collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual estação de soldadura indicam?  (Lida 29114 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #30 em: 26 de Fevereiro de 2017, 02:08 »
Lembro-me que o utilizei no meu curso de microsoldadura no Cinel, há dez/doze anos atrás. E o professor referiu que este fluxo era bom e que era altamente prejudicial para a saúde. Mas é um bom fluxo!  ;D Se é!
normalmente é assim, o que é bom faz mal à saúde! lol

Citar
É esquisita o raio da placa. Encosto o ferro, conto até dez e quando coloco a solda ela foge toda para o ferro. A muito custo lá consigo fazer uma solda de jeito.
10 segundos?! Isso nao é mo tempo? lol 1 ou 2 segundos é o suficiente claro quando ja tens o ferro quente pra começar o trabalho...mas ou o teu ferro está regulado a uma tempª muito baixa ou entao tens a ponta do ferro suja. Vai limpando com uma escovinha de arame de latao de vez em qdo durante o processo de soldadura.
E porque nao usar fio com fluxo? Assim evita-se usar fluxo à aparte..a nao ser que a PCB seja mto dificil de soldar com o fluxo do proprio fio.

off-topic: deixem-se das postagens que só sao pra gozar. Andamos todos mto stressados e cheios de problemas e o mais fácil é descarregarmos nos outros, mas fica tao mal e dá tao mau ambiente ao fórum.
Se querem falar mal de alguem, falem mal do trampas! lol

Após algumas soldas acabei por descobrir o problema!
Tenho uma ponta de ferro muito grossa para o trabalho. Devia ter uma ponta muito mais fina. Estou com um JBC 30S com uma ponta modelo R-10D de 1,5mm. Devia ter a R-05D, com 1 mm.
Acontece que os pads são muito pequenos e finos (refiro-me ao fio de solda que circulo o furo), por isso necessito de pouca solda e de uma ponta fina para encostar melhor na placa.

Os 10 segundos foram exagero  :P ::)  O máximo que deixo é uns 2 a 3 segundos! O arrastar da solda era porque estava a colocar solda a mais! Uma coisa que estava a contribuir, julgo eu, era o facto de estar a utilizar solda 0.8 mm. Mudei para uma solda de 0.5mm e o trabalho melhorou imenso.

Resumindo, alterei a solda, de 0.8 para 0.5 e passei a utilizar o fluxo da JBC. Ajudou imenso no processo de soldadura.

Já não me recordo bem do propósito do fluxo, mas do que me recordo o fluxo serve como protector da solda e ajuda na dissipação térmica, o que faz com que a solda escorregue melhor. Estou certo?

A placa que estou a solda é esta: http://www.jyetech.com/Products/LcdScope/e138.php

Obrigado

Nota: Sim, se for para bater que seja no trumpadas. Que basicamente está a c**** no trabalho que os outros fizeram e a usar o mesmo como suporte para subir.
Como costumo dizer "As bestas reclamam da paz, mas é durante as mesmas que montam o seu plano para trazer novamente a guerra e o caos. Reclamam, reclamam mas senão fosse a paz não teriam base de trabalho" - Ou como se diz no gíria "depois de feito é fácil apontar o dedo"

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #31 em: 26 de Fevereiro de 2017, 03:12 »
O fluxo é para evitar e remover a oxidação do cobre quando é aquecido e depois dificultar que a solda adira bem ao metal.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #32 em: 26 de Fevereiro de 2017, 03:21 »
O fluxo é para evitar e remover a oxidação do cobre quando é aquecido e depois dificultar que a solda adira bem ao metal.

Exacto, resulta numa solda mais limpa!

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #33 em: 26 de Fevereiro de 2017, 14:39 »
Tenho uma ponta de ferro muito grossa para o trabalho. Devia ter uma ponta muito mais fina. Estou com um JBC 30S com uma ponta modelo R-10D de 1,5mm. Devia ter a R-05D, com 1 mm.
Acontece que os pads são muito pequenos e finos (refiro-me ao fio de solda que circulo o furo), por isso necessito de pouca solda e de uma ponta fina para encostar melhor na placa.

edeweld,
se me permites um conselho, usa uma placa ( avariada) com componentes e faz o seguinte:
ressolda uns 20 a 40 terminais, remove-lhes a solda e volta a soldá-los, para teres um pouco mais de experiência tanto com o ferro de solda, como com a solda e com o flux. Uma coisa muito importante que já te disseram aqui no fórum é limpares sempre o bico do ferro antes da próxima soldadura e deve ser limpo no instante antes de soldares. Quando o limpares, se estiver escuro, mete solda no bico, deixa-o "queimar" a solda uns segundos e volta a limpá-lo e verás que a ponta do ferro de soldar fica brilhante. Experimenta também com os 2 bicos, para teres uma noção da maneira como os podes usar.

Vais ver que se fizeres isto, notarás diferença entre ressoldar, limpar e colocar nova solda e que ganhaste experiência com os teus equipamentos disponíveis para soldadura.

Tenho praticamente a certeza que qualquer pessoa daqui do fórum e com experiência em soldadura, quando muda de ferro, solda ou flux, faz primeiro um pequeno teste antes de soldadura definitiva numa placa

Continua com essa vontade em aprender que tens demonstrado aqui no fórum ;)

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #34 em: 26 de Fevereiro de 2017, 16:21 »
Quando o limpares, se estiver escuro, mete solda no bico, deixa-o "queimar" a solda uns segundos e volta a limpá-lo e verás que a ponta do ferro de soldar fica brilhante.

É uma cena que eu também faço, descobri por acaso, e funciona muit'a bem!
Normalmente só preciso de fazer 1 vez por "sessão" de soldadura, mas não costumo soldar mais do que uma dúzia de componentes.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #35 em: 26 de Fevereiro de 2017, 16:53 »
Tenho uma ponta de ferro muito grossa para o trabalho. Devia ter uma ponta muito mais fina. Estou com um JBC 30S com uma ponta modelo R-10D de 1,5mm. Devia ter a R-05D, com 1 mm.
Acontece que os pads são muito pequenos e finos (refiro-me ao fio de solda que circulo o furo), por isso necessito de pouca solda e de uma ponta fina para encostar melhor na placa.

edeweld,
se me permites um conselho, usa uma placa ( avariada) com componentes e faz o seguinte:
ressolda uns 20 a 40 terminais, remove-lhes a solda e volta a soldá-los, para teres um pouco mais de experiência tanto com o ferro de solda, como com a solda e com o flux. Uma coisa muito importante que já te disseram aqui no fórum é limpares sempre o bico do ferro antes da próxima soldadura e deve ser limpo no instante antes de soldares. Quando o limpares, se estiver escuro, mete solda no bico, deixa-o "queimar" a solda uns segundos e volta a limpá-lo e verás que a ponta do ferro de soldar fica brilhante. Experimenta também com os 2 bicos, para teres uma noção da maneira como os podes usar.

Vais ver que se fizeres isto, notarás diferença entre ressoldar, limpar e colocar nova solda e que ganhaste experiência com os teus equipamentos disponíveis para soldadura.

Tenho praticamente a certeza que qualquer pessoa daqui do fórum e com experiência em soldadura, quando muda de ferro, solda ou flux, faz primeiro um pequeno teste antes de soldadura definitiva numa placa

Continua com essa vontade em aprender que tens demonstrado aqui no fórum ;)

Obrigado pelas dicas  ;D
Estou a utilizar a dica do esfregão, que roubei à maria!  ;D E tenho adorado. Não aplico o choque térmico ao ferro e limpa muito melhor.
Fica aqui uma foto da ponta do ferro, neste exacto momento: http://imgur.com/a/O3Y4H

A dica de utilizar uma board para teste gostei. Vou desmanchar uma fonte velha e ficar com ela para testes!  ;) :D

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #36 em: 26 de Fevereiro de 2017, 18:54 »
Gostava de deixar aqui só algumas informações sobre a Ersa,

Eu também usava um ferro barato com controlo de temperatura de 20 euros e já o tinha há uns anos, com pouca utilização, não soldo todos os dias, mas ele funcionava bem, contudo tinha um problema, é que eu não gosto de sair da bancada de electrónica com o ferro ligado e por isso estava sempre a desliga-lo e a liga-lo e ele demorava quase 3 minutos a aquecer. Um certo dia fartei-me e decidi comprar um ferro melhor, andei à procura e pensei logo no hakko mas esse também demora, se a memoria não me falha uns 90 seg. a aquecer, então procurei mais e encontrei um ferro da Ersa, o Ersa Pico e o Ersa Nano que só demoram 9 segundos  a aquecer da temperatura ambiente até aos 360º. Posso-vos dizer que o ferro em si parece um brinquedo, ou melhor um lápis pois é tão leve, tão pequeno e consegue-se segurar com a mão muito perto da ponta, como um lápis. A diferença entre o pico e o nano, é que o nano tem a ponta ligada a terra e o pico está no ar, o que faz com o pico não descarregue a electricidade estática do utilizador se este tiver carregado. Eu ainda tenho o meu há poucos dias e como tal soldei pouco com ele, mas gosto da estação de soldadura. Não o tenho há tempo suficiente para o comprovar, mas as pontas da Ersa têm a fama de duram muito tempo.

A estação em si é pequena mas é bastante pesada 1Kg e tal.

Se não me engano o ferro tem um acelerómetro no ferro e se ele estiver parado durante algum tempo ele baixa a temperatura do ferro para uns 100º para consumir menos energia, se se mexer no ferro ele aquece rapidamente em poucos segundos até à temperatura desejada.

O problema da Ersa é que as estações são caras em Portugal quando comparadas com um Hakko, contudo a própria Ersa vende-as baratas, por exemplo se a comprarem directamente da Ersa. A forma mais fácil comprar directamente à Ersa é comprar na www.amazon.de  .

Às vezes existem campanhas mas mesmo sem campanhas o Ersa Pico está por 117 euros, as pontas também são baratas começam nos 7 euros.

Cumprimentos,
João Carvalho

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #37 em: 27 de Fevereiro de 2017, 07:17 »
João,
não conhecia essas estações mas, a meu ver, não são muito acessíveis para quem dá pouco uso ao ferro de soldar (sei que isto é muito discutível) - a Pico custa 140€ e a Nano custa 230€
Pessoalmente tenho 2 JBC há 20 anos e já rodaram muito e nunca me deixaram ficar mal. Sim, demoram algum tempo a aquecer, é verdade, mas não é nada demais e que não se possa esperar um pouco para se poder soldar  ;)

As estações que mencionas,  a meu ver, são um "upgrade" aos equipamentos de bancada, tal como fizeste e não coomo ferro de soldar para quem está a iniciar-se nas "soldaduras"

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #38 em: 27 de Fevereiro de 2017, 10:43 »
Bom dia Tech_JA,

Sim concordo plenamente as estações da Ersa Nano e Pico, não são para iniciados, pois tal como o Hakko já não custam 20 a 25 euros. No meu caso pretendia fazer um upgrade especialmente devido ao tempo que demora a aquecer, pois o meu ferro antigo e barato também soldava bem apesar de ser de 20 euros e de já ter uns anos. Este tem mais uns features que são agradáveis e eu escolhi-o porque gostei dele. Os 9 segundos que ele demora a aquecer do zero são mesmo reais e a ergonomia também é boa, tem-se uma boa precisão.
Também vi os JBC mas as estações mais baratas que vi deles se não me engano iam para os 495 euros, o que já é um valor que neste momento não estou disposto a dar por uma estação pois não o consigo justificar no meu caso particular. Isso já significava um upgrade muito maior.

Quando coloquei o post anterior foi também para indicar onde ele pode ser adquirido a bom preço, não encontrei em mais lado nenhum a estes preços e procurei bastante.

(Preços com Iva)

                        (Presumo em Portugal)
------------------- Preço que indicaste --------- Preço na Ersa (Amazon.de)
Ersa Pico  -------------- 140 euros  --------------   117 euros
Ersa Nano -------------  230 euros  --------------   172 euros

Preço de um elemento de aquecimento:  38 euros
Preço típico de uma ponta:  7 euros
Não me recordo do valor dos portes, mas tenho a ideia que foi menos de 10 euros.

Nota: O valor mais barato que eu tinha encontrado em Portugal para o Ersa Pico tinha sido de 156 euros, para o Ersa Nano já não me lembro mas tenho a ideia de uns 250 euros.

Cumprimentos,
João Carvalho

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #39 em: 27 de Fevereiro de 2017, 11:45 »
Aproveito também para deixar a dica com o melhor preço que ví a Hakko FX-888D versão europeia:
http://www.batterfly.com/shop/hakko_fx-888d?filter_name=fx-888d

Quando escrevi esta mensagem estava por 98€+18,80€(portes) + IVA italiano(22%) = 142,5€
Ponteiras de 5€ a 7€ + IVA
Elemento de aquecimento por 12,5€ + IVA

Encomendas acima de 300€ não paga portes (acho que esse limite já foi mais baixo, ou há alturas que fazem promoções).


Também tem uns bundles com uns preços simpáticos: http://www.batterfly.com/shop/bundle-ds1054z-ex330-fx888d este fica por 537€ tudo incluído.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2017, 11:53 por jm_araujo »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #40 em: 27 de Fevereiro de 2017, 12:34 »
blabla,
atenção:
O que escrevi não era com intenção de criticar, muito pelo contrário - Os ferros que tenho são JBC mas não são estações
Pessoalmente, gostava de ter uma estação porque profissionalmente trabalho com uma e noto diferença mas... €€€ :(
O que me levou a comentar o tópico foi que ferros de soldar entre 20€ e 40€ $ servem muito bem para iniciados em soldaduras e depois , se tiverem necessidade aí sim,  mudam para uma estação, mas é a minha opinião pessoal

Os preços que mencionei são da Reichelt ( Alemanha) e tens garantia da marca, não sei como é com a Amazon em relação à garantia

Os ferros da JBC que falo são parecidos com o da imagem:

Offline blabla

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 257
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #41 em: 27 de Fevereiro de 2017, 13:09 »
Tech_JA,

Eu não tomei o que postou como uma critica, mas mesmo que fosse também não havia problema nenhum  :-) É para ser criticado, corrigido e para aprender que eu estou a postar neste fórum.

Quando falou do JBC eu pensei que estava a falar das estações, pois o meu ferro de 20 euros também é uma estação com controlo de temperatura. Eu tenho um amigo que tem um ferro da JBC muito parecido com o que enviou na imagem e ele diz maravilhas do ferro, não sei se o tem também há 20 ou 30 anos, a ponta dele está toda torcida, queimada e mal tratada mas o ferro solda bem!

Em principio na Amazon.de [Alemanha]  (atenção não é em mais nenhuma Amazon é só nesta que tem a este preço), quem vende o ferro é a própria Ersa directamente (sem intermediário) por isso eles devem dar toda a garantia normal que dão na Europa. Tal como disse não encontrei em mais nenhum sitio a este preço.

Cumprimentos,
João Carvalho

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #42 em: 05 de Janeiro de 2018, 23:37 »
Boas...

quem tenha experiência na coisa: entre uma ERSA i-CON Pico e uma ERSA i-CON 1, uma diferença de 200 e tal euros compensa o investimento? Pelo que vejo nas especificações, a grande diferença entre ambas é a potência...
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #43 em: 05 de Janeiro de 2018, 23:46 »
Ainda tens a Nano no meio.
A pico não tem proteção para ESD, ao contrário das outras.
A Ersa fragmentou as estações e está um pouco confuso que estações suportam que ferros, vi recentemente um post no eevblog fórum a explicar as diferenças entre as várias versões e revisões.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Qual estação de soldadura indicam?
« Responder #44 em: 05 de Janeiro de 2018, 23:47 »
tenho a AOYUE Int968 e nunca tive problemas com ela

http://www.wiltec.de/aoyue-int968-smd-rework-lot-station.html