andar sempre a encomendar coisas.

Bem, vamos la começar a lista:

1) Arduino: Estou indeciso entre mandar vir da Inmotion ou  da <a href="http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=666" target="_blank">Sparkfun[/url] (da Sparfun estou com receio que ele nao conheça o caminho pra casa :-X )

2) 2x Servos: É muito difícil alterar este servo para rotação continua Servo Padrão HS311 na Aliatron? Ou será melhor comprar este Servo Padrão de Rotação Contínua HSR-1422CR na Aliatron? Mais outra coisa, esta loja e este servo sao de confiança Servo RS02 na CompRobotics?

3) ?x Resistências, LED's e (1x) Breadboard: Onde comprar e quais comprar? Sei que vai depender dos projectos que irei fazendo mas podem dar-me uma ideia de que vou precisar? Vi esta Breadboard Placa Ensaio 830 furos na CompRobotics são furos a mais, a menos, o preço é normal, é mais caro que o "normal"? O que dizem?

4) Rodas: São muito difíceis de fazer, de modo a que sirvam para os servos? ou também será melhor encomendar? Estas aqui Rodas 24/5 mm na CompRobotics valem a pena? (não percebo muito de rodas)

5) Fios: Já arranjei  ;)  [TigPT]

6) Baterias: Já tenho

Penso que não me esta a faltar mais nenhum material, se estiver digam.

Digam a vossa opinião e desculpem la se o "texto" está muito complicado de ler. Tentei simplificar.

Abraço

Offline wear

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 84
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #21 em: 21 de Julho de 2009, 22:51 »
Quanto aos servos dá uma vista de olhos no material que o Njay tem à venda, eu comprei-lhe 3 servos dois de rotação contínua e mais um, chegaram hoje daqui a nada vou brincar um pouco com eles  ;D


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #22 em: 21 de Julho de 2009, 23:20 »
Resistencias eu diria para comprares umas de 500ohms, 1Kohms, 5kohms, 10kohms, para já devem servir...

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #23 em: 21 de Julho de 2009, 23:50 »
Quanto à CompRobotics, posso dizer que já lá comprei coisas duas vezes e não tenho razão de queixa. Houve uma vez que se esqueceram de enviar umas coisas mas contactei-os e rapidamente enviaram o que faltava. Quanto aos servos e rodas nunca os experimentei, pelo que não sei dizer-te se valem a pena.. Os servos se procurares bem é possível que encontres mais baratos, agora se serão melhores, iguais ou piores não te sei dizer..Quanto às rodas, não sei se terão grande aderência ao chão, pois pelo que diz lá são de plástico.
Quanto à breadboard a única coisa que posso dizer-te é que uma breadboard nunca é grande demais :)
Quanto às resistências, segue o conselho do metRo_ :)
Boas experiências
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline Ricardo_91

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #24 em: 22 de Julho de 2009, 14:47 »
eu também tou a pensar em comprar umas coisas na rapid para me iniciar em electrónica

Código: [Seleccione]
---------------------------------------------------------------
JUMPER WIRE KIT (RC) 
  34-0495  RoHS  
€9.65
---------------------------------------------------------------
3X
16.0MHZ HC-49/S L/P CRYSTAL (RC) 
  90-0370  RoHS  
€0.252
---------------------------------------------------------------
5x
40W SINGLE ROW PCB HEADER PLUG (RC) 
  22-3150  RoHS  
€0.403
---------------------------------------------------------------
5x
16MM 10K LIN. COMMERCIAL POT. (RC)                         
  65-0715  RoHS  
€0.504
---------------------------------------------------------------                                                       
CR25 CARBON FILM RESISTOR KIT (RC) 
  13-0200  RoHS  
€11.22
---------------------------------------------------------------
DISTANCE SENSOR ANALOG O/P 20-150CM RC 
  58-0986  RoHS  
€11.03
---------------------------------------------------------------
24LC256-I/P 256K SERIAL EEPROM (RC) 
  73-3620  RoHS  
€1.43
---------------------------------------------------------------
2x
120:1 INLINE MOTOR AND GEARBOX RC 
  37-1217  RoHS  
€1.58
---------------------------------------------------------------

tenho na lista um kit de resistencias e um kit de fios para a breadboard
axam que devo fazer a compra???
também vou comprar algumas coisas na leitronica 
Ricardo Vieira


Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #25 em: 22 de Julho de 2009, 15:15 »
o kit de fios acho que é um completo absurdo, ainda por cima ao preço que é. Um cabo de rede descarnado é mais barato e ficas com fios bons para isso. Além disse, um circuito bem montado numa breadboard deve ter os fios cortados à medida certa das ligações, não deve parecer uma floresta de fios, ou seja, se quiseres fazer as coisas como deve ser mesmo que compres esse kit vais acabar por cortá-los. Quanto à Rapid.. já viste quanto são os portes? há uns tempos lembro-me que também andei aí a ver coisas e não me agradaram muito, mas não me lembro de quanto eram..
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline pedrosal

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #26 em: 22 de Julho de 2009, 17:00 »
Já estou afastado da electrónica há algum tempo mas acho que temos boas empresas nacionais a vender online, por exemplo www.leiritronica.pt. Acho que devem ter preços para competir com essa malta e os portes nacionais devem compensar.

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:100% Iniciante em Robotica, 0% de conhecimentos
« Responder #27 em: 22 de Julho de 2009, 19:36 »
Quanto aos servos dá uma vista de olhos no material que o Njay tem à venda, eu comprei-lhe 3 servos dois de rotação contínua e mais um, chegaram hoje daqui a nada vou brincar um pouco com eles  ;D

Nao me lembrei dele :-X . Vou falar com ele, pode ser que ele ainda la tenha 2 para mim :P
mas ainda não tenho as 15 mensagens --'

Obrigado ;)

Resistencias eu diria para comprares umas de 500ohms, 1Kohms, 5kohms, 10kohms, para já devem servir...

Obrigado ;)

Quanto à CompRobotics, posso dizer que já lá comprei coisas duas vezes e não tenho razão de queixa. Houve uma vez que se esqueceram de enviar umas coisas mas contactei-os e rapidamente enviaram o que faltava. Quanto aos servos e rodas nunca os experimentei, pelo que não sei dizer-te se valem a pena.. Os servos se procurares bem é possível que encontres mais baratos, agora se serão melhores, iguais ou piores não te sei dizer..Quanto às rodas, não sei se terão grande aderência ao chão, pois pelo que diz lá são de plástico.
Quanto à breadboard a única coisa que posso dizer-te é que uma breadboard nunca é grande demais :)
Quanto às resistências, segue o conselho do metRo_ :)
Boas experiências

Então pode-se dizer que a loja é de confiança (espero que seja no meu caso)
As rodas, vou tentar improvisar. Vamos la ver o que vai sair daqui :P

Obrigado