collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Fusível  (Lida 8125 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fusível
« Responder #15 em: 18 de Setembro de 2010, 00:35 »
Tanto faz a resistência estar no ánodo como no cátodo, o efeito é o mesmo. Passam por lá os mesmo electróes.

Esses fusíveis costumam ser "rápidos". Há "rápidos" e "lentos", os "comuns" costumam ser dos "lentos". São rápidos porque fundem mais depressa, isto é, são mais rápidos a reagir; os lentos agentam-se ali um bocado mais tempo e demoram mais a fundir. Não sei porque te fundiu, talvez electricidade estática?

Com tanta "instabilidade", vê lá se não tens uma solda fria ou partida.

Pelo menos com o 7812 ficas relativamente seguro, só que ficas a dissipar cerca de 850mW no regulador (quente quente e desperdício) ... e vais precisar de dissipador de calor (a dissipar 250mW já fica a escaldar).

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fusível
« Responder #16 em: 18 de Setembro de 2010, 00:42 »
Tanto faz a resistência estar no ánodo como no cátodo, o efeito é o mesmo. Passam por lá os mesmo electróes.

sim tens razão mas, os leds normalmente são controlados (ligar/desligar) pelo ânodo a usares um display de cátodo comum e se fores na ideia de poupar resistências pondo só uma no cátodo, vais ter menos brilho nos leds se eles estiverem todos ligados

pode não ter a haver muito com a coisa mas é uma realidade

cump

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fusível
« Responder #17 em: 18 de Setembro de 2010, 00:51 »
De facto não tem muito a ver com a coisa :), são situações diferentes, e além disso também há displays de ánodo comum...

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Re: Fusível
« Responder #18 em: 18 de Setembro de 2010, 00:59 »
Pois é, ainda é um bom bocado :/
Se calhar vou deixar estar assim a ver como vai durando, só não meto é mais a medir corrente com o multímetro bom looool

Também acho bastante estranho, mas não consegui detectar nada... embora tenha uns mega ohms de resistencia em pontos que não deveria ter... tanto pode ser de o multímetro "injectar" corrente e meter algum led a conduzir um pouco ou pode ser da liquidificação da solda, às vezes acontece... vou ter de fazer um "veneno" e passar por ali para limpar :D

Hmm, já não me lembro de como é composto o dito "veneno", ácido isopropílico ou não sei quê...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fusível
« Responder #19 em: 18 de Setembro de 2010, 01:06 »
alcoól isopropílico

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fusível
« Responder #20 em: 18 de Setembro de 2010, 15:12 »
De facto não tem muito a ver com a coisa :), são situações diferentes, e além disso também há displays de ánodo comum...

sei que há as mas a historia é a mesma, tem de se meter resistências no cátodo se n não dá tanto brilho, mas concordo contigo, a resistência pode estar num lugar qual quer... lá foi a minha deixa do outro post xD

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fusível
« Responder #21 em: 18 de Setembro de 2010, 15:18 »
Não é por meteres a resistência no cátodo que dá menos brilho. O problema é que, quando metes a resistência no cátodo de um display de cátodo comum, todos os segmentos (cada segmento é um LED) vão partilhar a corrente que passa na resistência. Quanto mais segmentos estiverem acesos, menos brilhante será cada segmento. Se tiveres calculado a resistência por exemplo para 20mA e tiveres 5 segmentos ligados, cada segmento só leva 20/5 = 4mA e daí menos brilho. Quando passas a resistência para o cátodo, aí estás a limitar a corrente individualmente em cada segmento e portanto ela mantém-se a 20mA para cada um, uns segmentos não influenciam os outros.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Fusível
« Responder #22 em: 18 de Setembro de 2010, 17:14 »
sim eu sei esses pormenores